Notícias

Paulo Jucá luta para ser o quinto egipciense a ocupar cadeira na ALEPE

Por Nill Júnior

Desde Zé Marcos de Lima, há 20 anos, cidade não tem um representante

Com informações de Erbimael Andrade

O cirurgião dentista Paulo Jucá trabalha para ser o quinto egipciense a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Paulo Jucá é candidato pela primeira vez a um cargo eletivo, depois de ser Secretário de Saúde na Terra dos Poetas por mais de 15 anos.

É filho do saudoso Paulo Vieira Jucá, prefeito por três mandatos em São José do Egito.

Caso conquiste a cadeira, o Alto Pajeú voltará a ter um representante na ALEPE 20 anos depois de José Marcos de Lima, último egipciense que foi deputado estadual, por três mandatos na Casa de Joaquim Nabuco. Zé Marcos foi Deputado entre os anos de 1991 e 2002, virou presidente da Assembleia em 1999 e chegou a assumir por algumas vezes o Governo do Estado por ocasião da linha sucessória.

De 1947 até 2002 São José do Egito e a região do Alto Pajeú só ficaram sem representação na ALEPE por duas legislaturas, isso na década de 80. Por cinco mandatos o município chegou a ter dois representantes simultaneamente.

Na legislatura de 1967 a 1971, Francisco Leite Perazzo e Inácio Mariano Valadares Filho, exerciam o cargo de Deputado Estadual, sendo que Inácio Mariano teve o mandato cassado pelo AI-5 da ditadura militar em 20 de maio de 1970. Perazzo, que era natural de Tuparetama ainda seguiu parlamentar até 1975. Inácio Mariano era deputado desde 1955, tendo sido eleito por quatro mandatos consecutivos e cumprido três integralmente.

Walfredo Paulino de Siqueira, foi outro egipciense que também se aventurou na política e acabou se tornando um dos principais lideres do Estado, eleito nas décadas de 50 e 60 para três mandatos de Deputado Estadual, inclusive tornando-se presidente da ALEPE e também assumindo interinamente o governo do Estado, assim como aconteceu com Zé Marcos. Walfredo foi Deputado entre 1951 e 1959, 1963 e 1967, também foi eleito para a legislatura de 1975 a 1979, no entanto, faleceu no exercício do seu quarto mandato.

Manoel da Santa Cruz Valadares foi o primeiro egipciense a ocupar o cargo de Deputado Estadual em 1947. Porém, São José do Egito teve outro Deputado nessa mesma legislatura, que era natural de Monteiro, Antônio Nunes de Farias Júnior. Os dois foram membros da Assembleia Estadual Constituinte que funcionou de 19 de abril até 25 de julho de 1947, que depois tornou-se a primeira legislatura do período.

Outras Notícias

Com Zeca e Júlio, Armando comandou carreata em Arcoverde

Além de Serra Talhada, em ato que teve a cobertura do blog, Armando Monteiro (PTB) a governador, de Paulo Rubem (PDT) a vice e de João Paulo (PT) a senador, estiveram também em Arcoverde. A cidade de Arcoverde tem uma forte identificação com Armando Monteiro, diz as campanha em nota, alegando que, enquanto parlamentar, em […]

afcb8afd-29cb-4614-b6e8-407664bf692d

Além de Serra Talhada, em ato que teve a cobertura do blog, Armando Monteiro (PTB) a governador, de Paulo Rubem (PDT) a vice e de João Paulo (PT) a senador, estiveram também em Arcoverde.

A cidade de Arcoverde tem uma forte identificação com Armando Monteiro, diz as campanha em nota, alegando que, enquanto parlamentar, em Brasília, o petebista trabalhou para destinar emendas para grandes obras no município. Uma delas foi a duplicação da Avenida José Bonifácio. Os prefeitos de Sertânia, Guga Lins (PSDB); de Custódia, Luiz Carlos (PTB); de Alagoinha, Maurilio da Silva (PTB); e de Pedra, Zeca Vaz (PTB) participaram do ato.

O comando local obviamente foi do ex-prefeito Zeca Cavalcanti e do irmão Júlio, candidatos a Deputado Federal e Estadual, respectivamente.

Em seu discurso, Armando afirmou que vai trabalhar para tornar o atendimento na saúde mais humanizado. Na educação, o petebista garantiu que os professores serão valorizados. O candidato do PTB anunciou que vai contratar mais 5 mil policiais civis e militares. Ele antecipou que pretende duplicar a BR-232 até chegar ao município. E com relação às micros e pequenas empresas, Armando avisou que vai tratar de forma adequada a categoria.

“A marca do nosso governo vai ser a educação e a interiorização do desenvolvimento, para que os pernambucanos do interior recebam as mesmas oportunidades do povo que mora na região metropolitana”, afirmou Armando. “Nesses 20 dias que restam para o dia da eleição, vamos trabalhar para garantir a vitória que já se desenha. Do lado de lá, só há arrogância. Eles já tiveram tempo para fazer as coisas e não fizeram”, disparou o candidato do PTB.

Afogados: prefeitura se posiciona sobre combate ao Aedes Aegypti

Prezado blogueiro, Gostaríamos de, respeitosamente, discordar das avaliações feitas em recente nota publicada em seu blog. A Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira tem se destacado, sob diversos aspectos, no combate incansável ao mosquito aedes aegypti, que tanto tem atormentado a vida dos brasileiros. Senão vejamos: 1 – A ação efetiva da Secretaria […]

Prezado blogueiro,

Gostaríamos de, respeitosamente, discordar das avaliações feitas em recente nota publicada em seu blog. A Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira tem se destacado, sob diversos aspectos, no combate incansável ao mosquito aedes aegypti, que tanto tem atormentado a vida dos brasileiros. Senão vejamos:

1 – A ação efetiva da Secretaria reduziu em mais de 90%, só nos três primeiros anos de gestão, o índice de infestação pelo mosquito em Afogados da Ingazeira. São números, dados comprovados, não avaliações ou opiniões, constam de relatórios oficiais dos órgãos de saúde pública de nosso Estado.

2 – As epidemias provocadas pelo mosquito são uma preocupação mundial. A própria OMS – Organização Mundial de Saúde – reconhece a gravidade da situação, comparando-a à epidemia de ebola, há alguns anos atrás. Não é uma característica apenas de Afogados.

Fotos: Ascom
Fotos: Ascom

3 – Em Julho de 2015, o Ministério da Saúde divulgou uma portaria (nº 1.025) reduzindo drasticamente o número de agentes de endemias atuando nos municípios. Não somos nós que estamos dizendo, a própria imprensa noticiou. A estimativa é que 40% do efetivo que estava nas ruas combatendo o aedes aegypti foi desmobilizado a partir de Julho. A portaria só foi revogada na 2ª quinzena de dezembro passado. Portanto, os municípios brasileiros ficaram seis meses combatendo o mosquito com apenas 60% de sua capacidade operacional. A pergunta que todos nós devemos fazer é: Qual o impacto dessa medida no aumento avassalador da epidemia nesses últimos meses?

4 – Diferente de milhares de municípios, Afogados da Ingazeira não reduziu a equipe. A Secretaria de Saúde, compreendendo a gravidade da situação, manteve os 26 agentes de endemias atuando de forma ininterrupta, custeando seus salários com recursos próprios, sem receber nenhum tostão a mais do Governo Federal para isso.

5 – Implantamos, no final do ano passado uma experiência pioneira à época: a utilização de drones sobrevoando os bairros da cidade para identificação de possíveis focos do aedes aegypti. Sobretudo em áreas de difícil acesso, visualizando caixas e reservatórios de água nos telhados. O resultado foi a identificação de vários locais com infestação. Um exemplo segue em anexo, no vídeo que fizemos em uma das Ruas do São Braz.

nota2

6 – Ainda em Dezembro, com o apoio da Câmara de Vereadores, aprovamos uma lei mais rigorosa para quem mantem imóveis fechados ou dificulta o acesso dos agentes de saúde às residências ou terrenos particulares. Tal lei permitiu que entrássemos à força, esta semana, em um imóvel fechado no bairro São Sebastião, onde foram encontrados diversos focos. A grande quantidade de lixo no local foi depositada ali através de um buraco no muro, por pessoas do lado de fora da casa.

7 – Realizamos uma audiência pública, logo nos primeiros indícios da gravidade da situação, para envolver todos os segmentos da sociedade, compartilhando responsabilidades, para o enfrentamento ao aedes aegypti. Realizamos diversos mutirões, em todas as localidades, envolvendo não apenas os ACS’s e Agentes de endemias, mas também lideranças comunitárias e as escolas.

8 – Investimos em novos equipamentos de proteção individual para os profissionais que atuam no combate ao aedes aegypti, inclusive com novas bombas costais, que atuam pulverizando veneno e isolando locais infestados.

nota39 – A nossa equipe de 26 agentes de endemias realizam, por dia, 780 visitas domiciliares. Não é opinião, é número concreto. Além disso, o nosso valioso “exército” de agentes comunitários de saúde, entrou de “cabeça” nessa guerra e está colaborando bastante para reduzirmos os números da epidemia em Afogados.

Quanto aos locais citados na matéria, muitos deles já foram alvo de vistoria por parte da Secretaria de Saúde. Quanto ao prédio do antigo presídio, já há uma solução definitiva para a utilização do espaço, o que deverá ser anunciado muito em breve pelo Prefeito José Patriota.

Temos a certeza de que estamos cumprindo com as nossas obrigações. Acontece que mais de 80% dos focos estão nos domicílios, não em áreas públicas. Por mais que façamos, sem a colaboração da população, corremos o risco de perder guerra, como reconheceu recentemente o próprio Ministro da Saúde.

Qualquer denúncia sobre residências ou terrenos fechados com possíveis focos pode ser feita através do whatsapp da Ouvidoria Municipal: (87) 99978 1666. A informação é imediatamente repassada para a Secretaria de Saúde, que tem um prazo legal estipulado para atender a solicitação e responder ao reclamante.

Agradecemos o espaço na certeza de que é no debate fraterno de ideias que surgem as soluções para os grandes problemas de nosso tempo.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Pinheiro avalia futuro da oposição em Serra Talhada

Líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, o vereador Pinheiro do São Miguel foi o convidado do programa Sertão Notícias, da Rádio Cultura FM, nesta quarta-feira (4). Na oportunidade, Pinheiro fez um balanço dos trabalhos da bancada em 2022 e aproveitou também para fazer cobranças à gestão da prefeita Márcia Conrado. Entre as cobranças, […]

Líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, o vereador Pinheiro do São Miguel foi o convidado do programa Sertão Notícias, da Rádio Cultura FM, nesta quarta-feira (4).

Na oportunidade, Pinheiro fez um balanço dos trabalhos da bancada em 2022 e aproveitou também para fazer cobranças à gestão da prefeita Márcia Conrado. Entre as cobranças, ele questionou o fato do executivo ainda não ter concluído a perfuração dos poços artesianos referentes as emendas impositivas dos vereadores.

“Infelizmente o município vem atrasando. A de 2022 não foi concluída, iniciou em alguns, mas não foi concluída. Estamos esperando, se não a gente vai reagir com a cobrança e encaminhar aos órgãos competentes, porque é um direito nosso”, afirmou.

Provocando sobre o futuro da oposição em Serra Talhada, Pinheiro disse que aguarda os deputados Waldemar Oliveira e Fabrizio Ferraz tomarem posse para discutirem a estrutura da oposição em 2024. “A gente teve uma conversa com Waldemar, inclusive nós vamos sentar com ele, ver qual é o destino do grupo, qual a estrutura que o grupo tem para uma campanha. Nós estamos deixando eles assumirem para a gente ter  uma conversa de bancada para saber de fato isso aí”, revelou. As informações são do Sertão Notícias.

Tabira inicia pagamento de servidores nesta quarta-feira

O Governo Municipal de Tabira anunciou nessa terça-feira (30), através da secretaria de Administração, que o mês de julho começará com uma boa injeção de recursos na economia local. Nesses últimos meses, vários fatores também têm contribuído para esse aquecimento, um deles, é a geração de empregos que vem acontecendo através das várias frentes de […]

O Governo Municipal de Tabira anunciou nessa terça-feira (30), através da secretaria de Administração, que o mês de julho começará com uma boa injeção de recursos na economia local.

Nesses últimos meses, vários fatores também têm contribuído para esse aquecimento, um deles, é a geração de empregos que vem acontecendo através das várias frentes de serviço que estão sendo executadas com as obras de asfalto e calçamento.

Para esse 1º de julho, a prefeitura pagará aos servidores das secretarias de Obras, Administração, Assistência Social, Gabinete do Prefeito, Educação e os Inativos, Pensionistas e Pensão Especial.

Com isso, será injetado na economia de Tabira pouco mais de R$ 1,3 milhão de reais. Mais recentemente, no dia 23 de junho, o governo antecipou 50% do décimo terceiro salário dos servidores da Educação.

Sem Nicinha de Dinca, Rádio Cidade promove sabatina com Flávio Marques

A Rádio Cidade FM realizou, na manhã dessa quinta-feira (12), o último momento destinado aos candidatos a prefeito de Tabira para eles terem a oportunidade de apresentar suas propostas aos ouvintes. O objetivo da emissora era a realização de um debate com os dois candidatos, Flávio Marques (PT) e Nicinha de Dinca (MDB), porém, a […]

A Rádio Cidade FM realizou, na manhã dessa quinta-feira (12), o último momento destinado aos candidatos a prefeito de Tabira para eles terem a oportunidade de apresentar suas propostas aos ouvintes.

O objetivo da emissora era a realização de um debate com os dois candidatos, Flávio Marques (PT) e Nicinha de Dinca (MDB), porém, a candidata da oposição não se fez presente e o formato, que foi conduzido pelo radialista Anchieta Santos, virou sabatina.

Flávio respondeu perguntas enviadas pelos blogueiros da região, perguntas do mediador, de empresários e comerciantes e, no último bloco, de ouvintes que foram sorteadas.

O curioso foi que a coligação da candidata Nicinha emitiu uma mensagem para a sua militância dizendo que não iria participar do debate alegando que o mesmo era “tendencioso” e convocou os mesmos a fazerem panelaço no horário programado.