Paulo Câmara promete dobrar salário dos professores em quatro anos
Por Nill Júnior
Em encontro realizado com jovens de várias entidades e organizações na tarde desta terça-feira (12), o candidato ao governo do estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), prometeu dobrar o salário dos professores da rede estadual de ensino em quatro anos, caso vença as eleições de outubro. Atualmente, os docentes pernambucanos possuem a pior remuneração do Brasil.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), um professor de magistério com licenciatura plena, que trabalha 40 horas por semana, tem salário inicial de R$ 1.782,99. No Nordeste, por exemplo, todos os estados pagam remuneração superior a R$ 2 mil para a mesma carga horária. “Eu tenho a responsabilidade de melhorar a remuneração dos professores nos próximos quatro anos. Nós vamos dobrar, agora nós também vamos exigir. Vamos exigir uma qualidade de ensino cada vez melhor e que os professores estejam motivados”, ponderou o socialista.
Câmara também prometeu dar atenção a outros projetos especiais na área de educação que, de uma maneira ou de outra, irão beneficiar os jovens. “Quando a gente fala aqui de programas como o Ganhe o Mundo, vocês sabem da importância dele para os jovens, para os sonhos da juventude. A gente vai ter a possibilidade de dobrar o programa nos próximos quatro anos e vamos ter a possibilidade de ampliá-lo para os professores, para que também tenham a oportunidade de ir ao exterior para se capacitar”, salientou o candidato do PSB.
O socialista ainda anunciou a criação de 20 Centros Comunitários da Paz (Compaz), projeto já desenvolvido pela Prefeitura do Recife e que atente pessoas de todas as idades, mas tem foco nos jovens, através de cursos de capacitação, oficinas, biblioteca entre outros aparelhos. “Vamos construir os centros ao longo dos próximos quatro anos em todas as regiões do estado, nas maiores cidades que apresentam a necessidade desse equipamento. O Compaz é um avanço em relação às políticas sociais”, destacou.
Paulo também prometeu dar atenção especial a projetos de prevenção que ajudem a tirar os jovens do caminho das drogas. Disse que o esporte também terá essa atenção com a recuperação do Santos Dumont e a criação de um centro atlético de ponta. Como de praxe, também falou na importância da escola integral e disse que, já em 2015, o estado terá 40 escolas técnicas em funcionamento para originar novas oportunidades para a juventude.
As eleições estaduais de Pernambuco em 2002 aconteceram em 6 de outubro daquele ano. Foram escolhidos o governador Jarbas Vasconcelos, o vice-governador Mendonça Filho, os senadores Marco Maciel e Sérgio Guerra, 25 deputados federais e 48 estaduais. Como Jarbas obteve mais da metade dos votos válidos, a eleição foi decidida em primeiro turno. Então do […]
As eleições estaduais de Pernambuco em 2002 aconteceram em 6 de outubro daquele ano.
Foram escolhidos o governador Jarbas Vasconcelos, o vice-governador Mendonça Filho, os senadores Marco Maciel e Sérgio Guerra, 25 deputados federais e 48 estaduais. Como Jarbas obteve mais da metade dos votos válidos, a eleição foi decidida em primeiro turno.
Então do PMDB, garantiu sua reeleição ainda no primeiro turno ao bater o candidato do PT, Humberto Costa, por larga vantagem. Foram 2.064.184 votos, contra 1.165.531 do petista.
Para as duas vagas do Senado Federal, o então vice-presidente da República Marco Maciel, do PFL, e Sérgio Guerra, do PSDB, foram eleitos, puxados por Jarbas.
A coligação “União por Pernambuco” elegeu também a maioria dos deputados federais (15), contra cinco da “Frente de Esquerda de Pernambuco” e quatro da “Frente Popular das Oposições de Pernambuco” (todos eleitos pelo PSB), e também a maior parte dos deputados estaduais (23).
Foi o último atos do centro direita, a quem Jarbas havia se aliado, que culminaram com sua eleição. Quatro anos depois, Eduardo Campos bateria Mendonça Filho no segundo turno para dar início ao ciclo de 16 anos do PSB no poder.
Para Estadual, como candidatos do Pajeú, só conquistaram cadeiras Augusto César (PSDB), com 30.402 votos, Sebastião Oliveira, do PSD, com 25.470 votos. Totonho Valadares ficou na suplência com 18.970 votos.
Nesta terça-feira, 10, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve com o secretário de Cultura, Ailson Alves, anunciando a programação do Réveillon 2020 de São Vicente. No dia 31 de dezembro acontecerão os shows de Alisson Levado e Nonato Neto. Já no dia 01 de janeiro, os itapetinenses curtirão os shows de Gil Mendes e […]
Nesta terça-feira, 10, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve com o secretário de Cultura, Ailson Alves, anunciando a programação do Réveillon 2020 de São Vicente.
No dia 31 de dezembro acontecerão os shows de Alisson Levado e Nonato Neto. Já no dia 01 de janeiro, os itapetinenses curtirão os shows de Gil Mendes e Ranieri e Banda.
“Mesmo diante das dificuldades, vamos realizar uma linda festa para os itapetinenses”, disse o prefeito.
A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura e com apoio do Governo do Estado e da Fundarpe.
Ocorreu entre os dias 23 a 28 de setembro na CDL Afogados da Ingazeira o Seminário Empretec 2019. De metodologia criada pela ONU, o curso promovido pelo SEBRAE e parceira CDL teve participação de membros dos diversos ramos profissionais das cidades de Afogados da Ingazeira e região. Como proposta o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando […]
Ocorreu entre os dias 23 a 28 de setembro na CDL Afogados da Ingazeira o Seminário Empretec 2019.
De metodologia criada pela ONU, o curso promovido pelo SEBRAE e parceira CDL teve participação de membros dos diversos ramos profissionais das cidades de Afogados da Ingazeira e região.
Como proposta o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência no mercado.
Melhorias no desempenho empresarial, mais confiança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades, aumentando assim as chances de sucesso dos empreendimentos, também fizeram parte do debate.
A Câmara de Vereadores de Serra Talhada se manifestou sobre a posição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, que recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores do município que exonere, no prazo de 15 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança, função […]
A Câmara de Vereadores de Serra Talhada se manifestou sobre a posição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, que recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores do município que exonere, no prazo de 15 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança, função gratificada e contratos temporários que sejam cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, procurador-geral do município, vereadores ou de servidores detentores de cargos de direção, chefia ou de assessoramento da administração municipal.
Segundo a Casa, o Ministério Público de Pernambuco, “executando um procedimento padrão em inícios de mandatos, solicitou, através de ofício, a relação com todos os dados dos vereadores eleitos, bem como dos comissionados e funções de confiança, com nomes e CPFs”.
“Prontamente a Câmara de Vereadores de Serra Talhada, por meio do departamento jurídico, atendeu à solicitação, enviando a lista com os dados de todos os ocupantes da Casa Legislativa, comprovando a legalidade nas contratações dos colaboradores e eliminando, assim, qualquer suspeita de nepotismo na instituição”.
Segundo a Câmara reforça, a solicitação do MPPE é um procedimento padrão e normal aos novos gestores e que a recomendação foi, tanto para a Prefeitura de Serra Talhada, quanto para a Câmara.
“Além disso, destacar que não há nenhum tipo de investigação ou processo administrativo aberto contra a Câmara de Vereadores com relação a nepotismo. Todo o setor administrativo e jurídico do órgão está apto e capacitado para o desenvolvimento de suas funções e no momento da contratação de comissionado, a Câmara Municipal sempre colocou como requisito a assinatura de declaração de inexistência de vínculo familiar, em atenção a súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal – STF. Reiteramos que a Casa Legislativa de Serra Talhada está sempre vigilante no sentido de não ocorrer contrações de comissionados que tenham parentesco com qualquer autoridade Municipal”.
Área rural do município, no Sertão do Pajeú, está beneficiada com a rede móvel. Os locais priorizados pelo projeto servem como ponto de encontro da comunidade Sebastião Araújo – Especial para o blog Toda vez que precisava usar a internet, a estudante Islany Kelly Gonçalves de Lima, de 15 anos, fazia uma boa caminhada até […]
A catequista Maria José e as irmãs Emilly Emanuelly e Islany Kelly usam a internet na capela do povoado onde moram. Foto: Sebastião Araújo.
Área rural do município, no Sertão do Pajeú, está beneficiada com a rede móvel. Os locais priorizados pelo projeto servem como ponto de encontro da comunidade
Sebastião Araújo – Especial para o blog
Toda vez que precisava usar a internet, a estudante Islany Kelly Gonçalves de Lima, de 15 anos, fazia uma boa caminhada até à casa da avó. Moradora do Sítio Rodeador, na área rural de Carnaíba, a 399 quilômetros do Recife, juntamente com a irmã Emilly Emanuelly, de 13 anos, ela tinha dificuldade em acompanhar as aulas online durante este período da pandemia da Covid-19.
Outros adolescentes, e mesmo crianças e adultos da localidade, viviam situação bem pior: só tinham acesso à rede mundial de computadores depois de percorrerem cerca de cinco quilômetros até o Centro da cidade. “Muitos tinham vontade de buscar conhecimento, mas não tinham o meio”, revela Islany Kelly.
Agora, a realidade é outra. Há uma semana a comunidade foi beneficiada com a chegada da internet, através de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Carnaíba. O local de instalação da rede móvel não poderia ser mais inusitado: a capela de Nossa Senhora da Piedade, às margens da estradinha de terra que dá acesso ao povoado.
“Procuramos instalar a internet em locais de fácil acesso e de referência para a população”, explica a secretária de Educação, Cecília Patriota. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à rede móvel, através da inclusão digital. É uma maneira de as pessoas estarem conectadas com o mundo”, complementa.
Assim, associações, capelas e praças frequentadas pelos camponeses ganharam “uma porta para um novo horizonte”, como acentua a estudante Emilly Emanuelly. Os locais, geralmente, estão próximos às residências dos alunos da rede municipal de ensino. Além de os estudantes poderem ter acesso às aulas remotamente, as famílias têm a chance de manterem ativos os dados móveis dos seus celulares, entre outros benefícios proporcionados pela rede móvel.
“Temos o meio, a oportunidade e uma ferramenta que ajuda muito a expandir o nosso saber”, destaca Islany Kelly, estudante do nono ano na rede municipal de ensino. Para que todos tenham acesso, a chave da capelinha fica em poder da catequista Maria José Nunes de Lima, 51, que é bastante conhecida na região. Maria José, inclusive, passou a aproveitar a internet para pesquisar e formatar o material que usa nas suas aulas de catequese. “A capela é um ponto de referência e que agrega a comunidade. Ficou tudo mais fácil e acessível para todos”, conta a catequista. “Temos a biblioteca na palma da mão”, diz, contente.
Adolescentes se beneficiam da rede móvel livre instalada na praça do povoado Lagoa do Caroá. Foto: Sebastião Araújo.
TROCA DE INFORMAÇÃO
Já no Sítio Lagoa do Caroá, cerca de 14 quilômetros do Centro, a rede móvel foi instalada na pequena praça Adalta Paulino, defronte à capelinha de São Luiz Gonzaga. Lá, como o sol castiga a região com temperatura que beira aos 37 graus, a internet é mais utilizada à noite, quando crianças e jovens, que não dispõem de uma boa situação financeira, frequentam o espaço público. “Ficou mais fácil para a gente vir para cá agora porque encontramos os colegas e trocamos informações sobre o que estamos vendo na internet”, confessa a estudante Gabrielle da Silva, 13 anos. Os jovens que antes brincavam de bola ou pedalavam uma bicicleta, agora se concentram no celular.
Para os educadores da região, a chegada da internet livre veio favorecer principalmente o estudante, porque passou a ter a oportunidade de se aprofundar mais nas coisas boas do mundo virtual. Além disso, o adolescente sai de casa e vai até à praça, o que lhe proporciona também aumentar o ciclo de amizade.
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA
Outro local que serve como ponto de encontro da comunidade e que também foi beneficiado com a chegada da rede móvel é a Associação Rural do Sítio Tamboril, situada aproximadamente cinco quilômetros do Centro de Carnaíba.
“Internet no campo é uma coisa muito boa, importante, serve para tudo. Se antes nós quiséssemos fazer uma ligação para um parente distante tínhamos que ir para a rua”, afirma a agricultora Damiana Socorro Mendes da Silva, 40. “Muitos têm celular, mas quando acabavam os créditos ficavam sem poder falar”, emenda Damiana Mendes.
Com a internet livre, sem precisar de senha, quem passa diante da associação sempre dá uma paradinha para checar o aparelho. “As pessoas ficavam caçando área para conseguir falar, hoje ficou bem melhor manter contato com outras pessoas. Quem não tinha dinheiro, não usava o celular”, diz a também agricultora Arlete Alves da Silva, que mora diante da associação e detém a chave do espaço. “Essa internet foi uma bênção de Deus”, conclui Expedita Alves, também moradora da região.
As instalações se estenderão por 40 dias e abrangerão os seguintes locais: Sítio Leitão (escola), Sítio Cabelo (escola), Riacho Fundo (igreja), Lagoa do Caroá (praça), Sítio Góes, Roça de Dentro (igreja), Gameleira (escola), Curral Velho (escola).
E mais: Igreja de Itã (outro lado do rio), Pedra D’Água dos Vieiras (associação), Matinha (escola), Santo Antônio III (PSF), Santo Antônio I (antiga escola) e Sítio Barreiros de Ibitiranga (associação), Brejo de Dentro (associação), Mata Verde (associação), Barreiro do Fabiano (antiga escola), Capim Grosso (associação), Açude do Caroá (capela), Travessão (antiga escola) e Sítio Antonico (associação).
Você precisa fazer login para comentar.