Patriota e Sandrinho explicitam divergência para governadora em rede social
Se a ideia inicial era evitar municiar opositores na reta final da campanha, faltou a José Patriota e Sandrinho combinarem.
A carreata pró Lula que ocorre hoje está sendo convocada pelos dois aliados. Mas no material eles também evidenciam o que os divide: Patriota aparece no material em rede social com Marília Arraes, com um não tão sutil “a candidata de Lula” no rodapé.
Já Sandrinho evidencia seu apoio a Raquel Lyra, do PSDB. O prefeito tomou a decisão em conjunto com outros gestores da região. Nesse caso, bastava um diálogo entre os responsáveis pelas redes para destacar o evento pró Lula sem evidenciar os apoios estaduais, o que não mudaria nada na fila do pão.
Mas postar os cards dessa forma alimenta opositores e “comentaristas de WhatsApp” nas redes, questionando as lideranças e as acusando de jogo duplo.
Pelo que o blog apurou, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE, José Patriota, desde o início do processo de discussão sobre o segundo turno em Pernambuco tinha a posição de respeitar a decisão de seu partido, do PT e a orientação do ex-presidente Lula.
Por isso não seguiu os prefeitos que apoiaram Raquel Lyra. Outra informação é de que a declaração dele não deveria jogá-lo contra Sandrinho. Ele, por exemplo, não faria campanha para Marília Arraes no município, alegando falta de tempo com AMUPE pra retomare ALEPE pra assumir.
Dia 12, a campanha chegou a soltar uma nota afirmando que a Frente Popular reafirmava compromisso com Lula presidente. Para governadora, respeitaria a decisão de cada integrante.
“Informamos que as duas principais lideranças da Frente Popular em Afogados, o Deputado Estadual eleito, José Patriota, e o Prefeito Alessandro Palmeira, não ficarão omissos, optando, depois de muito diálogo interno, por caminhos momentaneamente distintos”.
A nota jurou de pé junto: “reafirmamos a unidade política de Patriota e Sandrinho, e a sua luta conjunta por políticas que tragam obras e ações para Afogados, impulsionando ainda mais o seu já pujante desenvolvimento”.