Notícias

Patriota defende emenda que aumenta mandato

Por Nill Júnior

Há no Congresso Federal uma Proposta de Emenda à Constituição (376/2009) para unificar as eleições, aumentar de oito para dez anos o mandato de senador, estabelecer o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e extinguir à reeleição no Executivo.

À esta PEC, foram apensadas outras sete proposições com sugestões semelhantes, como a 56/2019, que prorrogaria até 2022 os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, fazendo com que as eleições municipais aconteçam simultaneamente com as eleições gerais.

Defensor da emenda, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirmou que a aprovação da proposta é importante principalmente pela economia que proporcionará.

“Hoje, se gasta por volta de R$ 4 bilhões para se realizar uma eleição. Se temos um mandato de quatro anos e eleições a cada dois anos, quando um pleito acaba, já precisamos organizar outro. Se os pleitos passarem a ocorrer no mesmo dia e na mesma hora, irá facilitar a vida de todo mundo”, explicou Patriota, ressaltando que, em Pernambuco, o apoio à emenda é unânime entre prefeitos e vereadores.

Outras Notícias

TJPE nega recurso e mantém condenação de ex-bancário por estupro

Exclusivo Um ex-bancário de Afogados da Ingazeira condenado a pena de 29 anos e 2 meses de prisão, por estupro de vulnerável, teve seu recurso negado à unanimidade na segunda instância (TJPE), sendo mantida a sentença de primeiro grau. O relator foi o Desembargador Demócrito Reinaldo Filho. “Percebo, portanto, contradição em suas falas, não tendo […]

Exclusivo

Um ex-bancário de Afogados da Ingazeira condenado a pena de 29 anos e 2 meses de prisão, por estupro de vulnerável, teve seu recurso negado à unanimidade na segunda instância (TJPE), sendo mantida a sentença de primeiro grau.

O relator foi o Desembargador Demócrito Reinaldo Filho.

“Percebo, portanto, contradição em suas falas, não tendo sido revelado qualquer motivo oculto ou interesse em prejudicá-lo. Dessa forma, a versão da vítima prevalece sobre a negativa de autoria, que destoa do arcabouço probatório inserto nos autos.

Pelo exposto, ficou comprovado que o acusado praticou o crime de estupro de vulnerável contra a ofendida, devendo ser mantida a sua condenação pela prática do crime previsto no art. 217-A c/c art. 226, II, na forma do art. 71, todos do CP.

O advogado da família da vítima,  João Cleto Nunes, alegou que recebeu a notícia com muita naturalidade, uma vez que há provas robustas do crime e que a justiça será feita em sua plenitude.

“Ainda cabe recurso para Brasília. Contudo, as chances de êxito são muito remotas, pois sequer existem questões de nulidade por violação à lei Federal ou dispositivos constitucionais levantadas pelo sentenciado em suas razões de apelação, o que torna inviável o seguimento de eventuais recursos perante as cortes superiores”, disse o advogado da família da vítima.

Ângelo Ferreira participa de ato em apoio a Geraldo Júlio 

O prefeito eleito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), marcou presença, durante o feriado da última quarta (12), em ato político a favor da campanha para reeleição do prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio. O deputado estadual mostrou todo o seu apoio ao candidato de mesmo partido e atual prefeito, participando de carreata nos bairros […]

angelo-julio-12-10-16

O prefeito eleito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), marcou presença, durante o feriado da última quarta (12), em ato político a favor da campanha para reeleição do prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio.

O deputado estadual mostrou todo o seu apoio ao candidato de mesmo partido e atual prefeito, participando de carreata nos bairros do Ibura e do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana. A iniciativa contou ainda com a presença dos vereadores, Wilton Brito e Wanderson Florêncio, e do deputado estadual, Waldemar Borges.

Pesquisa aponta que 79,9% dos tabirenses aprovam governo de Flávio Marques

Uma pesquisa realizada entre os dias 2 e 4 de abril de 2025 pelo Instituto XB3 Soluções revelou que a gestão do prefeito Flávio Marques em Tabira é aprovada pela população. De acordo com os resultados, 79,9% dos entrevistados expressaram satisfação com a administração municipal, enquanto 20,1% manifestaram desaprovação. O levantamento, que ouviu 800 pessoas, […]

Uma pesquisa realizada entre os dias 2 e 4 de abril de 2025 pelo Instituto XB3 Soluções revelou que a gestão do prefeito Flávio Marques em Tabira é aprovada pela população. De acordo com os resultados, 79,9% dos entrevistados expressaram satisfação com a administração municipal, enquanto 20,1% manifestaram desaprovação.

O levantamento, que ouviu 800 pessoas, aponta um cenário de respaldo ao governo local, refletindo uma avaliação positiva das ações e políticas implementadas pela gestão de Flávio Marques.

“Com um índice de confiança de 95% e margem de erro de 6%, os dados demonstram um cenário favorável para o prefeito, evidenciando sua popularidade na cidade”, destacou a assessoria de comunicação.

A pesquisa foi conduzida em um momento importante, com a cidade se aproximando de um novo ciclo político, o que torna esses números significativos para a avaliação do desempenho do governo.

“Os resultados indicam que a administração de Flávio Marques tem alcançado bons índices de satisfação nas áreas mais relevantes para a população, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e agricultura”, concluiu a assessoria em nota.

CDL apoia cursos para segurança do trabalho

Em parceria com Câmara Dirigentes Lojistas de Afogados da Ingazeira, Conexão Concursos e Vestibulares e Valério Construções, a R & F Cursos Profissionalizantes realizou com conclusão na última semana cursos de NR 10 Básico – Segurança em instalações e serviços de eletricidade  e NR 35 – Trabalho em Altura. A atividade foi realizada com aulas […]

Em parceria com Câmara Dirigentes Lojistas de Afogados da Ingazeira, Conexão Concursos e Vestibulares e Valério Construções, a R & F Cursos Profissionalizantes realizou com conclusão na última semana cursos de NR 10 Básico – Segurança em instalações e serviços de eletricidade  e NR 35 – Trabalho em Altura.

A atividade foi realizada com aulas teóricas e práticas, com objetivo de que profissionais adquirissem conhecimentos estabelecendo requisitos e condições para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, além de segurança em trabalhos em altura.

 

Em comunicado, Sílvio Costa afirma que vai lutar por volta da Cláusula de Barreira

Comunicado à Imprensa Comunico que dei entrada numa Emenda Constitucional reestabelecendo a Cláusula de Barreira. Só terá direito a voz no Plenário da Câmara, ou seja, à representação parlamentar, os partidos políticos que tiverem uma bancada de, no mínimo, cinco deputados federais eleitos. Estou coletando assinaturas para que, ainda este ano, após o segundo turno […]

Comunicado à Imprensa

Comunico que dei entrada numa Emenda Constitucional reestabelecendo a Cláusula de Barreira. Só terá direito a voz no Plenário da Câmara, ou seja, à representação parlamentar, os partidos políticos que tiverem uma bancada de, no mínimo, cinco deputados federais eleitos.

Estou coletando assinaturas para que, ainda este ano, após o segundo turno das eleições a emenda seja colocada em votação no Plenário.

Na próxima legislatura teremos 28 partidos políticos com representação na Câmara Federal. Será muito difícil ter agilidade parlamentar com tamanha quantidade de partidos.

silvio_costa_edit

Para se ter uma ideia, o Regimento Interno estabelece um minuto para cada partido fazer o encaminhamento de votação. E, via de regra, este tempo é extrapolado. Fazendo um cálculo razoável, em cada votação, levaríamos em média 40 minutos somente para a fase de encaminhamento. Em função disso, considero urgente aprovarmos, ainda este ano, a Cláusula de Barreira, e isto não significa que estaremos cerceando o direito de expressão de nenhum parlamentar.

Agora, a opinião pública sempre exigiu agilidade do parlamento, lamentavelmente existe sim uma morosidade parlamentar. Os projetos, sobretudo os de autoria dos deputados, às vezes levam anos para chegarem ao plenário.

Imaginem se nós não aprovarmos esta emenda o que será da Câmara Federal do Brasil a partir de fevereiro de 2015?

SILVIO COSTA

Deputado Federal