Notícias

Pacientes de fisioterapia de Santa Cruz recebem terapia intregrativa

Por André Luis

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, está intensificando as ações de Terapias Integrativas à população de Santa Cruz da Baixa Verde.

A Fisioterapeuta Lisley Mary do NASF, vem realizando em pacientes da fisioterapia, o método de ventosaterapia que é um tipo de tratamento natural, no qual são criados vácuos por sucção da pele (por meio de ventosas).

O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes no sangue. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, aliviando as tensões e as dores musculares.

 Lisley relata que “é de grande importância utilizar diversos métodos da fisioterapia para reduzir o quadro álgico dos pacientes, desativar musculaturas tensas e assim promover o bem-estar do paciente”.

A Fisioterapeuta informa onde encontrar o serviço disponível. “A prática complementar está sendo disponibilizada na Unidade Básica de Saúde Janaína Braz, todas as terças e quartas-feiras por meio de um agendamento prévio”.

Outras Notícias

SESI Araripina realiza ação educativa contra DSTs e Aedes Aegypti

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) realiza, nestas quinta (23) e sexta-feiras (24), a Blitz da Folia nas indústrias e entre a população de Araripina. A ideia é sensibilizar para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e as arboviroses (aquelas propagadas pelo mosquito Aedes Aegypti, tais como a dengue, Zika e a […]

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) realiza, nestas quinta (23) e sexta-feiras (24), a Blitz da Folia nas indústrias e entre a população de Araripina. A ideia é sensibilizar para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e as arboviroses (aquelas propagadas pelo mosquito Aedes Aegypti, tais como a dengue, Zika e a febre chikungunya). Para isso, a entidade está promovendo palestras e distribuição de materiais educativos sobre o assunto, além de oficinas e apresentação de frevo.

Na quinta-feira, os trabalhadores de seis indústrias do sertão do Araripe (Supergesso, AM Gesso, Companhia Têxtil Pé de Serra, Eco Gesso, Ingesel e Bringesso) receberam a visita da Blitz da Folia pela manhã durante o expediente. Em parceria com as secretarias de Saúde e de Cultura de Araripina, os colaboradores do SESI, ao som de muito frevo da Banda Álvaro Campos, distribuíram kits educativos com panfletos, camisinha e lubrificantes sobre as DSTs e arboviroses e explicaram como fazer para evitar o contágio. À tarde, foi realizada uma palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis para todo o público ​presente no SESI local.

Na sexta-feira, os alunos do 6º ao 3º ano do SESI Araripina são o alvo da ação. As atividades educativas sobre o carnaval e os conhecimentos sobre as DSTs e as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti se misturam às oficinas lúdicas e ao frevo para mostrar a importância da prevenção. “Com a Blitz, aproveitamos a ocasião para reforçar a importância de cada um se envolver na prevenção dessas doenças por meio de medidas que são simples, rápidas, mas muito eficazes para garantir o bem-estar de todos”, afirma a gerente da unidade, Alba Mendes.

Cai ocupação de UTIs no Hospital Regional Emília Câmara

Ocupação de UTIs está em 86,6%. Cenário diferente de semanas anteriores onde chegamos a ter 100% dos leitos ocupados. Por André Luis Nesta sexta-feira (23), a ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara diminuiu.  A informação foi repassada pelo repórter Celso Brandão, para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú. […]

Ocupação de UTIs está em 86,6%. Cenário diferente de semanas anteriores onde chegamos a ter 100% dos leitos ocupados.

Por André Luis

Nesta sexta-feira (23), a ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara diminuiu. 

A informação foi repassada pelo repórter Celso Brandão, para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.

Brandão que esteve visitando a unidade de saúde, colheu informações que mostram que dos 30 leitos de UTI disponíveis, 26 estão ocupados, o que dá 86,6% de ocupação. Cenário muito diferente de semanas anteriores onde já chegamos a ter 100% dos leitos ocupados

Ainda segundo informações colhidas pelo repórter, no isolamento a unidade tem dois pacientes internados, na Ala Respiratória são dois internos e pacientes pediátricos também são dois. Nesta sexta-feira são 60% de pacientes internos.

Adelmo Moura fala como candidato. “Estamos prontos, preparados e querendo”

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, reforçou sua lealdade ao PSB e sua disposição para seguir contribuindo com o partido durante o Congresso Regional da legenda.  Em um vídeo, divulgado na página do Instagram do Mais Pajeú, durante o evento, realizado em Afogados da Ingazeira, Adelmo destacou a importância da unidade partidária e prestou homenagem […]

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, reforçou sua lealdade ao PSB e sua disposição para seguir contribuindo com o partido durante o Congresso Regional da legenda. 

Em um vídeo, divulgado na página do Instagram do Mais Pajeú, durante o evento, realizado em Afogados da Ingazeira, Adelmo destacou a importância da unidade partidária e prestou homenagem ao ex-deputado José Patriota, ressaltando seu legado político na região.

“Estamos participando da história de Pernambuco e do PSB. Este grande congresso é um momento importante, em que também prestamos uma justa homenagem ao nosso ex-deputado José Patriota, que fez história em Afogados da Ingazeira e no estado”, afirmou Adelmo.

O ex-prefeito também destacou sua trajetória dentro do PSB, relembrando o apoio a Eduardo Campos desde os primeiros anos e reafirmando sua disposição para continuar contribuindo com o partido.

“Nossa pequena Itapetim sempre esteve ao lado do PSB, mesmo nos momentos mais difíceis. Acompanhamos Eduardo desde o início e agora seguimos com João Campos, sempre defendendo a unidade e trabalhando por soluções. Estamos prontos, preparados e querendo ajudar, seja como deputado, seja como militante”, declarou.

Mais cedo, em entrevista à Rádio Pajeú, o prefeito do Recife, João Campos, manifestou apoio ao nome de Adelmo Moura para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“O companheiro Adelmo sabe da confiança que temos nele, do tamanho que tem, da sua história e lealdade. Não tenho nenhuma dúvida de que ele está pronto para colocar seu nome à disposição e ser um grande candidato a deputado, representando não só o Pajeú, mas Pernambuco e o nosso partido”, afirmou João.

A declaração reforça as movimentações internas do PSB para consolidar a pré-candidatura de Adelmo Moura, que surge como um dos principais nomes do partido para a disputa legislativa no Sertão do Pajeú.

MP e Prefeitos do Pajeú tem a primeira reunião do ano

O MP teve a primeira reunião do ano com os prefeitos tratando de vários temas da chamada ação integrada no Pajeú. Dentre os temas em debate o tratamento de resíduos sólidos, a questão da água e a crise hídrica, a definição de horário de encerramento de eventos culturais, iluminação pública e a briga dos prefeitos […]

foto 4

O MP teve a primeira reunião do ano com os prefeitos tratando de vários temas da chamada ação integrada no Pajeú.

Dentre os temas em debate o tratamento de resíduos sólidos, a questão da água e a crise hídrica, a definição de horário de encerramento de eventos culturais, iluminação pública e a briga dos prefeitos com a Celpe, abate de animais, dentre outros temas.

foto 3

Dentre as definições, um cronograma de acompanhamento do nível e utilização dos reservatórios, o horário de três da manhã para encerramento de shows culturais na região, uma maior pressão do Ministério Público se aliando aos prefeitos para que a Celpe cumpra suas obrigações na transição da iluminação pública.

A luta por agilidade nas obras da nova etapa da Adutora do Pajeú, a briga pela celeridade nas ações de restauro da PE 292 e outros temas importantes também estiveram na pauta.

Coordenador de grupo Fé e Política, padre sertanejo critica postura do PSB pró Impeachment

Para Padre Luizinho, figuras que sempre defenderam Arraes hoje usam linguagem da ultra-direita nacional O Padre Luis Marques Ferreira, Padre Luizinho, coordena o grupo Fé e Política na Diocese de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, falou hoje ao programa Manhã Total dos riscos que na sua análise o país corre com o processo de impedimento […]

20120507011145_cv_padre_gde

Para Padre Luizinho, figuras que sempre defenderam Arraes hoje usam linguagem da ultra-direita nacional

O Padre Luis Marques Ferreira, Padre Luizinho, coordena o grupo Fé e Política na Diocese de Afogados da Ingazeira, no Pajeú, falou hoje ao programa Manhã Total dos riscos que na sua análise o país corre com o processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff. “Nós fazemos parte de uma geração onde uma parte lutou para algumas coisas serem adquiridas com relação a nossa liberdade, nossos sentimentos, nossas lutas”.

Ele questionou o nível dos nome que estão articulando o Impeachment. “Foi desmistificado que existia partido limpo. O PT entre tantas besteiras que fez está sendo punido, execrado e fez por onde. Mas eu não concordo com a forma como isso está sendo feito. O país está dividido, o mundo politico, universitário. Só não na imprensa onde  80% a 90% por cento e no mundo empresarial apoiam isso. Não sou de moda. Não mundo de princípios nem deixo de se perseverante porque o mundo inteiro fala. Faço parte de um grupo de pessoas que não é guiado pelo mundo midiático”.

Ele criticou nomes como Temer. “Temos um vice que é tão corrupto quanto todos os que estão sendo investigados. Tudo que está fazendo é como se estivesse preparando para chegar por atalho ao poder, como o PMDB sempre fez.  O certo seria o Brasil se dar as mãos, tentar terminar esse mandato que ela foi eleita pelo povo, continuar as apurações e punir quem tiver que ser punido”.

Para o sacerdote, tirando ela, pode acontecer uma convulsão maior no país, dividido como está. “Não concordamos com aparelhamento e roubalheira, mas os métodos que se usam eu não concordo. Essas figuras que a gente vê de hora em hora abusam. Não tem autoridade moral e ética para propor forma de vida que nunca tiveram. E tem os que estão pegando carona”.

Ao final, o padre criticou, sem citar nomes o PSB de Pernambuco. “ Me admira essas figuras de Pernambuco, gente em que a gente acreditou. Mas é bom porque a gente desmistifica. Você pode lutar contra a corrupção, pela democracia, sem se igualar e sem se entregar a essas figuras que estão aí. Como é que figuras que sempre tiveram Miguel Arraes como ícone da politica pernambucana, pelos princípios, com a mesma linguagem da ultra-direita do Brasil e da América latina. Mas é bom que distinguimos o joio do trigo”.

Ele parabenizou a coragem de Anchieta Patriota, que também criticou posição do partido. “Diante das vozes fortes do PSB de Pernambuco ele não se omitiu de expressar sua opinião neste momento. Ele nadou contra a corrente, essa onda. O impeachment de Dilma não vai resolver essa situação”.

Ouça o que disse o Padre Luizinho: