Notícias

Opinião: qual o papel dos blogs e porque muitos perdem credibilidade?

Por Nill Júnior

Sem querer ser o supra sumo da verdade, mas como quem há 15 anos milita nesse pedaço do mundo chamada blogosfera, hoje cabe uma reflexão.

O que deveria ser um universo de independência,  que sirva à sociedade na ponta, ao leitor e não aos interesses de quem já tem e não se contenta com o poder, está virando o contrário.

Blogueiros, somados às novas figuras dos digitais influencers, alguns portais, tem sucumbido cada vez mais à venda de conteúdo editorial, no lugar de oferecer espaços para quem quiser aproveitar sua audiência e oferecer seus produtos e serviços. E isso é terrível.

Basta ver as manchetes quando o tema é política: “Zé ganha cada vez mais protagonismo no Agreste”; “Maria promete surpreender no Sertão”, “Nara é a voz da esperança não sei aonde”. Fico me perguntando se esse pessoal acha que a opinião pública cai nessa. Fora o cordão dos puxa-sacos que compartilham a matéria,  qualquer leitor com o mínimo juizo crítico vai entender naquele conteúdo um chapa branquismo de dar náuseas.

Assim como no rádio há uma percepção de quem está vendendo a alma ao diabo, no que a política tenta se aproveitar muito bem, nos blogs,  a cada dia mais profissionais aderem a essa filosofia do “pagou, calou”. Por isso, no meio a tantos, poucos ganham de fato protagonismo e respeito. É comum olhar o profissional e já dizer: “esse come de fulano”. Que feio!

O jornalismo se impõe pela condição que deveria ser inatacável de servir ao cidadão,  de ter um propósito social, na luta por bandeiras republicanas, e não esse jogo caça níqueis sem pudor, na cara limpa e lisa.

Quem escreve aqui, repito, certamente tem defeitos a fole, mas nunca condicionou a oferta de espaços institucionais a veto de conteúdo.  “Não  negociamos linha editorial”, é o mantra que se repete a cada solicitação de tratativa.

Um exemplo: todas as recomendações ou decisões de TCE,  recomendações ou ações de MP ou MPCO, do judiciário são publicadas,  não importa contra quem.  Claro, o recomendado ou condenado tem direito ao contraditório. Mas nunca ao veto. Não é o que ocorre no estado a depender do veículo.

Da mesma forma oferece espaços a quem milita na oposição onde quer que seja. Claro, há uma proporção editorial entre quem ocupa cargos e quem milita no campo que questiona.  Mas não deve existir fechar de porta. Há quase um decreto em alguns quando fecham determinadas parcerias. “A partir de agora declaro só falar a favor de fulano. E revogam-se as disposições em contrário”.

No mais, o espaço à sociedade deve ser sagrado para a pauta cidadã,  como no “Internauta Repórter” aqui criado, nas redes sociais e  até para o questionamento,  desde que republicano, ao próprio blog.

A ótica é justamente essa: quão mais buscar ser ético, responsável jornalisticamente, na defesa de causas e não necessariamente de agentes públicos, ser  a favor da vida,  de mais emprego, saúde,  habitação digna, saneamento,  distribuição de renda,  acesso a água,  combate à corrupção,  mais respeito se conquista. E respeito é também a chave para condições dignas de trabalho,  que são consequência e não origem da questão.

Não esqueço de um episódio: estando em Brasília, a pedido de um tio que visitei, fui ao encontro de um sertanejo que morava lá há alguns anos. Soube que eu estava lá e pediu ao tio que me levasse de todo jeito.  Veio agradecer a mim pela morte da mãe.  Isso mesmo, pela morte da sua mãe.

Explico: a mãe estava em leito de morte em uma unidade hospitalar da região.  A Direção havia informado à família que,  como era de rede complementar,  não podia ficar com a paciente pelo alto custo do tratamento e que iria dar uma espécie de alta forçada para ela morrer em casa. A condição da família era precária e não permitia abrigar a mãe com a dignidade de ter ao menos medicamentos que aliviassem dor e sofrimento. Eles não permitiram e me acionaram.

Consegui o contato do Diretor e disse que, ou se decidia pela manutenção da senhora com os acompanhantes e suporte clínico digno,  ou em até cinco minutos eu contaria toda a história com detalhes, escancarando o nome da empresa.

A Direção mudou de ideia e a senhora teve uma morte digna, pelo que o filho me agradeceu com um forte abraço, aos prantos.  Um detalhe sobre a unidade: era um dos melhores contratos da Rádio Pajeú.  Mas não valia a dignidade daquela senhora.  No jornalismo, há valores que não se negociam…

Outras Notícias

Flores anuncia obra de abastecimento de água e reforça frota com novos veículos

O município de Flores, no Sertão do Pajeú, anunciou nesta segunda-feira (16) a autorização para a construção de um novo sistema de abastecimento de água, com investimento estimado em R$ 4 milhões. A iniciativa beneficiará mais de 40 comunidades da zona rural, com início das obras previsto para o distrito de Fátima. O anúncio foi […]

O município de Flores, no Sertão do Pajeú, anunciou nesta segunda-feira (16) a autorização para a construção de um novo sistema de abastecimento de água, com investimento estimado em R$ 4 milhões. A iniciativa beneficiará mais de 40 comunidades da zona rural, com início das obras previsto para o distrito de Fátima.

O anúncio foi feito pelo ex-prefeito e atual secretário de Governo, Marconi Santana, que atribuiu a conquista ao apoio da governadora Raquel Lyra e à articulação política junto ao governo estadual. A medida busca enfrentar a escassez hídrica que afeta moradores da região.

“Essa obra vai muito além de infraestrutura. Ela vai aliviar o sofrimento de milhares de famílias. Água é dignidade, é saúde, é esperança. Meu coração está em festa — é um sonho que se torna realidade, fruto de um trabalho incansável”, afirmou Marconi.

Durante o evento, também foram entregues equipamentos que passam a compor a estrutura municipal: uma motoniveladora, uma retroescavadeira e duas ambulâncias, destinadas a atender tanto a zona urbana quanto rural. Os veículos foram viabilizados por meio de articulação em Brasília feita por Marconi e pelo prefeito Gilberto Ribeiro.

“É com trabalho sério, união e foco no bem comum que estamos conseguindo transformar Flores”, declarou o prefeito.

As entregas integram uma nova etapa de investimentos em infraestrutura, mobilidade e saúde, com foco na ampliação dos serviços públicos e no atendimento às demandas da população.

Serra: vereadores de oposição podem aderir ao grupo de Márcia

Após surgir a informação de que o vereador oposicionista Pinheiro do São Miguel estaria de volta ao grupo da prefeita Márcia Conrado e do ex-prefeito Luciano Duque, repercute a notícia de outro parlamentar prestes a deixar a oposição serra-talhadense. O parlamentar cotado para aderir à Márcia é Jaime Inácio (Avante). Assim como Pinheiro, ele já […]

Após surgir a informação de que o vereador oposicionista Pinheiro do São Miguel estaria de volta ao grupo da prefeita Márcia Conrado e do ex-prefeito Luciano Duque, repercute a notícia de outro parlamentar prestes a deixar a oposição serra-talhadense.

O parlamentar cotado para aderir à Márcia é Jaime Inácio (Avante). Assim como Pinheiro, ele já pertenceu à situação durante o governo de Luciano Duque.

A informação é do comunicador Francys Maya, da Rádio Vilabela FM. A negociação estaria 80% fechada com a prefeita Márcia.

Jaime Inácio foi reeleito com 1.106 votos, o 12° mais votado nas Eleições 2020.

São José do Egito: prefeitura inicia requalificação da Transbinhas

A via será reflorestada com árvores nativas da nossa região, garante a prefeitura A principal via de ligação entre o maior bairro da cidade, o Planalto e a região do Pátio da Feira Livre será totalmente recuperada, contemplando também moradores do bairro Pajeú e milhares de pessoas que usam a Avenida diariamente. É o que […]

A via será reflorestada com árvores nativas da nossa região, garante a prefeitura

A principal via de ligação entre o maior bairro da cidade, o Planalto e a região do Pátio da Feira Livre será totalmente recuperada, contemplando também moradores do bairro Pajeú e milhares de pessoas que usam a Avenida diariamente.

É o que informa a Prefeitura de São José do Egito em nota ao blog.

A Prefeitura de São José do Egito iniciou o projeto de requalificação da Transbinhas com a remoção de árvores não nativas que estavam danificando os canteiros centrais e o pavimento, além do impacto ambiental por serem espécies invasoras. A via será reflorestada com árvores nativas da nossa região. A retirada gerou críticas nas redes sociais e na área onde foram retiradas.

Dentro do projeto de requalificação, revitalização e adequação da Avenida João Mariano Valadares, será construída uma praça em toda extensão dos canteiros centrais da via, com implantação de pista de caminhada para pedestres e a implantação nesta Avenida de um projeto piloto e inovador no Alto Pajeú.

Ele ainda trará a acessibilidade como um dos pontos principais, melhorando as condições de locomoção das pessoas, especialmente aquelas que apresentam algum tipo de deficiência.

Toda rua terá iluminação com lâmpadas de LED e será feito o asfaltamento desde as proximidades da igreja matriz de São Judas no Bairro Pajeú até a capela de Nossa Senhora do Perpetuou Socorro no Planalto, proporcionando mais conforto e segurança para pedestres e motoristas.

Estudante de EREM de Serra Talhada conquista título estadual na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Cauã Regis, 14 anos, estudante da EREM da cidade, foi o campeão pernambucano da ONEE. O professor Gregory de Medeiros, de Poção, também foi destaque na categoria de educadores Serra Talhada, 12 de novembro de 2025 – O jovem Cauã Regis, de apenas 14 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio […]

Cauã Regis, 14 anos, estudante da EREM da cidade, foi o campeão pernambucano da ONEE. O professor Gregory de Medeiros, de Poção, também foi destaque na categoria de educadores

Serra Talhada, 12 de novembro de 2025 – O jovem Cauã Regis, de apenas 14 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Serra Talhada, conquistou o título de campeão estadual da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O evento é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, coordenado pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, em parceria com a Neoenergia Pernambuco.

A conquista de Cauã é motivo de orgulho para toda a cidade de Serra Talhada e reforça a importância de levar o tema da eficiência energética para dentro das escolas. Ao lado de outros estudantes pernambucanos premiados, o jovem mostrou que aprender desde cedo sobre consumo consciente de energia é um passo fundamental para formar cidadãos comprometidos com o futuro sustentável.

Além de Cauã, dezenas de alunos pernambucanos foram reconhecidos com medalhas de Ouro, Prata, Bronze e menções honrosas. O professor Gregory de Medeiros, da cidade de Poção, também foi destaque estadual na categoria de educadores da edição 2025 da ONEE, reforçando o papel essencial dos professores como multiplicadores desse conhecimento.

“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade única de despertar nos estudantes a consciência sobre o uso responsável da energia. Ao incentivar práticas sustentáveis desde a infância, formamos jovens protagonistas de um futuro mais eficiente e colaborativo. Esse é um compromisso da Neoenergia Pernambuco como agente de transformação social”, afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Para alcançar o título, Cauã participou de uma prova de conhecimentos e de uma gamificação interativa sobre eficiência energética. A intenção não era apenas desafiar o estudante, mas levar novos conteúdos, incentivar uma busca maior por informações e torna-lo uma referência para amigos, familiares e toda Serra Talhada.

STF suspende decisão da Justiça do Rio que bloqueou WhatsApp

Uol O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu liminarmente a decisão de bloqueio do aplicativo WhatsApp. O presidente Ricardo Lewandowski determinou o reestabelecimento imediato do serviço de mensagens. Lewandowski considerou a decisão da juíza de Duque de Caxias desproporcional e disse que “a suspensão do serviço aparentemente viola o preceito fundamental da liberdade de expressão e comunicação […]

2sdp3bUol

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu liminarmente a decisão de bloqueio do aplicativo WhatsApp. O presidente Ricardo Lewandowski determinou o reestabelecimento imediato do serviço de mensagens.

Lewandowski considerou a decisão da juíza de Duque de Caxias desproporcional e disse que “a suspensão do serviço aparentemente viola o preceito fundamental da liberdade de expressão e comunicação (artigo 5º, inciso IX, da Constituição Federal) e a legislação de regência sobre a matéria.” No texto, o presidente do STF considerou ainda que a decisão gera “insegurança jurídica”.

A suspensão do bloqueio foi resposta a uma ação do PPS (Partido Popular Socialista) apresentada ao STF em maio, quando um juiz do Sergipe bloqueou o aplicativo. Nesta terça-feira, o partido voltou a pedir ao STF posicionamento sobre o bloqueio do aplicativo.

A resposta de Lewandowski, no entanto, não significa o fim dos bloqueios no aplicativo de mensagens. A decisão é liminar, ou seja, provisória. A ADPF (Arquição de Descumprimento de Preceito Fundamental) ainda segue em julgamento no STF, e seu relator é o ministro Edson Fachin. Cerca de 100 milhões de brasileiros usam o aplicativo WhatsApp.