Notícias

Operações em Afogados continuam mirando quem descumpre decreto

Por Nill Júnior

A equipe de monitoramento para cumprimento das medidas de isolamento social continua tendo muito trabalho.

Nos últimos dias, dentre as ações em Afogados da Ingazeira,  com Vigilância Sanitária e 23o BPM, houve fechamento de uma chácara com mais de 40 pessoas com som alto e bebedeira.

Ainda uma igreja evangélica com aglomeração de pessoas, mercadinho e padaria por não cumprimento do decreto de fechar às 19h.

Uma loja de calçados de rede, a Econis, também foi fechada por descumprir o decreto, atendendo a meia porta.

O próximo enfrentamento tem relação com os bancos,  principalmente a Caixa Econômica Federal. A agência é líder de descumprimento das medidas de isolamento social segundo as autoridades.

Outras Notícias

Paulo Câmara cobra celeridade no processo de impeachment

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou nesta quinta-feira (17) que espera celeridade nas decisões sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e sobre a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. “É muito importante que as decisões comecem a acontecer. O Brasil está parado desde o ano […]

20160317191049O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou nesta quinta-feira (17) que espera celeridade nas decisões sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e sobre a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

“É muito importante que as decisões comecem a acontecer. O Brasil está parado desde o ano passado. A economia não cresce, o desemprego aumenta, a inflação voltou. E a falta de decisão levou a muita instabilidade”, avaliou.

O governador disse que não discutiu com o partido sobre a ação que o PSB apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que Lula assumisse o cargo no governo federal. “Eu estava no interior e, quando cheguei ao Recife, eu já recebi a informação da entrada dessa questão. Esse momento exige muita serenidade. Se há um questionamento sobre se o presidente Lula pode ou não tomar posse, é importante o STF decidir logo, para virarmos essa página”, disse.

Sobre o processo de impeachment da presidente Dilma, Câmara afirmou que o partido terá participação ativa, mas voltou a pedir serenidade. “Somos oposição ao governo federal, mas queremos que tudo seja feito de maneira responsável, respeitando as instituições. Chegou o momento de se decidir, na instância correta, o Congresso Nacional, sobre o impeachment. De apurar, dando todas as condições de defesa para as partes que estão sendo acusadas”, ponderou.

Cabrobó: MPE ingressa com ação cautelar contra MDB e pré-candidato a prefeito

Motivação foi propaganda antecipada e aglomeração de pessoas. Por propaganda eleitoral antecipada, o Ministério Público Eleitoral, em atuação na 77ª Zona Eleitoral (Cabrobó e Orocó), entrou com pedido ação cautelar e pedido de tutela de urgência, em desfavor do pré-candidato Francisco Helder Saraiva, conhecido como Dim Saraiva, e do seu partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). […]

Motivação foi propaganda antecipada e aglomeração de pessoas.

Por propaganda eleitoral antecipada, o Ministério Público Eleitoral, em atuação na 77ª Zona Eleitoral (Cabrobó e Orocó), entrou com pedido ação cautelar e pedido de tutela de urgência, em desfavor do pré-candidato Francisco Helder Saraiva, conhecido como Dim Saraiva, e do seu partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Segundo informação repassada à Promotoria de Justiça de Cabrobó, houve uma convenção partidária do MDB na quarta-feira, 16 de setembro, onde ocorreu concentração de pessoas na entrada da Ilha da Assunção, zona rural do município, para carreata em favor do pré-candidato Dim Saraiva, o qual disputará o cargo de prefeito de Cabrobó pelo partido. As comprovações estão em prints de internet e áudios também divulgados na rede mundial de computadores.

“Ocorre que a organização de carreata em período anterior ao dia 27 de setembro de 2020 importa em ato de propaganda eleitoral antecipada, sujeitando os responsáveis à multa prevista no artigo 36, §3º, da Lei n. 9.504/97. Decerto, tal proceder não encontra arrimo em quaisquer hipóteses previstas no artigo 36-A do referido diploma legal, sendo, portanto, vedado durante a pré-campanha eleitoral”, assegurou a promotora eleitoral Jamile Silveira Paes.

Também ficou explícito que a organização de carreata, além da exaltação pessoal do pré-candidato e divulgação de sua pretensa candidatura, por sua própria natureza, implica em conclamação dos eleitores em geral a apoiar o pré-candidato, a aderir a seus projetos e pretensões políticas. 

“Em eventos desse cariz, a concentração de pessoas, normalmente paramentadas com bandeiras, adesivos ou signos da agremiação partidária ou do pré-candidato, o sentimento coletivo de adesão a um único objetivo, faz claro chamamento ao público em geral para encampar a mesma ideia política. Há claro desrespeito dos parâmetros material e formal ao norte referidos ao artigo 243, VIII, do Código Eleitoral”, alegou a promotora eleitoral.

Segundo ela, os prints de tela e o áudio não deixam margens a dúvidas: há risco de afetação da igualdade de candidatos e agremiações partidárias, justo quando se aproximam as eleições, e de desrespeito das normas sanitárias para enfrentamento da pandemia de Covid-19, as quais proíbem concentração de pessoas. “Por conseguinte, a demora na prestação jurisdicional causará danos irreparáveis ao equilíbrio do pleito e à saúde pública”, concluiu Jamile Silveira Paes.

A Promotoria de Justiça de Cabrobó também analisa atos de propaganda eleitoral antecipada praticados por outras agremiações partidárias.

Vice-prefeito de Serra Talhada tem WhatsApp hackeado

Por André Luis O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, usou as suas redes sociais para informar que o seu WhatsApp foi hackeado. Em agosto de 2021, Márcio foi surpreendido pelo surgimento de mensagens enviadas para algumas lojas do Centro da cidade, e até para alguns amigos, onde seu nome foi utilizado para fazer compras. […]

Por André Luis

O vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, usou as suas redes sociais para informar que o seu WhatsApp foi hackeado.

Em agosto de 2021, Márcio foi surpreendido pelo surgimento de mensagens enviadas para algumas lojas do Centro da cidade, e até para alguns amigos, onde seu nome foi utilizado para fazer compras.

Em um dos golpes, os bandidos chegaram a lucrar cerca de R$ 2 mil. Numa das operações, a bandidagem chegou a enviar mensagens para a loja, via WhatSapp, perguntando o valor de um determinado produto, fazendo a compra online, informando que depois o dinheiro seria repassado via pix. Desta vez é diferente, visto que em agosto o número utilizado não era o do vice-prefeito.

Márcio alerta para que caso alguém entre em contato pedindo transferência ou depósito de valores, que não façam.

Outros políticos da região já passaram por situação semelhante, como o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira,  Zé Negão; o presidente da Amupe, José Patriota; o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, o prefeito de Belmonte, Romonilson Mariano, o deputado Rogério Leão, e até o Ministério Público teve que alertar sobre golpistas que estavam se passando por promotores de Justiça, pedindo dinheiro através de transferências por PIX.

Um fim de semana de articulações para Paulo Câmara

do Diário de Pernambuco Os bastidores políticos prometem ficar mais aquecidos que o de costume entre nestes sábado (13) e domingo (14), quando o governador eleito Paulo Câmara dedica tempo para finalizar as conversas com os partidos que compõem a Frente Popular para definição do novo secretariado. No processo, os presidentes das legendas têm sido […]

20141212213139800955u (1)

do Diário de Pernambuco

Os bastidores políticos prometem ficar mais aquecidos que o de costume entre nestes sábado (13) e domingo (14), quando o governador eleito Paulo Câmara dedica tempo para finalizar as conversas com os partidos que compõem a Frente Popular para definição do novo secretariado. No processo, os presidentes das legendas têm sido diretamente ouvidos e indicado nomes, alguns dos quais, porém, ainda precisam ser aprovados. “Os partidos estão sendo ouvidos, têm as indicações, mas existem critérios de aceitabilidade, porque (os nomes) precisam estar compatíveis com a função que vão ocupar”, disse ontem Paulo Câmara, ressaltando que a preocupação será em formar uma equipe tecnicamente apurada.

Apesar das especulações dos últimos dias, nenhum nome foi confirmado, à exceção do jornalista Ennio Benning para a Secretaria de Comunicação. A possibilidade de puxar secretários da Prefeitura do Recife foi dada por como certa pelo socialista. Deputados eleitos, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal, também devem integrar o grupo. A expectativa é por dois de cada Casa. Ao mesmo tempo, algumas pessoas devem ser mantidas. “As surpresas maiores serão as de alguns nomes que hoje não compõem o governo”, comentou Câmara.

A reforma administrativa a ser proposta por Câmara inclui, ainda, fusão e criação de secretarias. Um dos pleitos ouvidos por ele durante a eleição foi o de que recriasse as pastas de Esportes e Integração Racial. “Tudo o que ouvimos será contemplado da melhor forma. O anúncio será na segunda”, disse o governador eleito, evitando adiantar qualquer detalhe. As mudanças estruturais, no entanto, serão feitas apenas no ano que vem, pois dependem de projeto de lei e a Assembleia só estará em atividade a partir de fevereiro.

O segundo escalão e demais cargos dentro das pastas também têm integrado as conversas de Paulo Câmara com os partidos da Frente Popular. Essas definições, porém, se prolongarão pelos próximos dias. “Não há pretensão de resolver tudo até segunda-feira”, ressaltou. Nesta data, é esperado apenas o anúncio dos nomes do primeiro escalão.

Ferreira Guedes demite trabalhadores que se rebelaram contra falta de medidas para COVID-19

A empresa Ferreira Guedes, com canteiro de obras em Sertânia e que foi manchete em diversos meios de comunicação de Pernambuco por não cumprir algumas medidas para o não contágio do COVID-19 para seus trabalhadores, acaba de tomar uma medida truculenta, que não visa o trabalhador, mas apenas o lucro. Segundo o Tribuna do Moxotó, […]

A empresa Ferreira Guedes, com canteiro de obras em Sertânia e que foi manchete em diversos meios de comunicação de Pernambuco por não cumprir algumas medidas para o não contágio do COVID-19 para seus trabalhadores, acaba de tomar uma medida truculenta, que não visa o trabalhador, mas apenas o lucro.

Segundo o Tribuna do Moxotó, ela acaba de demitir centenas de trabalhadores. Pelo menos duzentos foram demitidos.

A lista está sendo divulgada em redes sociais e já atinge mais de cem pais de famílias. “Foi a maneira simplista e truculenta que a empresa achou para mostrar que tem que ser do seu jeito”. O Blog cobrou fiscalização e medidas por estado e município.

“Filmamos a situação do refeitório da empresa, trabalhadores por cima do outro, sem mascara, sem nada e ao denunciarmos isso, somos nós que seremos punidos? É assim que funciona nosso Brasil?”, disse um trabalhador. Ele entregou vídeo mostrando a irresponsabilidade da empresa Ferreira Guedes quando vai na contramão do que prega os órgãos públicos e as autoridades. Realmente é lamentável.