Notícias

Operação “tapa-buracos” tem início em Sertânia 

Por André Luis

Além dos reparos nas vias da cidade, a equipe de Infraestrutura realiza manutenção na rede elétrica 

A equipe da Secretaria de Infraestrutura do Governo Municipal de Sertânia iniciou nesta semana uma operação “tapa-buracos”, nas ruas do Centro. A manutenção das vias era uma reclamação constante dos moradores e de quem precisa trafegar pela área central do município.

A iniciativa já chegou à avenida principal, a Agamenon Magalhães, e à Praça Francisco Sales, próximo à Escola Municipal Isaura Xavier.

Além dessa ação, o secretário da pasta, Marco Aurélio Ferreira, informou que foi iniciada a manutenção elétrica da rede pública com a substituição de lâmpadas e reatores. Esta atividade começou pela Rua Amaro Lafayette, conhecida como “Rua Velha”, onde fica um dos principais cartões-postais da cidade, a Igreja da Imaculada Conceição, padroeira de Sertânia.

O reparo na rede elétrica também passou pelas avenidas Presidente Vargas e Agamenon Magalhães e deve chegar à Rua Manoel Borba, ainda nesta semana.

Outras Notícias

Polícia Civil de Pernambuco realiza Operação ‘Sertão Pacífico’ contra organização criminosa

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada Por André Luis Nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação ‘Sertão Pacífico’, em uma ação coordenada pela Diretoria Integrada do Interior (Dinter) II. A investigação, que teve início em […]

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada

Por André Luis

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação ‘Sertão Pacífico’, em uma ação coordenada pela Diretoria Integrada do Interior (Dinter) II. A investigação, que teve início em junho de 2023, teve como objetivo identificar e desarticular uma organização criminosa envolvida em homicídios tentados na região do Sertão do Pajeú.

A operação foi presidida pelos delegados João Vaz e Klívia Rocha, responsáveis pela Delegacia de Polícia da 69ª Circunscrição em Tabira e pela 23ª Delegacia de Homicídios (DPH), respectivamente. Ambas as delegacias integram a 20ª e 19ª Delegacias Seccionais (DESECs), fortalecendo a atuação policial na região.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Serra Talhada. A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da PCPE (Dintel), do Núcleo de Inteligência do Sertão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Polícia Federal (PF), além da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado.

A Polícia Civil informou que detalhes sobre a operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação em momento oportuno. A ação representa mais um esforço das forças de segurança para combater o crime organizado e garantir a paz e a tranquilidade na região do Sertão do Pajeú.

Morre motorista envolvido em acidente com caminhão tanque

Faleceu na manhã desta quarta (22) Elvandro Bernardes de Souza, 35 anos, o Rato, motorista do caminhão de combustíveis que capotou e pegou fogo em Sertânia. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (21), na PE-265, na entrada da cidade. A informação é do Blog do Marcello Patriota. Elvandro Bernardo foi socorrido para o Hospital […]

Faleceu na manhã desta quarta (22) Elvandro Bernardes de Souza, 35 anos, o Rato, motorista do caminhão de combustíveis que capotou e pegou fogo em Sertânia. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (21), na PE-265, na entrada da cidade. A informação é do Blog do Marcello Patriota.

Elvandro Bernardo foi socorrido para o Hospital Municipal de Sertânia e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração no Recife. 

Ele sofreu queimaduras em 90% do corpo antes de conseguir sair do caminhão em chamas. Um procedimento cirúrgico chamado de debridamento, feita sob anestesia e no centro cirúrgico. Entre esses procedimentos as queimaduras são tratadas com curativos específicos e analgésicos.

Rato, como era conhecido, trabalhava na rede de ‘Postos Entre Amigos’ /Petrovia-Trevo, que possui unidades em Itapetim, Brejinho e São José do Egito. Ele residia no Sítio Ambó, na zona rural de Itapetim. 

Um vídeo nas redes sociais mostrou pessoas tentando apagar o fogo com auxílio de um carro pipa.  O fogo foi controlado pelo departamento de defesa Civil de Sertânia.

O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas as chamas já tinham sido controladas. A Guarda Municipal isolou o local até o resfriamento da caatinga atingida e para a proteção dos curiosos e transeuntes.

Após a explosão,  a distância era possível ver a nuvem de fumaça. O episódio ocorreu na entrada para Sertânia, próximo ao Cruzeiro do “Gogo da Gata”, como é conhecido.

Não há informações sobre local e horário do velório e sepultamento. A equipe do Posto Entre Amigos está dando suporte a família.

Falcão na programação de inauguração de novo piso de quadra em Afogados

Prefeitura entrega piso oficialmente na sexta. Sábado, Falcão, estrela do Futsal, estará em jogo festivo organizado pelo Afogados FC A Prefeitura de Afogados da Ingazeira irá inaugurar na próxima sexta-feira (02), o novo piso do ginásio desportivo municipal, assim como a iluminação em LED instalada no local. A inauguração ocorrerá a partir das sete da noite, […]

Prefeitura entrega piso oficialmente na sexta. Sábado, Falcão, estrela do Futsal, estará em jogo festivo organizado pelo Afogados FC

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira irá inaugurar na próxima sexta-feira (02), o novo piso do ginásio desportivo municipal, assim como a iluminação em LED instalada no local.

A inauguração ocorrerá a partir das sete da noite, com uma partida preliminar de handebol entre as seleções masculinas de Afogados e Sertânia. Na partida principal, a disputa será entre as equipes adultas/masculinas do Sport Club do Recife e da Seleção de Afogados. Ambas as equipes disputarão o campeonato pernambucano 2019 da modalidade. A entrada  é franca.

“Estou muito feliz em poder proporcionar mais um importante espaço de lazer e prática esportiva, modernizando a iluminação do nosso ginásio e, o que é melhor, podendo instalar um piso reconhecidamente de nível internacional, elogiado por todos que conhecem de futsal,” destacou o Prefeito José Patriota.

Falcão em quadra: sábado, um jogo exibição com o craque Falcão, tido como o maior jogador de futsal de todos os tempos, está confirmado para as 19h, esse com pagamento de ingresso, organização do Afogados Futebol Clube e apoio da Diretoria de Esportes.

Rádio Pajeú parceira oficial: o ingresso custará R$ 10 e poderá ser adquirido em pontos de venda como a Rádio Pajeú, patrocinadora oficial.  A emissora ainda estará cobrindo o evento no sábado.

MP consegue evitar abate em abatedouros sem atender normas sanitárias no Pajeú

A última reunião entre prefeitos e o MPPE teve várias temáticas. Uma delas, teve relação com o abate de carne que acontecia sem atender às normas da Vigilância Sanitária em algumas cidades da região. Os últimos municípios a transferirem o abate para a unidade regional de Afogados da Ingazeira foram Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Solidão. […]

marchantes1
Reunião com marchantes em Santa Terezinha

A última reunião entre prefeitos e o MPPE teve várias temáticas. Uma delas, teve relação com o abate de carne que acontecia sem atender às normas da Vigilância Sanitária em algumas cidades da região. Os últimos municípios a transferirem o abate para a unidade regional de Afogados da Ingazeira foram Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Solidão.

Nesta nova etapa, entraram na lista as cidades de Santa Terezinha e Carnaíba. Antes, graças à ação do MP, já haviam sido interditados por não atender às exigências, pondo em risco a saúde da população, as cidades de Iguaracy, Ingazeira, Tabira, Quixaba, Tuparetama e Sertânia.

Destes, o que ainda apresentava mais resistência dos marchantes era Santa Terezinha. Foi necessária uma reunião in loco com os profissionais para mostrar que não havia outro caminho senão  transferir o abate, diante das condições precárias da unidade na cidade.

O MPPE também propôs um prazo para a adequação das prefeituras, organizado os matadouros para que as cidades possam voltar a receber o abate. Em Santa Terezinha, a reunião foi coordenada pelos promotores Aurinilton Leão e Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Juízes de PE promovem mobilização na próxima terça contra retaliação às carreiras

Garantir o fortalecimento e a independência do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP) é o objetivo central de uma mobilização que a Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) promove na próxima terça-feira (4), para protestar contra as propostas que tramitam o Congresso Nacional que buscam cercear o exercício da atividade judicante. O ato, que […]

Desembargador Antenor Cardoso
Desembargador Antenor Cardoso

Garantir o fortalecimento e a independência do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP) é o objetivo central de uma mobilização que a Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) promove na próxima terça-feira (4), para protestar contra as propostas que tramitam o Congresso Nacional que buscam cercear o exercício da atividade judicante.

O ato, que será realizado às 10h no auditório do 2º andar do Fórum Rodolfo Aureliano (Joana Bezerra), está integrado à mobilização nacional articulada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que na quarta-feirra (5) também promove manifestação em Brasília. O movimento nacional é coordenado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

Entre as propostas que tramitam no Congresso rejeitadas pela magistratura estão o Projeto de Lei 280/216, que sugere mudanças na lei sobre abuso de autoridade; e o PLP 257,2016, sobre a renegociação das dívidas dos estados, mas que mexe com o direitos dos servidores.

Para o presidente da AMEPE, desembargador Antenor Cardoso, o PL 280/216 é prejudicial ao exercício das atividades dos agentes da Justiça, como as polícias, Ministério Público e magistratura. O presidente citou como uma das propostas prejudiciais do PL o seu artigo 13, que proíbe “constranger alguém, sob ameaça de prisão, a depor sobre fatos que possam incriminá-lo.

“O tipo legal ‘constranger’ é aberto, ou seja, pode conduzir a interpretações não pretendidas pelo legislador e dificulta a aplicação da norma.  Já outro artigo (nº 15) proíbe submeter ao preso o uso de algemas, o que causa estranheza tendo em vista que a preservação da segurança do agente público deve ter preponderância sobre o sentimento daquela pessoa conduzida em flagrante delito ou presa em face de ordem judicial”, argumentou.