Notícias

Operação Lei Seca vem a 7 cidades do interior. Afogados na lista

Por Nill Júnior

7

Do G1

Com a intenção de reduzir os acidentes de trânsito durante as festas de São João em Pernambuco, a Operação Lei Seca, realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e polícias rodoviárias, tem início no próximo sábado (20). Ao todo, são nove equipes que irão se revezar nos principais polos do interior: Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Carpina, Goiana e Limoeiro. Os acessos às praias dos litorais Sul e Norte, como a BR-101 e PE-60, e algumas vias do Grande Recife, também terão a fiscalização reforçada.

A operação segue até o final do mês de junho, durante todos os dias, com pontos simultâneos de fiscalização. De acordo com a SES, as blitze ficarão próximas aos locais onde ocorrem shows, festas e programações juninas e também nas entradas dos municípios. Os horários serão alternados, variando o tempo de permanência em cada cidade. A fiscalização irá ter atenção redobrada aos condutores de motocicletas, já que estão envolvidos em grande parte dos acidentes de trânsito em Pernambuco.

No ano passado, houve redução de 50% nos atendimentos a acidentados em comparação ao ano de 2013, durante a operação Lei Seca, em Caruaru e Arcoverde. A expectativa este ano é abordar uma média de 200 veículos por equipe, que é composta por vans informatizadas, guinchos, motos e viaturas de apoio.

Outras Notícias

Em delação, Delcídio diz que Aécio recebeu propina de Furnas

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), recebeu “sem dúvida” pagamentos ilícitos de Furnas, empresa estatal do setor elétrico que faz parte do sistema Eletrobrás. Segundo ele, Aécio possui vínculo “muito forte” com Dimas Toledo, ex-diretor de Engenharia de Furnas. O depoimento, prestado em 12 de […]

16070506

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), recebeu “sem dúvida” pagamentos ilícitos de Furnas, empresa estatal do setor elétrico que faz parte do sistema Eletrobrás. Segundo ele, Aécio possui vínculo “muito forte” com Dimas Toledo, ex-diretor de Engenharia de Furnas.

O depoimento, prestado em 12 de fevereiro, quando Delcídio ainda estava preso, faz parte do acordo de delação premiada homologada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente disse que não sabe precisar, mas sabe que Dimas operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves, assim como também o PP, através de José Janene; que também o próprio PT recebeu valores, mas não sabe ao certo quem os recebia e de que forma”, diz trecho o termo de colaboração de Delcído. O esquema em Furnas, segundo ele, “funcionava de maneira bastante ‘azeitada’ e de maneira bastante competente”.

Janene era deputado do PP e morreu em 2010. Dimas Toledo foi diretor de engenharia de Furnas, cargo que, segundo Delcídio, era “joia da coroa” da Eletrobras, uma vez que era usada sistematicamente para repassar valores a partidos, como PSDB, PP e PT. Segundo o termo de colaboração do senador, “não há dúvidas que Furnas foi usada sistematicamente para repassar valores para partidos” e que “o que se vê hoje na Petrobras ocorreu sem dúvida em Furnas em vários governos, e talvez a figura mais emblemática neste sentido seja o próprio Dimas, que passou muitos anos na diretoria, tendo grande longevidade”.

Delcídio relata um diálogo que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de maio de 2005. Segundo o senador, Lula perguntou quem era Dimas Toledo. Delcídio respondeu que era um companheiro do setor elétrico bastante competente. Lula então disse: “Eu assumi e o Janene veio pedir pelo Dimas. Depois veio o Aécio e pediu por ele. Agora o PT, que era contra, está a favor. Pelo jeito ele está roubando muito!”.

De acordo com Delcídio, Lula disse isso porque seria necessário muito dinheiro para fazer pagamentos a três partidos importantes. Delcídio também fez comentários sobre a lista de Furnas, divulgada na época da CPI dos Correios, que investigou o mensalão. A lista teria sido falsificada, uma vez que ele não acredita que o próprio Dimas a teria assinado. Mas afirmou que o conteúdo, embora pudesse ser exagerado, tinha informações verídicas. A lista trazia lista de repasses a vários políticos.

Em sua delação, Delcídio compromete a presidente Dilma Rousseff. Mas em relação a Furnas, o senador diz que ela sanou a estatal. Segundo ele, Furnas tinha tantas irregularidades – “a coisa passou da conta”, nas suas palavas – que Dilma teve fazer praticamente uma intervenção. A atual diretoria, diz Delcídio, é técnica e de confiança e Dilma. “Questionado até quando durou o esquema de ilegalidades de Furnas, respondeu que até uns quatro anos atrás, quando Dilma mudou a diretoria, ou seja, até a penúltima diretoria”, diz trecho do termo de colaboração do senador.

Coluna do Domingão

“Tem que vacinar”, diz especialista com atuação no Sertão Geórgia Travassos, formada pela UFPB com especialização em Saúde Pública pela UFMA e capacitação em Sala de Vacina e Imunização é uma das especialistas sertanejas em vacinação e tem se debruçado sobre o debate em torno da vacinação contra o coronavirus. Com clínicas de vacinação em […]

“Tem que vacinar”, diz especialista com atuação no Sertão

Geórgia Travassos, formada pela UFPB com especialização em Saúde Pública pela UFMA e capacitação em Sala de Vacina e Imunização é uma das especialistas sertanejas em vacinação e tem se debruçado sobre o debate em torno da vacinação contra o coronavirus.

Com clínicas de vacinação em cidades como Arcoverde e Afogados da Ingazeira, tem acompanhado o debate nacional sobre o tema, já que existe interesse da rede privada em também disponibilizar vacinas para quem não puder ser imunizado nos primeiros meses da campanha nacional.

Em entrevistas recentes às rádios Pajeú e Cultura FM ela comentou o absurdo debate ideológico em torno das vacinas e sua origem. Uma das argumentações que ela busca desfazer é a de que as vacinas foram produzidas em tempo recorde, aumentando dúvidas sobre sua eficácia. “Todas as fases de produção foram respeitadas. Toda a comunidade científica teve tecnologia e apoio para produzir essas vacinas. Isso não desqualifica sua segurança”.

Ela destaca que já havia domínio sobre a tecnologia das vacinas que usam as técnicas de vírus atenuado e RNA, o que foi determinante para a produção em tempo recorde.

Ela lembra que nunca houve tamanha polêmica sobre as vacinas que se incorporaram à nossa rotina, como as vacinas contra sarampo, febre amarela, H1N1, rubéola, paralisia infantil, meningite e tantas outras. Nada comparado à polêmica envolvendo a Coronavac, para ela, sem sentido. “Índia, China, Estados Unidos, independente do país elas tem que ser aferida pela ANVISA. A vacina Coronavac tem a participação do Instituto Butantã, uma instituição extremamente segura. Em torno do tema se criou um debate político”, lembra.

A Coronavac no Brasil teve eficácia de 78% em casos leves e 100% para casos graves, dado importante para desafogamento das UTIs no país. O Brasil comprou doses prontas e outras tantas serão produzidas aqui. “Quem está no grupo prioritário tem que tomar no primeiro momento. É uma questão de saúde pública. Não é dizer que não quer tomar. Tem que tomar pelo bem da sociedade”.

Quanto à chegada de vacinas na rede privada, ela destacou que o Presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas, Geraldo Barbosa, esteve na Índia negociando a compra de cinco milhões de doses da Covacin junto à Biotec. “O problema é que além da questão da demanda, todos os laboratórios priorizaram repasse ao SUS, entrando em um segundo momento na rede privada. Estamos lutando para que a vacina chegue a um grupo complementar, que não está no grupo prioritário”, explicou.

A campanha que promete começar ainda esse mês vai priorizar no início profissionais de saúde, idosos e portadores de comorbidades. “Inicialmente a vacinação começa com doses da Astrazeneca, a vacina de Oxford com a Coronavac. Também estão em tratativas com os laboratórios Moderna e Pfizer”.

Basta refletir

O Editorial do programa Revista da Cultura fazendo uma reflexão sobre os desencontros da equipe de comunicação e blindagem de secretários que não tiveram como acessar as emissoras de rádio por veto, além da blindagem política da própria prefeita Márcia Conrado liderou a repercussão nas redes sociais de Serra Talhada e até fora da Capital do Xaxado esse fim de semana, com o áudio do questionamento compartilhado aos montes. Importante é que gere reflexão, mesmo que não se concorde com tudo.

Heranças malditas

Da série “prefeitos que pegaram terra arrasada”, se colocam nessa condição Evaldo Bezerra (Mirandiba), Joelson (Calumbi), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Delson Lustosa (Santa Terezinha) e agora Nicinha (Tabira). Dizem que Rose Cléa Máximo, Sandra da Farmácia, Tássio Bezerra, Adarivan Santos e Sebastião Dias deixaram desmantelo, fogo e ranger de dentes. Detalhe: salvo exceções, quem assume pega ônus e bônus, filé e o osso…

A ligeireza das coisas

Mal assumiu, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), já teve a porta escancarada pelo governador Paulo Câmara para o acesso triplicado da BR 232 a Recife. A mesma velocidade não foi notada em outra promessa de campanha: a duplicação da própria BR até Arcoverde. A proposta, que apareceu nas campanhas de 2014 e 2018 segue deitada eternamente em berço esplêndido.

Pau no lombo

O radialista Anchieta Santos classificou de “uma imoralidade” o projeto de antecipação da escolha da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 em São José do Egito, projeto de João de Maria e seu grupo. “Pode em São José do Egito ou onde for, é imoral. João de Maria, no primeiro mandato já tá tão sabidinho”, criticou.

“Ridículo e bisonho”

O Deputado Sebastião Oliveira jogou os cachorros na condução de distribuição de cargos do governo Paulo Câmara para o AVANTE. Considera o espaço “ridículo e bisonho”, e acrescenta: “nosso espaço foi suprimido. Não sei até quando seguro a sangria e descontentamento dos integrantes”, disse ao Ponto de Vista. E avisou: “Lembrando que 2022 já bate na porta”.

Coronadúvida

Depois que o governo federal anunciou que terá um plano de vacinação contra a Covid-19 para chamar de seu, fica a dúvida quanto aos prefeitos que anunciaram compra de doses, como Anchieta Patriota (Carnaíba) e Marconi Santana (Flores). Se o plano federal avançar, mantém a campanha de  vacinação municipal ou aderem à nacional?

Frase da semana: “não podemos mais aceitar um presidente irresponsável”. De Rodrigo Maia, Câmara dos Deputados, em rota de colisão com o presidente Jair Bolsonaro.

 

Prefeitura de Afogados divulga programação para o mês da mulher 

O mês de março, mais especificamente o dia 8 – Dia Internacional da Mulher, é celebrado em todo mundo como um período de afirmação e de ações de visibilidade às questões relacionadas às lutas das mulheres por mais respeito, por dignidade, oportunidades e pelo combate à violência doméstica e sexista.  A Coordenadoria Municipal de Políticas […]

O mês de março, mais especificamente o dia 8 – Dia Internacional da Mulher, é celebrado em todo mundo como um período de afirmação e de ações de visibilidade às questões relacionadas às lutas das mulheres por mais respeito, por dignidade, oportunidades e pelo combate à violência doméstica e sexista. 

A Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, dialogando com os demais setores da Prefeitura Municipal, com as organizações de mulheres da sociedade civil e com as instituições do Governo de Pernambuco que são parceiras nessa luta, a exemplo da Delegacia Especializada da Mulher em Afogados, programou ações que serão desenvolvidas em março. 

Durante todo o mês, o Centro Municipal de Saúde da Mulher programou uma campanha de atendimentos ginecológicos, ampliando, em mais de 50%, a oferta de serviços nessa área. 

A previsão é de atender 350 mulheres na especialidade de ginecologia, com realização de 120 exames de colposcopia e vários procedimentos em coleta de biópsia do colo uterino, além de cauterizações, com orientação dos profissionais médicos. 

Segundo Viviane Zuza, coordenadora do centro, a ação também visa agilizar os procedimentos para pacientes que aguardam cirurgias ginecológicas. 

Haverá no centro, também, uma campanha para inserção de DIU (dispositivo intrauterino para prevenção da gravidez). 

Na próxima terça (8), a partir das 16h30, haverá uma aula-treinamento em defesa pessoal promovida em parceria com profissionais que atuam na área e com a delegacia regional da mulher. 

Para se inscrever basta procurar a Delegacia, ou a coordenadoria da Mulher (no prédio do antigo Fórum – Rua Senador Paulo Guerra). Para participar, a mulher precisa levar apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado às famílias em situação de vulnerabilidade em Afogados.

Confira a programação completa:

DIA: 18/2 a 18/3

ATIVIDADE: Produção de Documentário com histórias de superação de Mulheres no contexto da Covid 19; 

DIA: 1 a 31/3

ATIVIDADE: Campanha de inserção de DIU – de cobre e de Mirena;

Ampliação do atendimento de ginecologia (colposcopia e procedimentos), contratação de atendimentos extras;

LOCAL: Centro de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Rua Pedro Pires, próximo ao ateliê de Luciano Pires); 

DIA: 1 a 30/3

ATIVIDADE: Palestras nas Escolas Municipais, Escolas Estaduais e Faculdades. 

DIA: 7/3

ATIVIDADE: Encontro do Projeto Mulheres do Sertão – Agricultura Familiar e Inovação.

LOCAL: Centro Tecnológico 8h às 11h

ATIVIDADE: Visita técnica às Mulheres participantes do Projeto Mulheres do Sertão

LOCAL:  Zona Rural; 

DIA: 8/3

ATIVIDADE: Participação em Programas nas Rádios locais e Programa Institucional da Prefeitura

LOCAL: Rádio Pajeú e Afogados FM

ATIVIDADE: Visita técnica às Mulheres participantes do Projeto Mulheres do Sertão.

LOCAL: Zona Rural 

ATIVIDADE: Oficina de Defesa pessoal

LOCAL: Praça Monsenhor Arruda Câmara 16h30 

DIA: 9/3

ATIVIDADE: Reunião Ordinária do Conselho de Direitos da Mulher

LOCAL: Auditório da Secretaria de Assistência Social 14h 

DIA: 31/3

ATIVIDADE: Live de Culminância das ações alusivas ao Mês de março.

LOCAL: Cine Teatro São José

Transmissão pelo canal da Prefeitura de Afogados no YouTube

Dilma x Aécio: Pesquisa CNT/MDA sai nesta segunda

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, às 11h, pela internet (www.cnt.org.br), os resultados da 125ª Pesquisa CNT/MDA. A Pesquisa mostra o cenário para o 2º turno da eleição presidencial. As entrevistas serão feitas em 137 municípios de 25 Unidades Federativas das cinco regiões, nos dias 18 e […]

cnt

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, às 11h, pela internet (www.cnt.org.br), os resultados da 125ª Pesquisa CNT/MDA.

A Pesquisa mostra o cenário para o 2º turno da eleição presidencial. As entrevistas serão feitas em 137 municípios de 25 Unidades Federativas das cinco regiões, nos dias 18 e 19 de outubro.

Em reunião com governador, Lucas Ramos reafirma compromisso com o desenvolvimento de Cabrobó

Ao lado do prefeito Auricélio Torres, parlamentar tratou de assuntos como infraestrutura, educação e segurança pública Os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco no município de Cabrobó, Sertão do São Francisco, foram tratados em reunião realizada na tarde desta quarta-feira no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual. O governador Paulo Câmara recebeu […]

Foto - Lucas Ramos participa de reunião com Paulo Câmara e Auricélio TorresAo lado do prefeito Auricélio Torres, parlamentar tratou de assuntos como infraestrutura, educação e segurança pública

Os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco no município de Cabrobó, Sertão do São Francisco, foram tratados em reunião realizada na tarde desta quarta-feira no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual. O governador Paulo Câmara recebeu no seu gabinete o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e o prefeito cabroboense Auricélio Torres (PSB).

Entre os temas discutidos, a implantação da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cabrobó e a pavimentação da rodovia perimetral que corta a cidade, obras que juntas representam um investimento de mais de R$ 11 milhões no município. Para Lucas Ramos, a chegada da ETE vai colocar a educação do município em outro patamar. “De acordo com o IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco), os alunos das escolas técnicas estaduais possuem as melhores notas, o melhor rendimento. Cabrobó dará um passo decisivo na formação de novos profissionais, tornando-se um importante polo regional em educação”, salienta o parlamentar. Até o fim do ano, Pernambuco terá 46 escolas técnicas funcionando.

A pavimentação asfáltica da Perimetral, responsabilidade da Secretaria das Cidades, está orçada em R$ 1,3 milhão e quando estiver pronta vai melhorar a mobilidade do município. “O governador Paulo Câmara foi bastante atencioso e afirmou que não medirá esforços para que a obra seja entregue no prazo mais curto possível. É uma rodovia fundamental para a urbanização de Cabrobó”, destaca o prefeito Auricélio Torres. O governador Paulo Câmara assinará as ordens de serviço das duas obras durante visita ao município sertanejo e os trabalhos serão iniciados ainda no primeiro semestre deste ano.

SEGURANÇA – O encontro também serviu para analisar as ações tocadas pelo Governo de Pernambuco que buscam diminuir os índices de violência no município. De acordo com o prefeito, o principal alvo dos bandidos são os estabelecimentos comerciais. Na reunião, o governador Paulo Câmara garantiu reforço no efetivo e empenho nas investigações. “Cabrobó se sentirá mais segura. Este ano vamos abrir concurso para 1,5 mil policiais e 100 delegados. Só no ano passado, colocamos mais de 1 mil novos PM’s e fizemos a maior promoção da história da corporação, com mais de 5 mil promoções entre praças e oficiais” ressalta Câmara. “Também mudamos os comandos dos batalhões e companhias independentes para oxigenar o programa Pacto pela Vida”, relembra o governador.