Notícias

Oficina gratuita de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto” abre inscrições para público de Arcoverde e Buíque

Por André Luis

Aulas ocorrerão de 27 de janeiro (segunda) a 1º de fevereiro (sábado) no Sítio Alcobaça, das 13h às 17h: haverá transporte de Arcoverde a Buíque; participantes terão aulas teóricas e práticas e ainda produzirão curtas metragens.

Ano novo, novas oportunidades! Pessoas residentes em Arcoverde e Buíque interessadas em se especializar em cinema e audiovisual não podem perder a formação “Outros Sertões e o Minuto”: as inscrições estão abertas, gratuitamente, de 13/1 a 21/1 clicando aqui ou presencialmente no Riso da Terra (Av. Pinto de Campos, 1248 – São Miguel, Arcoverde-PE). A idade mínima é de 15 anos; e pessoas com deficiência também podem se inscrever porque haverá assessoria de acessibilidade comunicacional. 

Já as aulas ocorrerão de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, das 8h às 12h, no Sítio Alcobaça – além da formação ser gratuita, haverá transporte para as pessoas de Arcoverde irem até o local das aulas. 

Ministrada por Mila Nascimento, Uilma Queiroz e Alexandre Nascimento, a formação tem por objetivo desenvolver nas alunas e alunos um novo olhar cinematográfico para o Sertão e o Nordeste, fora dos estereótipos que caracterizaram nossa região ao longo do século XX – daí o nome da oficina ser “outros Sertões”. A produção da ação é da Cabocla Produção. 

Na formação, os alunos ainda terão aulas teóricas sobre a linguagem audiovisual e técnicas de captação de som. Por fim, todos passarão pela experiência prática de um curta metragem: em grupos, alunas e alunos produzirão roteiros, irão escolher temáticas e produzirão curtas metragens de até um minuto. As alunas e alunos também viverão a experiência da edição e finalização até a exibição, que deve ocorrer no sábado, 1º de fevereiro.

A Oficina “Outros Sertões e o Minuto” foi contemplada nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Os facilitadores das aulas têm vasta vivência no audiovisual: enquanto Mila Nascimento é produtora cultural, poeta, cineasta, mãe e atuante com formação em audiovisual para jovens e adultos; Uilma Queiroz é realizadora audiovisual, educadora e pesquisadora – seu premiado longa “O Bem Virá” rodou dezenas de festivais nacionais e internacionais. Por fim Alexandre Nascimento também atua em Produção Cultural, além de produtor musical e audiovisual. Outras informações sobre a oficina estão disponíveis através  do instagram www.instagram.com/outrossertoeseominuto .

Durante a formação, as alunas e alunos põem a mão na massa, aprendendo a registrar as imagens com seus próprios celulares Oficina já passou por São José do Egito e Carnaíba, ambas no Sertão do Pajeú. As informações são de Leonardo Lemos.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú notifica oito novos casos positivos de Covid-19 em 72h

Iguaracy confirmou um óbito pela doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta segunda-feira (27), nas últimas 72h, foram notificados oito novos casos positivos, onze casos recuperados e um novo óbito. Nas últimas 72h, dez cidades não registraram novos casos da doença. São […]

Iguaracy confirmou um óbito pela doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta segunda-feira (27), nas últimas 72h, foram notificados oito novos casos positivos, onze casos recuperados e um novo óbito.

Nas últimas 72h, dez cidades não registraram novos casos da doença. São elas: Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão e Tabira.

Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Serra Talhada, Triunfo e Tuparetama, registram novos casos da doença. Iguaracy confirmou um óbito nas últimas 72h.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 33.270 casos confirmados, 32.584 recuperados (97,93%), 653 óbitos e 33 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 72 horas:

Afogados da Ingazeira registrou um novo caso positivo. O município conta com 5.465 casos confirmados, 5.391 recuperados, 72 óbitos e 2 casos ativos da doença. 

Brejinho não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 764 casos confirmados, 738 recuperados, 21 óbitos e 5 casos ativos. 

Calumbi não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 737 casos confirmados, 732 recuperados, 5 óbitos e nenhum caso ativo da doença. 

Carnaíba não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 2.225 casos confirmados, 2.187 recuperados, 36 óbitos e 2 casos ativos da doença. 

Flores não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 1.083 casos confirmados, 1.044 recuperados, 39 óbitos e nenhum caso ativo. 

Iguaracy registrou um novo caso positivo e um óbito. O município conta com 835 casos confirmados, 807 recuperados, 28 óbitos e nenhum caso ativo da doença. O 28º óbito se trata de um paciente do sexo masculino, que estava em investigação.

Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 462 casos confirmados, 455 recuperados, 7 óbitos e nenhum caso ativo. 

Itapetim registrou dois novos casos positivos e três recuperados. O município conta com 1.474 casos confirmados, 1.439 recuperados, 33 óbitos e 2 casos ativos. 

Quixaba registrou um novo caso positivo e um caso recuperado. O município conta com 519 casos confirmados, 504 recuperados, 15 óbitos e nenhum caso ativo. 

Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 643 casos confirmados, 623 recuperados, 20 óbitos e nenhum caso ativo. 

Santa Terezinha registrou um caso recuperado. O município conta com 1.053 casos confirmados, 1.023 recuperados, 29 óbitos e 1 caso ativo. 

São José do Egito registrou três casos recuperados. O município conta com 2.569 casos confirmados, 2.510 recuperados, 57 óbitos e 2 casos ativos. 

Serra Talhada registrou um novo caso positivo e três casos recuperados. O município conta com 10.243 casos confirmados, 10.053 recuperados, 185 óbitos e 5 casos ativos da doença.

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 680 casos confirmados, 677 recuperados, 3 óbitos e nenhum caso ativo. 

Tabira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 2.932 casos confirmados, 2.883 recuperados, 48 óbitos e 1 caso ativo. 

Triunfo registrou um novo caso positivo. O município conta com 984 casos confirmados, 944 recuperados, 28 óbitos e 12 casos ativos. 

Tuparetama registrou um novo caso positivo. O município conta com 602 casos confirmados, 574 recuperados, 27 óbitos e um caso ativo da doença.

TCE-PE recomenda aprovação das contas de 2022 do ex-governador Paulo Câmara

Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos. A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo […]

Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos.

A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal; áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública; além de previdência dos servidores; atuação do terceiro setor; transparência e o cumprimento de recomendações emitidas anteriormente pelo TCE-PE.

A prestação de contas de governo reúne dados contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais do Poder Executivo, complementados por informações da Secretaria da Fazenda sobre a execução orçamentária e a situação fiscal do Estado. O documento detalha ainda os resultados da administração direta e indireta vinculados ao Orçamento Fiscal, além dos fundos especiais e dos investimentos realizados por empresas estatais dependentes.

VOTO – Em seu voto, o conselheiro Ranilson Ramos destacou que a gestão cumpriu os percentuais constitucionais mínimos de investimento, aplicando 25,55% na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo exigido 25%) e 18,82% em ações e serviços públicos de saúde (mínimo 12%).

O relator também ressaltou o cumprimento legal de gastos com pessoal. Em 2022, o Poder Executivo estadual destinou 43,3% da Receita Corrente Líquida para essa finalidade, índice inferior ao teto de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Balanço Geral do Estado, que inclui os balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e os Demonstrativos das Variações Patrimoniais, também atendeu às exigências legais.

Prefeitura de Brejinho comemora sucesso da Festa de Janeiro

A tradicional Festa de Janeiro de Brejinho Pernambuco confirmou mais uma vez seu lugar no coração dos moradores e visitantes da região, encerrando-se com saldo positivo,  diz a prefeitura do município em nota. O evento, que é um dos mais aguardados do calendário local, trouxe momentos de cultura, música e confraternização. Antes do grande palco […]

A tradicional Festa de Janeiro de Brejinho Pernambuco confirmou mais uma vez seu lugar no coração dos moradores e visitantes da região, encerrando-se com saldo positivo,  diz a prefeitura do município em nota.

O evento, que é um dos mais aguardados do calendário local, trouxe momentos de cultura, música e confraternização.

Antes do grande palco principal, o Barracão Cultural abriu as festividades. Realizado entre os dias 10 e 19 de janeiro, o espaço foi dedicado às apresentações de artistas locais e regionais, promovendo a valorização da cultura e do talento da terra.

O Barracão se destacou pela diversidade artística e pela participação ativa do público, que lotou as noites de espetáculos.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, a festa atingiu seu ápice com as apresentações no palco principal. Grandes nomes da música animaram a multidão, incluindo violeiros, Fabinho Testado, Henry Freitas, Lenilson Nunes, Forró Pegado e Zé Vaqueiro. As noites foram marcadas por muita animação e um público que não deixou a energia cair.

O prefeito Gilson Bento comemorou o sucesso do evento, destacando o impacto positivo na economia local. Segundo ele, a Prefeitura Municipal antecipou o pagamento dos funcionários públicos para impulsionar o comércio durante o período festivo. A iniciativa contribuiu para que os comerciantes locais registrassem um aumento significativo no movimento.

“A Festa de Janeiro mostrou mais uma vez que, além de ser um momento de diversão, também é um motor para a economia da nossa cidade”, afirmou o gestor.

 

Em um mês, Pernambuco salta de 2 para 960 casos confirmados para Covid-19

Diário de Pernambuco Neste domingo de Páscoa (12) estamos há exatamente  um mês da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Pernambuco, segundo boletim oficial divulgado pela Secretaria estadual de Saúde neste domingo (12). Nesses últimos 30 dias, o estado saltou de dois para 960 pacientes positivos para o novo coronavírus. Apesar desse crescimento, […]

Diário de Pernambuco

Neste domingo de Páscoa (12) estamos há exatamente  um mês da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Pernambuco, segundo boletim oficial divulgado pela Secretaria estadual de Saúde neste domingo (12).

Nesses últimos 30 dias, o estado saltou de dois para 960 pacientes positivos para o novo coronavírus. Apesar desse crescimento, os números estão bem longe de representar a realidade.

Em coletiva na semana passada, o médico e secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, chegou a afirmar que os casos testados e confirmados chegam a representar apenas uma média de 15% a 20% do total de infectados no estado, que podem chegar a mais de seis contaminados em Pernambuco.

Cerca de 80% de casos reais contaminados pelo novo coronavírus dizem respeito aos pacientes com sintomas gripais leves e/ou assintomáticos, que não estão sendo testados.

Esses pacientes representam um dos maiores desafios dos governos atualmente, por serem um dos maiores vetores de transmissão do vírus. 

Lula anuncia investimento de R$ 18,3 Bilhões em obras do Novo PAC Seleções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (8), um investimento significativo de R$ 18,3 bilhões em projetos das modalidades do Novo PAC Seleções. Os recursos serão direcionados para cinco áreas: Abastecimento de Água – Rural, Periferia Viva – Urbanização de Favelas, Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas, Regularização Fundiária e Renovação […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (8), um investimento significativo de R$ 18,3 bilhões em projetos das modalidades do Novo PAC Seleções. Os recursos serão direcionados para cinco áreas: Abastecimento de Água – Rural, Periferia Viva – Urbanização de Favelas, Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas, Regularização Fundiária e Renovação de Frota. Essas iniciativas fazem parte dos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes.

Durante a divulgação dos resultados no Palácio do Planalto, Lula enfatizou que os investimentos visam atender às necessidades vitais do povo brasileiro, independentemente de questões políticas partidárias. Os projetos foram elaborados de forma integrada, considerando as realidades regionais e urbanas das cidades, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais.

O presidente destacou a importância de investir em contenção de encostas e saneamento básico como formas de proporcionar segurança e saúde para a população. Ele expressou otimismo em relação ao crescimento econômico do país e reiterou o compromisso do governo em promover o bem-estar da população brasileira.

Jader Filho, ministro das Cidades, ressaltou que os investimentos previstos devem gerar 234 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos. Além disso, ele destacou a relevância do programa na promoção do desenvolvimento nacional e na redução das desigualdades regionais.

O Novo PAC Seleções também leva em conta os impactos das mudanças climáticas, com o objetivo de preveni-los e promover a sustentabilidade. Como parte do apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, o governo federal permitirá a inscrição de projetos para construção de casas e obras estruturantes.

Os investimentos contemplam diversas modalidades, incluindo a renovação de frotas de ônibus e veículos sobre trilhos, visando melhorar a eficiência energética e contribuir para a redução das emissões de CO2. Essas medidas buscam não apenas melhorar a infraestrutura das cidades, mas também promover um futuro mais sustentável e resiliente para o Brasil.