Obadias Novaes (PSD) e Izabella Maniçoba (PSB) lançados em Floresta
Por Nill Júnior
O secretário geral do Partido Social Democrático – PSD, Charles Ribeiro, esteve em floresta, no sertão do Estado, acompanhando o governador Paulo Câmara (PSB), e o presidente e vice-presidente do PSD Estadual, respectivamente, deputado federal André de Paula e deputado estadual Rodrigo Novaes.
Juntos, estiveram na convenção que oficializou o nome de Obadias Novaes (PSD) e Izabella Maniçoba (PSB), para prefeito e vice-prefeita, respectivamente.
O ato que também foi acompanhado pela prefeita Rorró Maniçoba (PSB) e do deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), aconteceu na sede do PSD, consagrando a coligação “Floresta Unida”.
No pleito de 2016, o PSD disputará a eleição com cerca 65 candidatos majoritários buscando ampliar ainda mais seu espaço no estado. Atualmente, o partido está à frente de 26 prefeituras pernambucanas.
Em 10 de outubro de 2016, o blog trouxe uma publicação inédita em sua história: divulgou uma pesquisa de opinião após o pleito, com o resultado já conhecido. Na semana que antecedeu o pleito, o blog e o Instituto Múltipla divulgariam pesquisas em algumas cidades, fechando os levantamentos nas quatro maiores cidades da região. Uma […]
Em 10 de outubro de 2016, o blog trouxe uma publicação inédita em sua história: divulgou uma pesquisa de opinião após o pleito, com o resultado já conhecido.
Na semana que antecedeu o pleito, o blog e o Instituto Múltipla divulgariam pesquisas em algumas cidades, fechando os levantamentos nas quatro maiores cidades da região.
Uma delas seria São José do Egito, cuja disputa entre Romério Guimarães e Evandro Valadares era tida como uma das mais acirradas da região. Naquela semana, duas pesquisas haviam sido registradas na cidade. Uma, a PE-03976/2016, realizada dia 28 de setembro, com 350 entrevistados.
A Justiça local entendeu que para a segurança do pleito, melhor que nenhuma das duas fosse publicada, decisão plausível diante do cenário. O Blog recorreu ao TRE. Só depois da eleição conseguiu decisão favorável à sua publicação. Os embargos de declaração foram concedidos revisando negativa ao Mandado de Segurança pelo Desembargador José Raimundo dos Santos Costa. Ele achou curioso um instituto querer divulgar a pesquisa depois da eleição. Mas era questão de honra.
A pesquisa proibida foi a que praticamente cravou o cenário de equilíbrio extremo. O blog chegou a fazer nota cravando esse equilíbrio, pois já tinha a informação do empate matemático do instituto. Curioso é que o resultado psicologicamente teria impacto pró Romério, cuja Coligação ingressou com liminar. Veja:
Romério sobe, Evandro tem queda e candidatos estão matematicamente empatados: 47% a 47%:o prefeito e candidato a reeleição Romério Guimarães (PT) cresceu, enquanto o oposicionista Evandro Valadares (PSB) apresentou queda na nova pesquisa do Instituto Múltipla em São José do Egito. Resultado: um incrível empate matemático, onde os dois aparecem com 47% das intenções de voto. Um empate matemático, raro de acontecer.
De acordo com Ronald Falabella, diretor do Instituto, a dúvida é saber se a curva ascendente de Romério se mantém até o dia 2 de outubro ou se terá estagnação. De certo, o fato de que São José do Egito tem um dos pleitos mais equilibrados do estado.
A pesquisa foi realizada dia 28 de setembro, com 350 entrevistados e divulgada hoje peloBlog. Neste cenário estimulado, 1,5% declararam voto branco ou nulo, 3,5% estão indecisos e 2% não opinaram. Como a margem de erro é de 5,3% para mais ou para menos, os dois tem entre 41,7% e 52,3%. Veja evolução dos candidatos, comparando com os números de 10 de setembro:
No cenário espontâneo, onde as opções são oferecidas para o eleitor, 44% votam em Romério e 44% em Evandro, outro incrível empate matemático. Neste cenário, 8% estão indecisos, 2% branco e nulo e 2% não sabem ou não opinaram.
A pesquisa foi registrada sob o número PE-03976/2016. O Intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Múltipla e contratada pelo blog.
Bairros pesquisados: Pajeú, Novo Horizonte, Borja, Centro, Ipiranga Jardim Bela Vista, São José, Antonio Marinho, Planalto, Boa Vista, Vila da COHAB, Conjunto Habitacional Junior Valadares e São João.
Localidades rurais: Bom Nome, Mulungu, Riacho da Laje, Vista Alegre, Retiro, Felipe, Santa Maria, Serrote Redondo, Curralinho, Lagoa Grande, Piabas, Ladeira Dantas, Povoado de Batatas, Batatas, Várzea Torta, Lagoa do Mato, Cacimba de Baixo, Empoeira, Santa Rita, Barra de São Pedro, Lagoa de Outra Banda, Baixa do Veado, Lagoa Grande, Timbaúba, Jatobá, Barro Vermelho, Povoado Divino Espírito Santo, Serra do Machado, Lagoa Tapada, Maracajá, Papagaio, São Miguel, Gato, Ariu, Queimadas, Barra Nova, Povoado Mundo Novo, Lagoa Primeira, Santa Maria, Lagoa Seca, Olho D’Água, Cachoeira do João, Quebra, Massapé, Grossos, Aglomerado de Grossos, Melancia, Riachão, Estreito, Distrito Bonfim, Fazenda Cipó, Serrinha, Fazenda Bonfim, Grotão, Riachão 2, Riacho do Joaquim, Malhada do Boi, Tapuio, Humaitá, Ponta Direita, Aroeira, Veneza, Riacho do Meio, Mandassaia, Madim de Baixo, Fazenda Nova, Capoeira da Telha, Olho D’Água, Povoado Juazeirinho, Comichão, Borges, Lagoa Seca, Povoado São Sebastião do Aguiar, Riacho de Baixo, Riacho de Cima, Conceição, Mansinha, Mandim de Cima, Malhada Vermelha, Pau Leite, Queimada do Cavalo, Volta, Açude da Porta, Jatobá, Macambira, Fortuna, Malhadinha e Pitombeira.
Michel Temer (MDB) e o coronel reformado da PM-SP João Baptista Lima Filho ficarão presos em São Paulo, onde moram, e não no Rio de Janeiro – de onde partiu o mandado de prisão preventiva (sem prazo), no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente estará custodiado na sede da Superintendência da Polícia Federal, na […]
Temer deixa sua casa em direção à Superintendência da PF em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Michel Temer (MDB) e o coronel reformado da PM-SP João Baptista Lima Filho ficarão presos em São Paulo, onde moram, e não no Rio de Janeiro – de onde partiu o mandado de prisão preventiva (sem prazo), no âmbito da Operação Lava Jato.
O ex-presidente estará custodiado na sede da Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, zona oeste de São Paulo; o coronel Lima ficará em um presídio militar.
Os dois são suspeitos de operar um esquema de desvios de dinheiro das obras da construção da usina Angra 3. Temer ainda é réu em outros cinco processos. No Rio de Janeiro, ele responde a duas ações, oriundas do esquema investigado pelo MPF que o levou à prisão. Em São Paulo, há um processo relacionado a suspeitas envolvendo a reforma de um imóvel de sua filha Maristela.
No Distrito Federal, Temer possui três processos: um sobre valores recebidos da JBS e o “homem da mala”, outro sobre o Decreto dos Portos um por organização criminosa e tentativa de obstruir a Justiça.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início às atividades da décima terceira edição da semana do bebê. O tema desse ano é “Presença que transforma: o poder da família e do tempo de atenção na primeira infância.” A semana do bebê é uma atividade estratégica do selo Unicef 2025-2028. Ate a próxima sexta (24), […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início às atividades da décima terceira edição da semana do bebê. O tema desse ano é “Presença que transforma: o poder da família e do tempo de atenção na primeira infância.” A semana do bebê é uma atividade estratégica do selo Unicef 2025-2028.
Ate a próxima sexta (24), diversas atividades acontecerão envolvendo unidades básicas de saúde, escolas da educação infantil e demais espaços das secretarias de educação, saúde e assistência social. Durante a semana também é aguardado o nascimento do bebê prefeito, o primeiro bebê a nascer em Afogados de parto normal, em um hospital público.
A cerimônia foi marcada pela emoção, com homenagens à Socorro Martins, antiga articuladora do selo Unicef, a Neucimar Alcântara, agente de saúde que sempre participou da semana do bebê. Ambas falecidas de forma trágica recentemente. Outra homenageada foi Amara Araújo, que, apesar das dificuldades físicas, se fez presente ao evento. Amara sempre participou ativamente das atividades do selo Unicef.
“Está é uma semana do bebê diferente, pois não temos conosco duas pessoas muito queridas, que sempre colaboraram com as atividades do selo Unicef. O destino tem vários caminhos e vários atalhos, essas pessoas nos ensinaram muito e deixaram um legado. Fiquei muito feliz em saber que esse trabalho será mantido e continuado pela nova comissão”, destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.
A cerimônia de abertura foi encerrada com uma palestra abordando o tema da semana do bebê, ministrada pela psicóloga do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Denise Duarte.
A nova articuladora do Selo Unicef, Lorrane Marinho, em sua fala destacou a importância da semana do bebê. “Essa é uma iniciativa muito importante para que o município possa desenvolver ações e políticas públicas voltadas para a primeira infância, e é importante que a base da primeira infância seja muito bem feita para que essa criança não possa vir a ter problemas no futuro. E esta missão, junto com a comissão do Selo, é muito especial porque estamos dando continuidade ao trabalho deixado pela saudosa Socorro Martins, e vamos continuar este trabalho que é muito importante para Afogados,” finalizou Lorrane.
O evento contou com as presenças da Secretária Municipal de Assistência Social, Madalena Leite, da Secretária Adjunta de Educação, Aparecida Teotônio, da coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Viviane Zuza, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Suely Brasil, do articulador do NUCA, Henrique Silva, dos vereadores Lucineide Cordeiro, César Tenório e Cícero Miguel, além de representantes do Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira.
A Prefeitura de Serra Talhada divulgou nesta terça-feira (13) o resultado final e a classificação do Processo Seletivo Simplificado que visa contratação temporária por excepcional interesse público para a Secretaria Municipal de Saúde. No total foram 595 candidatos inscritos, sendo 593 inscritos para as vagas de ampla concorrência e 2 inscritos para as vagas destinadas […]
A Prefeitura de Serra Talhada divulgou nesta terça-feira (13) o resultado final e a classificação do Processo Seletivo Simplificado que visa contratação temporária por excepcional interesse público para a Secretaria Municipal de Saúde.
No total foram 595 candidatos inscritos, sendo 593 inscritos para as vagas de ampla concorrência e 2 inscritos para as vagas destinadas a portadores de deficiência, que disputaram ao todo 274 vagas oferecidas na seleção. Após as duas etapas, foram aprovados e classificados 124 candidatados.
Do B News Morreu na noite deste domingo (18), em Brasília, aos 77 anos, o ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann. Ele estava internado no hospital DF Star e lutava há anos contra um câncer no pâncreas. Após um período prolongado de internação, Jungmann havia retornado para casa sob cuidados paliativos, mas voltou ao hospital […]
Morreu na noite deste domingo (18), em Brasília, aos 77 anos, o ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann. Ele estava internado no hospital DF Star e lutava há anos contra um câncer no pâncreas. Após um período prolongado de internação, Jungmann havia retornado para casa sob cuidados paliativos, mas voltou ao hospital no fim de semana, onde não resistiu.
Trajetória política
Pernambucano, Jungmann iniciou sua militância política ainda na juventude, no Partido Comunista Brasileiro (PCB), quando a legenda estava na clandestinidade. Posteriormente, participou da fundação do Partido Popular Socialista (PPS), onde permaneceu até 2018.
Ao longo da carreira, foi deputado federal por três mandatos e ocupou cinco ministérios. No governo de Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente das pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. Já no governo Michel Temer, assumiu o Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da recém-criada pasta da Segurança Pública, cargo que foi extinto no governo seguinte e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete recriar.
Legado
Reconhecido por sua atuação firme e por transitar entre diferentes áreas da administração pública, Raul Jungmann deixa uma marca importante na política brasileira, especialmente em temas ligados à defesa, segurança e desenvolvimento agrário. Sua morte encerra uma trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à vida pública.
Você precisa fazer login para comentar.