Na política pernambucana e sua repercussão no jornalismo, o fato do dia foi o do encontro entre a governadora Raquel Lyra e o jornalista Magno Martins, acompanhado de sua esposa Nayla Valença.
“Há muito, desde a campanha de 2022, não encontrava a governadora Raquel Lyra (PSD). Quando eleita, se distanciou ainda mais. Aliás, deu orientações expressas para sua equipe não passar informações ao meu blog. Ontem em Surubim, porém, ela fez um gesto surpreendente”, disse Magno.
Segundo o jornalista, tão logo chegou ao camarote do prefeito Cleber Chaparral, aliado no Agreste, o cumprimentou e deu um forte abraço em sua esposa Nayla, que a conheceu em Caruaru quando prefeita e puxou um papinho rápido.
“Primeiro, parabenizou pelo nosso casamento, no último dia 13, em Arcoverde. Aproveitou depois para comunicar que estará levando para Arcoverde o festival Pernambuco meu País, em agosto, com o show de João Gomes em homenagem a Dominguinhos”.
Concluiu Magno: “Faço este registro para destacar o gesto elegante da governadora. Aproveito para reafirmar que meu blog nunca deixou de postar as notícias relacionadas ao Governo dela, como também de pontuar seus erros, maiores do que acertos”.
A Comissão do Vestibular da Faculdade de Integração do Sertão – FIS informou em nota que foram abertas as inscrições do Processo Seletivo de Vestibular Unificado para o curso de odontologia. Haverá abertura de turmas para primeiro e segundo semestre deste ano. As inscrições vão até o dia 03 de fevereiro através da internet e […]
A Comissão do Vestibular da Faculdade de Integração do Sertão – FIS informou em nota que foram abertas as inscrições do Processo Seletivo de Vestibular Unificado para o curso de odontologia.
Haverá abertura de turmas para primeiro e segundo semestre deste ano.
As inscrições vão até o dia 03 de fevereiro através da internet e também presencialmente, de 2.ª a 6.ª feira das 14 às 21 horas, no(s) terminal(is) de atendimento localizado(s) na sede da FIS, na Rua João Luiz de Melo, n.° 2110 – Bairro Tancredo Neves.
Não haverá atendimento aos sábados, domingos e feriados e o boleto da inscrição deverá ser pago até o dia subseqüente ao dia da inscrição.
O curso foi autorizado pela portaria 847 do MEC, que criou 160 vagas. Segundo o professor Luiz Melo, Diretor da Instituição, falando ao blog em dezembro, as aulas já deverão começar em março de 2017”, informou.
Criada em 2003, a FIS conta agora com doze cursos na unidade. Além de Odontologia, a FIS já conta com Direito, Administração, Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Logística, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Construção de Edifícios.
O candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota (PSB), votou às 08h40min na escola municipal Cônego Luiz Gonzaga de Melo, em Carnaíba. O socialista estava acompanhado por sua esposa, Cecília, seus filhos Laura e Victor e seu neto, Pedro, de apenas 9 meses. Após a votação, Anchieta seguiu para sua residência. Ele visitará outras seções eleitorais […]
O candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota (PSB), votou às 08h40min na escola municipal Cônego Luiz Gonzaga de Melo, em Carnaíba. O socialista estava acompanhado por sua esposa, Cecília, seus filhos Laura e Victor e seu neto, Pedro, de apenas 9 meses. Após a votação, Anchieta seguiu para sua residência. Ele visitará outras seções eleitorais na região e vai acompanhar a apuração em casa.
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE. Além disso, o parlamentar ainda destacou a importância da interiorização do ensino universitário. “A interiorização da educação Universitária em Pernambuco sempre foi […]
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE. Além disso, o parlamentar ainda destacou a importância da interiorização do ensino universitário.
“A interiorização da educação Universitária em Pernambuco sempre foi defendida por mim, desde quando assumi o mandato de deputado estadual, em 1982. Durante os mais de 30 anos na Câmara Federal, me mantenho com a mesma disposição e defendo que a instalação da unidade da Univasf em Salgueiro, seja feita na área onde estão localizados o Instituto Federal, a Escola de Referência e a UPE”, avalia Patriota.
O parlamentar ainda explica que não é contra a iniciativa das pessoas que defendem outra localização para a implantação da UNIVASF na área histórica da antiga Rede Ferroviária Federal – REFESA, mas pondera que o local deve ser destinado à instalação de equipamentos voltados para o desenvolvimento da cultura na cidade, onde já funcionam o Teatro Municipal e a Casa do Sanfoneiro. “Trata-se de uma área especial que deve ser bem explorada e aproveitada, como um polo cultural de qualidade”, pondera o socialista. Além disso, o deputado defende a criação de uma cidade universitária em Salgueiro.
“Devemos pensar e defender não apenas a implantação da Univasf no município, mas a criação da Cidade Universitária, com a possibilidade de transferir para aquela área a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), que precisa se expandir e oferecer mais cursos à juventude de Salgueiro e dos municípios circunvizinhos”, esclarece Gonzaga Patriota, ao deixar claro que “devemos defender projetos para o futuro, que permitam o crescimento da educação, como um todo, dentro do projeto da futura Cidade Universitária de Salgueiro”.
O deputado lembra também que a área da Rede Ferroviária Federal (REFESA) deve ser preservada, como um centro histórico e cultural.
“Não podemos esquecer que aquela área foi a base de uma ação do governo popular de João Goulart, que trouxe o trem para Salgueiro, em 1962. E o destino me trouxe de Sertânia, quase menino, para trabalhar junto a outros companheiros na Rede Ferroviária, em Salgueiro, contribuindo para o desenvolvimento da nossa querida cidade”. O socialista ainda destaca que, juntamente com dona Cleuza Pereira e com o Pastor Eurico, aprovaram uma emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU), de R$ 3 milhões para ajudar na implantação da UNIVASF.
Com o anúncio impactante de que não buscará a reeleição, o prefeito Wellington Maciel não apenas surpreende a comunidade, mas também abre espaço para novas possibilidades. Buscando manter a coesão do grupo político, convocou uma reunião estratégica para alinhar o futuro nos próximos dias. “Essa decisão demonstra não apenas uma abordagem transparente e colaborativa, mas […]
Com o anúncio impactante de que não buscará a reeleição, o prefeito Wellington Maciel não apenas surpreende a comunidade, mas também abre espaço para novas possibilidades.
Buscando manter a coesão do grupo político, convocou uma reunião estratégica para alinhar o futuro nos próximos dias.
“Essa decisão demonstra não apenas uma abordagem transparente e colaborativa, mas também um compromisso em assegurar uma transição tranquila e garantir a continuidade dos projetos em andamento”, diz a assessoria de LW em nota.
Wellington acrescentou estar preocupado com o legado de sua gestão e determinado a deixar um impacto positivo duradouro na comunidade.
Com a reunião iminente, a expectativa da cidade aumenta, aguardando os desdobramentos dessa importante discussão para o futuro político local.
Outra dúvida é saber se Wellington Maciel apoiará um dos nomes na disputa. Também o caminho do grupo, incluindo nomes como o do vereador Luciano Pacheco.
Primeira mão Na 23ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 23 de julho de 2024, foi homologada uma medida cautelar referente ao Processo nº 24100708-2. A sessão, presidida pelo conselheiro Eduardo Lyra Porto, contou com o relator conselheiro substituto Adriano Cisneiros. A medida cautelar foi […]
Na 23ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 23 de julho de 2024, foi homologada uma medida cautelar referente ao Processo nº 24100708-2. A sessão, presidida pelo conselheiro Eduardo Lyra Porto, contou com o relator conselheiro substituto Adriano Cisneiros.
A medida cautelar foi solicitada devido a irregularidades identificadas na Seleção Pública Simplificada nº 05/2024, realizada pela Prefeitura Municipal de Floresta para a contratação temporária de 24 agentes comunitários de saúde (ACS). O Tribunal considerou que a seleção não atendeu às exigências previstas na Lei Federal nº 11.350/2006, que regula a contratação desses profissionais.
Baseando-se no Parecer Técnico da Equipe de Auditoria e nos requisitos necessários à concessão da medida cautelar, conforme o art. 2º da Resolução TC nº 155/2021, os conselheiros da Primeira Câmara do TCE-PE decidiram, por unanimidade, homologar a decisão monocrática que deferiu a medida cautelar.
A decisão determina que a Prefeitura Municipal de Floresta, sob a gestão de Rosangela de Moura Manicoba Novaes Ferraz (Rorró Maniçoba) ou de quem vier a sucedê-la, realize uma nova seleção pública simplificada, baseada em provas ou provas e títulos, para a admissão de agentes comunitários de saúde em caráter efetivo. A medida deve ser cumprida com efeito imediato.
A informação foi publicada no Diário Oficial do TCE-PE nesta sexta-feira (26), reforçando a importância de cumprir rigorosamente as exigências legais em processos de seleção pública, garantindo a transparência e a legalidade na contratação de profissionais de saúde.
Você precisa fazer login para comentar.