Notícias

O Blog e a História: quatro anos da facada contra Bolsonaro

Por Nill Júnior

Em 6 de setembro de 2018, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro foi esfaqueado em Juiz de Fora, Minas Gerais.

O ataque aconteceu enquanto Bolsonaro fazia corpo a corpo (caminhada entre populares durante um ato de campanha) no Calçadão da Rua Halfeld, no Centro da cidade.

A facada foi perpetrada por Adélio Bispo de Oliveira, à época com 40 anos. Adélio é natural de Montes Claros, cidade do norte de Minas Gerais. Após o ataque, ele tentou fugir, mas foi impedido por pessoas presentes no local e, posteriormente, detido e levado pela Polícia Federal (PF), que o autuou em flagrante pelo crime.

Na data do esfaqueamento, faltavam 31 dias para o primeiro turno das eleições presidenciais. O momento era de extrema polarização entre as candidaturas de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Com isso, nas primeiras horas após o ocorrido, começaram a surgir diversas peças de desinformação sobre o episódio nas redes sociais.

Após o episódio, ele foi operado pelo médico-cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.

Bolsonaro desenvolveu quadro de obstrução intestinal após a facada, realizando seis cirurgias desde então, que levaram-no a uma série de atendimentos em hospitais. Dois desses procedimentos não tiveram relação com o episódio da facada.

Desde o atentado, peças de desinformação sobre o caso circulam pela internet: que tenha levado apenas um soco no estômago, que não sofreu o atentado por não ter tido um sangramento externo no abdômen ou que tenha sido diagnosticado com câncer e, por isso, foi submetido aos tratamentos médicos já citados.

Autor do crime, Adélio Bispo de Oliveira foi absolvido impropriamente – quando o réu é considerado inimputável – pela Justiça Federal de Minas Gerais, em 2019. Ou seja, ele não é sentenciado a uma pena, mas passa a cumprir alguma medida de segurança.

No caso de Adélio, a Justiça aplicou a medida devido a laudo que comprovou que ele sofria de transtornos mentais. Os dois inquéritos abertos pela Polícia Federal sobre o crime apontam que Adélio agiu sozinho e sem mandantes. Ele também não esteve na Câmara dos Deputados no dia do atentado, como afirmam postagens enganosas. Um terceiro inquérito está em andamento para apurar o financiamento de sua defesa no processo.

Postagens no Facebook e no Twitter apresentam versões diferentes a respeito do episódio envolvendo a facada contra o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018. À época, ele era filiado ao PSL, partido que, após uma fusão com o DEM, deu origem ao União Brasil. As peças questionam a veracidade do atentado contra Bolsonaro, a autoria do crime e a motivação do autor da facada, Adélio Bispo.

Postagens com alegações enganosas sobre o atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018, continuam a circular nas redes sociais mesmo quatro anos depois do ocorrido. Muitos conteúdos trazem informações que não foram confirmadas pela equipe médica que atende o presidente ou pela Justiça e pela Polícia Federal (PF), que investiga o caso.

Apesar de ainda haver investigações em andamento, especificamente sobre o custeio da defesa do autor do atentado, nas conclusões apresentadas até agora não há qualquer sinalização de que a facada tenha sido falsa ou que o presidente tivesse sido diagnosticado com um câncer, para que fosse submetido aos procedimentos cirúrgicos que realizou.

A comoção gerada pelo atentado sofrido em Juiz de Fora (MG) impulsionou Jair Bolsonaro nas pesquisas.

O candidato do PSL viu seu desempenho melhorar em praticamente todos os indicadores de intenção de voto, tanto no primeiro turno quanto no segundo, o que lhe garantiu a eleição.

Outras Notícias

Teresa Leitão comemora novos institutos federais em Pernambuco

O governo Lula anunciou nesta terça-feira (12) 100 novos Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia. Em todo o país, até 2026, serão investidos R$ 3,9 bilhões. Pernambuco vai ganhar seis unidades: uma no Recife e outras cinco em Goiana, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas e Araripina.  Com sua agenda sempre voltada para […]

O governo Lula anunciou nesta terça-feira (12) 100 novos Institutos Federais de educação, ciência e tecnologia. Em todo o país, até 2026, serão investidos R$ 3,9 bilhões. Pernambuco vai ganhar seis unidades: uma no Recife e outras cinco em Goiana, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas e Araripina. 

Com sua agenda sempre voltada para a educação, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) participou da cerimônia no Palácio do Planalto e sublinhou a relevância desses institutos para a população que será beneficiada. 

“Além de ofertar ensino médio de excelência, os institutos federais atrelam suas ações às vocações dos municípios, gerando transformação social, local e regional. Com esse anúncio de hoje, de mais 100 institutos, o Brasil ultrapassa a marca de 800 unidades. Em sua grande maioria instalados nos governos Lula e Dilma. O desafio agora é chegarmos a 1.000 institutos, em mais uma demonstração de que a educação tem um lugar de destaque nesse governo”, ressaltou a senadora. 

De acordo com o Ministério da Educação, o investimento nesses 100  institutos vai permitir a criação de 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Pernambuco amplia microcrédito com apoio do Governo Federal

Acordo tem foco em pessoas inscritas no CadÚnico, com prioridade para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e populações tradicionais O Governo de Pernambuco firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para implementar ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e acesso ao crédito para pessoas […]

Acordo tem foco em pessoas inscritas no CadÚnico, com prioridade para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e populações tradicionais

O Governo de Pernambuco firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para implementar ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e acesso ao crédito para pessoas em situação de pobreza. A assinatura do protocolo aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (16), com a presença da vice-governadora Priscila Krause, que representou a governadora Raquel Lyra. Na ocasião, ainda foi formalizado o protocolo de intenções entre a União e entidades privadas através de representantes das igrejas em Pernambuco.

“Essa assinatura é muito importante porque vai no mesmo caminho das políticas que nós desenvolvemos com base nos objetivos de capacitação profissional de acesso ao emprego e a uma educação empreendedora. Isso fortalece nossos programas de assistência social, pois podemos potencializar as ações voltadas para o público do CadÚnico. O Acredita no Primeiro Passo chega em uma boa hora fortalecendo e ampliando as possibilidades de crédito e de microcrédito que já são oferecidas pela nossa Agência de Fomento, como, por exemplo, o Bora Empreender”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

O protocolo integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, criado pelo Governo Federal, e que agora contará com a atuação de Pernambuco. Com vigência até 31 de dezembro de 2026, e podendo ser prorrogada, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), especialmente em territórios de alta vulnerabilidade social. 

Entre os públicos prioritários estão mulheres, jovens, pessoas com deficiência, negros e integrantes de comunidades tradicionais e ribeirinhas. “Por meio do programa, nós temos a responsabilidade de dar as mãos a quem está no Bolsa Família, no CadÚnico e através da qualificação para o emprego, com assistência técnica, fundo garantidor e a garantia de financiamento com taxas baixas”, explicou o ministro Wellington Dias.

A operacionalização em Pernambuco ficará a cargo da Agência de Fomento do Estado (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). “É uma parceria que beneficia aqueles que mais precisam, que menos tiveram oportunidade, e isso é o que defendemos. Essa parceria com o Governo Federal dará oportunidade àqueles que nunca tiveram créditos, que nunca tiveram emprego, por meio da qualificação, do investimento e principalmente, de atenção, que é muitas vezes o que precisa”, afirmou o secretário Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca.

A diretora da AGE, Angella Mochel, explica que a agência vai atuar na oferta de microcrédito produtivo e orientado para a população de baixa renda. “Vamos trabalhar todo o procedimento de melhores tarifas e, inclusive, podemos vincular a atual linha que temos do Bora Empreender e do Bora Empreender Mulher, que já atua com tarifas muito especiais. É muito importante esse tipo de posicionamento porque você chega próximo das pessoas que mais”, justificou.

SEMANA S – Também nesta sexta-feira (16), a vice-governadora Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra durante o CNC Innovation Day, programação inserida na Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento foi promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, no Recife Expo Center, no bairro de São José, e reuniu empresários, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir inovação, qualificação e sustentabilidade no comércio. Em Pernambuco, no dia 16 de maio, é comemorado o Dia Estadual da Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

“O Sistema S e a Fecomércio têm uma importância muito grande no desenvolvimento social de Pernambuco, primeiro porque congrega setores produtivos importantes, tais como o comércio, os serviços e o turismo, que são cadeias produtivas que dão pujança à economia do Estado. Paralelamente a isso, promovem um trabalho de responsabilidade social de destaque, com uma excelente qualificação profissional como desenvolvimento de ações sociais e de cidadania, que chegam à vida das pessoas que mais precisam”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

Estiveram presente no evento os deputados estaduais João de Nadegi e Mario Ricardo; o secretário estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE), Kaio Maniçoba; os secretários executivos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), Tereza Maciel e Kennys Bonatti; o prefeito de Aliança, Pedro Freitas; o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto; o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra; e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Governador participou de Missa na Matriz de Casa Forte

Ao lado da primeira-dama Ana Luiza Câmara e das filhas Clara e Helena, o governador Paulo Câmara dedicou a manhã desta quinta-feira (31.12) para agradecer a Deus por mais um ano que se encerra. O chefe do Executivo pernambucano, que participou de missa celebrada por Dom Genival Saraiva, na Igreja Matriz de Casa Forte, lembrou […]

IMG Aluísio Moreira_6

Ao lado da primeira-dama Ana Luiza Câmara e das filhas Clara e Helena, o governador Paulo Câmara dedicou a manhã desta quinta-feira (31.12) para agradecer a Deus por mais um ano que se encerra.

O chefe do Executivo pernambucano, que participou de missa celebrada por Dom Genival Saraiva, na Igreja Matriz de Casa Forte, lembrou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros em 2015, Pernambuco seguiu avançando e acumulando conquistas que ajudam a melhorar a vida da população.

Paulo também agradeceu a compreensão dos pernambucanos e garantiu: “Vamos continuar trabalhando por um Pernambuco melhor, mais forte, com mais emprego e melhores serviços públicos oferecidos ao nosso povo.”

IMG Aluísio Moreira_7

Também acompanharam a celebração, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanhado da esposa Cristina Mello e dos filhos Mariana, Rodrigo e Eduardo, e a ex-primeira-dama Renata Campos, com os filhos Miguel e João.

Do secretariado estadual estiveram presentes: Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Silvia Cordeiro (Mulher), Isaltino Nascimento (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária), Fred Amâncio (Educação) Marcos Baptista (Habitação) e João Suassuna (Executivo de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude).

Lula sanciona lei que inscreve Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Iniciativa homenageia político brasileiro, que faleceu tragicamente em 2014 num acidente aéreo durante a campanha presidencial O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 15 de outubro, o Projeto de Lei nº 3.148/2023, aprovado pelo Congresso Nacional, que confere o título de Herói da Pátria a Eduardo Campos, em cerimônia no Palácio do […]

Iniciativa homenageia político brasileiro, que faleceu tragicamente em 2014 num acidente aéreo durante a campanha presidencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, 15 de outubro, o Projeto de Lei nº 3.148/2023, aprovado pelo Congresso Nacional, que confere o título de Herói da Pátria a Eduardo Campos, em cerimônia no Palácio do Planalto. “Estou sinceramente agraciado por poder sancionar essa lei, porque acho que o Eduardo Campos precisa passar para a história como símbolo bom da política brasileira, como uma coisa boa que apareceu na política”, disse o presidente.

Durante a sanção, que contou com a participação da família de Eduardo Campos, Lula enalteceu a história do político, enfatizando a luta pela defesa da democracia e a proteção dos direitos das pessoas. “Nós aqui estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo a democracia, as pessoas menos favorecidas, as pessoas pobres desse país”, disse.

Entre 2004 e 2005, Campos foi ministro da Ciência e Tecnologia, durante o primeiro mandato do presidente Lula. Para o presidente, é fundamental que as próximas gerações conheçam a trajetória de Campos. “A gente está dando uma contribuição para que a gente tenha a responsabilidade de fazer com que aqueles que nasceram depois, aqueles que ainda são crianças, adolescentes, possam conhecer outro tipo de político nesse país.”

HOMENAGEM — Desde cedo, Eduardo Campos demonstrou inclinação para a política, seguindo os passos do avô, Miguel Arraes. O vice-presidente Geraldo Alckmin relembrou a personalidade de Eduardo. “O Eduardo Campos era uma pessoa de bem com a vida, o melhor contador de histórias que conheci, histórias memoráveis, da política, a verdadeira arte e ciência ao encontro do bem comum”.

O prefeito de Recife, João Campos, expressou orgulho pela trajetória do pai e disse que o momento, além da grande emoção, é de alegria ao ver o pai sendo reconhecido como Herói da Pátria. “Além de grande homem público, era um grande pai, uma pessoa presente, íntegra, completa e que merece as nossas lembranças”.

João Campos também destacou a importância do momento simbólico ao lado do presidente Lula e de outras personalidades. “Tenho certeza de que meu pai, onde estiver, está feliz de ver o senhor liderando o Brasil, feliz de ver nossa família reunida e de ver um time que acredita na política sentando junto na mesa, tendo responsabilidade com a democracia, generosidade com o povo e cuidado de poder representá-lo”, disse.

TRAJETÓRIA — Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 10 de agosto de 1965, na capital pernambucana, Recife. Aos 20 anos se formou em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi governador de Pernambuco por dois mandatos, de 2007 a 2014, e se destacou pela gestão inovadora e voltada para o desenvolvimento social e econômico. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ocupou cargos importantes como deputado federal.

Nas eleições de 2014, foi candidato à Presidência, com sua campanha ganhando destaque nacional. Neste mesmo ano, sua trajetória foi interrompida tragicamente quando faleceu em um acidente aéreo, aos 49 anos.

A viúva Renata Campos destacou a proximidade de Eduardo e o presidente Lula e refletiu sobre a importância de trazer exemplos de bons políticos para a juventude. “Estar vivendo esse dia aqui, onde o senhor faz esse registro, é uma coisa importantíssima para o Brasil, para as novas gerações, para as pessoas que acreditam na política, na democracia, que sabem da luta que vocês travaram e travam”, disse Renata.

ASTUR promove encontro estadual de secretários e dirigentes de turismo 

Este é o primeiro encontro desde o início da pandemia A Associação dos secretários e dirigentes municipais de turismo de Pernambuco (Astur) promoveu nesta sexta (03), a abertura do seu primeiro encontro estadual desde o início da pandemia.  Eleito durante a pandemia, o seu atual presidente, Edygar Santos, secretário executivo de Turismo de Afogados, só […]

Este é o primeiro encontro desde o início da pandemia

A Associação dos secretários e dirigentes municipais de turismo de Pernambuco (Astur) promoveu nesta sexta (03), a abertura do seu primeiro encontro estadual desde o início da pandemia. 

Eleito durante a pandemia, o seu atual presidente, Edygar Santos, secretário executivo de Turismo de Afogados, só hoje pôde oficialmente tomar posse, embora já exercesse a função desde a sua eleição. 

O encontro reúne representantes de mais de 70 municípios, de todas as regiões do Estado. O evento conta com o apoio da Amupe, Fundarpe, CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Governo de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá e hotel Portal de Gravatá, onde está ocorrendo o evento. 

Presentes à abertura, o ex-presidente da Astur, Paulo Sérgio Silva, vereador de Bonito; os Prefeitos de Afogados, Alessandro Palmeira; de Gravatá, Joselito Borges; de São José da Coroa Grande, Péu Lajes; de Betânia, Mário Flor; e de Agrestina, Josué Mendes. Também presentes o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, e Agricélia Genoíno, representante da Secretaria de Cultura do Estado. 

O presidente da Amupe, José Patriota, encaminhou um vídeo parabenizando os dirigentes presentes. 

A programação inclui palestras, mostra gastronômica, visitas técnicas e a assinatura de acordo de cooperação Astur/Amupe, parceria já exitosa na orientação dos municípios para adesão e acesso aos benefícios da lei Aldir Blanc, direcionando-os aos seus artistas.

“Agradeço a todos os secretários pelo carinho. Estamos num momento complicado, muitos perderam parentes, amigos, mas estamos animados, com o avanço da vacinação em nosso Estado, com a redução dos casos, para a retomada gradual das atividades turísticas. Vamos aqui debater temas importantes como a atualização do mapa do turismo brasileiro, a inclusão de mais municípios nesse mapa, e a retomada da lei Aldir Blanc,” destacou Edgar Santos, Presidente da Astur. 

“Quero saudar, de maneira especial, seja pela qualidade técnica, seja pelo seu humanismo, o nosso gestor do turismo, Edgar Santos. Vocês dirigentes de turismo, assim como os de cultura, tratam do que é intangível, do que representa o nosso modo de ser e estar no mundo, que são as nossas riquezas culturais, o nosso patrimônio natural e arquitetônico, gastronômico, do que nos marca e nos identifica enquanto povo”, enalteceu o prefeito Alessandro Palmeira. 

“Estamos hoje vendo germinar, colhendo os frutos, das sementes que plantamos lá atrás,” afirmou Rodrigo Novaes, secretário Estadual de Turismo, se referindo à interiorização do turismo em Pernambuco, iniciada ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. 

Durante a abertura, a Astur prestou uma homenagem póstuma ao músico Abimael Novaes, uma das vítimas da Covid-19 em Pernambuco, presença marcante nos eventos da associação. 

O evento termina neste sábado (04.09) com visitas técnicas a equipamentos  turísticos da cidade de Gravatá. Para se ter noção da importância do turismo para a economia dos municípios, 37,4% de cada Real que circula em Gravatá é oriundo do turismo.

De Afogados da Ingazeira, participam também o influenciador digital Pedro Acioly, o Corujão do Pepeu, e os secretários Ney Quidute, de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Augusto Martins, de Cultura e Esportes.