Notícias

O Blog e a História: a guerra entre Armando e Sérgio Guerra

Por Nill Júnior

A batalha verbal entre o senador Sérgio Guerra (PSDB) e o deputado federal Armando Monteiro Neto(PTB) continua a ocupar quase todo o espaço do noticiário político em Pernambuco.

Foi o que ocorreu ontem, nos jornais e, principalmente, nas emissoras de rádio, onde durante toda a manhã os dois estiveram se engalfinhando, numa troca de acusações que não para, e agora tem tudo para terminar na Justiça, a julgar por ameaças dos próprios contendores.

Eis alguns trechos da troca de ofensas ocorrida ontem nas rádios, onde a fala de ambos era quase simultânea em emissoras diferente. Ou seja, quando um ocupava o microfone de uma rádio, o segundo está em outra emissora, e assim foi durante boa parte da manhã.

Eis parte da pancadaria de ontem:  “Eu fiz de maneira dura essa reação porque, efetivamente, a minha honra e a minha dignidade pessoal eu não permito que possam ser atingidas por ninguém. Muito menos por uma figura desqualificada como o senador Sérgio Guerra, que teve envolvimento em episódios deprimentes relacionados com a CPI dos Anões do Orçamento”.(Armando)

“O senador é pequeno, ele faz essa política rasteira. Iniciou essa briga por conta de questões menores, relacionadas com problemas com o deputado Sílvio Costa (PTB), que entrou num município dele, lá na Mata Norte. Ou seja, é um coronel, é um velho coronel apegado a essas práticas políticas menores”.(Armando)

“Quero saber onde está o dinheiro (dos shows da Empetur) Alguma coisa nós temos que fazer. Podemos fazer até uma CPI das Festas aqui em Brasília. Tem oposição no Brasil, nós não nos entregamos não. Não pode comprar votos com dinheiro de festa e muito menos não fazer festa. Isso é um absurdo”. (Sérgio Guerra)

“Ele pode propor qualquer CPI, aliás, o senador tem um know how de CPI. Ele frequentou, aí sim, no banco dos réus, a CPI dos Anões do Orçamento, a CPI de triste memória. Ele pode, sim, propor uma CPI, de festas, do que ele quiser propor, é um direito que ele tem”. (Armando)
‘’Ele não pode falar nesse negócio de anão do orçamento, porque é uma acusação fraudulenta, e ele vai pra Justiça. E vai ser condenado. São acusações inverídicas, mentirosas, que a Justiça já derrubou várias vezes. Eu fui citado (na CPI) entre 81 parlamentares e o resultado da investigação sobre Sérgio Guerra é de que não há o que investigar, nem processo se formou. E esses caras ficam falando de mim”,(Sérgio Guerra)

“Essa questão da interpelação judicial é efetivamente uma hipótese, eu poderei fazer isso. Evidentemente, para resguardar a minha honra pessoal, posso fazer. No momento próprio, vou examinar essa questão”. (Armando) Em 17 de dezembro de 2009

Em 2009, patriota já falava em ser Estadual: o Secretário de Articulação Regional, José Patriota (PSB) disse que ainda faltam 10 meses para a eleição e vai esperar definição do Governador Eduardo Campos para confirmar e é ou não candidato a Deputado Estadual.

Patriota diz que seu trabalho agora como Secretário aumentou bastante, com uma agenda muita extensa.

Ele espera que a definição da sua candidatura ou não aconteça entre janeiro e fevereiro para que não fique muito próximo da eleição. Em 14 de dezembro de 2009.

 

Outras Notícias

MPPE investiga aumento de salários e verba de representação em Itaíba

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou o Inquérito Civil nº 01574.000.003/2025 para apurar possíveis irregularidades no aumento dos salários do prefeito e dos vereadores de Itaíba, previstos para entrar em vigor em 2025. A investigação também inclui a manutenção do pagamento da chamada “verba de representação” ao presidente da Câmara Municipal, o que, segundo […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou o Inquérito Civil nº 01574.000.003/2025 para apurar possíveis irregularidades no aumento dos salários do prefeito e dos vereadores de Itaíba, previstos para entrar em vigor em 2025. A investigação também inclui a manutenção do pagamento da chamada “verba de representação” ao presidente da Câmara Municipal, o que, segundo o MPPE, pode violar princípios constitucionais e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a portaria assinada pelo promotor de Justiça Pedro Felipe Cardoso Mota Fontes, datada de 29 de julho de 2025, as condutas em análise podem estar em desacordo com os princípios da anterioridade, legalidade e moralidade administrativa, além de contrariarem a Lei de Responsabilidade Fiscal. A jurisprudência do STF, especialmente o Recurso Extraordinário 650.898/RS, veda esse tipo de pagamento adicional aos presidentes de câmaras municipais.

A investigação teve origem no Procedimento Preparatório nº 01574.000.003/2025, que foi convertido em inquérito civil diante da necessidade de acompanhamento mais detalhado e do encerramento do prazo administrativo inicial.

Uma audiência extrajudicial foi realizada em 4 de junho deste ano com representantes da Câmara Municipal, a fim de orientá-los sobre as medidas legislativas e administrativas necessárias para adequar o regime remuneratório dos agentes políticos ao ordenamento jurídico.

O MPPE estabeleceu o sobrestamento (suspensão temporária) do inquérito até o dia 4 de setembro de 2025. Esse prazo foi concedido para que o Poder Legislativo municipal adote as providências indicadas e corrija eventuais ilegalidades.

A portaria será enviada ao Centro de Apoio Operacional (CAOP) correspondente, à Secretaria Geral para publicação no Diário Oficial e ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), conforme determina o protocolo institucional.

Preso assassino de Pedro Gabriel

Crime chocou e revoltou Afogados da Ingazeira  Na manhã desta terça-feira (04), no município de Afogados da Ingazeira-PE, a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia da 167ª Circunscrição, e com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, através do 23º BPM, deflagrou operação para o cumprimento de mandados de […]

Crime chocou e revoltou Afogados da Ingazeira 

Na manhã desta terça-feira (04), no município de Afogados da Ingazeira-PE, a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia da 167ª Circunscrição, e com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco, através do 23º BPM, deflagrou operação para o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão.

As medidas foram expedidas pelo Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira, Dr. Osvaldo Teles Lobo Júnior, após parecer favorável do representante do Ministério Público, Dr. Romero Tadeu Borja de Melo Filho.

O alvo da operação foi Elder Santos Souza, investigado pelo homicídio ocorrido no dia 26 de janeiro, que vitimou o jovem Pedro Gabriel Silva Gomes. A ação resultou na localização e prisão do investigado, que foi conduzido e se encontra à disposição da Justiça para responder pelo crime.

“A Polícia Civil de Pernambuco reforça seu compromisso com o combate aos crimes contra a vida, buscando garantir a segurança da população de Afogados da Ingazeira e região”, conclui a polícia em nota.

Governador recebe Marina Silva

O governador Paulo Câmara recebeu, neste quarta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, a ex-senadora Marina Silva, que disputou duas eleições presidenciais. Na pauta da conversa, temas como os cenários político e econômico do País; projetos na área de energia eólica tocados em Pernambuco, além de ações de empreendedorismo social e tecnologia. Também participaram […]

IMG Aluísio Moreira_25

O governador Paulo Câmara recebeu, neste quarta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, a ex-senadora Marina Silva, que disputou duas eleições presidenciais.

Na pauta da conversa, temas como os cenários político e econômico do País; projetos na área de energia eólica tocados em Pernambuco, além de ações de empreendedorismo social e tecnologia.

Também participaram do encontro a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, e o ex-deputado estadual Roberto Leandro.

Iguaracy: Prefeitura suspende programação da Festa de Janeiro por conta das chuvas

A Prefeitura Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa que, devido às chuvas intensas que atingem o município, especialmente na sede, a programação prevista para esta terça-feira (14), que contava com a apresentação do cantor Teto Fonseca, foi suspensa. A decisão foi tomada em consideração à segurança do público e […]

A Prefeitura Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa que, devido às chuvas intensas que atingem o município, especialmente na sede, a programação prevista para esta terça-feira (14), que contava com a apresentação do cantor Teto Fonseca, foi suspensa.

A decisão foi tomada em consideração à segurança do público e das equipes envolvidas na realização do evento. 

Para não deixar os amantes da música religiosa sem a oportunidade de prestigiar Teto Fonseca, a Prefeitura está trabalhando para viabilizar um novo momento para a apresentação do cantor em Iguaracy. Mais informações sobre a nova data serão divulgadas em breve.

“O prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves agradece pela compreensão de todos e reforça a importância da segurança em momentos como este”, diz nota da assessoria.

Gonzaga sobre irmão assassinado ao blog: “ajudei a criá-lo”

O velório do irmão do deputado Gonzaga Patriota, Ercílio Freire, acontecerá nesta segunda-feira (03), a partir das 20h, no SAF da Av. Sete de Setembro, em Petrolina. Já o sepultamento ocorrerá nesta terça , às 10h, no Cemitério Campo da Paz. O deputado Gonzaga Patriota em nota agradeceu todas as manifestações de carinho e apoio […]

O velório do irmão do deputado Gonzaga Patriota, Ercílio Freire, acontecerá nesta segunda-feira (03), a partir das 20h, no SAF da Av. Sete de Setembro, em Petrolina.

Já o sepultamento ocorrerá nesta terça , às 10h, no Cemitério Campo da Paz.

O deputado Gonzaga Patriota em nota agradeceu todas as manifestações de carinho e apoio nessa momento de dor e tristeza.

Em mensagem direta para este blogueiro via Whatsapp, Gonzaga comentou a relação com o irmão. “Estou muito triste. Este menino não era apenas um irmão. Eu o ajudei a criá-lo”. O caso tem repercussão na imprensa nacional.

A polícia investiga o caso. Sabe-se que duas pessoas estariam sendo investigadas. O crime teve características de execução. Os delegados responsáveis pelo caso investigam as relações de amizade da vítima.  Dentre as possibilidades,  crime passional.