Nova Via mantém pré-candidaturas, não descarta alianças em 2020 e defende Marcus Godoy no grupo Luciano Duque
Por Nill Júnior
Declarações foram feitas pelo empresário e pré-candidato do grupo, Elyzandro Nogueira, à Serra FM
O empresário e pré-candidato pela Nova Via em Serra Talhada, Elyzandro Nogueira (Cidadania) foi o entrevistado desta terça-feira (30) da série realizada pela Rádio Serra FM. Na bancada do Serra FM Notícias, ele defendeu uma oxigenação na política de Serra Talhada, embora não tenha descartado possibilidade de aliança com outros grupos em 2020.
“A gente achou viável participar diretamente da discussão política da nossa cidade, até porque a polarização é muito grande e o cidadão fica a mercê da escolha de dois grupos políticos. Temos esse projeto e estamos tentando viabilizar uma candidatura majoritária. […] Em Serra Talhada as terceiras vias sempre foram para formar uma vice, compor uma secretaria ou participar de um projeto que não seja delas. Essa é uma nova via que surge sem amarras, sem dependência de nenhum político da região. Mas a gente tem discutido que é muito cedo para montar uma conjuntura”, afirmou.
Sobre alianças com os grupos de Luciano Duque ou Sebastião Oliveira, o empresário preferiu não fechar portas, mas demonstrou preferência pela candidatura de Marcus Godoy no grupo governista. “A gente vai analisar projetos, caso nossa via não seja concretizada na majoritária a gente vai olhar projetos, de um lado e de outro. A gente não tem o que escolher, temos algumas opções que a gente gostaria, até porque a gente tem idéias semelhantes, que seria a candidatura de Marcus Godoy pelo lado de Luciano Duque, a gente converge as idéias, mas estamos abertos para analisar projetos”, adiantou Nogueira, não descartando alianças também com o PSL e com Marquinhos Dantas.
Sobre a desistência de uma candidatura pelo Partido Novo, alegou dificuldades em atender as exigências da sigla para formação de um diretório municipal. “Infelizmente não foi possível a gente viabilizar pelo Partido Novo porque o Novo tem uma metodologia muito organizada e não quer depender de dinheiro público para fazer política. A política é bancada pelos associados. Teria que ter no mínimo 150 pessoas filiadas para montar um diretório municipal e tentar viabilizar uma candidatura”, explicou o empresário, filiado recentemente ao Cidadania, cujo partido ficará sob sua presidência na Capital do Xaxado.
A Secretaria de Saúde de Itapetim, por meio da Vigilância em Saúde, atingiu 93% das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) em 2023. Esse desempenho colocou Itapetim em destaque, figurando entre os oito municípios de Pernambuco que cumpriram 12 metas e conquistando o 1º […]
A Secretaria de Saúde de Itapetim, por meio da Vigilância em Saúde, atingiu 93% das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) em 2023.
Esse desempenho colocou Itapetim em destaque, figurando entre os oito municípios de Pernambuco que cumpriram 12 metas e conquistando o 1º lugar na X Regional de Saúde composta por 12 municípios.
Entre os indicadores trabalhados estão o registro de óbitos e nascimentos nos sistemas do Ministério da Saúde, o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, o diagnóstico e tratamento de doenças negligenciadas, e o acompanhamento da vacinação de crianças menores de um ano, entre outros.
“Esse resultado é fruto de ações integradas com a Atenção Primária e do comprometimento do Governo Municipal que tem apoiado de forma decisiva a saúde pública. Mais uma vez, Itapetim demonstra que investir em saúde é investir em qualidade de vida para sua população”, destacou a assessoria em nota.
O Governo de Pernambuco realizou, nesta terça-feira (13), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um evento com foco na proteção de crianças e adolescentes para capacitar agentes da gestão de riscos e desastres. Por meio do “Diálogos pela proteção: crianças e adolescentes no contexto de desastres e comunicação de […]
O Governo de Pernambuco realizou, nesta terça-feira (13), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um evento com foco na proteção de crianças e adolescentes para capacitar agentes da gestão de riscos e desastres. Por meio do “Diálogos pela proteção: crianças e adolescentes no contexto de desastres e comunicação de risco”, o encontro articulado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil reuniu representantes de diversos órgãos de Defesa Civil e secretarias com o objetivo de integrar as ações executadas nesta área do Litoral ao Sertão.
Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, destacou que a iniciativa é mais uma ação para apoiar os municípios pernambucanos, além de unificar o apoio a crianças e adolescentes em situações de desastres. “Nós estamos trazendo, de maneira inédita, uma abordagem para capacitar esses agentes do ponto de vista das crianças em situação de desastres, pois elas são as mais vulneráveis e as que mais sofrem nos desastres advindos das mudanças climáticas. Vamos nos aperfeiçoar cada vez mais para entregar um serviço de qualidade e ter sempre a pronta resposta em situações de emergência”, disse Priscila.
O encontro, que aconteceu no plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife, reuniu representantes de órgãos e entidades das esferas federal, estadual e municipal, promovendo um momento de construção coletiva para planejar e organizar ações integradas diante de eventos extremos, muito comuns no Agreste, Zonas da Mata e Região Metropolitana do Recife.
Para o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho, o papel central do evento é orientar os mais diversos atores estaduais e municipais sobre o modo ideal de atuação junto a crianças e adolescentes em momentos em que eles estão particularmente fragilizados. “Este é um grupo vulnerável, que tem, até na nossa legislação, uma primazia fundamental no atendimento, principalmente em situação de desastre. A capacitação visa trazer a experiência internacional que a Unicef tem para preparar bem todos esses agentes”, observou.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, apontou que esse tipo de ação é fundamental para preparar os municípios para o enfrentamento aos momentos de crise. “Há cerca de duas semanas nós fizemos um seminário sobre o início da quadra chuvosa, para que a gente se preparasse, e agora esta é mais uma ação de capacitação e instrução, de como agir e amparar crianças numa situação de desastre”, afirmou.
“Nas situações de crise é que nossas crianças e adolescentes têm os direitos violados, e é nesse momento que a gente precisa atuar. O evento desta terça mostra que todo o Governo de Pernambuco está preocupado com eles”, acrescentou a secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles.
A especialista nacional de emergência do Unicef, Isabela Villwock, celebrou a preocupação do Estado de Pernambuco em garantir que crianças e adolescentes sejam bem assistidos em situações de desastre. “A presença de tantas pessoas e tantos órgãos nesse evento é reflexo do compromisso do Estado e dos municípios em fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. Proteger esse grupo em momentos de desastre e de emergência deve ser prioridade”, afirmou Isabela.
Também participaram do evento a secretária executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira; o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli; a gerente-geral de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Kamylla Godê; entre outras autoridades.
Para que não haja qualquer dúvida sobre a exata situação em se encontra o Concurso Público da Prefeitura de Tuparetama, a Secretaria Municipal de Administração presta os seguintes esclarecimentos: A decisão é bastante clara quanto aos seus efeitos, ou seja a “SUSPENSÃO DO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS, DEFLAGRADO POR MEIO DO […]
Para que não haja qualquer dúvida sobre a exata situação em se encontra o Concurso Público da Prefeitura de Tuparetama, a Secretaria Municipal de Administração presta os seguintes esclarecimentos:
A decisão é bastante clara quanto aos seus efeitos, ou seja a “SUSPENSÃO DO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS, DEFLAGRADO POR MEIO DO EDITAL Nº 001/2016, ATÉ O MÊS DE JANEIRO DE 2016, EM VIRTUDE DO ALERTA DE RESPONSABILIZAÇÃO EMITIDO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO”. Portanto, o concurso não foi cancelado, mas suspenso até sua retomada em janeiro de 2017;
Neste ponto, é oportuno esclarecer aos candidatos, que esta semana seria liberado no Portal da Empresa IDHTEC, organizadora do concurso, o cartão definitivo de inscrição com os locais e horários das provas escritas, as quais seriam todas realizadas no Município de Tuparetama. Como consequência do alerta já mencionado nesta Nota de Esclarecimento, isto não mais acontecerá, ficando a divulgação desta informação condicionada à retomada do certame em janeiro de 2017.
Embora a suspensão do concurso ocasione dúvidas aos candidatos, o Município de Tuparetama, junto à Comissão Municipal de Concurso Público e a IDHTEC, reafirmam o absoluto compromisso com o respeito e a defesa da legislação de nosso país, razão pela qual cumpriu imediata e fielmente a decisão emanada da Corte de Contas do Estado de Pernambuco. Enquanto isto, ficaremos mantendo informados nossos candidatos através de notícias publicadas em nosso portal sobre todos os fatos novos que surgirem.
REAFIRMAMOS, TAMBÉM, NOSSO TOTAL COMPROMISSO EM GARANTIR TODOS OS DIREITOS DOS CANDIDATOS INSCRITOS NO CERTAME. Alguns já nos têm indagado sobre a possibilidade de devolução da taxa de inscrição. Esclarecemos que O CONCURSO NÃO FOI CANCELADO, MAS SUSPENSO, razão pela qual não há que se cogitar desta possibilidade. Continuaremos prestando aos nossos candidatos todas as informações relativas ao concurso tanto através do atendimento telefônico como através de email conforme o que consta no comunicado de suspensão, comunicado este ao qual respeitosamente pedimos que seja publicado juntamente com a presente Nota de Esclarecimento.
Assim sendo, nada mais havendo a tratar, pedindo desculpas pela demora na publicação dos devidos esclarecimentos, a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Tuparetama se coloca à disposição de todos para sanar quaisquer outras dúvidas, através dos seguintes canais:
A pesquisa explica a política Vivo repetindo o que diz a manchete acima há anos. Nem lembro quantas dezenas de vezes já disse que “a pesquisa explica a política”. Tivemos mais duas provas disso com as duas pesquisas do Instituto Múltipla divulgadas ontem. Em Serra Talhada, a pesquisa estimulada divulgada na Cultura FM mostrou a […]
Vivo repetindo o que diz a manchete acima há anos. Nem lembro quantas dezenas de vezes já disse que “a pesquisa explica a política”. Tivemos mais duas provas disso com as duas pesquisas do Instituto Múltipla divulgadas ontem.
Em Serra Talhada, a pesquisa estimulada divulgada na Cultura FM mostrou a atual prefeita Márcia Conrado com 62% das intenções de voto, contra 20% do principal oposicionista, Miguel Duque, do Podemos, além do médico Luiz Pinto, do PSOL, e o Sargento Jucélio, do PL, com 2% e 1%, respectivamente.
Todos os fatores políticos dessa eleição até aqui vão dando à atual prefeita um cenário que, até o momento, desenha uma eleição mais folgada que a de 2020, quando ela teve 60,54% dos votos contra 22,27% de Socorro Brito e 13,4% de Victor Oliveira, além dos 3,78% de Marquinhos Dantas.
Márcia no curso da pré-campanha eliminou seu principal adversário, Luciano Duque, atraiu à exceção dele todos os principais ex-adversários, como Carlos Evandro, Sebastião Oliveira e até Marília Arraes. Graças à essa articulação, tem o palanque mais amplo dessa eleição, em uma raríssima composição que vai da governadora Raquel Lyra, passando por Lula e indo até o prefeito João Campos. E um governo com 71% de aprovação.
Do outro lado, Duque teve pouca velocidade e possibilidade de reação, lançou o jovem e não menos preparado filho Miguel, mas com pouco tempo para a disputa, além das dificuldades naturais de quem, pelo exercício da atividade profissional, viveu menos o ambiente de Serra Talhada. Tem menos tempo para apresentar propostas e atacar o palanque no guia e no corpo a corpo, um grupo muito menor que ficou e o enfrentamento da máquina, que seria um desafio para o próprio pai.
As questões anteriores e posteriores, se Márcia foi correta ao romper e para eles “trair quem lhe apoiou e projetou há quatro anos”, como será para a prefeita gerir um grupo tão amplo, quais as consequências da denúncia de compra de votos gravada e que foi parar no MPE, da acusação da oposição de desvio dos combustíveis na gestão e de finalidade da aplicação de dinheiro do Fundeb são importantes, mas não estão conseguindo ter efeito eleitoral, o que é diferente nos três últimos casos do efeito jurídico, que vai caber a quem julga as questões apontadas, após defesa, direito ao contraditório e análise das provas apresentadas. Registre-se, a gestão vem negando essas acusações, dizendo que elas não prosperarão, que não há dolo ou mal versação do dinheiro público, e que são plenamente defensáveis. A oposição diz o contrário. A justiça vai definir quem está com a razão.
O fato é que, eleitoralmente falando, com praticamente quinze dias de campanha pela frente, não há na história recente nada parecido em se tratando sequer de uma aproximação maior de quem tem 20% para quem tem 62%. É um fato matemático, sólido, indubitável. Márcia se encaminha para uma vitória acachapante.
Quanto a Afogados da Ingazeira, o quadro de relativa estabilidade em dois meses de uma pequisa pra outra, favorece obviamente quem está na frente: o atual prefeito Sandrinho Palmeira. Com 52% das intenções de voto contra 31% do candidato oposicionista, Danilo Simões, o atual gestor se aproxima da vitória pelo implacável fator chamado tempo. Com a campanha mais curta, não há cenário que aponte a princípio uma virada. Isso porque todos os eventuais pontos vulneráveis da gestão da Frente Popular aparentemente já foram explorados, mas não há uma sensibilização que indique um fato novo na campanha.
Danilo é o candidato mais competitivo da oposição desde a própria mãe, Giza Simões, em 2012. Mas de lá pra cá a sequência de governos de José Patriota duas vezes e a Sandrinho 1.0 abrigou pela ausência de nomes mais fortes um percentual importante de militantes e aliados que eram da histórica União Pelo Povo. Numa referência rasteira, o convencimento de quem está com a máquina é muito mais sedutor do que o de quem está na planície. Além disso, convenhamos, José Patriota, diferente de Totonho Valadares, foi habilidoso ao invés de alimentar a histórica divisão com o grupo de Giza, acolher, abrir os braços, receber. Claro, o ambiente também era outro, com uma adversária forte e que se equiparava, se serve para defesa de Valadares. Patriota não enfrentou esse cenário após bater a ex-prefeita, que morreu menos de um ano depois, sem deixar sucessor natural. Isso em oito anos aumentou o capital eleitoral da Frente Popular, a ponto de Sandrinho Palmeira, mesmo pagando mais o preço da “fadiga de material” e de não repetir a mesma aprovação histórica de Patriota, sempre acima dos 80%, manter boa musculatura eleitoral.
Claro que há outros fatores e efeitos colaterais: o grupo de Danilo é menor, a se levar em conta a projeção dos candidatos a vereador e a gestão Sandrinho, ainda ela, se não repete o guru político, melhorou nos últimos meses, o opositor tem menos chão de pré-campanha e campanha que o atual prefeito, para parte dos que analisam, realmente há carência de quadros mais qualificados em seu entorno, que existem, mas em menor número, estrategistas, etecétera. Como parece para muitos que em qualificação os dois nomes se equivalem, são esses fatores que parecem pesar: Sandrinho melhorou a percepção de gestão, tem um grupo mais articulado e heterogêneo, alinhamento com forças e um grupo de lideranças que tem mais influência na decisão de voto nessa região e com isso, supera o desgaste apontado de parte do palanque.
O que fica pra responder é o que vai dizer a última pesquisa, na semana do pleito e, principalmente, o vamos ver da votação. Aparentemente é esse dado que vai indicar muito mais sobre 2028 do que sobre 2024. Um exercício interessante é saber para onde vão os que dizem estar indecisos ou que não opinaram: 14%. Diz a máxima que a tendência é de que parte desse percentual opte “pelo que vai ganhar” e parte, migre para a oposição. Para onde essa balança vai pender mais pode estar a resposta sobre os caminhos da próxima eleição. Detalhe: com uma configuração provavelmente muito diferente da atual. Haja simulação…
Projeções
Hoje, em votos válidos, esse resultado de Afogados daria 62,6% a 37,4% pró Sandrinho. O prefeito manteria seu capital eleitoral de 2020 (64,15%) e Danilo, cresceria em relação a Zé Negão (32,77%). Só que, se Danilo consegue herdar uma fatia maior dos indecisos e ir à casa dos 40% ou mais, para muitos se credencia para a próxima eleição. Isso claro, também terá a repercussão da gestão 2.0 do atual prefeito.
Será?
Em Serra Talhada, se não houver um fato novo, pelo que apontam as pesquisas, Márcia Conrado pode chegar a mais de 70% dos votos válidos. Um assombro em se tratando de Capital de Xaxado. Nenhum político contemporâneo chegou a esse percentual.
Haja pesquisa
Essa semana será marcada por levantamento do Instituto Opinião e Blog do Magno em Afogados da Ingazeira, a ser divulgada à zero hora da quarta-feira, dia 18. Com 350 entrevistados, o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2% para mais ou para menos. Detalhe é que o levantamento foi feito dia 12 de setembro, um dia depois do levantamento feito pelo Múltipla.
Arcoverde
Na mesma data, meio dia, sai levantameto do Instituto Múltiopla com o cenário em Arcoverde, no Portal do Sertão. Contratada pelo Blog, foram 420 entrevitados dia 12 de setembro, com intervalo de confiança estimado de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,8%. Na última, de 2 de agosto, Zeca Cavalcanti tinha 51% das intenções de voto contra 28% da ex-prefeita Madalena Britto. João do Skate apareceu com 3%.
E tem mais
A Naipes registrou pesquisas em Carnaíba e Iguaracy, para divulgação dia 16 na Terra de Zé Dantas e na de Maciel Melo. E pra não perder o costume como cidade com mais pesquisas divulgadas de tudo que é instituto que se possa imaginar, São José do Egito tem mais duas registradas: uma do Instituto Conecta, para dia 16 e outra, do Datacensus, para dia 17.
Sem repeteco
Para evitar que haja repeteco de temas, como no primeiro debate com candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira, o debate dos vices tem uma regrinha que não permite a repetição temática entre as perguntas de ouvintes e o bloco temático. Daniel Valadares e Edson Henrique estão confirmados, segunda, 10 da manhã.
Melhor assim
Nos debates das cidades da região, a Rádio Pajeú está orientando para que não haja a convocação de militâncias. No acesso à emissora, apenas os candidatos e seus assessores, além da assessoria jurídica e equipe da Rádio Pajeú. Na terça, dia 17, os candidatos à Prefeitura de Carnaíba, Berg Gomes (PSB) e Ilma Valério (Republicanos) discutem o futuro da Terra de Zé Dantas às 10 horas. E na quarta, dia 18, o debate é com os candidatos à Prefeitura de Iguaracy. Foram convidados Albérico Rocha, do PSB e Dr Pedro Alves, do PSDB.
Polêmica e processo contra candidata de Sertânia
O jornalista Magno Martins disse ter confirmado com o empresário Airon Duarte as informações sobre um bombástico vídeo que viralizou pelas redes sociais em Sertânia, envolvendo a candidata do PSDB à prefeita, Pollyana Abreu. A empresa de Pollyana é alvo de um processo movido pelo empresário pela fundação mal feita do Posto Cruzeiro de Tacaimbó, com prejuízo de R$ 7 milhões causado pela P Barbosa de Abreu e Cia, de Pollyana. Uma auditoria confirmou o mal feito, segundo o empresário.
Debate do Finfa e da Gazeta com candidatos de SJE
O Debate do Finfa entre Fredson Brito e George Borja será na terça, dia 17, às 20 horas no Cine São José, Afogados da Ingazeira, com retransmissão das redes do blogueiro e pela Gazeta FM. Já a emissora do Grupo Fênix realiza o seu debate dia 21, 9h na sede da emissora. Haverá separalção das militâncias, que ficarão entre a Drogaria Poupe Já de um lado, e na sede dos Correios do outro. A PMPE ajudará a manter o distanciamento social e político. Quanto a perguntas para o Debarte do finfa, as perguntas podem ser enviadas previamente através do link www.blogdofinfa.com.br/debatesaojose.
Frase da semana:
“Você acabou de ganhar o kit de prevenção do câncer de próstata”.
Do Dr Luiz Pinto (PSOL) para esse jornalista, nas considerações finais do Debate da Cultura FM. A frase quebrou o clima de um debate relativamente tenso na última quarta. O vídeo com a brincadeira correu o país.
Neste domingo (20), o deputado federal Danilo Cabral, que busca a reeleição, inaugurou seu comitê eleitoral em Casa Forte, Recife. A casa conta com bicicletário, acessibilidade plena e um quintal amplo onde irá funcionar o”Bar 4010″. Os candidatos majoritários Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho estiveram na inauguração.
Neste domingo (20), o deputado federal Danilo Cabral, que busca a reeleição, inaugurou seu comitê eleitoral em Casa Forte, Recife. A casa conta com bicicletário, acessibilidade plena e um quintal amplo onde irá funcionar o”Bar 4010″. Os candidatos majoritários Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho estiveram na inauguração.
Você precisa fazer login para comentar.