Notícias

V Geres: nova Gerente assume prometendo atuação plena em 21 cidades

Por Nill Júnior

DSC_1784

Aprovada por meio de processo seletivo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde e homologado no final de maio no Diário Oficial do estado, Catarina Tenório assumiu a V Gerência Regional de Saúde – V GERES, sediada em Garanhuns, Agreste Pernambucano.

Depois de reuniões na capital, com o Secretário  Iran Costa, e ao lado dos novos gestores regionais das 11 outras gerências, Catarina iniciou seu trabalho em Garanhuns nesta terça-feira. Ela foi recebida por Dr. Luiz Melo, diretor do Hospital Regional Dom Moura, que respondia interinamente pela regional, além de todos os coordenadores, com os quais já teve sua primeira reunião de trabalho.

“Chego com a missão de somar, integrar cada vez mais os equipamentos estaduais existentes como o Hospital Regional Dom Moura, UPAE, Hemocentro Garanhuns, Laboratório Regional e Farmácia de Pernambuco com os 21 municípios de nossa abrangência pois tenho certeza de que com o nosso trabalho em equipe colheremos sempre bons frutos”, prometeu a nova gestora regional. Catarina Tenório é especialista em Direito Sanitário.

Outras Notícias

Homenagem: o legado de José Mariano de Brito

Por Magno Martins Deus chamou, hoje, bem cedinho da madrugada, de um sopro quando dormia, um sertanejo valente de 87 anos, de um oceano inteiro de sabedoria sem nunca ter lido uma só palavra por causa da escravidão do analfabetismo. Seu nome de batismo: José Mariano de Brito, pai do meu sogro, o ex-deputado Antônio […]

Por Magno Martins

fa5594c193Deus chamou, hoje, bem cedinho da madrugada, de um sopro quando dormia, um sertanejo valente de 87 anos, de um oceano inteiro de sabedoria sem nunca ter lido uma só palavra por causa da escravidão do analfabetismo. Seu nome de batismo: José Mariano de Brito, pai do meu sogro, o ex-deputado Antônio Mariano de Brito, e avô de minha esposa Aline Mariano, vereadora licenciada da Cidade do Recife, secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da gestão Geraldo Júlio.

Criado no trabalho árduo do preparo da terra, no saudoso sítio São João, onde veio ao mundo num parto iluminado por um candeeiro, “seu” José Mariano não teve direito de ir à escola para aprender a ler e com a leitura desvendar o mundo. Seus pais, muito pobres, enxergavam nos filhos uma espécie de exército familiar para angariar o pão de cada dia, conquistado a duras penas. O ofício não era nada fácil. Era a roça debaixo de um sol escaldante. Ali, garoto, compreendia que todo dia era dia de vencer, como ensinou o seu pai.

Inspirado no velho pai, “seu” José Mariano buscou novos horizontes fugindo da terra seca, árida e ardente do Sertão. Viu, aos 15 anos, sem cair do céu como milagre, a primeira moeda entrar no seu bolso fruto do seu suor. Com ela, traçou, como um arquiteto, o plano para escapar da escravidão nas terras de vidas secas. Surgia ali seu primeiro novo meio de vida: o comércio.

Na verdade, uns bagulhos ofertados na incrível vitrine de um pneu de carro usado, mas que lhe serviram de modelo e inspiração para virar de fato um comerciante audacioso e respeitado. Como Deus dá a quem trabalha, o velho caminhou bem longe, andou léguas e léguas, sem botas de sete léguas, com a enorme capacidade que tinha, de não sair de perto de si mesmo nem da sua gente sertaneja.

Dizia ele: “Tenho esperança, quando parece que não vou conseguir. Uma nova esperança surge para mim no meu interior, e então eu tomo alento, respiro fundo e continuo andando, lutando e vencendo”.

Lutou e venceu! Foi o maior comerciante de estivas de Afogados da Ingazeira, reinando absoluto por muitas décadas. O analfabetismo nunca lhe impôs medo e nunca o impediu de caminhar no destino das terras prometidas, a sua Canaã.  Desde muito cedo, fez a mais segura caminhada.  Nunca vi – e convivi com ele de perto – um matuto tão esperto, tão sábio, tão dócil. Não sabia escrever uma só palavras, mas era um fidalgo.

Fazendeiro realizado até o último dia de sua vida, convivia com uma docilidade incrível entre os animais como se fossem seres humanos. Os tratavam por nome. A relação entre ele as vacas, os bois e os bezerros mais parecia de pai e filho. O gado o reconhecia de longe pelo seu jeito lindo e amoroso de pastorear o seu rebanho.

De olhos verdes encantadores e sedutores, era fino no trato, educado, manso, incapaz de qualquer indelicadeza com o próximo. Um sábio não se inventa, já li nas Escrituras. Ele sabia que para caminhar entre pedras e espinhos teria que herdar e adotar ao mesmo tempo a sabedoria de Paulo e a paciência de Jó. Vencer, para ele, era ver o horizonte, mesmo que a névoa tentasse encobrir.

Se não teve o direito aos bancos escolares, para desvendar as letras e voar como águia na conquista do mundo, o sábio Mariano percebeu, num facho de luz, acendida pelo Deus que abria os seus caminhos, que sem educação o homem raramente, como ele, consegue transpor as barreiras da vida.

“Só morrerei um dia em paz e feliz quando ver todos os meus filhos formados”, costumava dizer. Deus ouviu a sua prece. Dos 13 filhos, todos viraram gente na vida pela dedicação aos estudos. Aos poucos, um a um, foi celebrando entre os filhos os anéis dourados que entravam nos seus dedos, produzidos pelo queimar das pestanas de muitas noites insones, para romper com dignidade as etapas que as universidades impõem.

Sua felicidade não foi restrita apenas à formação acadêmica dos filhos. Na política, também realizou-se. Os filhos que embalaram os sonhos do velho exibiram canudos em Direito, Letras, Psicologia, História e tantas outras ciências. Festejou mais tarde, entre 31 netos e 34 bisnetos, a graça de ter uma neta aprovada no vestibular de Medicina. Isso não cai do céu. Foi ensinamento do sábio sertanejo, que viveu outros momentos de glória.

Já na política, abriu um bocado de champanhes para comemorar vitórias, a maior delas a eleição do primogênito Antônio Mariano, aos 24 anos vereador de Afogados da Ingazeira e aos 28 anos prefeito do município. Desconfio que seu José era profeta. Só ele dizia que o filho, tão logo cumprisse a missão de prefeito, viraria deputado. E assim a graça foi concebida com a anuência do espírito santo. As urnas deram a Antônio quatro mandatos na Assembleia Legislativa.

Na política, que é destino, segundo Tancredo, mais um filho do velho profeta também saiu consagrado das urnas: Heleno Mariano, vereador de Afogados da Ingazeira. Também da família, dois irmãos tiveram mandato parlamentar no município e outro irmão, no Recife, Alfredo Mariano, assim como dois sobrinhos e dois netos vereadores: Igo, em Afogados da Ingazeira, e Aline Mariano, no Recife, hoje secretária municipal.

“Seu” José Mariano deixou o legado de um pai forte, nobre, compreensivo, distinto, amigo. Para os jovens, outro legado se expressa aqui por uma frase impressionante, lembrada hoje pela filha Aline, do seu segundo casamento: “Quem tem vergonha, não faz vergonha”. Sabe por que ele dizia isso? A honra e a honestidade vêm de dentro, são natos. O que muitas vezes, diga-se de passagem, faltam em muitos doutores de anel de ouro e brilhante.

O sábio sertanejo se foi nos deixando muita saudade, mas a certeza de que com os seus ensinamentos e a sua vida aprendemos a ter uma melhor compreensão do mundo. Dele, fica a lição: nunca deixe que ninguém impeça você de sonhar, nem se essa pessoa for o seu pai. “Seu José Mariano, amado por filhos, netos, bisnetos e sua gente sertaneja, vai permanecer como uma foto 3X4 guardada no álbum de recordação dos nossos corações.

Que Deus o tenha!

Serra: Nova Via se reúne e traçar estratégia para 2020

De olho nas eleições de 2020 o grupo político Nova Via se reuniu com alguns integrantes para discutir metas e ações para o crescimento em Serra Talhada. O grupo político tenta se fortalecer para ter candidaturas nas eleições municipais, rivalizando com os grupos tradicionais, o do prefeito Luciano Duque (PT) e do Deputado Federal, Sebastião […]

De olho nas eleições de 2020 o grupo político Nova Via se reuniu com alguns integrantes para discutir metas e ações para o crescimento em Serra Talhada. O grupo político tenta se fortalecer para ter candidaturas nas eleições municipais, rivalizando com os grupos tradicionais, o do prefeito Luciano Duque (PT) e do Deputado Federal, Sebastião Oliveira (PR).

“Uma reunião muito positiva, muitos que fazem parte do projeto não puderam comparecer, mas os que vieram ficaram bastante empolgados e com muita vontade de vestir a camisa para apresentarmos algo novo à população de Serra Talhada”, disse o empresário Elyzandro Nogueira.

“Não tenho dúvidas de que vamos crescer muito, por isso nossa intenção é difundir mais nossas idéias, projetos, para atrairmos mais pessoas para apoiar esse projeto, que visa tão somente construir uma participação mais efetiva do cidadão, na construção de uma cidade ainda melhor”, completou.

O grupo aposta no discurso do enxugamento das contas públicas para gerar economia aos cofres públicos, eficiência dos serviços e nas indicações de técnicos para a gestão. “Esse é o modelo novo, para fazer a política velha, da ineficiência dos serviços, do estrangulamento da maquina com pessoas penduradas na gestão, sem dar uma boa colaboração, isso a gente já vê por ai”, disse Glewbber Mourato.

O bancário defende um modelo de gestão mais participativa. “Estamos buscando apresentar um modelo de gestão e de participação da população mais eficiente e transparente, o povo cansou ‘do tapinha nas costas’ e de obras eleitoreiras. O dinheiro do povo tem que ser respeitado e nós queremos somar junto com aqueles que desejam contribuir com um novo projeto político em Serra Talhada, por não concordar que as mesmas pessoas se revezem no poder com as mesmas promessas”.

Bolsonaro quer impeachment de Moraes no primeiro semestre de 2023

Se reeleito, Jair Bolsonaro planeja apresentar em 2023 um novo pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, considerado pelo presidente o arqui-inimigo do governo. O objetivo de Bolsonaro, já compartilhado com alguns de seu círculo mais próximo, é tirar Moraes do Supremo nos primeiros seis meses do ano. A argumentação do […]

Se reeleito, Jair Bolsonaro planeja apresentar em 2023 um novo pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, considerado pelo presidente o arqui-inimigo do governo. O objetivo de Bolsonaro, já compartilhado com alguns de seu círculo mais próximo, é tirar Moraes do Supremo nos primeiros seis meses do ano.

A argumentação do novo pedido a ser apresentado, não se sabe ainda se pelo presidente novamente ou se por algum senador da base aliada, deve seguir uma toada parecida com o pedido de 2021.

Em agosto do ano passado, o pedido apresentado por Bolsonaro acusou Moraes de ter decidido em processos nos quais deveria ter se declarado suspeito e de proceder “de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”.

Desta vez, além de repetir as acusações, a ideia é apontar uma suposta parcialidade do ministro na condução do processo eleitoral, à frente da presidência do TSE.

No ano passado, o pedido foi rejeitado por Rodrigo Pacheco, que afirmou não ter visto fundamentos jurídicos para a abertura de um processo contra Moraes.

Entre os aliados do presidente, a ideia é que, desta vez, o eventual apoio do Planalto a algum candidato a presidente do Senado inclua a condição de que será aberto o processo contra Moraes.

Em entrevista à jornalista Isadora Teixeira, Bia Kicis explicitou o raciocínio por trás de tirar o mandato de um ministro do STF. “Bastaria um”, afirmou, referindo-se a uma guinada do tribunal em decorrência do impeachment, numa postura que, para os bolsonaristas, seria mais republicana em relação ao Executivo. As informações são do Metrópoles.

Natal Triunfo será aberto neste sábado

Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até  6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo. Um dos destinos mais procurados por […]

Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até  6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas

As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo.

Um dos destinos mais procurados por turistas e moradores que querem vivenciar as festividades de fim de ano, a cidade se preparou para a festa realizada pela a Prefeitura Municipal, o Sesc Pernambuco e o Governo do Estado, via Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, que este ano terá como tema “Janelas de Triunfo”.

Com a expectativa de receber cinco mil pessoas, a abertura do ciclo natalino acontecerá a partir das 19h45, no Theatro Cinema Guarany. Lá, o “Concertos de Dezembro”, com Orquestra Isaías Limas, George Magno e Cidinha e Zé Marques vão iniciar a programação. Às 22h30, os Seresteiros de Triunfo conduzirão o público em cortejo pelas ruas da cidade. No dia seguinte, os triunfenses e visitantes poderão apreciar o “Corredor Cultural da Matriz à Casa dos Caretas – De Janelas Abertas”, com várias apresentações artísticas iniciadas em frente à Casa do Careta até a Cachaçaria e em frente à Igreja Matriz.

Um dos destaques da programação é o show do cantor Moacyr Franco, no dia 14 de dezembro, às 22h, no Theatro Cinema Guarany, que recebe antes, às 20h a Banda Forró do Candeeiro com Igor Alves, Fátima Barros e Thiago Alexandre. Até o dia 6 de janeiro, a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário, com a participação do Pastoril Viver de Goiana, Maracatu de Baque Solto e Orquestra Isaias Lima. A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).

Programação

7/12 – Sábado
19h45 – “Abertura do Natal Triunfo 2019” | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Concertos de Dezembro, com Orquestra Isaias Lima e Convidados
22h30 – Apresentação dos Seresteiros de Triunfo com cortejo pelas ruas da cidade

8/12 – Domingo
19h – De Janelas Abertas – Corredor Cultural da Igreja Matriz à Casa dos Caretas, com a participação da Orquestra Sanfônica de Carnaíba
Domingos na Matriz | Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Cambindas, Banda Marcial Lar 101, Banda de Pífanos de Jericó e espetáculo musical “Sertão: Vida, Solo e Flor”, com Elis Almeida
21h – Inauguração do Presépio da Fábrica de Criação Popular | Local: Praça Dr. Arthur Viana

21h – Abertura simultânea da Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Locais: Casa dos Caretas e Igreja do Rosário

12/12 – Quinta-feira
19h – Exposição Memórias do Povo, Poéticas da Terra, por Liz Santos | Local: Estação Teleférico
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Espetáculo: Um Minuto para Dizer que Te Amo, Grupo Matraca de Teatro

13/12 – Sexta-feira
18h30 – Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário
Arte de Rua| Local: Em frente à Capela do Rosário
19h – Apresentação do Grupo de Choro Infantil

14/12 – Sábado
17h30 – Bacamarteiros do Sítio Serrinha | Local: Letreiro da Cidade
Concertos de Dezembro | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Banda Forró do Candeeiro e convidados
22h – Moacir Franco

15/12 – Domingo
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
16h – Espetáculo Criando Peixe no Bolso, Grupo Mundaú de Teatro
Domingo na Matriz |Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Grupo de Xaxado do Lar Santa Elizabeth, Coco das Águas Claras, Grupo Harmonia de Flautas, Balé Popular Herdeiros do Sertão, espetáculo musical “O Tesouro do Nordeste: o Vale do Pajeú”.

19/12 – Quinta-feira
19h: Apresentação e Instalação Literária Nos Rastros das Serpentes: Entre Causas e Causos Triunfenses, pelo Engenho Literário – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura|Local: Igreja São Luiz Gonzaga, Lago João Barbosa Sitônio e outros territórios urbanos possíveis

20/12 – Sexta-feira
16h: Exposição Das Reminiscências Franciscanas: O Legado do Convento São Boaventura|Local: Convento São Boaventura
20h – Coral da Melhor Idade – Ação Social |Local: Theatro Cinema Guarany

21/12 – Sábado
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor, Grupo de Teatro Pé de Vento | Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira
20h – Coral Vozes do Guarany |Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e área externa)
Concertos de Dezembro
21h – Banda Edição Extra e convidados e Triunfando no Choro

22/12 – Domingo
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor | Local: Hotel Sesc Triunfo
17h – Bacamarteiros de Sítio Serrinha | Local: Letreiro de Triunfo
Domingo na Matriz| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Quadrilha Estilar, Quadrilha junina Sem Limite e Cavalo Marinho Sertão Afora

23/12 – Segunda-feira
Arte na Praça| Local: Pátio de Eventos
19h30 – Coral da Melhor Idade, Grupo Xaxado Os Cabras de Lampião, Pastoril Viver e Temas dos Musicais da Broadway, Classe de Canto

24/12 – Terça-feira
16h – Concerto Sertanejo, com Leandro Vaz, Macvany Oliveira e Erlane Franciele | Local: Hotel Sesc Triunfo
18h – Hora do Ângelus, com Quinteto Metal Nobre, Igor Alves e convidados| Local: Hotel Sesc Triunfo
20h – Coral vozes do Guarany, Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia, com o Maestro Cacá Malaquias
| Local: Theatro Cinema Guarany (janelas)

25/12 – Quarta-feira
Cortejo de Papai Noel| Local: Concentração e saída do Theatro Cinema Guarany
16h – Recepção a Papai Noel com os Caretas, Maracatu Ilê-Omin, Quadrilha Sem Limite, Pastoril Triunfo, Boi maracatu, Cavalhada Tamboril, Quadrilha Estilar, Urso Mimoso, Cambindas.
Concerto de Natal| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Orquestra Metal Nobre (Arcoverde) e convidados, Pastoril Triunfo

26/12 – Quinta-feira
19h – Noite do Sesc na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores – Maria Mãe Natureza –A Natureza e suas Dores. Participação da Orquestra Metal Nobre e convidados| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

28/12 – Sábado
21h – Luall na Ativa, Uptown Blues Band & Derico e Michel Andrade | Local: Pátio de Eventos

29/12 – Domingo
22h – Elas cantam Forró das Antigas e Dorgival Dantas | Local: Pátio de Eventos

30/12 – Segunda-feira
21h – Rafa Lima e Gerson Miller, Vitor Fernandes e Amigos Sertanejos | Local: Pátio de Eventos

31/12 – Terça-feira
23h – Forró da Galera e Zeca Bota Bom | Local: Pátio de Eventos

6/1/2020 – Segunda-feira
Cortejo pelas ruas da cidade e Pátio da Igreja do Rosário
20h – Queima da Lapinha – Pastoril Viver, Maracatu de Baque Solto Cambinda Dourada, Orquestra Isaias Lima

Serviço –Natal Triunfo
De 7 de dezembro de 2019 até 6 de janeiro de 2020
Gratuito
Programação completa: www.sescpe.org.br
Informações: (87) 3846-1341

Itaíba comemora hoje 56 anos com show de Leonardo e inaugurações

Neste sábado (28) serão comemorados os 56 anos de emancipação política de Itaíba com uma programação recheada de inaugurações, entrega de veículos e fardamentos e grandes shows com nomes locais, regionais e nacionais. As festividades deverão começar logo cedo com o hasteamento da Bandeira, seguido da entrega de quatro (04) novos veículos que vão servir […]

Neste sábado (28) serão comemorados os 56 anos de emancipação política de Itaíba com uma programação recheada de inaugurações, entrega de veículos e fardamentos e grandes shows com nomes locais, regionais e nacionais.

As festividades deverão começar logo cedo com o hasteamento da Bandeira, seguido da entrega de quatro (04) novos veículos que vão servir a Secretaria Municipal de Saúde frutos de emenda do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB).

Ainda na manhã do dia 28, ao lado de vereadores, secretários e dos deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (federal), a prefeita entrega a população o novo Mercado de Carnes, o Açougue Municipal, totalmente reformado com recursos próprios, todo na cerâmica, novos balcões e num alto padrão de higiene. Outro momento será a entrega, pela primeira vez na administração municipal, do fardamento aos garis e margaridas da limpeza pública.

À noite, as comemorações da emancipação política de Itaíba ficam por conta de shows no Parque de Exposições, a partir das 21h. A abertura da festa fica por conta do vaqueiro das multidões Willian Barros, às 21h. Logo em seguida, às 23h em ponto, sobe ao palco a grande atração dos 56 anos de Itaíba, o cantor sertanejo Leonardo. Fechando a festa a banda caruaruense vencedora do Super Star da TV Globo, Fulô de Mandacaru.

Para a prefeita Regina Cunha “ será um dia de festa, mas também de trabalho e de podermos dividir com nosso povo novas conquistas, novas obras e ações que marcam esse novo tempo que estamos escrevendo ao lado de nossa gente em Itaíba”.