Nova Diretoria da APPTA toma posse amanhã em Tabira
Por Nill Júnior
Patrimônio Vivo, Dedé Monteiro é um dos nomes da Diretoria
Patrimônio Vivo, Dedé Monteiro é um dos nomes da Diretoria
Será empossada amanhã, dia 10 de março, a nova diretoria da APPTA – Associação de Poetas e Prosadores de Tabira. A solenidade vai acontecer na chácara da professora Dulce Lima e será marcada com o almoço para os presentes.
Enaltecendo o trabalho da APPTA em atuar na revelação de novos talentos, o Programa Cidade Alerta recebeu ontem a Presidente eleita Neide Nascimento e o Secretário adjunto Dedé Monteiro.
A formação da nova diretoria da APPTA é composta por Neide Nascimento (Presidente), Alexandra Ramalho (vice), Mônica Mirtes (Tesoureira), Ângela Patricio (Segunda Tesoureira), Secretária Dulce Lima e Dedé Monteiro (2º Secretário). Neide e Dedé homenagearam as mulheres pela passagem do seu dia.
Na manhã desta sexta-feira (03/04), aconteceu uma sessão extraordinária da Câmara de Serra Talhada, por meio de videoconferência, em caráter de urgência. Os vereadores discutiram o projeto de nº 018/2020, que reconhece a calamidade pública municipal, gerada pela pandemia do COVID-19, validando aos atos administrativos do Poder Executivo. A prefeitura foi autorizada a contratar profissionais da […]
Reuniões não tem ocorrido na sede. Debate foi por videoconferência
Na manhã desta sexta-feira (03/04), aconteceu uma sessão extraordinária da Câmara de Serra Talhada, por meio de videoconferência, em caráter de urgência.
Os vereadores discutiram o projeto de nº 018/2020, que reconhece a calamidade pública municipal, gerada pela pandemia do COVID-19, validando aos atos administrativos do Poder Executivo.
A prefeitura foi autorizada a contratar profissionais da área da saúde, em caráter temporário, em razão do excepcional interesse público, para suprir as necessidades decorrentes da emergência em saúde pública de importância internacional provenientes do novo coronavírus (COVID-19).
Ainda distribuir kit alimentação/merenda escolar ao grupo familiar do aluno da Rede Municipal de Ensino em situação de vulnerabilidade social, como forma de reforço da imunidade e impedir que, qualquer situação de desnutrição infantil se agrave, durante o período em que as aulas estiverem suspensas na Rede Municipal de Ensino;
Também distribuir cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, como forma de lhes garantir a segurança alimentar e nutricional, constituindo uma medida de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus).
O legislativo votou, ainda, no projeto de lei nº 019/2020, que institui o Fundo Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus – FMEC, criado com o objetivo de garantir recursos para apoiar o desenvolvimento de atividades e ações nas áreas de saúde pública para combater pandemia da Covid-19.
Após a leitura dos projetos, os Vereadores compreenderam a urgência das matérias e ambos foram aprovados por unanimidade.
A luta pela igualdade de gênero promovida pela Secretaria Nacional das Mulheres (SNM) do Partido Socialista Brasileiro foi evidenciada na noite desta quinta-feira (14) em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2017, a SNM completou 18 anos. Em homenagem ao aniversário, a deputada Estadual Laura Gomes (PSB) propôs uma sessão solene para registrar a […]
A luta pela igualdade de gênero promovida pela Secretaria Nacional das Mulheres (SNM) do Partido Socialista Brasileiro foi evidenciada na noite desta quinta-feira (14) em solenidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2017, a SNM completou 18 anos. Em homenagem ao aniversário, a deputada Estadual Laura Gomes (PSB) propôs uma sessão solene para registrar a data. O evento contou com a participação de membros das executivas nacional e Estadual do PSB Mulher.
Durante seu pronunciamento, a propositora da homenagem, a deputada Laura Gomes destacou que as mulheres são maioria na população brasileira e também entre as eleitoras. Ela frisou que, apesar disso, a participação na política ainda é baixa. Laura destacou o papel do PSB Mulher na luta pelo fortalecimento das políticas de gênero. “Pela primeira vez, a nossa organização partidária feminina está presente em todos os 27 estados do País. Isso mostra o avanço do PSB para concretizar a afirmação da Secretária Nacional, Dora Pires, de que ‘não dá pra fazer política sem as mulheres’”, ressaltou Laura.
Dora Pires, por sua vez, destacou o papel do ex-governador Miguel Arraes na criação do segmento, falou sobre as políticas para mulheres nas gestões do PSB, e dos avanços já conquistados pelo gênero. “Nós, mulheres, já conquistamos a reserva de uma cota mínima de 30% e máxima de 70% para cada sexo nas eleições proporcionais. Conquistamos também a obrigatoriedade da cota de 5% da aplicação do recurso do fundo partidário para promoção de políticas públicas para as mulheres, além da destinação de 10% do tempo fixado da propaganda partidária para promover e difundir a participação política feminina”, disse.
Dora também destacou que o engajamento feminino é primordial para continuar as transformações já iniciadas. “Participar ativamente é fundamental para as mulheres ocuparem os espaços de poder, além de fortalecer as bases sociais para potencializar e concretizar nossa luta através das representantes eleitas”.
Presente na solenidade, o presidente estadual Sileno Guedes ressaltou como as gestões do PSB atuam pelo fortalecimento das políticas de gênero. “Você sabem o que significou a criação da Secretaria da Mulher em 2007, o que representou para a luta das mulheres, o que representou de transformação para milhares de pernambucanos. Foi no Recife, também na gestão do PSB, que se criou a primeira Secretaria da Mulher. Estou dizendo isso pra reforçar que é muito bom quando nós, enquanto militantes, fazemos nossos cursos de formação e escrevemos manifestos, mas é melhor ainda quando temos a possibilidade de executar o que a gente sonha e o que a gente milita”, destacou.
A solenidade contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Sílvio Cordeiro, de representantes de diversos segmentos do PSB de Pernambuco, além de membros da Executiva nacional das Mulheres do PSB.
Apenas em duas cidades dentre os 17 da região, candidatos apoiados por prefeitos para disputa estadual não tiveram maior votação No Sertão do Pajeú, a maioria dos prefeitos conseguiu fazer seus candidatos majoritários, salvo algumas exceções. Dos prefeitos que apoiaram Armando Monteiro (PTB), por exemplo, todos conseguiram fazê-lo o mais votado. Em Serra Talhada, o […]
Em Quixaba, Paulo Câmara teve a maior votação no Pajeú: 85,38% dos votos
Apenas em duas cidades dentre os 17 da região, candidatos apoiados por prefeitos para disputa estadual não tiveram maior votação
No Sertão do Pajeú, a maioria dos prefeitos conseguiu fazer seus candidatos majoritários, salvo algumas exceções. Dos prefeitos que apoiaram Armando Monteiro (PTB), por exemplo, todos conseguiram fazê-lo o mais votado.
Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) conseguiu dar a Armando Monteiro uma votação proporcional expressiva, com 57,09% dos votos, num total de 19.122. Na votação proporcional, o fator “filho da terra” ajudou Augusto César, apoiado por Duque, que não conseguiu mandato e Sebastião Oliveira, com 13.487 votos. Politicamente, Duque sai se declarando como vencedor por fazer Armando mais votado, na contramão do estado, contra um Sebastião que pediu votos para Câmara.
Em Tuparetama, Sávio Torres fez seus candidatos majoritários, a começar de Armando, com 50,4% dos votos. Em Tabira, Sebastião Dias ais uma vez mostrou que, se tem uma gestão alvo de questionamentos, ainda conseguiu fazer o petebista majoritário, com 53,56% dos votos válidos. Tássio Bezerra também fez Armando majoritário, com 49,31% dos votos e teve bom desempenho dos seus proporcionais.
No time dos que apoiaram Armando e tinham caneta na mão, Sandra da Farmácia foi a que não teve bom desempenho. Ela, que esteve com Duque anunciando apoio a Armando na campanha, viu Paulo Câmara ser majoritário com 54,2% e ainda Kaio Maniçoba ser apenas o terceiro mais votado, com 770 votos.
Dentre os prefeitos socialistas, que apoiaram Câmara, a maior votação se deu em Itapetim, onde o prefeito Adelmo Moura conseguiu dar a Paulo 66% dos votos, contra 31,49% de Armando.
Moura ainda deu ao até pouco tempo desconhecido Aglailson Victor 3.253 votos e a Gonzaga Patriota, 3.818. Em Carnaíba, do socialista Anchieta Patriota, o percentual de Câmara foi de 58,61%. Lucas Ramos e Danilo Cabral também foram majoritários.
Também passando dos 60%, Lino Morais, de Ingazeira e Djalma Alves em Solidão. Na primeira, Lino e Luciano Torres deram 63,64%. Em Solidão, Câmara teve 62,56%. Os dois fizeram majoritários nas duas cidades.
Serra Talhada foi a cidade onde Armando teve melhor desempenho proporcional: 57,09% dos votos
Também conseguiram fazer Câmara majoritário, por ordem percentual os governistas Marconi Santana, de Flores (55,82%), Vaninho de Danda, Santa Terezinha (54,73%), João Batista, de Triunfo (54,24%), Zeinha Torres, de Iguaracy (54,03%), José Patriota, de Afogados da Ingazeira (53,3%) e Tânia Maria, de Brejinho (53,21%). Nessas cidades, também fizeram seus proporcionais majoritários.
Mas a maior votação de Câmara veio de Quixaba, do prefeito Tião de Galdêncio e do ex-prefeito Zé Pretinho. Lá, Paulo Câmara teve incríveis 85,38% dos votos, contra 12,64% de Armando. Isso se explica porque nomes da oposição, como o ex-prefeito Pezão, também apoiaram, o socialista.
Dos socialistas, apenas Evandro Valadares não teve êxito no apoio ao governador, mostrando mais uma vez o equilíbrio e imprevisibilidade do pleito na Terra da Poesia. Armando, apoiado por Romério Guimarães e Zé Marcos teve 6.618 votos contra 5.556 votos de Câmara.
Por outro lado, São José foi uma das poucas cidades onde Mendonça, a poiado por Valadares foi segundo colocado, com 4.600 votos . E os proporcionais de Evandro se saíram melhores que os da oposição. Tadeu Alencar foi majoritário, com 3.056 votos. André Ferreira teve 2.143. E Clodoaldo Magalhães só perdeu pro filho da terra Rona Leite.
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Espaço Ciência, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, busca popularizar o conhecimento científico e despertar o gosto pelas ciências com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. É o projeto “Ciência Móvel”, que tem atraído, desde a última segunda […]
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Espaço Ciência, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, busca popularizar o conhecimento científico e despertar o gosto pelas ciências com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
É o projeto “Ciência Móvel”, que tem atraído, desde a última segunda (22), um grande público à quadra do ginásio desportivo municipal.
O projeto, que também tem recebido visitação de alunos das escolas particulares, IFPE, FAFOPAI e da rede estadual, pode ser conferido até esta quinta (25), quando se encerram as atividades em Afogados. São inúmeras experimentações científicas que mostram, na prática, como funciona o conhecimento nas inúmeras áreas da ciência, desde a mecânica, eletrônica, biologia, astronomia, química e física. Tem até um planetário onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o sistema solar ao qual estamos inseridos.
Nesta terça (24), uma equipe da TV Asa Branca esteve produzindo uma matéria sobre as atividades do projeto. A matéria foi veiculada ontem mesmo, na 2ª edição do ABTV. Você pode conferir a matéria, na íntegra, no vídeo em anexo.
A monitora do espaço ciência, Rute Gomes, destacou o intuito de trazer ao interior um pouco do Espaço Ciência que fica em Olinda, na divisa com o Recife. “A ideia é trazer parte da estrutura e das atividades do Espaço Ciência, e divulgar de uma forma educativa e didática a ciência para os estudantes do interior do Estado”. Professores de ciências que lecionam em municípios vizinhos a Afogados também tem prestigiado às atividades.
O evento tem a coordenação da Secretaria de Educação de Afogados. A coordenadora de Ciências da rede municipal, Eliane Fernandes, citou como o projeto é importante para incentivar nos alunos o gosto pelas ciências. “Nós trabalhamos de uma forma lúdica o aprendizado efetivo, e mostrando através de experimentos fica mais fácil dos alunos assimilarem. E assim eles constroem os seus conhecimentos e avançam no aprendizado,” destacou Eliane.
O Prefeito de Afogados, José Patriota, visitou o espaço e se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “É fascinante poder ver na experimentação prática muitas das coisas que os alunos aprendem em sala de aula. Isso só contribui para qualificar e melhorar ainda mais os bons índices obtidos por nossos alunos e escolas,” avaliou o Prefeito.
Encerramento – quem quiser conferir, hoje é o último dia para conferir o projeto, cujas atividades acontecem na quadra do ginásio desportivo municipal, com entrada gratuita. A partir das 15h, como uma das atividades de encerramento, a comunidade escolar irá comemorar o aniversário da Escola Dom Mota.
Com reprodução de Júnior Campos Na avaliação de 2015 para uma emissora de Rádio, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), adotou tom mais brando que em outra participação, na mesma emissora. Duque, ao ser questionado sobre o pagamento dos servidores, se fecharia o exercício sem folhas a pagar, disse: “Vai ficar uma folha que está […]
Na avaliação de 2015 para uma emissora de Rádio, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), adotou tom mais brando que em outra participação, na mesma emissora.
Duque, ao ser questionado sobre o pagamento dos servidores, se fecharia o exercício sem folhas a pagar, disse: “Vai ficar uma folha que está na planilha, da educação”.
Pontilhando a resposta, o chefe do executivo municipal, voltou a falar em precatórios, mas poupou criticas ao seu antecessor; o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB); hoje seu adversário.
“Orçamento são 12 meses e isso é ruim. Foi o cenário que eu recebi Serra Talhada, eu tinha uma receita em 13, quando eu assumi recebi com um ano de débito, de despesas. Tive que fazer um sacrifício enorme e ainda repercute nas contas do município. Toda essa dinheirama que eu tive que gastar lá atrás. O que é comido não é lembrado”.
Ele defendeu o pagamento de débitos anteriores. “Nós não podemos governar, criando problema para sociedade. E você optar em não pagar fornecedor você cria um problema pra o futuro; passei esse período todinho pagando precatórios. Eu me orgulho muito de ter feito isso”.
Luciano não quis assumir os problemas com iluminação e mandou a população buscar a Celpe e o MP. “A Celpe nos entregou um parque de iluminação sucateado, quando ela assumiu o compromisso que entregaria este parque em pleno funcionamento, tem empurrado com a barriga. Nós assumimos um custo em torno de R$ 60 mil por mês. Não tínhamos despesa passamos a ter. É justo que eu pegue o dinheiro do imposto de Serra Talhada para pagar uma responsabilidade, que é da Celpe? A Celpe vem lesando o município, que nem respeita nem a prefeitura nem o consumidor”, cravou.
Você precisa fazer login para comentar.