Notícias

No STF, PGR se pronuncia a favor de Fernando Bezerra na disputa pelo diretório regional do MDB

Por André Luis
Foto: Carlos Moura/STF

Do blog de Jamildo

Nesta segunda-feira, a menos de duas semanas das convenções partidárias, ocorreu mais um capítulo da disputa judicial entre os grupos de FBC e Jarbas Vasconcelos pelo comando do MDB local, de modo a levar o partido para os braços de Armando Monteiro ou Paulo Câmara.

A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer nos autos do Conflito de Competência 8015, que analisa a disputa pelo comando do MDB de Pernambuco.

O processo no STF, instaurado a pedido de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry, retirou inicialmente o senador Fernando Bezerra Coelho da presidência estadual do MDB, dada pelo diretório nacional da legenda, após dissolução do diretório regional.

O parecer da PGR é assinado pelo vice-procurador geral eleitoral, Humberto de Medeiros, apontado por colegas como um dos maiores especialistas em direito eleitoral do Ministério Público da União. No caso, Humberto de Medeiros, está substituindo a procuradora geral da República, Raque Dodge, em suas férias.

O documento, apresentado ao STF nesta segunda-feira (9), já está no gabinete do relator, ministro Ricardo Lewandowski.

Segundo fontes da área jurídica, o vice-procurador opinou pela perda de objeto do processo no STF, restaurando as decisões a favor do senador Fernando Bezerra Coelho, na Justiça local.

Atualmente, o deputado federal Raul Henry está no comando do diretório regional graças a uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski.

“Registra-se, em tempo, que no curso do presente conflito de competência a tensão subjacente caminhou para a composição. Houve apresentação de desistência do Mandado de Segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral , que apenas não foi homologada por força de decisão acautelatória no presente conflito de competência. A desistência no Mandado de Segurança é hipótese pacífica na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em sede de repercussão geral”, opina o PGR interino, favoravelmente a Fernando Bezerra.

A PGR quer a extinção do processo no STF.

“A possibilidade de solução do presente conflito pela sua perda do objeto, portanto, além de produzir menor intervenção judicial no conflito subjacente, retira do Supremo Tribunal Federal a necessidade de revisitar sua jurisprudência sobre tema, o que poderia reflexamente influir de modo não pretendido no processo legislativo em curso. Nestes termos, o Ministério Público Federal posiciona-se pela revisão da liminar para se permitir ao Tribunal Superior Eleitoral a homologação da desistência do writ of mandamus e, em conseqüência, a extinção do presente conflito de competência”, defende Humberto de Medeiros.

Caso o parecer pela extinção do processo seja acatado no STF, Fernando Bezerra Coelho deve voltar ao comando do MDB no Estado de Pernambuco, apontam fontes na área jurídica.

A volta do senador FBC ao comando da legenda poderá ser prejudicial ao governador Paulo Câmara (PSB), pela perda do tempo de guia eleitoral do MDB.

Fernando Bezerra já declarou que irá apoiar a candidatura de Armando Monteiro Neto, caso volte ao comando do MDB.

Não é só. Com esse eventual resultado a favor de FBC, a postulação de Jarbas Vasconcelos ao Senado, na chapa do governador Paulo Câmara (PSB) fica inviabilizada, pois Jarbas está oficialmente filiado ao MDB.

Não há informação sobre a data de análise do parecer pelo STF, nem se o mesmo pode ser apreciado pela ministra Cármen Lúcia, no recesso do STF até 31 de julho.

No dia de ontem mesmo, o grupo de FBC apresentou uma cautelar para a ministra plantonista e presidente do STF, Carmém Lúcia.

Outras Notícias

Vazão do São Francisco deverá ser reduzida ainda nesta semana

A vazão do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), deverá ser reduzida nos próximos dias de forma gradual, de 800 para 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) e, em seguida, para 700 m³/s, a depender dos impactos ambientais. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (31.10), na reunião da […]

thumbnail_xingo_site

A vazão do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), deverá ser reduzida nos próximos dias de forma gradual, de 800 para 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) e, em seguida, para 700 m³/s, a depender dos impactos ambientais. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (31.10), na reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), realizada em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para todos os estados da bacia do São Francisco.

A medida foi anunciada depois que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) manteve a posição de não assumir as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para reduzir a defluência no rio. O principal argumento da Chesf, apresentado pelo diretor de Operação da empresa, João Henrique de Araújo Franklin, é a de que o setor elétrico não é principal usuário das águas do São Francisco. “O setor elétrico se mantém, possui outras fontes para geração de energia”, afirmou, acrescentando que a redução da vazão deve ser aplicada para garantir os usos múltiplos das águas são-franciscanas.

Diante da posição da Chesf, a diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama, Rose Mirian Hofmann, explicou que as condicionantes definidas pelo órgão terão que ser obedecidas. “Se não for nesse momento, elas serão migradas quando da renovação da licença de operação da Chesf”, disse. A resolução da ANA com a redução da vazão deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição desta terça-feira, dia 1º de novembro.

No dia 7 de novembro, haverá outra reunião na ANA para continuar a discutir a questão. O encontro, marcado para começar às 10h, também será transmitido por videoconferência, a fim de garantir a maior participação dos estados nas discussões. Em tempo: as condicionantes questionadas pela Chesf são as seguintes: um estudo sobre lagoas marginais; outro sobre a área socioeconômica; um terceiro sobre monitoramento da fauna; e, por fim, um sobre monitoramento da água subterrânea.

Coordenador Geral da campanha de Armando intensifica agenda

O coordenador-geral de campanha da aliança Pernambuco Vai Mudar foi escolhido. É o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB). Ele foi nome de consenso dos 13 partidos que compõem o palanque do candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB), o vice Fred Ferreira (PSC) e os postulantes ao Senado, os deputados federais Bruno Araújo […]

O coordenador-geral de campanha da aliança Pernambuco Vai Mudar foi escolhido. É o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB).

Ele foi nome de consenso dos 13 partidos que compõem o palanque do candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB), o vice Fred Ferreira (PSC) e os postulantes ao Senado, os deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM).

Desde segunda, quando foi anunciado por Armando, Mário Ricardo está trabalhando para uniformizar as ações de campanha.

“Estamos cuidando de todas as questões, da infraestrutura às questões políticas, para conduzir uma campanha propositiva, que discuta o futuro de Pernambuco. Nossa campanha será feita de gente, do nosso povo, para fazer a mudança que a nossa população precisa”, destaca o coordenador-geral de campanha.

Ao seu lado, Mário Ricardo terá o conselho de ex-governadores, formado por Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra (PSDB).

“Mário reúne condições indispensáveis para um processo como esse. Alia senso de organização, capacidade operacional, entendimento das questões políticas, experiência com eleição e tem boas relações na área política, em todas as latitudes”, salienta Armando.

Afogados da Ingazeira: pacientes do SUS recebem óculos de graça

Com recursos próprios, a Prefeitura de Afogados vem ampliando as ações do programa “Visão de Futuro”, que garante óculos de qualidade, e de graça, a pacientes carentes do município.  Iniciado em 2013, atendendo a alunos da rede municipal, o programa foi ampliado em 2019 para atendimento a toda a população.  Na manhã desta terça-feira (6), […]

Com recursos próprios, a Prefeitura de Afogados vem ampliando as ações do programa “Visão de Futuro”, que garante óculos de qualidade, e de graça, a pacientes carentes do município. 

Iniciado em 2013, atendendo a alunos da rede municipal, o programa foi ampliado em 2019 para atendimento a toda a população. 

Na manhã desta terça-feira (6), o Prefeito Alessandro Palmeira iniciou a entrega dos primeiros cinquenta óculos confeccionados este ano. A entrega ocorreu no CER III, e contou com as presenças do coordenador da unidade, Verandílson Zuza, e do Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim. 

“Esse é um serviço que traz mais saúde e dignidade para a vida de todos. Com óculos de grau as pessoas podem voltar a enxergar sem problemas, podem retomar as suas atividades produtivas, seus estudos, o prazer de ler e de enxergar aqueles que amam. Vamos ampliar o serviço para que mais afogadenses possam ter direito a essa importante conquista,” declarou o Prefeito Alessandro Palmeira. 

Para ter acesso ao programa “Visão de Futuro”, os pacientes precisam comprovar que são carentes apresentando a folha resumo do cadastro único, documento que pode ser obtido no CRAS ou na sede do programa bolsa família. CPF, RG, comprovante de residência e carteirinha do SUS são outros documentos necessários. O paciente também precisa estar referenciado na UBS de seu bairro, comunidade rural, ou em uma das unidades do Mandacaru, caso resida no centro de Afogados. 

Basta levar esses documentos, junto com a receita médica (precisa ser do SUS ou de uma unidade da rede complementar conveniada ao SUS), ao CER III, de segunda à sexta, das 7h às 17h.

Os pacientes podem escolher dentre os diversos modelos ofertados pelo mostruário. A ação ocorre em parceria com o LAFEPE.

Armando e Mendonça às dez horas na Pajeú e Cidade FM

O Senador Armando Monteiro (PTB) e o Deputado Federal Mendonça Filho, pré-candidatos ao Governo do Estado e Senado pelo bloco Pernambuco quer Mudar,  são os convidados dos programas Cidade Alerta e Manhã Total, dentro do Debate das Dez, nas rádios Cidade FM e Pajeú, que estarão em rede. Eles responderão perguntas de Anchieta Santos, blogueiros […]

O Senador Armando Monteiro (PTB) e o Deputado Federal Mendonça Filho, pré-candidatos ao Governo do Estado e Senado pelo bloco Pernambuco quer Mudar,  são os convidados dos programas Cidade Alerta e Manhã Total, dentro do Debate das Dez, nas rádios Cidade FM e Pajeú, que estarão em rede.

Eles responderão perguntas de Anchieta Santos, blogueiros da região e deste jornalista. Armando e Mendonça vão falar sobre a agenda no Pajeú, as articulações em torno de sua candidatura, o governo Câmara, Lula preso e sua candidatura, como será a relação com o PT de Marília, propostas para o sertão, dentre outras questões. O programa vai ao ar às dez horas.

Em três dias no Pajeú e Moxotó, Armando e Mendonça visitaram os municípios de Arcoverde, Tuparetama, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba, além de Solidão e Sertânia.

A caravana foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos), Zeca Cavalcanti (PTB), Fernando Filho (DEM) e pelo deputado estadual e presidente do PTB-PE, José Humberto Cavalcanti.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú e na Cidade FM, dentro do programa Manhã Total. Na Pajeú, você pode ouvir e participar sintonizando AM 1500 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213. Na Cidade FM, sintonize FM 88,7 MHZ. O WhattsApp é o (87) 9-9623-4251. Na net, cidadefmtabira.com.br .

Quem vai tocar dia 30 em Triunfo, Empetur?

Essa manhã, o blog trouxe a informação da retomada da grade da 64ª Festa do Estudante de Triunfo. Informou que o palco retorna com atrações musicais com a Banda Edição Extra, Juarez e Vitor Fernandes. E que nesta sexta, dia 29, a programação tem a partir das 19 horas Radiola Serra Alta,  Caninana do Forró,  Cavaleiros do […]

Essa manhã, o blog trouxe a informação da retomada da grade da 64ª Festa do Estudante de Triunfo.

Informou que o palco retorna com atrações musicais com a Banda Edição Extra, Juarez e Vitor Fernandes. E que nesta sexta, dia 29, a programação tem a partir das 19 horas Radiola Serra Alta,  Caninana do Forró,  Cavaleiros do Forró e Paula Matos.

O blog estranhou não ter encontrado nada sobre o dia 30, à exceção do nome da terra Igor Alves e Santana o Cantador, restando duas atrações.

O sábado é,  em tese, o que atrai mais turistas para a cidade sertaneja pela chegada do fim de semana. Para nossa surpresa, foi informado de que a Empetur simplesmente ainda não soltou a programação completa da data.

Um desrespeito com a festa se comparada à antecipação das grades em Garanhuns, no São João dos polos e outros eventos, quando a antecipação favorece a organização da atividade econômica e turística da cidade.