Notícias

No Sertão, curso da Amupe discute empoderamento do controle social

Por André Luis

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do Projeto Gestão Cidadã, financiado pela União Europeia, finalizou nesta sexta-feira (27), na cidade de Tabira, Sertão do Pajeú, as aulas inaugurais do curso de formação em Advocacy: Incidência Política na Prática, fruto de parceria com a ONG britânica United Porpuse (Unidos por um Propósito, em português) e com a Rede de Educação Cidadã (Recid). O prefeito da cidade das tradições, Sebastião Dias esteve presente. 

A partir de agora, as capacitações serão online, por meio da plataforma de ensino à distância da Amupe, no www.eadamupe.org. Todos os módulos e conteúdos estarão a disposição da sociedade neste mesmo endereço, onde o cidadão e a cidadã pode se cadastrar no ambiente e preencher a ficha de inscrição do curso. O curso busca fomentar a participação social na gestão pública, com organização, diagnóstico e planejamento prévio.

A aula inaugural da capacitação de Advocacy: Incidência Política na Prática passou na última quarta (25) e quinta (25), pelas cidades de Surubim e Caruaru, respectivamente. A ação marca a finalização do Projeto Gestão Cidadã, que encerra as suas atividades neste mês de dezembro. 

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota afirmou que “a capacitação de Advocacy busca manter o legado do projeto Gestão Cidadã, ao capacitar a sociedade para participar, socialmente falando, da gestão. O Gestão Cidadã, nesses últimos quatro anos, contribuiu de maneira significativa para o fortalecimento do controle social e da transparência em seus 16 municípios de ação”, concluiu.

Outras Notícias

Câmara aprova em 2º turno texto-base da PEC do “orçamento de guerra”

Deputados analisam neste momento sugestões de mudanças à proposta O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o texto-base da chamada PEC do Orçamento de Guerra (PEC 10/20). Foram 477 votos a 1. A versão aprovada pelo Senado já foi votada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara na segunda-feira (4). A proposta […]

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados.

Deputados analisam neste momento sugestões de mudanças à proposta

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o texto-base da chamada PEC do Orçamento de Guerra (PEC 10/20). Foram 477 votos a 1.

A versão aprovada pelo Senado já foi votada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara na segunda-feira (4).

A proposta cria um regime extraordinário para facilitar os gastos públicos com ações de combate à pandemia de Covid-19 e para a mitigação dos impactos econômicos decorrentes das medidas de isolamento social.

Entre as medidas propostas, a PEC autoriza o Banco Central a comprar título de empresas privadas no chamado no mercado secundário – títulos que já fazem parte de carteiras de fundos e corretoras, por exemplo. O objetivo é garantir liquidez ao mercado de capitais.

O texto também traz processo simplificado para a contratação de pessoal temporário, de obras, serviços e compras relacionados exclusivamente ao enfrentamento da situação de calamidade pública.

Destaques

Os deputados começarão agora a analisar os destaques apresentados pelos partidos, como o do Psol, que pretende excluir do texto essa permissão dada ao BC para comprar títulos durante o estado de calamidade pública.​ A informação é da Agência Câmara de Notícias.

SJE: Albérico Tiago retira candidatura e declara apoio a Romerinho Dantas

O cenário político para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Egito ganhou um novo capítulo neste sábado (28). Albérico Tiago (Podemos), que havia registrado sua candidatura à presidência do biênio 2025/2026, decidiu retirar seu nome da disputa e declarar apoio ao vereador Romerinho Dantas (PSB), fortalecendo a candidatura do […]

O cenário político para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São José do Egito ganhou um novo capítulo neste sábado (28).

Albérico Tiago (Podemos), que havia registrado sua candidatura à presidência do biênio 2025/2026, decidiu retirar seu nome da disputa e declarar apoio ao vereador Romerinho Dantas (PSB), fortalecendo a candidatura do parlamentar de primeiro mandato.

A decisão foi tomada em conjunto com os vereadores Adeilton de Braz, Beto de Marreco, Fernanda Jucá, Luiz de Raimundo e Damião de Carminha, além de contar com o respaldo de importantes lideranças políticas locais, como os ex-presidentes da Câmara Antônio Andrade e Delmiro Barros. 

O movimento consolida um bloco significativo de apoio em torno de Romerinho Dantas, cuja família possui uma trajetória de destaque na política de São José do Egito.

Romerinho, que já tem seus pais e sua tia bem alinhados com o futuro governo, afirma categoricamente que se eleito, buscará ajudar o prefeito Fredson Brito a conduzir os destinos de São José do Egito rumo ao desenvolvimento. O discurso é de pacificação e unidade em torno da governança e do bem comum.

O prazo para registro das candidaturas à presidência encerrou na sexta-feira (27), com quatro nomes confirmados: Romerinho Dantas (PSB), Albérico Tiago (Podemos), Vicente de Vevéi (Republicanos) e Aldo da Clips (Republicanos). Agora, com a retirada de Albérico e seu apoio declarado, o cenário se reorganiza.

Os vereadores que aderiram ao apoio à candidatura de Romerinho Dantas destacaram a segurança e a unanimidade na decisão. A eleição para a mesa diretora promete ser um momento decisivo na definição dos rumos da política egipciense.

Paulo Rubem é o vice de Armando Monteiro

A coligação “Pernambuco Vai Mais Longe” confirmou nesta quarta-feira (25) o nome do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) como pré-candidato ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo do Estado, que ainda tem como pré-candidato ao Senado o deputado federal João Paulo (PT). Os nomes de Armando, […]

Paulo-Rubem

A coligação “Pernambuco Vai Mais Longe” confirmou nesta quarta-feira (25) o nome do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) como pré-candidato ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo do Estado, que ainda tem como pré-candidato ao Senado o deputado federal João Paulo (PT).

Os nomes de Armando, Paulo Rubem e João Paulo serão homologados neste domingo (29), na convenção estadual da aliança, em Caruaru, no Agreste.

O anúncio foi feito no escritório de pré-campanha de Armando, Paulo Rubem e João Paulo, nos Aflitos, Zona Norte do Recife, diante de uma plateia formada por deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e presidentes dos partidos que formam a coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PDT, PT, PSC, PRB e PT do B), além de lideranças políticas de todo o Estado.

Assim como outros oradores, Paulo Rubem destacou a identidade política e ideológica da aliança. “Nós defendemos a coerência. Temos unidade nacional e estadual. Buscamos a identidade que temos em termos de origem e ideologia”, falou o pedetista.

Paulo Rubem Santiago nasceu no Rio de Janeiro em 17 de julho de 1955. O deputado federal do PDT é o candidato a vice-governador na coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”.

Professor de educação física, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Rubem iniciou sua militância política no movimento sindical. Foi diretor da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco, hoje Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), e também da Associação dos Docentes da UFPE, universidade à qual é vinculado.

Na Câmara Federal, Paulo Rubem integra as Comissões de Educação, de Saúde e Seguridade Social e de Cultura e é o secretário-geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Como integrante da Comissão Especial do Novo Plano de Educação, se destacou como coautor da lei, sendo responsável pelo artigo que vincula o financiamento do setor a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

O terceiro dia da festa de 100 anos de Louro e 60 de Zeto foi encerrado com show de Geraldo Azevedo

Em mais um grande dia da festa que comemora os 101 anos de Louro e 60 de Zeto, o público pode acompanhar uma bela programação, que começou às 10h com o espetáculo infantil “O Touro Azul e as Cançoes com Rildo de Deus e Anaíra Mahin, no Espaço João Macambira. A festa teve continuidade pela […]

Foto: Marcelo Patriota
Foto: Marcelo Patriota

Em mais um grande dia da festa que comemora os 101 anos de Louro e 60 de Zeto, o público pode acompanhar uma bela programação, que começou às 10h com o espetáculo infantil “O Touro Azul e as Cançoes com Rildo de Deus e Anaíra Mahin, no Espaço João Macambira.

A festa teve continuidade pela tarde e noite desta terça-feira (5) que foi encerrada com grande show de Geraldo Azevedo, para deleite dos que ali estavam presentes.

A programação termina hoje (6), com Bodega de Job Patriota, ao meio dia, com Confraternização com Baião de Dois, Leitura declamada do cordel 100 anos de Louro do Pajeú, por Arlindo Lopes, Lançamento de livro “ O rei me disse fica, eu disse não” – 100 repentes de Lourival Batista, de Marcos Nunes da Costa, Maria Helena Marinho e Raimundo Patriota, Recital com Paulo Passos e Alan Miraestes, Lançamento do livro Nietzsche e Rosset – Alegria, impulso e criação e da coleção Filsofia em Cordel de Lindoaldo Campos, recital com  Graça Nascimento, Mesa de Glosa com Caio Menezes, Elenilda Amaral, Dudu Moraes, Dayane Rocha. Coordenação: Jorge Filó.

Haverá ainda Cantoria com Valdir Teles e Diomedes Mariano, Raimundo Caetano e Rogério Menezes, Lucas de Oliveira interpretando Elomar, Trio Retalhos em Cordas,  Henrique Brandão e  Maciel Melo.

Itapetim paga salários de fevereiro dos servidores municipais

A Prefeitura de Itapetim depositou nesta sexta-feira (26), o salário do funcionalismo municipal referente ao mês de fevereiro. Neste sábado (27), o pagamento já está na conta dos servidores de todas as Secretarias, Conselho Tutelar, além de aposentados e pensionistas.  O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Administração e Finanças, Laiane Brito, […]

A Prefeitura de Itapetim depositou nesta sexta-feira (26), o salário do funcionalismo municipal referente ao mês de fevereiro. Neste sábado (27), o pagamento já está na conta dos servidores de todas as Secretarias, Conselho Tutelar, além de aposentados e pensionistas. 

O prefeito Adelmo Moura esteve reunido com a secretária de Administração e Finanças, Laiane Brito, a Tesoureira Roseana Costa, a diretora de Recursos Humanos Wesla Larissa e o diretor do Previta, Walter Buarque, anunciando o pagamento. 

“Durante nossas gestões, nunca atrasamos o salário dos nossos servidores. Fico muito feliz em cumprir esta obrigação no meio desta crise financeira em que vivemos”, afirmou Adelmo.