Notícias

No Congresso, 1 em cada 3 eleitos teve dinheiro da JBS

Por Nill Júnior

Estadão

O dinheiro da JBS, principal conglomerado brasileiro do setor de carnes, ajudou a eleger um em cada três dos integrantes da Câmara e do Senado. O grupo foi o principal financiador privado de candidatos na eleição de 2014.

Entre os documentos que os delatores da JBS entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) está uma lista de deputados eleitos em 2014 e beneficiados por doações do grupo empresarial. Nela, há 166 nomes – 32% do universo de 513 deputados eleitos.

No pacote de documentos também há uma relação dos atuais senadores, com um “ok” marcado ao lado do nome de cada parlamentar que recebeu recursos da JBS. A lista inclui 28 senadores, ou 35% do total de 81 parlamentares da Casa.

O grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista fazia lobby no Executivo, no Congresso e também em governos estaduais para obter vantagens e ganhar mercado. Em ao menos um caso, houve compra de votos na Câmara para aprovar legislação que dava à companhia benefícios tributários, segundo confissão dos delatores.

A existência dessa rede de influências pode provocar polêmicas futuras. Na hipótese de saída do presidente Michel Temer e eventual convocação de eleição indireta, um terço dos congressistas que elegerão o futuro presidente terá sido beneficiado por doações de campanha do causador da crise.

Proporção. Em números absolutos, o PP é o partido campeão de deputados eleitos conectados ao grupo empresarial: 27. Isso equivale a sete em cada dez eleitos. Em 2014, a legenda conquistou 38 vagas na Câmara. Em segundo lugar aparece o PT, com 20 financiados. O partido é seguido de perto pelo PR (19) e pelo PMDB (17).

O ranking muda quando se considera a proporção entre financiados e eleitos em cada bancada. No caso da Câmara, há cinco partidos que tiveram mais da metade de seus deputados eleitos financiados pela JBS: PCdoB (90%), PP (71%), PROS (64%), PDT (60%) e PR (56%). Além disso, o único deputado eleito pelo PTdoB recebeu recursos da mesma fonte.

Dos grandes partidos, o PT aparece em 10.º lugar, com 29% da bancada eleita financiada pelo grupo. O PMDB vem na posição seguinte, com 26%. Já o PSDB aparece no 19.º lugar – apenas 7% de seus deputados receberam contribuições da JBS em 2014.

Governismo. Naquele ano, o grupo empresarial ajudou a eleger bancadas majoritariamente alinhadas à então presidente Dilma Rousseff. Dos eleitos financiados pela JBS, 92% integravam partidos da base dilmista. Vários desses partidos migraram para a base do atual presidente. Hoje, 75% dos eleitos com o apoio da JBS estão em legendas da base de Temer.

Os nomes e os valores apresentados à PGR coincidem com os das prestações de contas entregues por partidos e candidatos à Justiça Eleitoral. Isso significa que, ao menos naquele documento específico, os valores citados são de “caixa 1”, ou seja, os formalizados de acordo com a legislação eleitoral.

Os deputados financiados não receberam contribuições diretamente da JBS. O dinheiro primeiro foi entregue às direções dos partidos e, depois, distribuído aos candidatos. Na delação não há elementos que indiquem se a empresa apontava ou não às cúpulas partidárias seus candidatos preferidos para disputar as eleições de 2014.

Outras Notícias

José Patriota diz mirar até 40 mil votos

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE,  José Patriota,  disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que projeta uma votação de até 40 mil votos em sua candidatura a Deputado Estadual. Patriota fez uma avaliação positiva dos apoios que tem colecionado, incluindo os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados), […]

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE,  José Patriota,  disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que projeta uma votação de até 40 mil votos em sua candidatura a Deputado Estadual.

Patriota fez uma avaliação positiva dos apoios que tem colecionado, incluindo os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados), Anchieta Patriota (Carnaíba), Luciano Torres (Ingazeira),  Djalma Alves (Solidão) e Luciano Bonfim (Triunfo). Mas disse acreditar que vai ter votos em todo o estado,  fruto da atuação junto à AMUPE.

Confirmou a dobradinha com o candidato a Federal Pedro Campos e disse estar confiante que terá uma boa votação em Recife. Perguntado sobre a meta de votos no estado,  disse que a projeção oscila entre 35 e 40 mil votos.

Patriota comentou a disputa para a indicação do governador Paulo Câmara de um nome para disputar o governo do Estado.  Dizendo que prefere discutir o perfil, afirmou que uma das principais características é ter identidade com a história de Arraes e Eduardo.  Sobre seu nome ter sido cogitado na imprensa,  disse ser normal pelo papel exercido na AMUPE e relação com Paulo Câmara,  admitindo que não há essa possibilidade.

Patriota defendeu a gestão Sandrinho Palmeira e as medidas adotadas em Afogados da Ingazeira.  Sem citar nomes, acusou a oposição de promover Fake News contra ele e a Frente Popular,  mas disse que o grupo tem respaldo junto à população. Na mesma linha, disse que foi acusado se ser contra pisos na enfermagem.

“Quem conhece minha história sabe que isso não é verdade.  Queriam discutir de onde viria o dinheiro para custear.  Mas identificamos essa fake news e até a origem dela”.

Anunciou a ampliação do Hospital Regional Emília Câmara,  com mais 40 leitos, UTI definitiva e outras áreas internas ampliadas. Ainda sobre saúde   manifestou preocupação com o surto de gripe que tem lotado unidades públicas e privadas.

Estiveram com José Patriota o prefeito Sandrinho Palmeira,  o vice Daniel Valadares e  o presidente da Câmara,  Rubinho do São João

Sertânia recebe Operação Força no Foco, da SDS

Localizado no Sertão do Moxotó, o município de Sertânia está recebendo, desde o início da manhã desta terça-feira (10/10), a Operação Força no Foco, ação integrada da Secretaria de Defesa Social, que busca combater os homicídios, além do tráfico de drogas ligados a essas ocorrências. Enquanto policiais militares intensificam rondas, abordagens e blitze em áreas […]

Localizado no Sertão do Moxotó, o município de Sertânia está recebendo, desde o início da manhã desta terça-feira (10/10), a Operação Força no Foco, ação integrada da Secretaria de Defesa Social, que busca combater os homicídios, além do tráfico de drogas ligados a essas ocorrências.

Enquanto policiais militares intensificam rondas, abordagens e blitze em áreas consideradas quentes da cidade, ou seja, locais que registram números altos de homicídios e roubos, policiais civis estarão reforçando as oitivas e coleta de provas de inquéritos de homicídios em aberto no município. O cumprimento de mandados de busca e apreensão em abertos também serão alvos da Operação.

O trabalho está recebendo apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que reforça as ações com um helicóptero. Além disso, a Operação Lei Seca, que reúne PM, Detran e Secretaria Estadual de Saúde, também estará realizando abordagens a motoristas.

A Polícia Militar também dará suporte ao Corpo de Bombeiros durante atuação em bares e restaurantes da cidade. O objetivo é fiscalizar esses tipos de estabelecimento, principalmente os que funcionam de forma clandestina ou irregular. Caso seja constatado qualquer problema com os locais, eles podem ser interditados ou, até mesmo, fechados.

FORÇA NO FOCO – A ação, que ocorre de forma integrada entre as forças de segurança pública, também está sendo realizada, de forma simultânea, em todo o Estado.

Neste momento, a Operação está ocorrendo nos municípios de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.​

São José do Egito: COMPED dá início a Capacitação de Conselheiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José do Egito – COMPED, deu início a realização da Capacitação para Conselheiros. Esta capacitação está sendo realizada entre os dias 25 a 29 de janeiro, na Escola Naná Patriota com membros dos conselhos municipais, pessoas com deficiência e a população. As inscrições eram […]

12565613_1714520535429128_8813743011147046939_nO Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José do Egito – COMPED, deu início a realização da Capacitação para Conselheiros.

Esta capacitação está sendo realizada entre os dias 25 a 29 de janeiro, na Escola Naná Patriota com membros dos conselhos municipais, pessoas com deficiência e a população. As inscrições eram abertas a quem se interessasse. Segundo a Professora Margarida Silva, Presidente do COMPED e articuladora para a realização desta capacitação, todas as cinquenta vagas disponibilizadas foram preenchidas, havendo a lista de espera.

Na Abertura da Capacitação para Conselheiros o Prefeito Romério Guimarães esteve presente para dar as boas vindas a todos os participantes e aos palestrantes. E falou da importância desta capacitação para todos que participam dos conselhos municipais.

940855_1714521115429070_9179898146229169284_n

Os mediadores da capacitação são: Antônio Muniz – Presidente do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONED e Roberto José – Dirigente da Associação Pernambucana de Cegos – APEC.

O senhor Antônio Muniz – Presidente do CONED, destacou as ações realizadas pelo COMPED em benefício às pessoas com deficiência e parabenizou o Município de São José do Egito pelas iniciativas prestadas. Como destacou também o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Antônio José. Que é natural de nossa cidade e realiza o seu trabalho por todo o Brasil.

São José do Egito: prefeitura não segue estado e proíbe eventos corporativos com até 100 pessoas

A partir de hoje, está autorizada no Estado a realização de eventos corporativos com limite máximo para 100 pessoas ou 30% da capacidade dos estabelecimentos, e no horário entre 6h e 22h. Apesar de as regiões de Pernambuco estarem em fases diferentes do plano de flexibilização das atividades econômicas, a medida vale para todo o […]

A partir de hoje, está autorizada no Estado a realização de eventos corporativos com limite máximo para 100 pessoas ou 30% da capacidade dos estabelecimentos, e no horário entre 6h e 22h.

Apesar de as regiões de Pernambuco estarem em fases diferentes do plano de flexibilização das atividades econômicas, a medida vale para todo o estado, já que a liberação foi antecipada para a sexta etapa e contemplará todos os municípios.

O governo do estado também anunciou nesta quinta-feira que os eventos sociais e culturais poderão retomar as atividades na etapa nove, ainda sem data prevista. Já na etapa 10 o limite para todos os tipos de eventos será ampliado 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço.

Mas em São José do Egito, para frear a progressão do Coronavirus, a prefeitura emitiu o decreto 024, de 8 de setembro. O decreto, assinado pelo prefeito Evandro Valadares considera que o município ainda vem acumulando alta nos casos confirmados de Covid-19 e que nas últimas semanas todos os cinco leitos de UTI foram ocupados.

“Ficam proibidos eventos corporativos e institucionais com mais de dez (10) pessoas”. Em caso de descumprimento, estão previstas multas para os que frequentam e os que organizam esses eventos.

Afogados : em nota, PT municipal diz que busca fortalecer candidatura própria

Legenda,  que empossa nova Diretoria dia 11/1 reafirma que não se alinha com quem votou em Bolsonaro  O Partido dos Trabalhadores esteve reunido neste domingo, dia 22, na busca de fortalecimento para eleições no próximo ano. Na pauta a definição da data da posse da nova direção eleita no PED, análise da conjuntura municipal e […]

Legenda,  que empossa nova Diretoria dia 11/1 reafirma que não se alinha com quem votou em Bolsonaro 

O Partido dos Trabalhadores esteve reunido neste domingo, dia 22, na busca de fortalecimento para eleições no próximo ano. Na pauta a definição da data da posse da nova direção eleita no PED, análise da conjuntura municipal e nacional e eleições municipais em 2020.

Ficou decidido que a posse na nova direção será em 11 de janeiro, encabeçada por Mônica Souto.

Os convites serão encaminhados à direção estadual do PT, aos deputados federais Marília Arraes e Carlos Veras, deputados estaduais Tereza Leitão e Doriel Barros, diretórios municipais da região do Pajeú, partidos que compõem o arco de alianças com o partido, Câmara, entidades de representação social como STR, Diaconia entre outras.

Com relação às eleições municipais o partido entende ser fundamental para seu crescimento a formação de uma chapa de vereadores (as) competitiva visando a preparação para uma disputa dentro da nova lei onde não é permitido coligações proporcionais.

“Quanto à disputa majoritária o PT reitera posição anterior de neste momento priorizar a busca de viabilizar eleitoralmente e politicamente a candidatura própria interagindo junto a sociedade na busca de apresentar um programa de governo que venha atender seus anseios”, diz a nota.

“Ao mesmo tempo decide que na perspectiva de aliança local seguir a mesma lógica nacional e não compor com nenhuma candidatura no município que defenda ou representa o governo Bolsonaro”, conclui a nota.