Nely Sampaio promete convenção respeitando protocolos de saúde
Por André Luis
Com o título de Convenção da Independência, a chapa Nely Sampaio e Maria Helena promove na segunda-feira (07.09), às 19h o ato que consolida as candidaturas para a eleição de 15 de novembro.
A convenção ocorrerá no Espaço Wilton Show e será transmitido nos canais dos partidos PSC e DC.
Falando a Rádio Cidade FM ontem, a vereadora Nely Sampaio disse que o pouco tempo que sua coligação terá de Guia Eleitoral no Rádio, será compensado pela divulgação das propostas nas Redes Sociais.
A coligação terá 10 vereadores e todos participarão da convenção em forma de rodízio.
Nely disse que respeitará todo protocolo de saúde durante a reunião limitando a 10 pessoas.
Indagada se a prisão por corrupção do Pastor Everaldo, Presidente do seu partido o PSC, não atingirá a sua candidatura, ela disse ter recebido a prisão com tristeza e tranquilidade, e desafiou a atirar a primeira pedra a sigla partidária que não tenha um dirigente envolvido em irregularidade. As informações são de Anchieta Santos.
Serviço é referência em traumato-ortopedia para cidades do Sertão de Pernambuco Unidade de saúde especializada em atendimento de traumato-ortopedia, clínicas médica e cirúrgica e pediatria, o Hospital Eduardo Campos (HEC), localizado em Serra Talhada, chegou a marca de 1 mil procedimentos cirúrgicos (576 de urgência e 430 eletivos) realizados em 2023. Entre os procedimentos (1.006), […]
Serviço é referência em traumato-ortopedia para cidades do Sertão de Pernambuco
Unidade de saúde especializada em atendimento de traumato-ortopedia, clínicas médica e cirúrgica e pediatria, o Hospital Eduardo Campos (HEC), localizado em Serra Talhada, chegou a marca de 1 mil procedimentos cirúrgicos (576 de urgência e 430 eletivos) realizados em 2023.
Entre os procedimentos (1.006), destaque para os de cirurgia geral com 569 cirurgias realizadas nos primeiros cinco meses e meio do ano, seguido por traumato-ortopedia (408) e urologia (29).
Em 2023, a média mensal de procedimentos da unidade tem girado em torno de 200 cirurgias. Até agora, 20.012 atendimentos foram realizados no setor de emergência da unidade.
“Ser uma unidade que conta o serviço de traumato-ortopedia possibilita que o serviço receba pacientes de pelo menos 35 municípios do Estado e evite que estes sejam transferidos para outras regiões, como Petrolina, Caruaru e até o Recife. Aliado ao atendimento de urgência e emergência, o Hospital Eduardo Campos atua também junto à subespecialidades da ortopedia, realizando procedimentos para correção de lesões nas mãos, pés e joelho”, destaca a diretora geral do Hospital, Patrícia Queiroz.
O aporte na especialidade de traumato-ortopedia ofertado pelo HEC também contribuiu para a diminuição do fluxo de pacientes cirúrgicos na área e que eram direcionados para o atendimento no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. A unidade apresentou, de forma inédita, no último mês de maio a presença de corredores vazios.
Em nível ambulatorial, o Hospital Eduardo Campos oferta consultas especializadas nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria, infectologia, cirurgia geral, neurologia, medicina do trabalho e cardiologia. Nos primeiros cinco meses deste ano, 1.955 consultas foram realizadas na unidade.
Administrado pela Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, a unidade conta com 163 leitos, sendo 50 de terapia intensiva (20 adultos geral, 10 pediátricos srag, 10 pediátricos e 10 leitos srag adulto). O serviço do Sertão do Pajeú continua sendo referência para os pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (srag), atendendo aos pacientes encaminhados de unidades da III macrorregião de saúde (VI, X e XI geres). São 20 leitos de terapia intensiva exclusivamente voltados para o acompanhamento desses pacientes.
A Federação Pernambucana de Futsal (FPFS) divulgou o local da final da 56ª edição do Campeonato Pernambucano de Futsal adulto, que contou com 20 clubes, um recorde. ASEC/Caruaru e Garapa Esporte Clube, de Petrolina, vão disputar o título no Ginásio Municipal de Afogados da Ingazeira, quadra localizada no Sertão do Estado e que também foi […]
A Federação Pernambucana de Futsal (FPFS) divulgou o local da final da 56ª edição do Campeonato Pernambucano de Futsal adulto, que contou com 20 clubes, um recorde.
ASEC/Caruaru e Garapa Esporte Clube, de Petrolina, vão disputar o título no Ginásio Municipal de Afogados da Ingazeira, quadra localizada no Sertão do Estado e que também foi palco da primeira partida do Estadual deste ano. O jogo único da decisão está marcado para o próximo sábado, 7 de dezembro, às 20h30.
A Federação Pernambucana de Futsal (FPFS) escolheu uma sede que ficasse viável para os finalistas. Além disso, a entidade fez questão de valorizar o Sertão pernambucano, que pela primeira vez na história vai receber uma final de Campeonato Pernambucano.
O local da final passou por uma reforma estrutural este ano, inaugurando um novo piso e uma nova iluminação de led, além da instalação do placar eletrônico. A quadra tem um piso esportivo modular em polipropileno. A reabertura oficial do ginásio aconteceu no dia 2 de agosto deste ano.
Será realizado no dia do jogo o 1° Natal Sem Fome da FPFS. A entrada será mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.
Foto: Wellington Júnior Informação de confiança salva vidas durante uma pandemia. Há uma parcela de brasileiros que entende a importância de se informar corretamente, seguir as medidas das autoridades da saúde e confiar nas instituições científicas como fontes de informação. Esta é a constatação de estudo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e […]
Informação de confiança salva vidas durante uma pandemia. Há uma parcela de brasileiros que entende a importância de se informar corretamente, seguir as medidas das autoridades da saúde e confiar nas instituições científicas como fontes de informação.
Esta é a constatação de estudo do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), realizado no contexto de uma pesquisa mais ampla sobre como brasileiros e brasileiras veem a Fiocruz. Quem assina o estudo são os pesquisadores Luisa Massarani, Ione Maria Mendes, Vanessa Fagundes, Carmelo Polino, Yurij Castelfranchi e Bertha Maakaroun.
Intitulado Confiança, atitudes, informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras, o estudo analisa de que forma brasileiros e brasileiras enxergam a doença. Para isso, são levadas em consideração uma série de critérios, como a gravidade e os perigos da COVID-19, as fontes de informação e confiabilidade, a checagem de fatos, as atitudes, as precauções e prioridades para o enfrentamento e as relações de confiança na ciência. Quando questionados a respeito destas temáticas, os 1.643 cidadãos que respondem à survey demonstram certo nível de confiança nas instituições de pesquisa.
Afinal, os brasileiros acreditam nas medidas de restrição?
Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada de vários casos de pneumonia de origem indeterminada na cidade chinesa de Wuhan. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas identificaram a origem das infecções: um novo tipo de coronavírus, o Sars-CoV-2, causador da COVID-19. Segundo os autores do estudo do INCT, a quebra de barreiras espaciais e a crescente circulação de pessoas configuram um terreno fértil para o descontrole do contágio pelo vírus.
Dos entrevistados na pesquisa, 82% concordam que não correm o risco de serem contaminados pelo vírus se seguirem as orientações indicadas por instituições de saúde. Os jovens entre 18 e 24 anos são os que mais discordam: para eles, seguir as precauções que estão sendo indicadas não significa evitar o risco de contaminação.
A maioria das pessoas discorda com a máxima “não se pode fazer nada para evitar o contágio pela COVID-19”, e 77% reconhecem que a única forma de evitar o contágio é ficar em casa. Entre as mulheres, a ideia de ficar em casa para não se contagiar é melhor aceita do que entre os homens.
Embora 79% dos entrevistados concordem com as recomendações dos cientistas e profissionais da saúde, pessoas com renda domiciliar de até dois salários-mínimos têm maiores índices de impossibilidade de segui-las por falta de recursos. Já nas faixas de renda de cinco a vinte salários-mínimos há maior concordância e aderências às recomendações. Na faixa mais alta de renda há maior inclinação pela discordância e não aderência às medidas.
Comunicação de risco e confiança na informação científica
O segredo do sucesso de políticas públicas para barrar a transmissão da doença está, em parte, no modo como são percebidos a ciência e os cientistas — ou seja, no quanto a população confia nas instituições e na mídia durante a pandemia, além da percepção de risco da doença por parte das pessoas. Essa percepção, além de determinada por fatores socioeconômicos, políticos e culturais, é afetada pelos efeitos da comunicação sobre riscos.
De acordo com os autores, a comunicação de risco é uma parte relevante na gestão de crises da saúde pública. É entendida como a “troca de informação, aconselhamento e opiniões em tempo real entre peritos, líderes comunitários, funcionários e as pessoas que estão em risco”.
Na época em que a survey foi aplicada, entre maio e junho de 2020, 97,3% dos entrevistados para o estudo disseram que depositavam confiança nos cientistas para encontrarem a cura da COVID-19. Dentre eles, 45% acreditavam numa resposta mais rápida, enquanto 52% acreditavam em um processo mais demorado. Apenas 3% disseram não acreditar que os cientistas encontrassem uma “solução” para a COVID-19.
Já em relação à capacidade de comunicação e clareza das informações concedidas pelos cientistas em entrevistas, blogs, vídeos ou sites sobre a COVID-19, 42% consideram claras e efetivas; 26% acham que as informações são conflitantes e estão confundindo as pessoas; 16% consideram que os cientistas não deveriam falar em público, mantendo as suas opiniões restritas às instituições; e 16% acreditam que os cientistas sejam muito competentes, mas não sabem se comunicar.
Não bastasse a vitória em novembro, o prefeito Alessandro Palmeira e a esposa, Lellis Vasconcelos, ganharam um motivo pra completar o ano de conquistas. Nasceu agora a pouco no Hospital Regional Emília Câmara a pequena Eulália Palmeira Vasconcelos, primogênita do casal. Eulália, homenagem à avó de Sandrinho, nasceu de parto cesáreo no Hospital Regional Emília […]
Não bastasse a vitória em novembro, o prefeito Alessandro Palmeira e a esposa, Lellis Vasconcelos, ganharam um motivo pra completar o ano de conquistas.
Nasceu agora a pouco no Hospital Regional Emília Câmara a pequena Eulália Palmeira Vasconcelos, primogênita do casal.
Eulália, homenagem à avó de Sandrinho, nasceu de parto cesáreo no Hospital Regional Emília Câmara.
Apressada, aparentemente não queria perder a posse do pai, marcada para as 20h da sexta, dia primeiro. Aparece na primeira foto trajada para a ocasião.
Quando uma criança nasce, cresce a esperança de um mundo melhor, materializa-se o amor verdadeiro. Bem vinda Eulália! Parabéns Sandrinho e Lellis.
O Banco do Nordeste (BNB) aderiu ao programa do Governo Federal Desenrola Brasil para oferecer vantagens na renegociação de dívidas e estimular a regularização de consumidores no sistema bancário. As medidas incluem renegociações com descontos e retirada do nome de devedores de cadastros externos. O programa Desenrola Brasil foi iniciado nesta segunda-feira, 17, para regularizar […]
O Banco do Nordeste (BNB) aderiu ao programa do Governo Federal Desenrola Brasil para oferecer vantagens na renegociação de dívidas e estimular a regularização de consumidores no sistema bancário. As medidas incluem renegociações com descontos e retirada do nome de devedores de cadastros externos.
O programa Desenrola Brasil foi iniciado nesta segunda-feira, 17, para regularizar débitos de clientes de duas faixas de endividamento: até R$ 5 mil e acima de R$ 5 mil.
Os clientes que possuem débitos de até R$ 100 terão seus nomes removidos dos cadastros externos de devedores. “É importante destacar que a dívida não desaparece. No entanto, os clientes têm a possibilidade de aproveitar as condições do programa para negociar suas operações com redução de valor”, informa o presidente do BNB, Paulo Câmara.
“A adesão ao Desenrola Brasil reforça nosso compromisso em promover a inclusão financeira e apoiar o desenvolvimento econômico da Região. Estamos empenhados em oferecer condições vantajosas para a renegociação de dívidas, possibilitando que nosso cliente regularize sua situação e retome sua atividade produtiva com maior tranquilidade e mais planejamento“, afirma o executivo.
Paulo Câmara reforça que a Instituição está dedicada a oferecer soluções visando reduzir o impacto financeiro causado pela inadimplência e proporcionar condições favoráveis para a recuperação econômica. Podem aproveitar as oportunidades os clientes que contrataram crédito e foram incluídos nos cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Você precisa fazer login para comentar.