Notícias

Na Paraíba, Sudene marca presença em agenda estratégica em defesa da Caatinga

Por André Luis

Abrir um amplo diálogo com instituições e especialistas no bioma da Caatinga foi um dos objetivos de um seminário prestigiado pela Sudene na quarta-feira (28) em Campina Grande (PB). 

A equipe técnica da autarquia, liderada pelo superintendente Danilo Cabral, participou das atividades de abertura do I Seminário Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, organizado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA). 

Com painéis temáticos, exposição de produtos típicos e apresentação de estudos, o evento buscou posicionar a Caatinga – o único bioma exclusivamente brasileiro ¬– nas agendas temáticas das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. A programação apresentou cinco eixos temáticos, destacando exposições nas áreas de biodiversidade, inovação, combate à pobreza, entre outros.

“A Caatinga é um território estratégico. Ela ocupa 12% do território nacional com mais de 1.400 municípios, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. É importante que façamos este debate. E ele está relacionado aquilo que a Sudene está discutindo neste momento, que é o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. As diretrizes que colocamos neste instrumento dialogam com as preocupações que estão sendo colocadas aqui. A caatinga é uma potencialidade que só o Brasil tem”, defendeu o superintendente Danilo Cabral. 

O PRDNE foi a pauta da exposição técnica conduzida pela autarquia durante o painel “Políticas Públicas, financiamentos e novos arranjos produtivos”. No documento, disponível para consulta pública até o próximo dia 2, o aproveitamento da biodiversidade da Caatinga integra uma das diretrizes da dimensão da área de Economia do plano regional. 

O bioma ainda é tema de vários projetos estruturantes, entre eles o monitoramento e preservação de pesquisas para preservação de biomas; estímulo a estratégias e tecnologias de adaptação às mudanças climáticas e valorização da bioeconomia; e criação e ampliação das unidades de conservação. 

“Com o PRDNE, vamos evidenciar a riqueza dos biomas nordestinos e dar arcabouço técnico e institucional para que o tema seja tratado como agenda permanente nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Através do plano, a Sudene vai criar um ambiente colaborativo para fortalecer uma estrutura produtiva sustentável. E não há como pensar nesta ação sem pensar na Caatinga” comentou o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo. 

As propostas do PRDNE também dialogam com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), proposta pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Outras Notícias

Ouro Velho comemorou 62 anos de emancipação política

Por André Luis A cidade de Ouro Velho, no Cariri paraibano, completou, neste domingo (15), 62 anos de emancipação política. A programação teve início às 6h com Alvorada com a Banda Filarmônica e Fanfarra Pedro Viana; às 8h acontece uma solenidade em frente à Câmara de Vereadores “Casa Sebastião Gomes de Queiroz”; logo depois, às […]

Por André Luis

A cidade de Ouro Velho, no Cariri paraibano, completou, neste domingo (15), 62 anos de emancipação política.

A programação teve início às 6h com Alvorada com a Banda Filarmônica e Fanfarra Pedro Viana; às 8h acontece uma solenidade em frente à Câmara de Vereadores “Casa Sebastião Gomes de Queiroz”; logo depois, às 8h30, aconteceu outra solenidade, desta vez em frente a Prefeitura, com café da manhã, e os parabéns com o tradicional corte do bolo.

A programação terá continuidade na quarta-feira, dia 18, com a agenda de inaugurações durante o dia e a noite com shows musicais: às 20h se apresenta Zé Cantor; às 22h Taty Girl; às 0h sobe ao palco Tayrone e o cantor Vitor Fernandez encerra a noite. O show está programado para iniciar às 2h.

Glenn Greenwald é denunciado pelo Ministério Público

G1 Mesmo sem ter sido investigado ou indiciado, o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, foi denunciado nesta terça-feira (21) pelo Ministério Público Federal na operação Spoofing, que investiga invasões de celulares de autoridades. A denúncia cita crime de associação criminosa e crime de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com […]

G1

Mesmo sem ter sido investigado ou indiciado, o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, foi denunciado nesta terça-feira (21) pelo Ministério Público Federal na operação Spoofing, que investiga invasões de celulares de autoridades.

A denúncia cita crime de associação criminosa e crime de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

O Intercept publicou, em 2019, conversas atribuídas ao então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e a procuradores da Operação Lava Jato. Segundo o site, Moro orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores, o que, para o Intercept, evidencia parcialidade do então juiz.

Investigações da Polícia Federal mostraram que os celulares das autoridades haviam sido hackeados. Um dos investigados, o hacker Walter Delgatti Neto, afirmou em depoimento que repassou o conteúdo das conversas a Glenn.

Uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em 2019, determinou que o jornalista não fosse investigado na Spoofing. O MPF informou que Glenn não foi investigado, mas que indícios contra ele surgiram a partir das apurações sobre os hackers. Por isso, segundo o MPF, ele foi denunciado mesmo sem ser investigado.

Ainda de acordo com o MPF, Glenn “auxiliou, orientou e incentivou” o grupo de hackers suspeito de ter invadido os celulares de autoridades durante o período em que os delitos foram cometidos.

Em nota, a defesa de Glenn afirmou que a denúncia é um “expediente tosco” que desrespeitou a decisão do ministro Gilmar Mendes. Disse ainda que o objetivo da denúncia é depreciar o trabalho jornalístico realizado pelo Intercept.

Serra: Câmara analisa Projeto de Lei que garante gratificação para fardamento da Guarda Municipal 

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada recebeu para apreciação o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui a concessão de gratificação anual destinada à aquisição de fardamento aos integrantes da Guarda Municipal. O projeto chegou ao Legislativo acompanhado da Mensagem nº 32/2025, na qual a prefeita Márcia Conrado destaca […]

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada recebeu para apreciação o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui a concessão de gratificação anual destinada à aquisição de fardamento aos integrantes da Guarda Municipal.

O projeto chegou ao Legislativo acompanhado da Mensagem nº 32/2025, na qual a prefeita Márcia Conrado destaca a importância da medida para a valorização dos servidores e para a manutenção da disciplina e padronização da corporação.

De acordo com a proposta, a gratificação terá caráter indenizatório e será paga em até três parcelas, nos meses de fevereiro, março e abril, cabendo ao servidor utilizar os valores exclusivamente para a compra do uniforme. Após o recebimento integral, os guardas terão 60 dias para estarem em serviço com o novo fardamento.

O Legislativo municipal é responsável por discutir, avaliar e votar a matéria. A análise dos vereadores é apontada como fundamental, já que o projeto prevê também mecanismos de fiscalização, como a possibilidade de instauração de processo administrativo disciplinar para os casos em que o fardamento não for utilizado dentro do prazo estipulado.

Para os parlamentares, a iniciativa reforça o papel da Câmara em garantir a aplicação correta dos recursos públicos e, ao mesmo tempo, atender a demandas de categorias que atuam diretamente na segurança e no bem-estar da população.

Santa Terezinha: Presidente da Câmara propõe doação de veículo para Guarda Municipal

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Doutor Júnior, propôs através de Projeto de Resolução a doação do veículo da casa para o município, especificamente para  aguarda municipal. A finalidade, ajudar no combate à criminalidade do município. O projeto será colocado em votação na sessão desta quarta (11). Ainda haverá a discussão das […]

O Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, Doutor Júnior, propôs através de Projeto de Resolução a doação do veículo da casa para o município, especificamente para  aguarda municipal.

A finalidade, ajudar no combate à criminalidade do município. O projeto será colocado em votação na sessão desta quarta (11).

Ainda haverá a discussão das Emendas Aditivas Impositivas  ao Projeto de Lei 010/2020, datado com 13/10/2020, propostas por Doutor Júnior e Francisco Valério Ferreira da Silva.

Ainda serão discutidas duas emendas modificativas 004 e 005, também de Adalberto Júnior e Francisco Valério Ferreira da Silva, que modificam os artigos 4º, 5º, 17 e 23 do Projeto de Lei Ordinária nº 010/2020, que estima a receita e fixa a despesa de Santa Terezinha para o exercício de 2021, oriundo do Poder Executivo Municipal e dá outras providências.

Agência do Trabalho divulga 74 vagas para as agências do Sertão

São 06 vagas para Arcoverde, 50 para Petrolina, 13 para Salgueiro e 05 para Serra Talhada.  A Agência do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), divulgou as oportunidades de empregos desta quarta-feira (29). São 74 vagas de trabalho para as agências do Sertão, distribuídas entre as cidades de Serra Talhada, […]

São 06 vagas para Arcoverde, 50 para Petrolina, 13 para Salgueiro e 05 para Serra Talhada. 

A Agência do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), divulgou as oportunidades de empregos desta quarta-feira (29).

São 74 vagas de trabalho para as agências do Sertão, distribuídas entre as cidades de Serra Talhada, Arcoverde, Petrolina e Salgueiro. Há vagas temporárias e para pessoas com deficiência.

Arcoverde: Analista de contabilidade (1), Consultor de Vendas (1), Técnico em segurança do trabalho (1) e Vendedor Pracista (1). Há 2 vagas de Recepcionista telefonista para pessoas com deficiência.

Petrolina: Auxiliar de armazenamento (1), Auxiliar de Limpeza (2), Auxiliar de Limpeza (1), Auxiliar de Limpeza (1), Auxiliar de manutenção predial (1), Auxiliar de pessoal (1), Coletor de lixo (20), Conferente Carga e Descarga (1), Cortador de Roupas (1), Encanador (1), Encarregado de construção civil (1), Farmacêutico (1), Gerente de Salão de Café (1), Jardineiro (1), Mecânico de ar-condicionado e refrigeração (1), Montador de móveis de madeira (1), Motorista de caminhão-guincho pesado com munk (1), Técnico de edificações (1), Vendedor interno (5), Vendedor porta a porta (5), Vendedor Pracista (1) e Vidraceiro (1).

Salgueiro: Auxiliar de linha de produção (1), Churrasqueiro (1), Cozinheiro de restaurante (2), Eletricista (1), Gerente administrativo (1), Mecânico (1), Mecânico de Máquinas Pesadas (1), Pintor de obras (1), Soldador (1), Técnico de Manutenção Elétrica (1), Técnico Mecânico (1) e Vendedor Pracista (1).

Serra Talhada: Agenciador de Propaganda (1), Ajudante de carga e descarga (1) e Assistente administrativo (1). Há 2 vagas temporárias para Motorista Entregador (365 dias).