Notícias

MPPE atua em conjunto com a PF para desarticular organização criminosa no Sertão

Por André Luis

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Lagoa Grande, deu apoio à Polícia Federal de Juazeiro (BA), durante a Operação Maracaibo, realizada na manhã da última quarta-feira (23), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas nas cidades de Juazeiro(BA), Petrolina, Lagoa Grande e Salgueiro, em Pernambuco. 

Durante a operação, iniciada nas primeiras horas da manhã, mais de 120 policiais cumpriram 16 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2º da lei 12.850/13), tráfico de drogas, associação para o tráfico (art. 33 e 35 da lei 11.343/06) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98), cujas penas somadas podem chegar a 43 anos de reclusão.

As investigações constataram uma conexão do grupo criminoso investigado com uma facção criminosa do Estado de São Paulo. Mais à frente, foi revelado que o líder da Orcrim, que é natural de Lagoa Grande (PE) e teria mudado o domicílio para um condomínio de luxo em Petrolina, comandava as ações criminosas em toda a região do Vale do São Francisco.

A Operação Maracaibo também contou com os apoios do 12º Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE); Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CIPE Caatinga), da Bahia. A Polícia Federal continua com as apurações, no sentido de elucidar a amplitude da suposta organização criminosa, bem como identificar e prender outros integrantes.

Outras Notícias

Agua Branca promove Audiência Pública para debater a violência

Por Anchieta Santos Por iniciativa do Prefeito Tom (PMDB), importante Audiência Pública aconteceu na noite da 6ª feira passada em Água Branca para debater a violência que tem assustado os moradores do município paraibano. Além da sociedade civil, participaram vereadores, juiz da cidade, delegado regional, sub comandante da região, advogados, comerciantes, Conselho Tutelar, representação das […]

Por Anchieta Santos

Por iniciativa do Prefeito Tom (PMDB), importante Audiência Pública aconteceu na noite da 6ª feira passada em Água Branca para debater a violência que tem assustado os moradores do município paraibano.

Além da sociedade civil, participaram vereadores, juiz da cidade, delegado regional, sub comandante da região, advogados, comerciantes, Conselho Tutelar, representação das igrejas católica e igrejas evangélicas.

Sugestões foram apresentadas como Aumento do efetivo da guarda municipal que foi criada, melhoria da iluminação da cidade, aumento do efetivo policial, criação de um conselho de segurança e a manutenção do debate.

Juiz da Comarca se comprometeu em reverter as penas pecuniárias em favor das polícias militar e civil para dar mais infraestrutura ao segmento que se ressente da falta de investimentos.

TJPE elege advogados para escolha de Desembargador Eleitoral do TRE-PE

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, na sessão desta segunda-feira (25), escolheu os advogados que vão compor a Lista Tríplice voltada à composição do cargo de desembargador eleitoral efetivo no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na ocasião, foram escolhidos os advogados Rodrigo Cahu Beltrão (40 votos), Gervásio Xavier de Lima […]

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, na sessão desta segunda-feira (25), escolheu os advogados que vão compor a Lista Tríplice voltada à composição do cargo de desembargador eleitoral efetivo no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Na ocasião, foram escolhidos os advogados Rodrigo Cahu Beltrão (40 votos), Gervásio Xavier de Lima Lacerda (32 votos) e Edson Monteiro Vera Cruz Filho (20 votos). A lista tríplice com o nomes dos advogados será encaminhada para escolha e nomeação do Presidente da República.

Pelo que o blog apurou, os três nomes tem qualificação para ocupar a função. Mas a tendência é de que o presidente Jair Bolsonaro mantenha Rodrigo Beltrão na função. Ele já ocupa o papel de Desembargador eleitoral.

Guaidó retorna à Venezuela

O “autoproclamado” presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, voltou à Venezuela nesta segunda-feira (4), para participar das manifestações contra o governo de Nicolás Maduro. Ele foi recebido por uma multidão no Aeroporto de Maiquetía, que atende a capital, e depois foi até uma praça onde era esperado por seus apoiadores. O retorno do opositor de […]

O “autoproclamado” presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, voltou à Venezuela nesta segunda-feira (4), para participar das manifestações contra o governo de Nicolás Maduro.

Ele foi recebido por uma multidão no Aeroporto de Maiquetía, que atende a capital, e depois foi até uma praça onde era esperado por seus apoiadores.

O retorno do opositor de Maduro contraria ordem judicial que o proibia de deixar o seu país. Durante a última semana, ele se reuniu com os presidentes de Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador.

Em sua fala em Caracas, Guaidó afirmou que seu passaporte ficou “intacto” ao voltar, apesar do descumprimento da ordem do tribunal controlado por Maduro.

Salgueiro: Operação da PF tem como alvo Prefeitura e vereador eleito na cidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15), a Operação Quasar, que visa combater organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e possível desvio de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE que deveriam ser utilizadas na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura. Estão sendo cumpridos sete mandados […]

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15), a Operação Quasar, que visa combater organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e possível desvio de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Salgueiro/PE que deveriam ser utilizadas na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas, dentre estes, são alvos a Prefeitura Municipal de Salgueiro, um Secretário da Prefeitura e um futuro vereador eleito no último pleito. As medidas estão sendo cumpridas nos endereços dos acusados, localizadas em Salgueiro e Igarassu.

“As investigações tiveram início no ano de 2019 e visa desarticular a atividade da organização criminosa que consistia na fraude à licitação, com o vencimento do certame por uma empresa de fachada, sem estrutura logística para realizar as obras contratadas e o repasse de sua execução a empresa vinculada a pessoas ligadas ao ex-Prefeito de Salgueiro e a um Secretário municipal. As somas dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais)”, diz a nota.

A Operação contou com a participação de 20 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal. Caso os envolvidos sejam condenados, os crimes cometidos podem chegar a 16 anos de reclusão.

Domingo de chuva em algumas cidades do Pajeú e Moxotó

Por Anchieta Santos O tempo fechou literalmente ontem à tarde na região do Pajeú. Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Quixaba, Carnaíba e Serra Talhada. Na sede das cidades de Afogados da Ingazeira, Tabira e Ingazeira apenas serenou. Na comunidade de Barra de solidão choveu também. Houve registro de chuva também em sítios […]

foto 3
Chuva alagou ruas em Serra Talhada

Por Anchieta Santos

O tempo fechou literalmente ontem à tarde na região do Pajeú. Com relâmpagos e trovões a chuva caiu bem em Quixaba, Carnaíba e Serra Talhada.

Na sede das cidades de Afogados da Ingazeira, Tabira e Ingazeira apenas serenou. Na comunidade de Barra de solidão choveu também.

Houve registro de chuva também em sítios São João novo e Velho, Santo Antônio e Carnaubinha de Afogados, além do Sítio Juá de Iguaracy.

Em Custódia raio atinge Capela – As chuvas do sábado (21) deram um susto nos moradores do distrito do Ingá, no município de Custódia, devido o estrondo dos trovões provocados pelos raios que caíram na região.

A Capela de Santa Bárbara, justamente a protetora dos raios e trovões, foi atingida por um raio que caiu sobre a torre que sustenta a cruz. Ninguém ficou ferido.