Morre em Tabira mãe de Socorro Amaral, nova gerente da GRE do Alto Pajeú
Por André Luis
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Dona Alzira foi sepultada na tarde desta segunda-feira.
Por André Luis
Faleceu na tarde deste domingo (05.01), a sra. Alzira Amaral, conhecida como Alzira de Assis Brejinho. Ela é mãe da nova gerente da GRE do Alto Pajeú, Socorro Amaral, que por este motivo não compareceu a posse na manhã desta segunda-feira (06.01), no Palácio do Campo das Princesas.
O corpo de dona Alzira foi velado em sua residência, localizado na Rua Neco Pereira, Nº 29 e o sepultamento aconteceu às 16h no Cemitério Local de Tabira.
Após vencer quatro etapas na seleção promovida pelo Governo de Pernambuco, a professora tabirense Socorro Amaral conquistou o primeiro lugar e passa a comandar a GRE do Sertão do Alto Pajeú.
A professora figurou na lista tríplice e o governador Paulo Câmara fez a escolha dela e das demais gerentes, adotando o critério da meritocracia.
O cantor e compositor Maciel Melo esteve hoje no Debate das Dez do programa Manhã Total (Rádio Pajeú). Maciel esteve falando de seus projetos e também na condição de garoto propaganda de um investimento imobiliário em Tabira, que será lançado dia 5 de dezembro, o Alta Vista. Parte da conversa também foi ao ar no […]
Da esquerda pra direita: Paulo Valadares, Maciel Melo, este blogueiro, Eduardo Moraes, Roberto Limeira, Eraldo Feijó e Júnior Finfa
O cantor e compositor Maciel Melo esteve hoje no Debate das Dez do programa Manhã Total (Rádio Pajeú). Maciel esteve falando de seus projetos e também na condição de garoto propaganda de um investimento imobiliário em Tabira, que será lançado dia 5 de dezembro, o Alta Vista. Parte da conversa também foi ao ar no Cidade Alerta, da Cidade FM.
Ele esteve ao lado de Roberto Limeira e Eduardo Moraes, representantes do projeto, além de Eraldo Feijó, que tem assessorado o empreendimento. Sobre 2016, Maciel prepara o lançamento de um disco cheio de composições de MPB. Ele ainda quer extrair mais do CD com frevos que gravou ano passado para o carnaval que está chegando.
Maciel voltou a falar de sua identidade com o Pajeú e do fato de não viver se cobrando com a necessidade de gravar um CD autoral todo tempo. “Hoje produzo ao meu tempo, sem essa cobrança”, afirmou. Mesmo assim, brinca com o fato de um período recente em que compôs, tocou outros projetos e até escreveu seu livro. “Pensei que tava perto de morrer”, brinca.
O papo ainda foi testemunhado pelo blogueiro Júnior Finfa e por Paulo Valadares. Aliás, falando nos dois, como que em uma saudável provocação ao apresentador rubro-negro, Maciel chegou com a camisa do tricolor, outra paixão do genial artista.
A professora Wildes Marileia dos Santos Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), no sertão, filiada ao PC do B, é a pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, pré-candidato a prefeito no município. O anúncio de Léia como é conhecida por todos, ocorreu durante […]
A professora Wildes Marileia dos Santos Araújo, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), no sertão, filiada ao PC do B, é a pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, pré-candidato a prefeito no município.
O anúncio de Léia como é conhecida por todos, ocorreu durante coletiva de imprensa nesta manhã de quinta-feira, 28, na sede do PT de Petrolina.
Segundo o deputado, a escolha do PC do B e do nome de Léia Araújo, foi uma construção feita de forma muito sensata, num entendimento dentro do campo democrático no país que conta com a presença firme do PT e do PC do B e ainda, na busca pelo melhor por Petrolina.
“Chegamos a essa aliança com o PC do B dentro de um processo natural. Conheci Leia como prefeito, ela então presidente do Sindsemp e contribuiu muito na nossa construção, na ideia de uma cidade mais pujante. Ela chega também trazendo a força da mulher em nossa chapa. Vamos ganhar essa eleição, apresentando Leía como futura vice-prefeita de Petrolina”, afirmou Odacy.
Para a pré-candidata, é um desafio que o partido propôs e que ela resolver encarar. “Essa é uma tarefa que eu não aceitaria se o candidato não fosse Odacy. Nós estivemos em lado opostos, mas sempre com uma relação amistosa e respeitosa. Também aceitei principalmente para oportunizar o espaço da mulher, um desafio feito pelo PC ddo B onde me sinto à vontade para representar e enfrentar”, destacou Léia Araújo.
A chapa majoritária Odacy-Léia será apresentada oficialmente na convenção desta quinta-feira, às 18h30, da Coligação Petrolina do Povo e dos Sonhos de Isabel Cristina. O nome da frente é uma homenagem a ex-deputado Isabel Cristina que era presidente de honra do PT petrolinense e faleceu recentemente.
O evento acontece no Centro Cultural Dom Bosco, no centro da cidade, quando serão também anunciados os nomes dos pré-candidatos a vereador da coligação. A convenção terá ainda presenças de forças políticas dos dois partidos no estado, como o senador Humberto Costa, dos presidente das siglas que formam a coligação (PT, PC do B, PMN e PMB), do deputado federal Fernando Monteiro que é do PP, mas confirmou seu apoio a Odacy mesmo o partido dele tendo ido apoiar outra candidatura na cidade, entre outros convidados.
O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, se reuniu com a consultora do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred/SAF/MAPA), Andréa Connolly, com o objetivo de alinhar as informações sobre o processo de contratação das propostas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) para 2020. A […]
O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, se reuniu com a consultora do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred/SAF/MAPA), Andréa Connolly, com o objetivo de alinhar as informações sobre o processo de contratação das propostas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) para 2020.
A pauta da reunião, realizada nesta quinta-feira (12), considerou a importância do papel da rede de apoio para a qualificação e apresentação das propostas de aquisição de terras, que devem ser analisadas pelo Iterpe.
Integraram ainda a discussão a gerente da execução do PNCF em Pernambuco, Alcineide Oliveira, e o representante da Fetape, Aglailson Paixão, uma das instituições parceiras do programa e que é responsável pela etapa de capacitação dos grupos de agricultores beneficiários do financiamento da terra.
A ocasião serviu, ainda, para definir conjuntamente alguns encaminhamentos necessários, neste mês de abril, para alavancar o processo de envio e análise das propostas de áreas rurais enquadradas nas exigências legais do programa, que, por sua vez, tramitam entre o Iterpe e a União.
O presidente do Iterpe reforçou a importância da integração das esferas institucionais parceiras da promoção do PNCF, durante a reunião. “O diálogo permanente entre as entidades que orquestram a realização do programa é o diferencial para acelerar as etapas voltadas às contratações dessa política pública no Estado de Pernambuco”, enfatizou Altair Patriota.
Sobre o Programa
O PNCF é uma política nacional implementada em 2003 com apoio dos estados que, ao longo do tempo, contou com diversas modificações em sua normativa em atendimento às reivindicações da sociedade civil organizada para adequar as diferenças regionais dos beneficiários.
A execução dessa política, em Pernambuco, realizada pelo Iterpe, tem o objetivo de conceder financiamento com juros baixos às famílias de agricultores sem ou com pouca terra, para que comprem um imóvel rural a fim de produzir o sustento de suas famílias.
Na manha deste sábado (17), a prefeita Madalena Britto, entregou para a população da cidade o Mercado Público de Carnes Joel Vilela da Silva. O Mercado está funcionando agora dentro das instalações do Centro Comercial Regional de Arcoverde vereador Ulisses de Brito – Cecora, segundo nota ao blog. O equipamento que foi entregue conta com […]
Na manha deste sábado (17), a prefeita Madalena Britto, entregou para a população da cidade o Mercado Público de Carnes Joel Vilela da Silva. O Mercado está funcionando agora dentro das instalações do Centro Comercial Regional de Arcoverde vereador Ulisses de Brito – Cecora, segundo nota ao blog.
O equipamento que foi entregue conta com cinquenta boxes de comercialização, lanchonete, almoxarifado e banheiros com acessibilidade. A ideia foi levar para um só lugar uma variedade de coisas que o cidadão compra pelo menos uma vez por semana, como por exemplo, feira de hortifrúti e agora carnes.
O diretor do Cecora, Paulo Diniz, apresentou ao publico uma prestação de contas e também agradeceu a prefeita Madalena por todo o investimento que a Prefeitura de Arcoverde fez durante essa gestão. “Em 2016 o Cecora completa 30 anos e nunca uma administração municipal olhou tanto por este lugar”, declarou.
Representando a família do homenageado estiveram presentes o vereador Joel Filho e o advogado Galdêncio Vilela, que também é diretor do Procon de Arcoverde. Para Joel foi importante andar por todo o Mercado e ver que a maioria dos trabalhadores do local aprovaram a mudança. “Agradecemos a Madalena Britto por esta homenagem e ao mesmo tempo parabenizo o povo de Arcoverde por ter escolhido ela como administradora de nossa cidade”, finalizou Vilela.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, enalteceu o trabalho em grupo capitaneado pela prefeita Madalena Britto e destacou como case de sucesso que é o Cecora, que recentemente foi reconhecido inclusive pelo Sebrae.
Por fim, a prefeita Madalena Britto em um breve discurso, apresentou aos presentes algumas obras e projetos desenvolvidos pela sua gestão, como por exemplo a Creche Dr Jennecy Ramos, o Trator na Roça, o Programa Mais Saúde no Campo, dentre outros. Sobre o Mercado de Carnes a prefeita disparou: “Joel Vilela vive nessa obra. O Cecora tem orgulho de receber um equipamento deste tamanho e desta grandiosidade. Aqui os trabalhadores encontrarão mais dignidade e mais qualidade de trabalho”, finalizou ela.
O vice-prefeito de Arcoverde Israel Rubis, rompido com o gestor Wellington Maciel, esteve na frente da Prefeitura de Arcoverde, juntos aos Servidores Públicos da Saúde que se dizem prejudicados com o corte e suspensão dos adicionais de insalubridade. Ele acompanhou a mobilização do Sindicato dos Servidores Públicos de Arcoverde. “O Prefeito se escondeu, e num […]
O vice-prefeito de Arcoverde Israel Rubis, rompido com o gestor Wellington Maciel, esteve na frente da Prefeitura de Arcoverde, juntos aos Servidores Públicos da Saúde que se dizem prejudicados com o corte e suspensão dos adicionais de insalubridade.
Ele acompanhou a mobilização do Sindicato dos Servidores Públicos de Arcoverde. “O Prefeito se escondeu, e num profundo ato de ausência de liderança política, designou o Secretário de Controle Interno e um Procuradores do Município, para receber o grupo de manifestantes”, disse.
“Continuaremos na luta pelos direitos dos trabalhadores e servidores públicos da Prefeitura de Arcoverde. Sugeri que se até amanhã, ao meio dia, não houver resposta oficial, o Sindicato mobilize a classe para análise de indicativo de greve”, concluiu.
Servidores públicos efetivos da Saúde saíram em caminhada de protesto, da Secretaria de Saúde até o prédio da Prefeitura de Arcoverde. A organização do ato foi do SINTEMA, Sindicato da categoria.
Eles exigiram do prefeito Wellington Maciel o pagamento do adicional de insalubridade, que fora cortado e ou reduzido, segundo eles, de forma arbitrária.
A Secretária Socorro Vidal respondeu ao ofício da categoria cobrando o pagamento da insalubridade. Basicamente disse de maneira formal o mesmo que colocou no vídeo publicado nas redes.
“Assim tendo exposto os motivos pelos quais não será feita a recomposição do adicional de insalubridade, por expressa vedação legal, prevista em lei municipal, me reporto aos senhores diretores sindicais com apoio na legislação municipal”, disse.
Você precisa fazer login para comentar.