Notícias

Moro determina leilão de tríplex atribuído ao ex-presidente Lula

Por Nill Júnior

Em decisão judicial, o juiz Sérgio Moro determinou nesta segunda-feira (29/1) o leilão do tríplex que fica no Guarujá (SP) atribuído pelo Ministério Público Federal (MPF) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No documento, ele afirmou que “a omissão do recolhimento do IPTU pela OAS Empreendimentos, proprietária formal, ou pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proprietário de fato, coloca o imóvel em risco, com a possibilidade de esvaziamento dos direitos de confisco da vítima, no caso uma empresa estatal e por conseguinte com prejuízo aos próprios cofres públicos.”

Até o julgamento, o imóvel será vendido em leilão público e o produto da venda será depositado em conta judicial.

Condenação

O suposto recebimento do tríplex rendeu a Lula uma condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. Inicialmente, a pena atribuída ao petista pelo juiz Sérgio Moro foi de nove anos e meio. O ex-presidente e o MPF recorreram à segunda instância — o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre — que manteve a condenação e ampliou a pena para 12 anos e um mês em regime fechado.

A defesa do ex-presidente ainda pode apresentar embargos declaratórios, mas a decisão, unânime, dificulta a possibilidade de uma candidatura do petista à Presidência da República. O cumprimento da pena começa após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF4.

Na segunda instância, Lula acabou derrotado por 3 a 0. O presidente da 8ª Turma do TRF4, desembargador Leandro Paulsen, e o desembargador Victor Laus, acompanharam o voto do relator do processo, desembargador Gebran Neto. “No caso da pena do réu Luiz Inácio Lula da Silva, considero a culpabilidade extremamente elevada. Trata-se de presidente da República, com a gravidade dele nomear diretores que participaram do esquema”, justificou o relator, que aplicou, ainda, 280 dias-multa, à razão unitária de cinco salários mínimos vigentes ao tempo do último fato criminoso.

A pena de 12 anos e 1 mês do ex-presidente é a somatória de oito anos e quatro meses por corrupção, e três anos e nove meses por lavagem de dinheiro, ambos referentes ao apartamento no Guarujá. Lula só foi absolvido no processo de lavagem de dinheiro no caso do armazenamento do acervo presidencial.  “Há prova acima do razoável de que o tríplex estava destinado ao presidente como vantagem indevida”, disse Gebran Neto. O relator comparou como se a OAS fosse um laranja de Lula no apartamento. “Houve crime de lavagem pela ocultação do verdadeiro destinatário do apartamento e também em relação às reformas e benfeitorias”, explicou.

Outras Notícias

TSE admite lentidão na apuração

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a demora na divulgação dos resultados da eleição este ano se deve a um problema na comunicação entre o sistema de totalização dos votos e o de divulgação. Segundo a Corte, a totalização está sendo feita normalmente, mas, com o problema na transmissão, a divulgação não está sendo […]

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a demora na divulgação dos resultados da eleição este ano se deve a um problema na comunicação entre o sistema de totalização dos votos e o de divulgação.

Segundo a Corte, a totalização está sendo feita normalmente, mas, com o problema na transmissão, a divulgação não está sendo possível. Não foi dada uma previsão de quando isso será resolvido.

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo a Corte, isso traria algumas vantagens, como economia e segurança. O TSE diz que o atraso na divulgação dos resultados neste domingo não se deve a essa medida.

No sábado, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, disse que, com a centralização da apuração no TSE, foi possível baixar os custos. Além disso, como não há mais 27 possíveis alvos de ataque, a vulnerabilidade diminuiu. Janino destacou que  datacenter do TSE tem certificados internacionais de segurança.

 

Avião decola do Recife para buscar 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 na Índia

Avião do modelo Airbus A330neo será usado pela companhia na operação – Foto: César dos Reis/Azul O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nesta quarta-feira (13), que um avião irá decolar para a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório Serum. O voo partirá do Aeroporto Internacional […]

Avião do modelo Airbus A330neo será usado pela companhia na operação – Foto: César dos Reis/Azul

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nesta quarta-feira (13), que um avião irá decolar para a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório Serum. O voo partirá do Aeroporto Internacional do Recife, nesta quinta-feira (14). As informações são da Folha de Pernambuco.

Em comunicado de imprensa, a Azul confirmou a informação dita por Pazuello em pronunciamento sobre as ações contra a Covid-19 realizadas pelo Ministério da Saúde no Amazonas.. De acordo com a companhia, um Airbus A330neo, maior aeronave de sua frota, parte do Recife às 23h da quinta-feira, rumo a Mumbai, na Índia.

O imunizante produzido pelo laboratório indiano é desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. O Governo Federal aguarda a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – a agência deve anunciar seu veredicto no próximo domingo (17).

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de exportação pronto. Data de decolagem para o dia 16 [a volta]. Então, quando nós tivermos a posição da Anvisa, nós temos o material para distribuir”, disse o ministro.

De acordo com a Azul, o voo irá durar 15 horas e não terá escalas em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. 

A previsão para chegada no Brasil das vacinas produzidas na Índia é para o sábado (16), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 15h.

No comunicado, a Azul ressalta que a Azul Cargo, sua unidade de cargas, tem “larga experiência e excelência no transporte e logística de cargas farmas e sensíveis”.

O avião que irá à Índia será equipado com contêineres espessos que garantirão o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

“Temos orgulho em realizar esse voo inédito para a Índia que trará mais um sopro de esperança na cura para a Covid-19. Estamos preparando nossa aeronave para trazer essas doses que, com a aprovação das autoridades sanitárias, serão distribuídas posteriormente para todas as regiões do Brasil”, destacou o presidente da Azul, John Rodgerson.

Apesar de pouco São João autêntico, prefeito de Petrolina diz que festa foi “a maior do Brasil”

Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho aproveitou a véspera de São João para avaliar o evento que, segundo ele, mostrou ser de fato o melhor São João do Brasil, apesar das críticas de setores que questionaram a falta de raízes com o São João do Sertão e autenticidade do período. “O São João de Petrolina […]

Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho aproveitou a véspera de São João para avaliar o evento que, segundo ele, mostrou ser de fato o melhor São João do Brasil, apesar das críticas de setores que questionaram a falta de raízes com o São João do Sertão e autenticidade do período.

“O São João de Petrolina nunca teve tanta projeção em nível nacional como neste ano. E vale ressaltar que conseguimos isso gastando menos do que nas edições passadas. Portanto, o balanço que fazemos é bastante positivo, e a expectativa que fica é que no ano que vem faremos uma festa ainda melhor”, comemorou Miguel.

No palco, um pouco da linha que vem sendo questionada pelos amantes do forró autêntico no período. Andréa Vitoria, Wilson & Welson e Pedrinho Pegação, além de Luan Santana e Bruno & Marrone, animaram o público com um repertório variado, apresentando o melhor do forró e do sertanejo nacional.

Já era madrugada do dia 24 de junho quando Luan Santana, fez sua apresentação. O São João de Petrolina se encerra nesse sábado (24), com os shows de Fabiana Santiago, Flávio Leandro, Toca do Vale e Guilherme Dantas, que se apresentam no pátio de Eventos.

Também como parte da programação da festa, acontece o tradicional Forró da Espora. A festa, que está de volta ao Estádio Paulo de Souza Coelho, começa partir das 21h, com as bandas Novo Esquema, Visão Musical e o forrozeiro Sérgio do Forró.

Embrapa Semiárido comemora 47 anos de atuação no Sertão

Neste mês de março, a Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina-PE, completa 47 anos de pesquisas voltadas para a agropecuária da região. Celebrando a data, serão apresentadas as principais contribuições da Empresa para o desenvolvimento do Vale do São Francisco, durante sessão da Câmara Municipal de Petrolina do dia 17 de março, a partir das 11h. […]

Neste mês de março, a Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina-PE, completa 47 anos de pesquisas voltadas para a agropecuária da região.

Celebrando a data, serão apresentadas as principais contribuições da Empresa para o desenvolvimento do Vale do São Francisco, durante sessão da Câmara Municipal de Petrolina do dia 17 de março, a partir das 11h.

A apresentação será feita pela Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, a primeira mulher a assumir o cargo mais alto do centro de pesquisa. E, por isso, ela será homenageada, também na Câmara de Petrolina, em Sessão Solene realizada no dia 10 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Ambas as sessões poderão ser acompanhadas on-line neste link.

A Embrapa Semiárido foi criada em março de 1975, com a missão de gerar conhecimentos, tecnologias e inovações para promover a produção agropecuária no ambiente quente e seco do Semiárido, que predomina no Nordeste e norte de Minas Gerais. Desde então, vem desenvolvendo inúmeras pesquisas com foco em três temas principais: a agropecuária dependente de chuva, a agricultura irrigada e o uso sustentável dos recursos naturais.

Depois de disciplinar trânsito, Prefeitura de Serra tem que lidar com vandalismo

As dores de cabeça da STTRANS (Superintendência de Trânsito de Serra Talhada) vão além das complexidades do fluxo de veículos nas principais vias do município. Outro problema enfrentado diariamente é o vandalismo. Cerca de 4 placas são danificadas e arrancadas do seus lugares todos os dias, o que totaliza uma média de 120 todo mês. […]

Célio-Placas-destruidas-STTRANS-680x2502

As dores de cabeça da STTRANS (Superintendência de Trânsito de Serra Talhada) vão além das complexidades do fluxo de veículos nas principais vias do município. Outro problema enfrentado diariamente é o vandalismo. Cerca de 4 placas são danificadas e arrancadas do seus lugares todos os dias, o que totaliza uma média de 120 todo mês.

Célio-Placas-destruidas-STTRANS-680x250O Superintendente de trânsito, Célio Antunes, disse em entrevista que já existe um trabalho em conjunto com MPPE (Ministério Público de Pernambuco) e 14 º BPM, para descobrir quem está praticando o crime.

“Nós estamos gastando mais de R$ 160 reais pra recuperar cada placa e colocá-la no lugar”, disse Célio ao site STMAIS.

Quem for pego praticando vandalismo pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de ter de pagar multa.