Notícias

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, morre aos 85 anos

Por Nill Júnior

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, morreu aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP), na noite segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela assessoria da comunidade.

Jonas Abib havia deixado o hospital na última quinta-feira (8) após fica um mês internado para tratamento de uma pneumonia. O religioso também seguia desde 2021 um quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer). A causa da morte não foi divulgada.

Até a publicação da reportagem ainda não havia informações sobre o velório, missa de corpo presente e sepultamento do religioso.

A morte de Monsenhor Jonas Abib, importante líder religioso no país, causou repercussão na comunidade católica. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se manifestou nas redes sociais.

Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Ordenado sacerdote em 1964, passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens.

Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

A comunidade católica mobiliza milhares de fiéis em todo país e é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.

Outras Notícias

Sandrinho doa terreno para Clínica de Hemodiálise no Emília Câmara

Afogados terá leitos para hemodiálise. O Prefeito Sandrinho Palmeira anunciou no Debate das Dez do Programa Manhã Total da Rádio Pajeú a doação de um terreno por trás do Hospital Regional Emília Câmara. Ele servirá para a construção da estrutura que irá comportar 50 leitos para pacientes de hemodiálise em Afogados da Ingazeira. A construção […]

Afogados terá leitos para hemodiálise.

O Prefeito Sandrinho Palmeira anunciou no Debate das Dez do Programa Manhã Total da Rádio Pajeú a doação de um terreno por trás do Hospital Regional Emília Câmara.

Ele servirá para a construção da estrutura que irá comportar 50 leitos para pacientes de hemodiálise em Afogados da Ingazeira.

A construção será feita pela OS do Tricentenário. Sandrinho também anunciou que solicitou à governadora Raquel Lyra a manutenção do modelo de gestão das unidades regionais através de Organização Social,  OS.

No Pajeú: fogo consome veículo e Bombeiros não atuam por falta de equipamento

Uma perua Kombi da empresa Esse Engenharia, que cuida do recapeamento da PE 275, pegou fogo esta tarde na saída de Afogados da Ingazeira a Iguaraci, próximo ao Posto Brasilino II. Não se sabe o motivo do início do fogo, que consumiu totalmente o veículo. O episódio expôs mais uma vez a fragilidade de equipamentos […]

foto 1

Uma perua Kombi da empresa Esse Engenharia, que cuida do recapeamento da PE 275, pegou fogo esta tarde na saída de Afogados da Ingazeira a Iguaraci, próximo ao Posto Brasilino II. Não se sabe o motivo do início do fogo, que consumiu totalmente o veículo.

O episódio expôs mais uma vez a fragilidade de equipamentos e viaturas do Corpo de Bombeiros na cidade, vinculado à unidade de Serra Talhada. Os bombeiros foram chamados e foram ao local, mas não havia veículo apropriado para combate ao fogo. A informação é de que o equipamento está em conserto.

foto 3

Após o chamado, só uma viatura  de resgate apareceu. Quando a viatura apropriada chegou de Serra, era tarde
Após o chamado, só uma viatura de resgate apareceu. Quando a viatura apropriada chegou de Serra, era tarde

foto 2

Foi preciso acionar a unidade de Serra Talhada, que chegou mais de uma hora depois. Obviamente não puderam fazer mais nada. O carro estava todo incinerado. Por sorte ninguém se feriu. Ainda não se sabe o que motivou o fogo.

Em Afogados, alunos apresentam resultados dos projetos de incentivo à leitura

A Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira promove, durante o ano inteiro, diversos projetos de incentivo à leitura nas diversas escolas da rede pública do município. A leitura tem sido fundamental para a melhoria dos resultados no ensino ministrado e no aprendizado dos alunos. Diversos deles se destacaram ao longo deste ano. O […]

unnamed (3)

A Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira promove, durante o ano inteiro, diversos projetos de incentivo à leitura nas diversas escolas da rede pública do município. A leitura tem sido fundamental para a melhoria dos resultados no ensino ministrado e no aprendizado dos alunos. Diversos deles se destacaram ao longo deste ano.

O resultado desse trabalho foi apresentado durante a 8ª edição da FILCO – Feira de Literatura e do Conhecimento, realizada este ano na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Um bom público compareceu para apreciar a criatividade de alunos e professores.

unnamed (2)

No primeiro dia (03), apresentaram-se alunos das Escolas Levino Cândido (Carapuça), José Rodrigues, Petronila de Siqueira, Ana Melo, Domingos Teotônio, Dom Mota e do Centro de Educação Infantil São Sebastião. No dia seguinte (04), foi a vez dos alunos das Escolas Maria Gizelda Simões, Francisca Lira, Geraldo Cipriano, Letícia de Campos Góes, José Leandro Filho (São João) e do Centro de Educação Infantil Maria Genedi.

Os alunos utilizaram diversas linguagens para traduzir o que aprenderam nas diversas leituras realizadas durante 2014. Esquetes de teatro, danças, cantigas, jograis, mamulengos e vídeos. Além das histórias e enredos em si, livros e autores utilizados em classe também foram homenageados, a exemplo do Poeta Alexandre Morais, cujo livro “A peleja do boto cor-de-rosa com a sereia Iara” tem sido utilizado em sala de aula.

unnamed (5)

“O público foi excelente e as crianças se superaram em criatividade, dando um show em suas apresentações. Quero parabenizar a todos os professores, coordenadores de bibliotecas, coordenadores pedagógicos, que tem nos ajudado a dar uma educação de qualidade para as nossas crianças,” destacou a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Morais.

Decisão proíbe inserções do candidato a senador da coligação Pernambuco na Veia

Desembargador considerou que material não observa os 25% de tempo máximo para apoiador O desembargador eleitoral auxiliar Rogério Fialho, do TRE Pernambuco, reconheceu, em liminar, irregularidades nas inserções de TV e rádio do candidato a senador da coligação Pernambuco na Veia (Solidariedade, PSD, Avante, Agir, PMN, PROS), André de Paula, e determinou que o material […]

Desembargador considerou que material não observa os 25% de tempo máximo para apoiador

O desembargador eleitoral auxiliar Rogério Fialho, do TRE Pernambuco, reconheceu, em liminar, irregularidades nas inserções de TV e rádio do candidato a senador da coligação Pernambuco na Veia (Solidariedade, PSD, Avante, Agir, PMN, PROS), André de Paula, e determinou que o material não seja mais veiculado. 

As mídias não observam o tempo máximo de 25% de aparição de um apoiador. Caso o candidato ou coligação não retirem as inserções, está estipulada uma multa de R$ 1 mil por nova exibição.

O magistrado atendeu pedido da coligação Frente Popular de Pernambuco e do candidato a governador pela coligação, Danilo Cabral. As inserções contestadas têm 30 segundos e foram veiculadas no dia 2 de setembro. 

Nelas, há um diálogo entre os dois candidatos majoritários da coligação Pernambuco na Veia, enaltecendo um ao outro, mas, durante 20 segundos do vídeo (66,6% do total), são veiculadas imagem e voz da candidata a governadora, Marília Arraes, recomendando voto ao seu candidato a senador.

O desembargador eleitoral considerou que, ao exceder os 25% do tempo previsto na legislação para o apoiador, a propaganda está irregular.

“Foi demonstrado, pela parte autora, que os representados extrapolaram o limite máximo de 25% do total permitido para participação de um apoiador, nas propagandas realizadas por meio das inserções, pois em um vídeo com 30 segundos de duração, foi disponibilizado a candidata ao cargo de Governadora do Estado, a Senhora Marília Valença Rocha Arraes de Alencar, a aparição com áudio, voz e legenda, como apoiadora do candidato ao cargo majoritário de Senador, o Senhor André Carlos Alves de Paula Filho, um total de 20 segundos”.

“(…) Com a comprovada extrapolação dos limites da participação de uma apoiadora popular, a representada Marília Arraes, nas inserções de um postulante ao cargo de Senador do Estado de Pernambuco, o ora Representado, André de Paula Filho, tem o condão de causar um desequilíbrio entre os concorrentes”, reforçou ele.

Rogério Fialho também determinou a intimação das emissoras de rádio e TV para excluírem a exibição da mídia. A representação que trata do tema é a de nº0601960-90.2022.6.17.0000.

Rogério Leão apresenta Projeto para proteção da saúde em hospitais, creches e CTs de clubes

Legislar sobre a proteção da saúde é uma das competências do Estado, garantida pela Constituição Federal como prevê o Artigo 24, e tem a Assembleia Legislativa como representante dos interesses do povo. As unidades hospitalares, creches e centro de treinamentos de clubes de futebol, são locais de grande circulação e permanência de pessoas, necessitando de […]

Legislar sobre a proteção da saúde é uma das competências do Estado, garantida pela Constituição Federal como prevê o Artigo 24, e tem a Assembleia Legislativa como representante dos interesses do povo. As unidades hospitalares, creches e centro de treinamentos de clubes de futebol, são locais de grande circulação e permanência de pessoas, necessitando de uma proteção contra eventos que coloquem em risco a sua vida.

Visualizando o ocorrido no Rio de Janeiro, em um centro de treinamento de futebol, apresentei na Alepe um Projeto de Lei (PL Nº 28/2019) que determina a utilização de colchões e cobertores antichamas nestes locais de grande circulação e permanência. A proposta ajudará na prevenção da vida e da saúde dos pacientes e das pessoas que necessitam passar a noite em dormitórios.

Esses colchões e cobertores atuam para retardar a propogação do fogo, em decorrência de incêndio nas edificações. Conheça todo o conteúdo do Projeto clicando no link: https://bit.ly/2Vhf7pG