Ministério Público deflagra operação contra fraudes em licitação e lavagem de dinheiro no Recife
Por André Luis
Foto: Divulgação/MPPE
Foto: Divulgação/MPPE
A ação também mira crimes contra a administração pública e cumpre mandados de busca e apreensão no bairro das Graças, Zona Norte do Recife
JC Online
O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), uma operação que mira suspeitos de fraude em licitações, crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
Denominada “Papel Timbrado V”, a ação cumpre mandados de busca e apreensão no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. A ordem judicial foi expedida pela 6ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa.
Recolhimento de documentos
A “Papel Timbrado V” acontece em apoio ao Gaeco do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e tem como objetivo o recolhimento de documentos como boletins de medição de obras públicas, comprovantes de recebimento, celulares, entre outros. De acordo com o MPPE, dez servidores da área de segurança público da instituição atuaram na operação.
Pesquisa Ibope divulgada, há pouco, no NETV segunda edição, da TV Globo, sobre a corrida eleitoral no Recife, apresenta um empate técnico entre o ex-prefeito João Paulo (PT) e o atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Júlio (PSB). João Paulo aparece na pesquisa com 27% das intenções de voto, enquanto Geraldo apresenta 26% pontos percentuais. Os […]
Pesquisa Ibope divulgada, há pouco, no NETV segunda edição, da TV Globo, sobre a corrida eleitoral no Recife, apresenta um empate técnico entre o ex-prefeito João Paulo (PT) e o atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Júlio (PSB).
João Paulo aparece na pesquisa com 27% das intenções de voto, enquanto Geraldo apresenta 26% pontos percentuais.
Os demais candidatos aparecem com os seguintes números: Daniel Coelho (PSDB) – 11%;Priscila Krause (DEM) – 8%; Edilson Silva (PSol) – 4%; Carlos Augusto (PV) – 1%;Simone Fontana (PSTU) – 1%; Pantaleão (PCO) – 1%. Brancos e nulos, 15%. Não sabe/não respondeu – 6%.
A pesquisa foi encomendada TV Globo e pela Folha de Pernambuco. O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-02025/2016.
Avaliação da administração de Geraldo: Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Geraldo Julio. Para 15% a gestão é Péssima, contra 11% que a acham Ruim , 46% que a consideram Regular, 20% boa e 5% Ótima. Não sabe/não respondeu – 3%.
Por Juliana Lima A mãe da menina Beatriz, Lucinha Mota, anunciou nas redes sociais que aceitou o convite de Raquel Lyra e irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PSDB nas eleições deste ano. A filiação ao partido presidido por Raquel aconteceu nesta segunda-feira (21), durante o encontro PSDB e Cidadania Pernambuco, […]
A mãe da menina Beatriz, Lucinha Mota, anunciou nas redes sociais que aceitou o convite de Raquel Lyra e irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PSDB nas eleições deste ano.
A filiação ao partido presidido por Raquel aconteceu nesta segunda-feira (21), durante o encontro PSDB e Cidadania Pernambuco, realizado em Recife. “Neste momento aceitei o convite de nossa futura governadora Raquel Lyra para integrar o grupo do PSDB em Pernambuco. Conto com o apoio de todos vocês nessa nova caminhada e comunico oficialmente que sou pré-candidata à deputada estadual em Pernambuco”, anunciou.
Lucinha disse defender melhorias para a segurança pública em Pernambuco. “A dor intensificada pela injustiça me fez levantar e ir à luta para garantir à minha princesa Beatriz um inquérito justo. Nos caminhos por onde andei encontrei muitas famílias sofrendo como a minha. Aos poucos venho me reconstruindo, motivada pelo amor e pela sede de justiça, e não imaginava a importância da política até perceber o quanto ela pode ajudar ou até atrapalhar um caminho. Junto com o Grupo “Somos Todos Beatriz” decidimos ocupar também esses espaços onde poderemos diretamente contribuir com uma gestão pública comprometida com a justiça, com a verdade, proporcionando verdadeiramente melhorias na segurança pública de nosso estado”, afirmou.
Região abrange pólos como Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira Sertânia e Custódia Urgente Pernambuco, de acordo com o secretario estadual de Saúde, André Longo, atravessa um dos momentos mais delicados no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Próximo de esgotar a capacidade de operação dos sistemas público e privado de atendimento hospitalar, o Estado optou […]
Região abrange pólos como Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira Sertânia e Custódia
Urgente
Pernambuco, de acordo com o secretario estadual de Saúde, André Longo, atravessa um dos momentos mais delicados no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Próximo de esgotar a capacidade de operação dos sistemas público e privado de atendimento hospitalar, o Estado optou por prorrogar as medidas restritivas atualmente em vigor nas primeira e segunda macrorregiões até o próximo dia 13 de junho.
Na primeira macrorregião, que compreende o Grande Recife e as zonas da Mata Norte e Sul, apenas os serviços essenciais seguem autorizados a funcionar nos finais de semana.
Já a segunda macro, que abrange a região do Agreste, seguirá em quarentena, apenas com os serviços essenciais funcionando também de segunda a sexta-feira.
A novidade é a inserção da terceira macrorregião, que corresponde ao Sertão do Moxotó e do Pajeú – Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira -, que passa a adotar o mesmo sistema da primeira macrorregião, com restrições no funcionamento do comércio não essencial aos finais de semana.
A medida foi anunciada nesta quarta-feira (2), após a região ter apresentado uma aceleração expressiva no número de novos casos da Covid-19 e nas solicitações por leitos de UTI nas últimas semanas.
“Mais do que qualquer medida, o nosso comportamento é o que será diferencial. Cada um fazendo a sua parte para evitar aglomerações, usando a máscara corretamente. É um momento ainda muito delicado”, destacou a secretaria executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça.
Com o início dos trabalhos no segundo biênio do poder legislativo, a composição das comissões parlamentares permanentes da Casa Joaquim Nabuco é alterada. Entre as mudanças, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) deixará a vice-liderança da bancada governista para assumir a presidência da Comissão de Administração Pública, uma das mais importantes da Assembleia Legislativa de […]
Com o início dos trabalhos no segundo biênio do poder legislativo, a composição das comissões parlamentares permanentes da Casa Joaquim Nabuco é alterada.
Entre as mudanças, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) deixará a vice-liderança da bancada governista para assumir a presidência da Comissão de Administração Pública, uma das mais importantes da Assembleia Legislativa de Pernambuco e responsável pela análise de projetos relativos a obras públicas, estrutura do poder executivo, previdência e assistência social dos servidores.
Para Lucas, a indicação para presidir a comissão foi tomada em conjunto com outros parlamentares. “Os membros da comissão sinalizaram o interesse para que pudéssemos conduzir os trabalhos na condição de presidente pelos próximos dois anos. É um desafio que aceitamos com muita honra”, refletiu.
Lucas também terá assento como membro da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. “Nossa indicação reafirma a confiança que o governador Paulo Câmara e os demais parlamentares depositam em nosso trabalho”, analisou. “Estaremos ainda mais dispostos a trabalhar pelo desenvolvimento de Pernambuco e por ações que tragam melhorias para todos os pernambucanos”, concluiu.
Uma das vítimas, foi o policial militar Natanael, o Natal. Natal era genro do prefeito de Solidão, Djalma Alves. O final de semana começou com notícias tristes na região. Dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram o saldo de três mortos. O primeiro aconteceu na PE-292, próximo a Iguaracy. A Central de Operações do 23º BPM, recebeu […]
Uma das vítimas, foi o policial militar Natanael, o Natal.
Natal era genro do prefeito de Solidão, Djalma Alves.
O final de semana começou com notícias tristes na região. Dois acidentes envolvendo motocicletas deixaram o saldo de três mortos.
O primeiro aconteceu na PE-292, próximo a Iguaracy. A Central de Operações do 23º BPM, recebeu a informação que houve um acidente de motocicleta envolvendo duas pessoas, sendo que um deles, possivelmente já sem vida, portava uma arma de fogo, e o outro indivíduo fora socorrido ao Hospital Regionla Emília Câmara (HREC).
Logo em seguida o efetivo Rocam procurou este informante e disse que um dos indivíduos do citado acidente, se tratava da pessoa do Cabo da Rocam Natanael de Souza Silva, O Natal.
Segundo informações da PM, foi feito deslocamento ao local do acidente, onde foi constatada a veracidade dos fatos através do Instituto de Criminalística, o qual já se encontrava realizando a perícia do local.
A GT local registrou a ocorrência, bem como contato com a Funerária para traslado do corpo.
Com relação ao outro socorrido, foi identificado como José Roberto da Silva. A primeira informação em boletim da Polícia Militar que o blog teve acesso era de que teria ido a óbito no Hospital Regional Emília Câmara, porém a informação estava incorreta. Ele chegou a ter uma parada cardíaca, mas foi reanimado. Ainda no sábado foi transferido em estado grave para o Recife onde permanece internado.
“A arma do cabo Souza Silva foi recolhida pelo IC”, informou a PM em nota.
Natal era casado com a advogada Jeane Alves, filha do prefeito de Solidão, Djalma Alves. Ele deixa duas filhas, uma de 5 e outra de 1 ano e onze meses.
O outro acidente aconteceu na manhã deste sábado (13), próximo à caixa d’água do bairro Manoela Valadares e deixou um morto e um ferido.
O acidente envolveu duas motos, que pelas fotos do local, indica que se chocaram. Um dos envolvidos, conhecido como Castelo Carroceiro, neto de Chico do Peixe, residente no conjunto habitacional Laura Ramos, faleceu no local.
O outro envolvido, ainda sem informações sobre a sua identidade, foi socorrido em estado grave para o Hospital Regional Emília Câmara.
Você precisa fazer login para comentar.