Mesmo com mais 500 leitos abertos em 28 dias, ocupação de UTIs fica em 97%
Por Nill Júnior
Em 28 dias, o governo de Pernambuco abriu mais 500 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede estadual de saúde, para dar conta do aumento do número de pacientes com Covid-19.
Mesmo assim, a ocupação desses leitos está em 97% (veja vídeo acima). Das 1.506 vagas disponíveis, 1.461 estão ocupadas.
Os dados mais recentes foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no domingo (29).
Havia, no total, 2.673 leitos dedicados a pacientes com suspeita de Covid-19 ou diagnóstico para a doença. As 1.167 enfermarias estavam com ocupação de 87%, com cerca de 1.015 vagas ocupadas.
O governo informou que, em março, abriu 500 leitos de UTI.
É o maior volume de leitos dedicados aos pacientes com essa doença já registrado desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. Isso significa que nunca houve tantas pessoas doentes internadas ao mesmo tempo no estado.
Em Tabira, a informação é possibilidade de troca do atual candidato a vice, Zé Amaral, na chapa encabeçada por Sebastião Dias, do PTB. Coincidência ou não, o nome dele foi editado e suprimido do guia eleitoral que foi ao ar nesta quinta (8). A razão seria um processo contra ele na cidade de Santa Cruz, […]
Em Tabira, a informação é possibilidade de troca do atual candidato a vice, Zé Amaral, na chapa encabeçada por Sebastião Dias, do PTB. Coincidência ou não, o nome dele foi editado e suprimido do guia eleitoral que foi ao ar nesta quinta (8).
A razão seria um processo contra ele na cidade de Santa Cruz, na Paraíba, por conta da execução de uma obra da sua empresa. Pelo que o blog apurou, Zé vai hoje a Souza, sede da Comarca com atribuição sobre Santa Cruz para buscar resolver o imbróglio.
Outra informação é de que o próprio Zé Amaral já fala em escalar um filho para a vice. Mas Rosalvo Sampaio, o Mano e PT também discutem a indicação à vaga.
Zé Amaral é irmão do ex-prefeito Josete Amaral, que mesmo afirmando ter tomado a decisão mais difícil da sua vida, decidiu apoiar o socialista Zé de Bira. Além de Zé e Sebastião, Nicinha Brandino, esposa de Dinca, disputa a prefeitura.
Segundo nota, foram entregues na manhã de ontem (23), no térreo da Câmara de Vereadores, dois novos veículos para reforçar o serviço prestado pela Secretaria de Saúde de Serra Talhada, que passa a contar em sua frota com uma S10 e um Pálio Adventure. A S10 foi comprada com recursos oriundos de emenda do Deputado Augusto […]
Segundo nota, foram entregues na manhã de ontem (23), no térreo da Câmara de Vereadores, dois novos veículos para reforçar o serviço prestado pela Secretaria de Saúde de Serra Talhada, que passa a contar em sua frota com uma S10 e um Pálio Adventure.
A S10 foi comprada com recursos oriundos de emenda do Deputado Augusto Coutinho, e vai transportar os médicos que atendem nos distritos e nas comunidades rurais. Já o Pálio Adventure foi doado pela Câmara de Vereadores, através do presidente Nailson Gomes, para auxiliar nos serviços prestados pela secretaria municipal.
O prefeito Luciano Duque destacou a importância dos veículos para a Secretaria de Saúde. “A chegada desses dois veículos tem uma importância enorme, pois vai atender à população da zona rural, facilitando o deslocamento dos nossos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, que prestam para as comunidades”, disse Luciano ao entregar a chave da S10 à secretária Márcia Conrado.
“Vendo a necessidade da secretaria, todos os vereadores entenderam que seria de grande importância fazer essa doação, que vai representar muito para a Saúde, e principalmente para a população”, reforçou o presidente da Câmara, Nailson Gomes.
Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de Calumbi, Joelson, ao lado da secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Maria Aparecida, assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra de areia. A obra vai beneficiar as crianças e também os cidadãos calumbienses com um espaço para atividades nas horas de lazer. “O […]
Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de Calumbi, Joelson, ao lado da secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Maria Aparecida, assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra de areia.
A obra vai beneficiar as crianças e também os cidadãos calumbienses com um espaço para atividades nas horas de lazer.
“O esporte também é uma prioridade na nossa gestão, e com está quadra, estaremos oferecendo opções de equipamentos de qualidade para prática esportiva. Algo tão fundamental para o bem-estar de todos”, afirmou Joelson.
Prezado Nill Júnior, A Usina Petribu e a Família Petribu, em vistas da notícia veiculada na vossa rede social, vem através da presente notificação, trazer esclarecimentos em vistas a solicitar que seja realizada errata na notícia, mais especificamente quando fala se traz a expressão “Grupo Petribu” e o trecho que traz o entendimento que houve […]
A Usina Petribu e a Família Petribu, em vistas da notícia veiculada na vossa rede social, vem através da presente notificação, trazer esclarecimentos em vistas a solicitar que seja realizada errata na notícia, mais especificamente quando fala se traz a expressão “Grupo Petribu” e o trecho que traz o entendimento que houve má gestão e briga na família, antes da sucessão do negócio.
É sabido, que a família Petribu tem uma história de trajetória de sucesso no agronegócio e em outros segmentos, mas sempre manteve seu foco na fabricação de álcool e açúcar. E quando tomou conhecimento da notícia, se viu “constrangida”, quando da veiculação nas redes sociais, que trouxe um fato que atual empresa (Cimento Pajeú), objeto da notícia, teria sido idealizada pelo Grupo Petribu, premissa que, com a devida venia, não é verdadeira, visto que a família Petribu é muito grande e quando se fala em grupo pode “macular” todos os negócios que não têm nada a ver com o caso em questão.
A empresa foi idealizada por um dos membros da família, que foi sócio de uma das empresas da família, mas tal notícia macula, por exemplo, a Usina Petribu, que fica localizada em Lagoa de Itaenga e que hoje gera pouco mais de 5 mil empregos diretos, tendo um papel social muito importante na zona da Mata Norte, beneficiando mais de 10 municípios no entorno da região com a geração de empregos.
E quanto se tomou conhecimento da notícia, houve muita surpresa, especialmente no tocante a uma falsa premissa de grupo econômico, quando na verdade o negócio idealizado nos idos de 2013, foi por um membro da família e não pelo grupo.
Nesse sentido, a fim de evitarmos questionamentos, especialmente no tocante a questão de responsabilizações por haveres, que podem ser objeto de interpretação, trazendo uma “falsa” impressão da imagem da Família, Usina e das empresas que fazem parte dela, solicitamos, que seja realizada errata na publicação, a fim de retirar a expressão “Grupo Petribu” e substituir por “membro da família Petribu”, calibrando melhor a questão do imbróglio da gestão e brigas, visto que estas ficaram com as empresas que sucederam a administração, fato que de certa medida macula a imagem da família frente ao que ela representa no Estado de
Pernambuco pelo fato que está sendo narrado na notícia.
Dessa forma, com todo respeito, pedimos a Vossa compreensão frente a seriedade que o tema merece, esperamos a errata, calibrando o fato narrado na notícia, evitando a exposição, que não é o que efetivamente aconteceu, considerando o nome Petribu.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para renovar nossos protestos de elevada e estima e distinta consideração.
Em 2023 foram 97 casos positivos de dengue e 7 de chikungunya na regional de saúde. Não foram registrados casos de zika vírus. Por Juliana Lima A X Gerência Regional de Saúde soma três casos confirmados e 22 casos suspeitos de dengue neste início de 2024. A informação foi confirmada pelo coordenador regional de Vigilância em […]
Em 2023 foram 97 casos positivos de dengue e 7 de chikungunya na regional de saúde. Não foram registrados casos de zika vírus.
Por Juliana Lima
A X Gerência Regional de Saúde soma três casos confirmados e 22 casos suspeitos de dengue neste início de 2024. A informação foi confirmada pelo coordenador regional de Vigilância em Saúde, Luiz Henrique Alexandre dos Santos, no Debate das Dez desta quarta-feira (24) na Rádio Pajeú.
Os três casos confirmados da doença são no município de Afogados da Ingazeira. Os 22 casos suspeitos são nos municípios de Afogados (6), Brejinho (1), Carnaíba (2) e São José do Egito (13). Não há casos suspeitos e nem confirmados de zika vírus e chikungunya na região.
Em relação ao ano de 2023, foram 597 casos prováveis de dengue na regional de saúde, sendo 500 suspeitos e 97 confirmados. Os maiores números de casos positivos foram registrados em São José do Egito (39), Carnaíba (23) e Afogados da Ingazeira (22), seguidos de Brejinho (6), Itapetim (2), Tabira (2), Tuparetama (2) e Santa Terezinha (1).
Registraram casos prováveis de dengue os municípios de São José do Egito (139), Afogados da Ingazeira (127), Carnaíba (79), Iguaracy (41), Brejinho (32), Tuparetama (22), Tabira (13), Solidão (14), Quixaba (12), Santa Terezinha (10), Itapetim (9) e Ingazeira (2).
Registraram casos positivos de chikungunya em 2023 os municípios de Iguaracy (3), Ingazeira (1), Itapetim (1) e Tabira (2). Casos suspeitos: Afogados (4), Brejinho (1), Carnaíba (4), Quixaba (3), São José do Egito (1), Solidão (2), Tuparetama (1), Tabira (1) e Iguaracy (2).
O debate recebeu ainda Socorro Borborema, apoiadora de Vigilância em Saúde da X Geres, e Aline Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira.
Você precisa fazer login para comentar.