Notícias

Prefeitura de Arcoverde divulga programação do Carnaval 2018

Por André Luis

Inovando a tradição da Folia dos Bois enquanto Território de Todas as Culturas, o Carnaval 2018 da cidade de Arcoverde abre alas para uma temporada vasta em diversidade cultural, ocorrendo entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A celebração popular contempla atrações artísticas de várias representações no Estado, sendo uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo e Eventos, e de Cultura e Comunicação.

Na programação, brinquedos típicos da temporada no município, como Bois, Ursos e Similares, além de grupos de cultura popular, entre eles o Coco Trupé, Coco Raízes de Arcoverde e o Quebra Coco Aliança, irão dividir três pólos da festividade com a Escola de Samba Gigantes do Samba, o Afoxé Filhos de Dadaluanda, o Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, entre outras novidades.

“Esta edição da Folia dos Bois envolve uma grade puramente cultural, possibilitando em todas as noites a apresentação de um Samba de Coco, assim como de um DJ, com playlists de Carnaval. Entre as novidades, pela primeira vez na quarta-feira  de cinzas haverá espaço dedicado ao Rap e Rock, favorecendo a manifestação como um ponto alto para todas as culturas”, explicou a secretária municipal de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha.

Pólos – O pólo oficial de animação, localizado na Praça da Bandeira, onde acontece o boiódromo, passa a ser denominado de ‘Terreiro de Todas as Culturas’. O espaço contará com uma estrutura de palco e som de menor porte por não ter bandas com maiores equipamentos, porém totalmente adaptável a apresentação de todas as atrações que virão de fora, assim como, as locais.

Já o pólo da Emília em Folia mantém sua estrutura e garante a animação do público fiel, que sempre participa da diversão no bairro da Boa Vista com atrações, durante os dias 11 e 13 de fevereiro.

E no Pólo São Geraldo, a programação conta com a saída do tradicional Bloco do Zé Pereira, no sábado (10), além do Boi-ola, que estará proporcionando um arrastão popular com a Orquestra Metal Nobre, entre outras novidades.

Programação:

Sábado, 10 de fevereiro

19h – São Geraldo (concentração) / Praça da Bandeira (destino)

Bloco do Zé Pereira

Orquestra de Frevo Metais de Ouro

Brinquedos populares – Emília, Zé Pereira

Bonecandos, Cobra da Bexiga Lixa, Caboclinhos da Jurema, Maracatu Raízes do Sertão

Grupos de Bois, Ursos e Similares

21h – Praça da Bandeira

Orquestra Metais de Ouro

21h30 – Praça da Bandeira

Coco Trupé de Arcoverde

Domingo, 11 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

17h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças da Folia dos Ursos

18h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças do Grupo de Acesso da Folia dos Bois

19h – Praça da Bandeira

Afoxé Filhos de Dadaluanda

20h – Praça da Bandeira

Gigantes do Samba

21h – Praça da Bandeira

Coco Pisada Segura

22h – Botando o som: DJ Itlun

Segunda-feira, 12 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

16h – São Geraldo

Concentração Boi-ola

17h – São Geraldo / Praça da Bandeira

Homenagem ao Boi-ola com arrastão popular e Orquestra de Metal Nobre

18h – Praça da Bandeira

Encontro com Sertão Maracatu

19h – Praça da Bandeira

Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata

20h – Praça da Bandeira

Maracatu Nação Porto Rico

21h – Praça da Bandeira

Quebra Coco Aliança

22h – Praça da Bandeira

Botando o som: DJ Tatá

Terça-feira, 13 de fevereiro

14h – Boa Vista

Emília em Folia

17h – Praça da Bandeira

Desfiles das Troças do Grupo Especial da Folia dos Bois

20h – Praça da Bandeira

Maestro Danda e Orquestra

21h – Praça da Bandeira

Coco Raízes de Arcoverde

22h – Praça da Bandeira

Botando o som: DJ Benedita

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Praça da Bandeira (Palco Garagem – homenagem ao Pastor)

18h – Mostra Rap Arcoverde

19h – Isotopia

20h – Irmandade Punk

20h – Cobra da Bixiga Lixa e Bonecandos

21h – Orquestra Metal Nobre

22h – Botando o som: DJ Careta

Outras Notícias

Pernambuco se consolida como destaque no cenário nacional de transplantes

Pernambuco é terceiro lugar no Brasil e primeiro no Norte e Nordeste no número de transplantes de coração e de medula óssea. O Estado ainda é o primeiro no N/NE nos procedimentos de rim e pâncreas.  O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Para ampliar as doações, Pernambuco ainda inicia, nesta […]

Pernambuco é terceiro lugar no Brasil e primeiro no Norte e Nordeste no número de transplantes de coração e de medula óssea.

O Estado ainda é o primeiro no N/NE nos procedimentos de rim e pâncreas.  O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Para ampliar as doações, Pernambuco ainda inicia, nesta terça (14.03), no auditório do Hospital Barão de Lucena (HBL), curso de atualização para residentes sobre diagnóstico de morte encefálica e de seguimento de todas as etapas necessárias até a doação.

“Nosso Estado é referência nacional em transplantes. Temos equipes capacitadas na captação dos órgãos e tecidos e para a realização dos procedimentos. Para continuarmos nesse caminho, é imperativo o investimento intensivo em treinamento e capacitação das equipes envolvidas no processo de doação e do quadro funcional dos hospitais com perfil notificante bem estabelecido, além da sensibilização de toda a população para a causa, já que precisamos da autorização dos familiares para efetivar esse ato de solidariedade com o próximo”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.

DADOS – Em 2016, Pernambuco realizou 38 transplantes de coração. Apesar de ser o terceiro no número de procedimentos no Brasil, o quantitativo foi 16% menor do que o mesmo período de 2015, com 45 transplantes. Em relação à medula óssea, foram 187, 20% a menos do que 2015 (233).

Já no caso do rim, Pernambuco é primeiro no N/NE e sexto no Brasil, com 287 transplantes, número 17% menor do que 2015 (344). No caso de pâncreas, foram 6, 100% maior do que 2015 (3). Outro dado é o de transplantes de córnea, segundo do N/NE e quinto do Brasil, com 827 procedimentos, quantitativo 39% maior do que o mesmo período de 2015 (594).

FILA DE ESPERA – Atualmente, Pernambuco possui 1.215 pacientes aguardando por um órgão ou tecido. O maior quantitativo é para um rim, com 805 pacientes, seguido de córnea (284), fígado (84), medula óssea (26), coração (12) e rim/pâncreas (4).

Prefeito petista animado para a reeleição em São José do Egito

Do Blog do Magno Em São José do Egito já se fala que o prefeito Romério Guimarães (PT) só não emplacará a reeleição se a oposição se unir. No cenário atual, o adversário mais forte do petista é o ex-prefeito Evandro Valadares (PSB), que não teria chances de abrir um entendimento com o ex-deputado e […]

Romério-Guimarães-660x330Do Blog do Magno

Em São José do Egito já se fala que o prefeito Romério Guimarães (PT) só não emplacará a reeleição se a oposição se unir.

No cenário atual, o adversário mais forte do petista é o ex-prefeito Evandro Valadares (PSB), que não teria chances de abrir um entendimento com o ex-deputado e pré-candidato pelo PR, José Marcos que agora também quer voltar a ser prefeito.

Em três anos, a aviação brasileira bate recorde com a inclusão de 30 milhões de passageiros

O setor aéreo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história recente. Em apenas três anos, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a integrar a movimentação aérea do país, refletindo a retomada econômica, o fortalecimento das políticas públicas e os investimentos realizados no período. Em 2022, o Brasil encerrou o ano com 97,7 […]

O setor aéreo brasileiro vive um dos seus melhores momentos da história recente. Em apenas três anos, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a integrar a movimentação aérea do país, refletindo a retomada econômica, o fortalecimento das políticas públicas e os investimentos realizados no período.

Em 2022, o Brasil encerrou o ano com 97,7 milhões de passageiros transportados. Já em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o número saltou para 112,7 milhões, marcando uma recuperação consistente do setor após anos de instabilidade.

O crescimento manteve ritmo acelerado em 2024, quando o país registrou 118,4 milhões de passageiros, e atingiu um novo recorde em 2025, com 129,6 milhões de pessoas utilizando o transporte aéreo. O resultado representa um aumento de 9% em relação a 2024 e consolida um avanço expressivo de mais de 30 milhões de passageiros desde 2022.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem uma política clara de fortalecimento da aviação civil e de democratização do acesso ao transporte aéreo no Brasil.

“O setor aéreo brasileiro voltou a crescer de forma sólida. Em apenas três anos, conseguimos incluir 30 milhões de novos passageiros, o que mostra que mais brasileiros estão podendo voar, visitar suas famílias, fazer negócios e movimentar a economia”, comemorou Silvio.

O ministro destacou ainda o papel direto do presidente Lula na retomada do setor.

“Esse crescimento não acontece por acaso. Ele é resultado da liderança do presidente Lula, que recolocou o Brasil no rumo do desenvolvimento, fortaleceu o diálogo com as companhias aéreas, estimulou investimentos e trabalhou para reduzir custos e ampliar a conectividade no país”, afirmou.

Segundo Silvio, o avanço do setor aéreo impacta diretamente a geração de empregos, o turismo e o desenvolvimento regional.

“Quando a aviação cresce, o Brasil cresce junto. Estamos falando de mais empregos, mais turismo, mais integração entre regiões e mais oportunidades para a população. O presidente Lula tem sido fundamental para que o setor volte a dar saltos de crescimento e cumpra seu papel estratégico no desenvolvimento nacional”, concluiu o ministro.

Com resultados expressivos e perspectivas positivas, o setor aéreo se consolida como um dos motores da retomada econômica brasileira nos últimos anos.

Clebel Cordeiro: “Eleição não é gestão, quem faz eleição é dinheiro”

Em Salgueiro, um áudio vazado nas redes sociais do atual prefeito Clebel Cordeiro gera polêmica. Clebel, com uma gestão com mais baixos que altos, que titubeou mas agora diz ser candidato à reeleição, disse que não é seu mandato que será medido na eleição. “Eleição não é gestão, eleição é dinheiro”, disse. segundo as informações […]

Em Salgueiro, um áudio vazado nas redes sociais do atual prefeito Clebel Cordeiro gera polêmica. Clebel, com uma gestão com mais baixos que altos, que titubeou mas agora diz ser candidato à reeleição, disse que não é seu mandato que será medido na eleição.

“Eleição não é gestão, eleição é dinheiro”, disse. segundo as informações que chegaram ao blog,  a declaração do prefeito foi feita supostamente em uma reunião com correligionários. Clebel não sabia que estava sendo gravado.

No áudio que se espalhou pelos grupos de WhattsApp da cidade, o prefeito ainda comenta sobre a situação da saúde: “o município  está entregue às baratas na saúde”, cravou Clebel. A cidade é uma das recordistas dos casos de Covid e ainda há suspeita de subnotificação.

O áudio causou uma repercussão negativa para o atual gestor. Clebel é tido como milionário e deu a entender que apesar da sua alta rejeição no município, ele está tranquilo que, com dinheiro irá resolver a sua reeleição .

Prefeito de Tabira anuncia mudanças na equipe da Saúde

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, anunciou nesta segunda-feira (12), por meio de suas redes sociais, mudanças na composição da equipe da área da Saúde do município. Segundo o gestor, as alterações têm como objetivo reforçar o compromisso da administração com o cuidado da população e a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde. Conforme […]

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, anunciou nesta segunda-feira (12), por meio de suas redes sociais, mudanças na composição da equipe da área da Saúde do município. Segundo o gestor, as alterações têm como objetivo reforçar o compromisso da administração com o cuidado da população e a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde.

Conforme o comunicado, a enfermeira Giseli Louredo assume o cargo de secretária municipal de Saúde. A Direção Geral do Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto passa a ser ocupada por Rosimere Morais, também enfermeira.

Na Atenção Básica, a coordenação será exercida por Quitéria Carvalho, enfermeira. A Divisão de Gestão, Planejamento e Educação em Saúde será conduzida por Mariana Lima, igualmente enfermeira. A Chefia do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) passa a ser ocupada por Jaciara Amaral, assistente social, enquanto a Chefia do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ficará a cargo de Bernadete Carvalho, enfermeira.

Na publicação, o prefeito agradeceu aos gestores que deixam as funções, com destaque para a ex-secretária de Saúde Maria José, conhecida como Zeza, pelo trabalho desenvolvido, e deu boas-vindas às novas integrantes da equipe. Flávio Marques desejou sucesso e responsabilidade às profissionais que assumem os novos cargos na missão de cuidar da saúde da população tabirense.