Mário Viana e Edson Henrique juntos na entrega de sementes do IPA
Por Nill Júnior
Na última quinta-feira (12), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, esteve em Afogados da Ingazeira para o lançamento da entrega de sementes do programa Terra Plantar, iniciativa do Governo de Pernambuco.
A ação integra as políticas públicas executadas pela gestão da governadora Raquel Lyra, voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao apoio aos produtores rurais em todas as regiões do estado. O programa contempla municípios do Alto Pajeú e marca o início do calendário de distribuição de sementes na região.
As sementes distribuídas incluem culturas como milho e feijão, tradicionalmente cultivadas no Sertão. Para este ciclo, está prevista a entrega de aproximadamente 1.100 toneladas de sementes em diversas regiões de Pernambuco, ampliando o alcance da iniciativa junto aos agricultores familiares.
Disputando espaço local e bicados, estiveram juntos na agenda em Afogados da Ingazeira o assessor de comunicação do governo estadual, Mário Viana, o gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Édson Henrique, que acompanha as ações do Governo do Estado nos municípios do interior, o secretário de Agricultura de Afogados da Ingazeira, Valberto Amaral, a gerente regional do IPA, Tereza Veras, o vereador de Tuparetama, Carlos Roberto, além de presidentes de associações rurais e agricultores do município.
A entrega das sementes deve beneficiar produtores rurais de diferentes municípios do Alto Pajeú, contribuindo para a preparação da próxima safra.
Nessa sexta-feira (26), uma reviravolta política chamou atenção em São José do Egito, com a adesão do Pastor Deca ao pré-candidato George Borja. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, José Alecir de Almeida, conhecido como Pastor Deca, anunciou seu apoio decisivo ao projeto liderado por George. O Pastor Deca, figura influente na comunidade religiosa […]
Nessa sexta-feira (26), uma reviravolta política chamou atenção em São José do Egito, com a adesão do Pastor Deca ao pré-candidato George Borja.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, José Alecir de Almeida, conhecido como Pastor Deca, anunciou seu apoio decisivo ao projeto liderado por George.
O Pastor Deca, figura influente na comunidade religiosa local, deixou claro seu rompimento com o grupo de oposição ao declarar seu apoio ao Dr. George.
“Declaro o meu forte apoio a Dr. George. Pela primeira vez estou com este partido e vejo que é o melhor para São José do Egito”, afirmou Pastor Deca.
“Ele ainda destacou convicção na capacidade de liderança e na visão do pré-candidato da Frente Popular”, diz a nota.
George Borja xpressou gratidão e otimismo. “Sua liderança e dedicação são inspiradoras para todos nós. Com sua ajuda, vamos alcançar ainda mais conquistas para nossa população. Estamos prontos para trabalhar juntos e construir um futuro melhor para todos. Seja bem-vindo”.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foi aprovado como candidato ao governo de Minas Gerais, mas Executiva Nacional considera a reunião ilegítima porque foi cancelada em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do G1 A convenção do PSB de Minas Gerais foi marcada por bate-boca e empurra-empurra em Belo Horizonte, na manhã deste sábado […]
Convenção do PSB em Minas Gerais é marcada por bate-boca e empurra-empurra, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foi aprovado como candidato ao governo de Minas Gerais, mas Executiva Nacional considera a reunião ilegítima porque foi cancelada em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Do G1
A convenção do PSB de Minas Gerais foi marcada por bate-boca e empurra-empurra em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (4). A reunião, realizada em um hotel na Savassi, Região Centro-Sul da capital, terminou com a aprovação do ex-prefeito Marcio Lacerda como candidato ao governo mineiro.
Apesar da aprovação, a direção nacional do PSB diz que não reconhece o resultado da reunião porque foi feita por uma comissão que não é válida mais.
A executiva nacional do PSB dissolveu a comissão provisória da legenda em Minas Gerais e nomeou um novo presidente, Renê Vilela, nesta sexta-feira (3).
Com a destituição, os membros da comissão anterior entraram com pedidos no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e no Tribunal Superior Eleital (TSE) para cancelar a dissolvição da equipe e confirmar a realização da convenção, neste sábado.
De acordo com Vilela, o TRE-MG decidiu favoravelmente à comissão anterior, mas o TSE negou o pedido e cancelou a convenção.
Vilela participou da reunião desta manhã para ler a decisão do TSE, segundo ele, considerando que é a instância superior, e encerrou. Neste momento, começou a confusão.
O deputado federal Júlio Delgado, que é da direção nacional e secretário de articulação da nova comissão estadual, entrou em bate-boca com outras pessoas presentes na convenção.
A Polícia Militar foi chamada e, às 11h30, registrava o boletim de ocorrência por agressão. O nome dos envolvidos não foi divulgado. Na solicitação da presença da PM, foi relatado que havia uma pessoa armada. Esta informação não havia sido confirmada pela polícia.
Delegados votaram e aprovaram o nome de Marcio Lacerda como candidato ao governo, segundo a assessoria de imprensa da comissão destituída. O assessor de imprensa de Lacerda, Régis Souto, também disse que o ex-prefeito é o candidato ao governo pelo PSB nas eleições de outubro.
A executiva nacional do partido informou que, em um congresso da legenda em 9 de julho, foi aprovada uma resolução que determina que toda decisão sobre candidatos à eleição e coligações estaduais devem ser aprovados pela direção nacional.
Em nota neste sábado, a direção nacional do PSB disse que “não reconhece o resultado da convenção estadual, realizada neste sábado (4/8), em Belo Horizonte, tampouco a candidatura do ex-prefeito Márcio Lacerda ao governo do Estado”.
Procuprado pelo G1, João Marcos Grossi Martins, que é o ex-presidente da comissão provisória destituída, diz que não participou da convenção e não quis comentar sobre o ocorrido.
O G1 não conseguiu contato com o TSE neste sábado.
Também na nota, o PSB afirmou que “a Convenção Nacional do partido, que se realizará neste domingo (5/8), em Brasília, anulará o resultado do congresso do PSB mineiro, que já havia sido cancelado pela nova comissão provisória no Estado”.
Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também será feita uma convenção às 20h para decidir sobre candidatos às eleições de outubro no estado.
Do Portal Pajeú Rádio Web Começou o carnaval 2016 em Afogados da Ingazeira e com ele mais um show de cobertura. Antes na sexta-feira (5) este blogueiro, cobriu a abertura oficial do carnaval do Estado, já no dia seguinte, entrou com flashes ao vivo do Galo da Madrugada em Recife e durante todo o dia […]
Nill Júnior na homenagem a Chico Sciense, no camarote do Galo da Madrugada
Do Portal Pajeú Rádio Web
Começou o carnaval 2016 em Afogados da Ingazeira e com ele mais um show de cobertura.
Antes na sexta-feira (5) este blogueiro, cobriu a abertura oficial do carnaval do Estado, já no dia seguinte, entrou com flashes ao vivo do Galo da Madrugada em Recife e durante todo o dia informando o que estava acontecendo no carnaval da capital.
Em Afogados da Ingazeira às 12h o Bloco Asa no Frevo se concentrou no restaurante Casa de Bobô ao som da Orquestra de Frevo Jogando Brasa & Quarteto do Samba. Às 14h o Bloco das Virgens, se concentrou no Ateliê de Luciano Pires de onde mais tarde desfilou pelas ruas da cidade até a Avenida Rio Branco em direção à Praça de Alimentação.
A abertura oficial estava programada para as 19h, mas só por volta das 21h e que o prefeito José Patriota puxou a caminhada pela Avenida Rio Branco acompanhado dos Blocos Flor do Mandacaru, Bloco da Melhor Idade, troças, Rei e Rainha 2016, Princesinha do Carnaval, tabaqueiros, virgens, passistas, maracatu, Boi de Hermes, Boi de Genésio, orquestra de Frevo e foliões em geral, em direção a Praça de Alimentação (Polo do Frevo) onde foi feita a abertura oficial do Carnaval 2016. Após a abertura a Orquestra Show de Frevo animou os foliões na Praça de Alimentação.
O bloco A Onda arrastou uma multidão de foliões pela Avenida Rio Branco, segundo a organização este ano bateram o recorde de associados com a participação de 4.800 pessoas. A animação ficou por conta da atração, Pedrinho Pegação. Veja abaixo as fotos do primeiro dia de carnaval em Afogados:
Por Iedo Ferraz Lima*, com fotos do professor Dierson Ribeiro As fotografias são da grande cheia registrada no Rio Pajeú no mês de abril de 1967. Por meio delas, podemos visualizar algumas ruas de Serra Talhada que foram alagadas devido ao aumento das águas. Naquele dia, os moradores serra-talhadenses ficaram amedrontados o transbordamento. Mais de […]
Por Iedo Ferraz Lima*, com fotos do professor Dierson Ribeiro
As fotografias são da grande cheia registrada no Rio Pajeú no mês de abril de 1967.
Por meio delas, podemos visualizar algumas ruas de Serra Talhada que foram alagadas devido ao aumento das águas.
Naquele dia, os moradores serra-talhadenses ficaram amedrontados o transbordamento. Mais de cinquenta anos se passaram e alguns habitantes mais velhos da cidade presenciaram aquela grande cheia, que jamais será esquecida.
O Rio Pajeú nasce na Serra da Balança, município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
Ele percorre um longo trecho de 347 km até desaguar no Velho Chico. É a maior bacia hidrográfica do estado de Pernambuco, abrangendo os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Calumbi, Flores, Floresta e outros municípios sertanejos.
*Iedo Ferraz Lima é triunfense e reside em Paulo Afonso -BA. É servidor do MP baiano.
Do G1 O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, a pedido do Ministério Público Federal, a abertura de inquérito para investigar os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Comunicação Social), além do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Edinho Silva e Aloysio Nunes negaram as acusações; […]
O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, a pedido do Ministério Público Federal, a abertura de inquérito para investigar os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Comunicação Social), além do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Edinho Silva e Aloysio Nunes negaram as acusações; Mercadante não se manifestou.
Na delação premiada, o empresário Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, disse que fez repasses milionários para as campanhas eleitorais de Mercadante e de Aloysio Nunes, e também para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, da qual Edinho Silva foi tesoureiro.
Pessoa assinou acordo de delação premiada, no âmbito da Operação Lava Jato, em 13 de maio. O acordo foi feito em Brasília porque Ricardo Pessoa citou pessoas com foro privilegiado.
Senadores, deputados e ministros de Estado têm foro privilegiado no STF. Por isso, o procurador-geral precisa pedir à Corte autorização para a abertura de inquérito.
Doações: De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), a UTC doou R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma Rousseff. Para Mercadante, Pessoa disse que doou R$ 500 mil em 2010, quando ele era candidato ao governo de São Paulo. Para o senador Aloysio Nunes Ferreirra, o empresário disse ter doado R$ 300 mil de forma oficial e R$ 200 mil em dinheiro vivo, sem declaração.
Você precisa fazer login para comentar.