Maria do Carmo Diagnósticos faz releitura da identidade visual
Foto: Cláudio Gomes
Objetivo é dialogar com novo momento vivido pela empresa
Os 40 anos de atividades do Centro Diagnóstico Maria do Carmo começaram a ser celebrados nesta sexta-feira, em Afogados da Ingazeira, dando início a um conjunto de ações para ficar na história da empresa. A primeira ação foi o lançamento do redesign da marca, que passa a se chamar Maria do Carmo Diagnósticos. A releitura da identidade visual agora dialoga com o novo momento da empresa.
“O nosso legado de dedicação e responsabilidade nos credencia para construção do nosso futuro focados na qualidade e na modernização de processos para cada vez mais cuidarmos da saúde das pessoas”, resume Maria do Carmo Lima.
O redesign do brand é assinado pelo reconhecido e famoso designer gráfico e artista plástico Daniel Dobbin. Ele trabalhou o conceito a partir de um trevo de quatro folhas, que simboliza unidade e equilíbrio. Esta é a quarta vez que o centro diagnóstico passa por uma atualização de marca, desta vez refletindo a expansão dos negócios.
As quatro folhas representam as quatro empresas que, juntas, formam o Grupo JM: o Centro Diagnóstico Maria do Carmo, a rede de drogarias Farmácia dos Municípios, o Clinical Center e a distribuidora de produtos e equipamentos hospitalares PharmaPlus.
O trevo também simboliza a responsabilidade ambiental do grupo. Desde o início da história da empresa, a proposta de crescimento e expansão sempre esteve atrelada ao conceito de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, conectado ao olhar estratégico sobre como aplicar mais inovação aos seus negócios, para que o desenvolvimento esteja baseado em economia de recursos, descarte menor de resíduos e diminuição dos danos que podem causar à natureza.
Utilizando o trevo como base, cada empresa do grupo é identificada através de um símbolo que se sobrepõe ao centro do trevo, à semelhança de uma flor. Assim, por exemplo, o símbolo do laboratório está definido com uma folha sobreposta ao trevo enquanto a rede de farmácias tem o símbolo de uma cruz verde, tradicionalmente uma imagem que representa as drogarias.
As folhas de trevo também possuem uma leve inclinação na composição, com a intenção de quebrar a rigidez do desenho e dar dinamismo à base, um conceito totalmente alinhado ao Grupo JM.
Outra novidade agregada ao aniversário de quatro décadas é o lançamento do slogan “Sempre Cuidando de Você”, que aparece ao lado do Maria do Carmo Diagnósticos. A frase se refere aos três pilares da marca: cuidado com as pessoas, contribuição e compromisso com a cidade de Afogados da Ingazeira e todas as cidades do Vale do Pajeú, e o compromisso de continuar avançando e trazendo desenvolvimento tanto humano quanto em processos tecnológicos.
QUATRO DÉCADAS DE TRANSFORMAÇÃO
Cada década do Centro Diagnóstico Maria do Carmo foi marcada por movimentos históricos que fizeram da empresa o que ela é hoje. Nos primeiros dez anos, por exemplo, quando tudo se iniciou e o laboratório se estabelecia no município como referência em exames laboratoriais, todos os processos ainda eram manuais e o número de funcionários era bastante reduzido. Nessa época, além de firmar um trabalho que garantisse reconhecimento, Maria do Carmo Lima Silva e Joseph Domingos abriram a primeira Farmácia dos Municípios.
A segunda década foi marcada pela informatização, com a compra do software Complab, e pela digitalização de todo o histórico dos pacientes. Nessa época, a empresa se mudou para um novo prédio e fizeram a primeira atualização da marca, que refletia os novos valores. Na terceira década, a empresa deixou de ser apenas um laboratório de análises clínicas para se tornar um centro diagnóstico, que incluíam os exames de imagem.
A terceira década também foi marcada pela expansão das atividades do grupo JM, com a abertura da distribuidora PharmaPlus e do clinical center, implantação de exames ginecológicos e inauguração de novas unidades. Foi nesse período que Laíse Lima, filha caçula de Maria do Carmo Lima, iniciou suas atividades na gestão da empresa ao lado da mãe.
O início da quarta década aponta para novos caminhos de expansão, tanto em parcerias com convênios, quanto em exames oferecidos, novas unidades a serem inauguradas, aumentando o número de funcionários e trazendo ainda mais desenvolvimento para Afogados da Ingazeira.
Está no escopo do planejamento a ampliação das atividades para além dos limites do Sertão do Pajeú através da distribuidora de medicamentos, a Pharmaplus, que já atende todo o Nordeste. Foi necessário, portanto, uma evolução do design da marca para refletir tudo o que o novo momento vai alcançar.
PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS
Dia 03/09 – Evento Especial para os Colaboradores
Dia 05/09 – Comemoração na ASSAVAP ( Abrigo dos Idosos)
Dia 06/09 – Missa na Catedral de Afogados da Ingazeira
Dia 10/09 – Grande Concerto da Orquestra Criança Cidadã; Exibição do documentário sobre os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos
Dia 13/09 – Dia do aniversário de 40 anos, marcado por obra criada pelo consagrado xilogravurista, Jota Borges.
Dia 14/09 – Celebração em Ingazeira
Dia 15/09 – Celebração em Iguaracy
Dia 16/09 – Celebração em Carnaíba




Nenhuma surpresa
A ausência mais sentida na Festa de Reis em São José do Egito foi a do prefeito de Ouro Velho e é, não é, quase foi ou nunca será pré-candidato a prefeito de São José do Egito, Augusto Valadares. Aparentemente nenhuma relação com a conturbada escolha do nome governista. Só férias mesmo…
O juiz da 3ª Vara Criminal da Capital, Layete Jatobá Neto, determinou que o advogado Cláudio Soares não mantenha contato com o advogado Cleonildo Lopes, o Painha, bem como se abstenha de fazer publicações ofensivas contra ele. A informação foi repassada à Coluna pelo advogado Roberto Morais, que defende Cleonildo.
Já a prefeita Márcia Conrado continua tentando se descolar dos questionamentos à seu governo e imprimir uma agenda positiva. Foi mais uma semana de exposição na imprensa de problemas com a coleta de lixo e a novela dos consignados. Em contraponto, inaugurou UBS no São Lourenço, autorizou pavimentação de ruas e até brincou com o Big Fone, do BBB. Vai melhorar quando colocar quem atrapalha seu governo no “paredão”.
A Polícia Civil segue investigando o esquartejamento de um corpo encontrada às margens da PE 320 em Afogados da Ingazeira. Segundo a Coluna apurou, uma linha de investigava está sendo traçada, como num quebra-cabeças. A vítima ainda não foi identificada até o fechamento dessa Coluna.
De hoje até as próximas três semanas, estarei nas tradicionais férias de janeiro. No blog, André Luiz e Juliana Lima tocarão o barco. Na Manhã Total, Júnior Cavalcanti e Juliana Lima conduzem a audiência líder da Pajeú. Até a volta!
Frase da semana:

Caro Nill Júnior,
A tarde deste domingo (14) foi marcada por um forte temporal em Serra Talhada, trazendo consigo chuvas intensas, ventos e até mesmo granizo. A cidade, que já havia enfrentado um evento semelhante no último dia 18 de dezembro, novamente se viu às voltas com os impactos climáticos.














Você precisa fazer login para comentar.