Notícias

Márcia Conrado anuncia apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Serra Talhada

Por Nill Júnior

Evento será em 9 de março às 16 horas.  Aliados comemoraram anúncio e falam em dia histórico.  Já a oposição,  criticou e questionou inversão de prioridades 

Como tem sido pra tudo em Serra Talhada, todo anúncio da prefeita Márcia Conrado é usado para críticas da oposição e elogios por aliados.

Ela usou suas redes para dizer que, pela primeira vez em Serra Talhada, por articulação do Deputado Federal Fernando Monteiro, haverá no Dia Internacional da Mulher uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

“No mês em que a gente comemorara o Dia Internacional das Mulheres a gente traz a nosso pedido e com articulação do nosso Deputado Federal Fernando Monteiro de forma inédita a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Nacional.  Tenho certeza que vai ficar marcado na nossa mente e no nosso coração.  Conto com a presença de todos vocês”.

Será uma da sequência de agendas no estado. Dia 8, eles se apresentarão em Afrânio. Dia 9, em Serra Talhada. Dia 10, em Recife. E dia 16, em Caruaru, sempre às 16 horas.

As demonstrações contam com sete aeronaves, cada uma numerada e com uma função específica.

Nas redes, aliados da prefeita comemoraram e estão compartilhando a novidade, já que será a primeira vez da Esquadrilha da Fumaça na Capital do Xaxado. Na postagem da gestora, aliados enobrecem a ação.

Já a oposição critica. O vereador Vandinho da Saúde compartilhou imagens da crise hídrica no Distrito de Bernardo Vieira e um vídeo onde uma pessoa diz que a apresentação deveria ser em solo no Ipsep, bairro onde há problemas de calçamento e infraestrutura.

“Aí você vê um vídeo desses, o cidadão carregando água na lata, num galão. Então, em vez do Deputado vir trazer essa apresentação, deveria trazer água, desenvolvimento, por exemplo para o Distrito de Bernardo Vieira. Serra precisa de desenvolvimento econômico, social, geração de emprego. Acho que o Deputado Fernando Monteiro não tem o que fazer não. Em vez de mandar recursos para o desenvolvimento de nossa cidade…”

Outras Notícias

Múltipla em Tabira: Flávio Marques é o nome mais forte à disputa, seguido de Nicinha

Marcos Crente e Socorro Veras empatam tecnicamente em terceiro O Instituto Múltipla realizou em Tabira uma pesquisa no limite do prazo para divulgação sem obrigatoriedade de registro. Uma das cidades mais importantes da região,  também é uma sobre a qual havia a maior cobrança sobre algum levantamento pré-eleitoral. Como ainda há total indefinição de cenários,  […]

Marcos Crente e Socorro Veras empatam tecnicamente em terceiro

O Instituto Múltipla realizou em Tabira uma pesquisa no limite do prazo para divulgação sem obrigatoriedade de registro. Uma das cidades mais importantes da região,  também é uma sobre a qual havia a maior cobrança sobre algum levantamento pré-eleitoral.

Como ainda há total indefinição de cenários,  o Múltipla fez apenas uma simulação,  unindo os principais nomes colocados no debate pré-eleitoral. Também aferiu rejeição.

No balaio,  Nicinha Melo,  Flávio Marques,  Marcos Crente e Socorro Veras.  Desses, há importante possibilidade de que saia o embate político no próximo ano.

Há praticamente certeza da candidatura à reeleição de Nicinha Melo.  No bloco oposicionista,  os nomes mais cotados são os de Flávio Marques (aguardando decisão do TSE sobre sua candidatura) e a vereadora Socorro Veras,  irmã do Deputado Federal Carlos Veras.  Marcos Crente, atual vice, rompeu com a prefeita Nicinha.

Neste cenário, Flávio é citado por 40% dos tabirenses, seguido da atual prefeita Nicinha, com 22,4%. Marcos Crente tem 7,6% e Socorro Veras, 5,6%. Indecisos foram 11,6%. Brancos e nulos, 10,4%. Não opinaram 2%.

Quando o assunto é rejeição, Nicinha tem a maior, com 42%, Marcos Crente com 18,4%, Socorro Veras, com 18%, e Flávio Marques, com 18% empatam tecnicamente. Já 13,2% não rejetam nenhum. Rejeitam todos 7,6%. Não opinaram 7,2%. Outro aparece com 0,4%.

Gestão Nicinha

O blog quis classificar a gestão Nicinha: para 9,6% ela é ótima. Já 18,8% a classificam boa. Colocam como regular 35,6%. Dizem que a gestão é ruim 8,8%. Afirmam ser péssima, 24,4%. Não opinaram 2,8%. O Múltipla ainda perguntou: A prefeita Nicinha merece ou não ser reeleita? Para 56,4% ela não merece continuar à frente da prefeitura. Já 33,6% dizem que sim.

Governos Raquel e  Lula

Em Tabira, 1,5% classificam a gestão Raquel Lyra como ótima. Dizem se boa 22,4% e regular, 25,4%. A consideram ruim 10,4%. Péssima para 29,9%. Não opinaram 13,4%. Já o governo Lula é considerado ótimo por 32,8%. O consideram bom 40,3%. Para 14,9% é regular. O governo é ruim para 1,5%. É péssimo par 10,4%.

Dados da pesquisa:

Esse levantamento foi feito dias 21 e 22 de dezembro,  com 250 entrevistas.  A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos.

Zona Urbana: Centro, Fátima 1, Fátima 2, COHAB, Iraci Pires, Casas Populares, Bairro das Missões, João Cordeiro, Jureminha, São Pedro, Vitorino Gomes, Espírito Santo Velho, Caixa D’água, Bairro Vermelho, Riacho do Gado, Granja e Barreiros.

Zona Rural: Borborema, Ilha do Rato, Saco, Cachoeira Grande, Cajá de Baixo, Travessão, Estrada para Ilha do Rato, Pocinho dos Nunes, Barro Branco, Cachoeirinha, Brejinho, Santa Clara, Araras, Baixo 1, Jurema, Logradouro, Riacho de Fora, Areias, Bezerro, Canção e Malhada dos Bois.

Preso por guardas municipais autor de homicídio em Tabira

Os grupamentos ROMU e RONDAC participaram da ação A Guarda Municipal de Tabira prendeu, nessa quarta-feira (06), João Pedro Marques Sousa, de 25 anos, acusado de matar José Carlos da Silva, mais conhecido como “Zé de Eugênio”, de 75 anos, na Jureminha. De acordo com o Relatório de Ocorrência da Guarda Municipal, ele confessou e […]

Os grupamentos ROMU e RONDAC participaram da ação

A Guarda Municipal de Tabira prendeu, nessa quarta-feira (06), João Pedro Marques Sousa, de 25 anos, acusado de matar José Carlos da Silva, mais conhecido como “Zé de Eugênio”, de 75 anos, na Jureminha.

De acordo com o Relatório de Ocorrência da Guarda Municipal, ele confessou e deu detalhes do crime. João Pedro disse que na terça-feira, dia 28, chegou em casa embriagado e por motivo fútil espancou a vítima com uma barra de madeira, que foi apreendida pela GM.

A vítima deu entrada no Hospital Regional em Afogados da Ingazeira, mas não resistiu e veio a óbito hoje.

“O crime chocou a cidade de Tabira, pois, Zé de Eugênio, era uma pessoa muito querida pela população local”, disse o Subcomandante da Guarda, Vasconcelos, adiantando que o acusado foi  conduzido para a Delegacia Regional de Afogados da Ingazeira.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Caruaru.

Festival de Inverno de Garanhuns celebra 30º edição 

Abertura do evento, nesta sexta-feira, contou com cerimônia solene no Teatro Reinaldo de Oliveira  O 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começou nesta sexta-feira (15.07) com show de Mariene de Castro e o lançamento do livro Festival de Inverno de Garanhuns – 30 anos, com edição e coordenação dos jornalistas Marcelo Pereira e Michelle […]

Abertura do evento, nesta sexta-feira, contou com cerimônia solene no Teatro Reinaldo de Oliveira 

O 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começou nesta sexta-feira (15.07) com show de Mariene de Castro e o lançamento do livro Festival de Inverno de Garanhuns – 30 anos, com edição e coordenação dos jornalistas Marcelo Pereira e Michelle de Assumpção, respectivamente. 

O governador Paulo Câmara esteve no Teatro Reinaldo de Oliveira, palco da abertura, para prestigiar o retorno deste que é um dos maiores eventos de cultura e arte do País.

“Dois anos de pandemia impediram a realização do Festival de Inverno, mas preparamos uma edição que reforça nossa arte, nossa cultura e as tradições pernambucanas. Fico muito feliz de participar dessa trigésima edição. Tenho certeza de que serão dias de muita alegria, com expressões culturais diversas”, afirmou Paulo Câmara. 

Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 22 milhões, esta edição do FIG vai de 15 a 31 de julho, com mais de 20 polos culturais distribuídos pelo município. Apresentam-se durante o evento mais de 800 atrações artísticas de variadas linguagens. Além de celebrar as três décadas de trajetória, o festival homenageia nomes da cultura pernambucana e nacional. 

“É uma grande felicidade poder voltar a realizar este evento, que celebra a cultura de Pernambuco. E celebrar a cultura é também celebrar a vida. Esta edição comemora três décadas do FIG e teremos 17 dias com uma programação intensa e muito fiel à tradição deste que é o maior festival cultural do Brasil”, disse o secretário de Cultura, Oscar Barreto. 

Também estiveram presentes os secretários estaduais Marília Lins (Administração), Milu Megale (Turismo e Lazer), Edilazio Wanderley (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) e Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial); o presidente da Perpart, Nilton Mota; o presidente da Cepe, Ricardo Leitão; o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto; e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. 

Câmara de Juru elege novo Presidente

Com a renúncia do Presidente da Câmara de Juru, Odair José Afonso de Medeiros (PSDB), assumiu em seu lugar o suplente Viana de Roque (foto). Ontem aconteceu a eleição para escolha do novo Presidente em substituição a Odair. Francisco Sales (PMDB), aliado do Prefeito Luiz Galvão é o novo Presidente da Câmara de vereadores de […]

12784392_478678712316205_2125304241_n
Com informações de Anchieta Santos. Foto: Djacyr Pereira

Com a renúncia do Presidente da Câmara de Juru, Odair José Afonso de Medeiros (PSDB), assumiu em seu lugar o suplente Viana de Roque (foto).

Ontem aconteceu a eleição para escolha do novo Presidente em substituição a Odair. Francisco Sales (PMDB), aliado do Prefeito Luiz Galvão é o novo Presidente da Câmara de vereadores de Juru.

Aumento de acidentes com cobras na região: soro só é encontrado em Arcoverde

Vítimas de picadas de cobras na região do Pajeú correm risco ainda maior de óbito em virtude da portaria 63/2015 da secretaria Estadual de Saúde, que, alegando queda na produção de soro antiofídico, definiu como referência para tratamento em episódios como este o Hospital Ruy de Barros, município de Arcoverde. A informação foi confirmada em […]

Distância de cidades como Sera Talhada e Afogados da unidade de referência, em Arcoverde, pode representar diferença entre a vida e morte da vítima
Distância de cidades como Sera Talhada e Afogados da unidade de referência, em Arcoverde, pode representar diferença entre a vida e morte da vítima

Vítimas de picadas de cobras na região do Pajeú correm risco ainda maior de óbito em virtude da portaria 63/2015 da secretaria Estadual de Saúde, que, alegando queda na produção de soro antiofídico, definiu como referência para tratamento em episódios como este o Hospital Ruy de Barros, município de Arcoverde.

A informação foi confirmada em entrevista à Rádio Pajeú por Márcia Adriana, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização da X Geres. Aos Hospitais do Pajeú em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada cabe a obrigação de transferir pacientes graves.

A situação veio a tona depois da morte de um senhor identificado por João Pereira de Carvalho, João Corumba, do Distrito de Santa Rosa, município de Ingazeira, depois de picado por uma jararaca em sua casa no Distrito. Neste período, há um aumento no número de acidentes com cobras e escorpiões.

Segundo o HR Emília Câmara, após atendido pela médica Brenda Moraes, o paciente foi encaminhado para o HRA, em Caruaru, ainda mais distante do centro regional de referência. A senha da regulação encaminhou o paciente para um centro mais distante. “Ele foi picado na sexta e só veio no sábado. Essa senha quem dá é a regulação”, explica a diretora Leandra Saldanha.

“É importante alertar que a população, principalmente que mora na zona rural, atente para a importância e equipamentos de segurança como botas e luvas”, disse. Ela afirmou que o soro para picadas de escorpiões e aranhas ainda pode ser encontrado em Afogados e Serra.