Notícias

Maluf cumpre pena em casa

Por Nill Júnior

O Globo

O deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) chegou às 14h14 desta sexta-feira a sua mansão no bairro dos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo, onde cumpriráprisão domiciliar. Ele teve alta do hospital onde estava internado desde quarta-feira e seguiu de Brasília a São Paulo num jatinho.

O deputado afastado chegou à sua casa em um Crysler preto, sem dar declarações à imprensa.

Pouco antes da chegado de Maluf, um cesta de frutas foi entregue no local. A movimentação, com entrada constante de carros, foi intensa no começo da tarde.

O deputado federal afastado estava preso desde 22 de dezembro no Complexo da Papuda, no Distrito Federal, por causa de um processo em que é acusado de desviar recursos das obras da Avenida Água Espraia quando era prefeito de São Paulo na década de 1990.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffili concedeu nesta semana o direito de Maluf cumprir prisão domiciliar por causa de problemas de saúde.

Na madrugada desta quarta-feira, Maluf foi internado em Brasília com fortes dores nas costas em função da pressão na coluna vertebral. Ele não estaria conseguindo andar nem ficar em pé. O hospital informou que a ressonância mostrou que o parlamentar tem estenose de canal (pressão sobre a medula espinhal e os nervos da coluna), com compressão das estruturas nervosas na região das vértebras L3/L4 e L4/L5.

De acordo com o boletim médico, Maluf “acordou apresentando melhora significativa do quadro álgico lombar irradiado”. Na quinta-feira ele fez exames de tomografia de tórax e abdomen, sendo “evidenciado um processo infeccioso no pulmão esquerdo”.

“O paciente no momento encontra estável, porém tem indicação de continuidade do tratamento e realização de novos exames”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do Hospital Home, Cícero Dantas Neto.

Outras Notícias

Entre as ações anunciadas por Lula, duas são frutos de projetos de Marília Arraes

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o presidente Lula lançou, em Brasília, um pacote que agrega uma série de medidas de apoio, valorização e proteção às mulheres em todo o território nacional. Entre elas, duas estão diretamente ligadas ao trabalho e luta da ex-deputada federal pernambucana, Marília Arraes.  A primeira é a publicação […]

Foto: Divulgação

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o presidente Lula lançou, em Brasília, um pacote que agrega uma série de medidas de apoio, valorização e proteção às mulheres em todo o território nacional. Entre elas, duas estão diretamente ligadas ao trabalho e luta da ex-deputada federal pernambucana, Marília Arraes. 

A primeira é a publicação do decreto que garante a distribuição gratuita de absorventes no Sistema Único de Saúde, luta encampada por Marília desde a apresentação do projeto de Lei que deu origem à Lei da Dignidade Menstrual.

A segunda, também anunciada a partir de um decreto, prevendo a regulamentação da cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, autarquias e fundações. 

A primeira iniciativa neste sentido foi proposta por Marília, em 2019, quando ocupava a Procuradoria-Adjunta da Mulher da Câmara dos Deputados. Em 2022 a proposta passou a valer na Casa, garantindo uma cota de 2% das vagas das empresas contratadas pela Câmara para a prestação de serviços continuados para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar.

Réu: Justiça recebe denúncia do MP contra Dinca Brandino por peculato

Dentre as acusações, a de que o ex-prefeito adquiriu materiais sem licitação, pagou churrasco e comprou frangos para residência com recursos públicos e pagou produtos em notas que não batem com recibos da prefeitura O Juiz da Comarca de Tabira, Dr. Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, recebeu, em 08 de junho de 2016, a denúncia […]

dinca_sessao_camara-1

Dentre as acusações, a de que o ex-prefeito adquiriu materiais sem licitação, pagou churrasco e comprou frangos para residência com recursos públicos e pagou produtos em notas que não batem com recibos da prefeitura

O Juiz da Comarca de Tabira, Dr. Hildeberto Júnior da Rocha Silvestre, recebeu, em 08 de junho de 2016, a denúncia criminal (Processo nº 0000870-83.2015.8.17.1420) promovida pelo Ministério Público de Pernambuco contra o ex-prefeito Dinca Brandino, que o acusa de ter cometido os crimes do art. 312 do Código Penal (peculato-desvio) e do art. 89 da Lei nº 8.666/93 (dispensa indevida de licitação). A denúncia foi encaminhada esta tarde ao blog.

O indício de crie foi  verificado pelo Tribunal de Contas do Estado através do julgamento do Proc. TC nº 0570065-6, relativo ao exercício financeiro de 2004. Narra a denúncia que o ex-gestor teria desviado dos cofres públicos valores expressivos, pois deixou de aplicar os recursos financeiros corretos na área de educação, extrapolado o limite com gastos de pessoal, além de ter fraudado diversas licitações.

Indica ainda a peça acusatória que o ex-prefeito teria adquirido materiais de construção e peças para veículos sem a realização de licitação, o que causou um dano ao erário de R$ 161.153,60 (cento e sessenta e um mil, cento e cinquenta e três reais e sessenta centavos).

IMG-20160823-WA0060

Noutro texto da denúncia, acusa o MP do ex-prefeito ter se beneficiado com o dinheiro público ao pagar churrascos e bebidas alcoólicas na Churrascaria O Mourão, além de ter comprado frangos para sua residência através do empenho nº 3307 da Secretaria de Assistência Social, comandada a época pela sua esposa Nicinha Brandino, hoje candidata à Prefeitura. Registre-se, Nicinha não é ré ou denunciada na ação, pois Secretária de Assistência Social não tem status de ordenadora de despesa, apesar de ter passado por ela a operação questionada.

Aponta, ainda, pagamento de produtos constantes em notas fiscais diferentes dos recibos emitidos para a prefeitura. As penas previstas para os crimes imputados ao ex-prefeito chegam a 12 (doze) anos de reclusão.

Com a decisão do Juiz, o ex-prefeito passa agora a condição de réu e deverá responder a ação penal. Inclusive, segundo a informação passada ao blog, Dinca perdeu a condição de réu primário.

Tabira: Prefeito nega troca de Edgley por Gracinha Paulino na Cultura

O prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) negou em nota que já esteja cuidando da substituição do secretário de Cultura, Obras e Urbanismo Edgley Freitas por Gracinha Paulino, bem como que a mesma já teria sido convidada para retornar à pasta. “Nada contra a pessoa da Sra. Gracinha Paulino. Me sentiria  muito honrado se, por […]

hqdefault

O prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB) negou em nota que já esteja cuidando da substituição do secretário de Cultura, Obras e Urbanismo Edgley Freitas por Gracinha Paulino, bem como que a mesma já teria sido convidada para retornar à pasta.

“Nada contra a pessoa da Sra. Gracinha Paulino. Me sentiria  muito honrado se, por ventura, fosse ela a responsável pela pasta, devido seu desempenho transparente, digno de reconhecimento, quando esteve à frente da referida pasta. No entanto, devido às circunstâncias políticas e por reivindicação de pessoas do grupo que o apoiou, o Sr. Edgley Freitas foi convocado e assumiu, com muita responsabilidade a missão a ele confiada”.

Sebastião Dias informou ainda que às vezes que a senhora Gracinha adentrou o gabinete foi para tratar de assuntos ligados ao empreendimento do Loteamento Alta Vista, pois este fica localizado em terras da propriedade de seus familiares.

Cantor Edson Lima fala sobre tratamento de saúde e volta aos palcos em entrevista à Serra FM

Por Juliana Lima O cantor Edson Lima, vocalista da Banda Gatinha Manhosa, concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Serra FM Notícias, da Rádio Serra FM, comandado pelos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, nesta quarta-feira (23). O artista estava internado há cerca de dois meses no Instituto de Medicina Integral – IMIP, em Recife, por […]

Por Juliana Lima

O cantor Edson Lima, vocalista da Banda Gatinha Manhosa, concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Serra FM Notícias, da Rádio Serra FM, comandado pelos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, nesta quarta-feira (23). O artista estava internado há cerca de dois meses no Instituto de Medicina Integral – IMIP, em Recife, por causa de problemas de saúde decorrentes de uma cirurgia gástrica de desvio do estômago realizada em 2009, no Hospital Português, em Recife.

Ele conta que começou a se sentir mal em julho de 2016, seis anos após o procedimento. “Eu tive pouca orientação, me descuidei, comi e bebi a vontade, não me cuidei como deveria, não tive acompanhamento de nutricionista, não tomei vitaminas, até depois de seis anos surgiram os sintomas, comecei a me sentir debilitado e perdi cinco quilos numa semana, emagreci gradativamente, e cheguei a perder vinte quilos”, conta ele.

Quanto a cirurgia de reversão do procedimento no estomago que havia sido anunciada em maio pelo próprio artista, disse que não pode ser realizada devido seu estado de desnutrição. “Me internei em junho achando que já ia fazer a cirurgia, mas eu tava debilitado, os médicos preferiram esperar. Hoje a cirurgia não é mais um caso de urgência, posso me manter normal, mas teria um custo altíssimo com suplementos, acompanhamento médico, nutricionista, psicólogo, isso pelo resto da vida, então é melhor fazer a reversão e começar a me cuidar”, contou.

Sobre a carreira, disse que fará shows até o final de setembro, quando deverá ser internado para o procedimento cirúrgico. “Vou cumprir minha agenda até 28 de setembro, então depois devo me internar e fazer a cirurgia”. Ele também anunciou a data de seu retorno aos palcos de Serra Talhada. “Tem show marcado para 11 de setembro no Tunas Clube”, anunciou.

Durante a entrevista, Edson Lima mostrou-se bastante animado com sua recuperação e retomado de carreira. Agradeceu ao apoio dos fãs, da família, do irmão Batista Lima (que chegou a lhe substituir em alguns shows), às prefeituras que aceitaram contratar a Banda Gatinha Manhosa no período junino mesmo sem sua presença, aos músicos da banda e à imprensa pelo apoio.

Ouça a entrevista no site: www.serrafm879.com.br

Lula estará em Salgueiro em maio, diz blog

Segundo o Blog Dellas, a presidência da República reservou os dias 16 e 17 deste mês para vinda do presidente Lula a Pernambuco. Em Salgueiro ele vai dar a ordem de serviço da duplicação da estação de bombeamento EBI- 3 da Transposição do Rio São Francisco. Ainda segundo o blog, a Secretaria de Relações Institucionais […]

Segundo o Blog Dellas, a presidência da República reservou os dias 16 e 17 deste mês para vinda do presidente Lula a Pernambuco. Em Salgueiro ele vai dar a ordem de serviço da duplicação da estação de bombeamento EBI- 3 da Transposição do Rio São Francisco.

Ainda segundo o blog, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, dirigida pela ministra Gleisi Hoffmann, já enviou ofício dos senadores pernambucanos sobre a viagem do presidente.

“Não está certo se ele vai passar pelo Recife. No comunicado, aos senadores, Gleisi destaca que a programação ainda está em elaboração”, diz o blog.