Notícias

Mais um atentado choca o mundo: treze mortos em atropelamento na Espanha

Por Nill Júnior

Um porta-voz da pasta do Interior do governo catalão confirmou a existência de 13 mortos e de mais de 50 feridos ao final da tarde após o atropelamento que aconteceu nas Ramblas, Barcelona.

Há duas detenções. O Estado Islâmico reivindicou ataque. Este número já fora avançado horas antes, mas não existia até agora confirmação. Noutro plano, a polícia catalã confirmou a detenção de um indivíduo, Driss Oukabir Soprano, identificado como o indivíduo que alugou um dos veículos usados no ataque.

Oukabir Soprano será originário de Marselha e tem antecedentes criminais. É potencial suspeito do ataque. Foi detido um segundo indivíduo, cuja identidade não foi ainda revelada. Ao início da noite, o Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Num desenvolvimento paralelo, outro suspeito foi interpelado pela polícia numa localidade nos arredores de Barcelona, Sant Just Desvern, acabando por ser abatido. Soube-se depois que este ignorou o controle policial, tendo atropelado um agente. O automóvel foi perseguido pelas forças de segurança até ser interceptado à chegada a Sant Just Desvern, onde se produziu o tiroteio.

Anteriormente, o ataque fora considerado “um atentado terrorista”. O atropelamento aconteceu junto a uma loja FNAC, já nas imediações da Praça da Catalunha, pelas 17:05 – menos uma hora em Lisboa. Para o local foram várias ambulâncias, carros da polícia e helicóptero. A espanhola TV3 informou que dois homens armados, alegadamente os autores do atropelamento, entraram depois num restaurante turco, onde se teriam entrincheirado, o que foi posteriormente desmentido pela polícia.

De acordo com o El País, foi uma van branca que, segundo testemunhas no local, subiu a avenida atropelando várias pessoas. O condutor terá depois fugido, abandonando o veículo a pé.

Outras Notícias

Fernando Filho e Fernando Monteiro estão magoados com votação que tiveram em Tabira

Afirmação foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Filho Chamou atenção a afirmação feita pelo vereador Valdemir Filho, presidente da Câmara dos Vereadores de Tabira, sobre os deputados apoiados pela prefeita Nicinha Melo na última eleição. Valdemir cobrava o envio de emendas para Tabira por parte do deputado federal Carlos Veras e foi […]

Afirmação foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Filho

Chamou atenção a afirmação feita pelo vereador Valdemir Filho, presidente da Câmara dos Vereadores de Tabira, sobre os deputados apoiados pela prefeita Nicinha Melo na última eleição.

Valdemir cobrava o envio de emendas para Tabira por parte do deputado federal Carlos Veras e foi questionado o porquê que os deputados da prefeita também não mandam.

Segundo o parlamentar tabirense, o motivo de Fernando Filho e Fernando Monteiro terem virado as costas para Tabira seria o fato de que eles estariam magoados porque não foram majoritários no município.

“Eles mandaram milhões pra cá e perderam para um que não mandou nada”, disse Valdemir fazendo uma referência a Carlos Veras que foi o deputado federal mais votado em 2022 em Tabira.

Fernando Filho teve 1.467 votos e Fernando Monteiro obteve 1.330, mas segundo o entendimento do vereador tabirense nada disso valeu e os deputados devem continuar magoados com a cidade das tradições. As informações são de Júnior Alves.

Aberta programação da 232ª Festa da Padroeira de Serra Talhada

Teve início na noite desta segunda-feira (29) a programação oficial da 232ª Festa de Nossa Senhora da Penha na cidade Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha, a programação religiosa teve início com a Procissão da Bandeira, hasteamento e abertura do novenário com celebração eucarística no patamar da […]

Teve início na noite desta segunda-feira (29) a programação oficial da 232ª Festa de Nossa Senhora da Penha na cidade Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha, a programação religiosa teve início com a Procissão da Bandeira, hasteamento e abertura do novenário com celebração eucarística no patamar da Igreja Matriz, celebrada pelo padre George Lourenço e pelo pároco Josenildo Nunes de Oliveira.  

Logo após a celebração eucarística, a prefeita do município, Márcia Conrado, inaugurou a nova iluminação pública em LED das praças Sérgio Magalhães e Barão do Pajeú.

O projeto luminotécnico contemplou a substituição das luminárias existentes nas laterais e implantação de novos postes e luminárias no centro das duas praças, que juntas somam uma área de 6.556,56 metros quadrados.

Na Praça Barão do Pajeú foram instalados 04 novos postes com 02 luminárias e na Praça Sérgio Magalhães foram 14 postes com 28 luminárias.

A noite contou ainda com a abertura do Polo Cultura Viva da Festa de Setembro, na Praça Sérgio Magalhães. Promovida pela Fundação Cultura de Serra Talhada, a programação homenageia o centenário do Maestro Antônio Nogueiras dos Santos.

As primeiras atrações culturais que se apresentaram foram Mistura Pernambucana e Pajeuzeiros. A programação do Polo Cultura Viva segue até o próximo dia oito de setembro, com apresentações culturais e religiosas. E nesta terça-feira (30) tem Encontro de Bandas Alternativas de Serra Talhada, Leonam, Doppamina, A Revolta Social, Diabeisso e A Dobra. No local há exposições de literatura, artesanato e artes plásticas. 

“Com muita fé, alegria e devoção estamos iniciando mais uma festa da nossa padroeira Nossa Senhora da Penha, uma festividade planejada com muito carinho e que chega para renovar cada vez mais as nossas almas. Além da programação religiosa que é realizada todos os anos pela Paróquia da Penha, temos a nossa programação cultural, com várias noites de atrações e exposições na Praça Sérgio Magalhães, reunindo as famílias serra-talhadenses. É muito bom ver que a nossa tradição se fortalece a cada ano, então aproveito para convidar a todos de Serra Talhada e da região para virem celebrar conosco a festa da nossa padroeira”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.

Polo Cultura Viva

29/08

Mistura Pernambucana

Pajeuzeiros

30/08

Encontro de Bandas Alternativas de Serra Talhada

Leonam

Doppamina

A Revolta Social

Diabeisso

A Dobra

 

31/08

Noite do Agricultor 

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

Boteco da Sanfona – Igor Araújo e Netinho de Custódia

Rai de Serra

 

01/09

Noite da Poesia e do Repente

Cicero de Sousa e Damião Enésio

Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú 

Adelmo Aguiar e Danilson Nunes

Arnaldo Pessoa e André Santos

Diomedes Mariano e Afonso Pequeno

 

03/09

Maracatu Raízes do Sertão

As Severinas

César Amaral

 

04/09

Noite da Juventude

Teto Elétrico

Anjos de Resgate

Siqueirinha

 

05/09

A Peleja de Severo pra Enganar a Morte – Trupé Teatral Espantalho de Arcoverde

Felipe Filho

Alinhando Astros – Natália Gomes e Ricardo Cardouzo

 

06/09

Rui Grude e Grudinho

Jéssica Caitano

Luiz Felipe

 

07/09

Tarde Pop Romântica

Compadre Sales

Cosme dos Teclados

Wesley Magalhães

 

07/09

Assisão 

PC Silva 

 

08/09

Noite dos Ministérios Católicos

Banda Luz Celeste

Consagrados a Maria

Afogados: saúde da mulher e violência doméstica em debate

Durante todo o mês de Março a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove atividades alusivas às comemorações ao oito de Março, Dia Internacional da Mulher. A equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Saúde da Mulher promoveu, nesta quarta (07), uma roda de diálogo com mulheres atendidas pela unidade. Na pauta, questões relevantes como a prevenção […]

Durante todo o mês de Março a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove atividades alusivas às comemorações ao oito de Março, Dia Internacional da Mulher. A equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Saúde da Mulher promoveu, nesta quarta (07), uma roda de diálogo com mulheres atendidas pela unidade.

Na pauta, questões relevantes como a prevenção dos diversos tipos de câncer que acometem às mulheres e as doenças sexualmente transmissíveis. A palestra foi ministrada pela médica ginecologista Michele Moura. As psicólogas Erivânia Barros e Vanessa Oliveira discutiram questões como autoestima, empoderamento, violência psicológica e o lugar da mulher na sociedade.

À noite, os estudantes dos diversos cursos da Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP – participaram de uma palestra, no Colégio Normal, com a Delegada Andreza Gregório, que coordena a Delegacia da Mulher em Afogados,  sobre a Lei Maria da Penha. O debate também aconteceu na Escola Municipal Petronila de Siqueira Campos, sob a condução da Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Risolene Lima.

Na oportunidade, os alunos e alunas puderam se aprofundar não só a respeito da lei, mas também sobre quais atitudes tomar ao saber ou ver uma mulher sendo vítima de violência. Após a palestra, os estudantes puderam tirar dúvidas a respeito dos procedimentos a serem adotados nos diversos casos de violência sexista e doméstica.

“Esse será um mês inteiro dedicado às mulheres, como forma de dar visibilidade às lutas comuns contra violência, desigualdade, desrespeito e intolerância. Mas os homens que queiram e que estejam sintonizados com essa luta, também podem e devem participar das atividades”, destacou Risolene.

Logo pela manhã, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, divulgou nas redes sociais uma mensagem de incentivo e solidariedade às lutas das mulheres: “Nesse 8 de Março, desejo a todas as mulheres um dia feliz. E uma vida inteira de respeito, dignidade e protagonismo. Que possamos construir um mundo melhor, mais justo e sem violência contra as mulheres”.

Sertânia: Governo Municipal divulga agenda da semana de aniversário

Sertânia comemora 145 anos de emancipação política, no próximo dia 24 de maio. Para comemorar a data, o Governo Municipal, além da festa de aniversário, que acontece na véspera do feriado, no dia 23, na Praça de Eventos Olavo Siqueira, anunciou em nota as atividades na agenda da semana do aniversário da cidade. O prefeito […]

Sertânia comemora 145 anos de emancipação política, no próximo dia 24 de maio.

Para comemorar a data, o Governo Municipal, além da festa de aniversário, que acontece na véspera do feriado, no dia 23, na Praça de Eventos Olavo Siqueira, anunciou em nota as atividades na agenda da semana do aniversário da cidade.

O prefeito Ângelo Ferreira visitará obras na sede do município e em distritos e povoados, além de inaugurar a pavimentação de ruas. Missa, corte de bolo, apresentação de bandas de música, jogos de futebol e ainda uma corrida de rua completam a programação.

Festa: o Poeta do Sertão: Nico Batista e a banda Forró do Muído apresentam seus shows na quarta-feira, dia 23, a partir das 21h30.

Agenda – Sertânia 145 anos

21/05 – segunda

15h30 Visita obra da quadra de Rio da Barra

22/05 – terça

15h30 Visita obra quadra de Cruzeiro do Nordeste

23/05 – quarta

8h Hasteamento de bandeira (Prefeitura) e apresentação da banda de música Sebas Mariano

15h Visitas às obras na sede do município: pavimentação da rua Edson Leite (Alto de Céu), Creche Alto do Céu, casas populares, Escola Municipal Presidente Vargas, UBSFs Ferro Novo, 13 de maio e Nova Sertânia.

21h30 Festa na Praça de Eventos Olavo Siqueira: Nico Batista e Forró do Muído

24/05 – quinta

Jogos festivos

14h Seleção de Sertânia Campeã de 2003 x Seleção Master (Estádio Odilon Ferreira)

15h30 Jogo Flamengo de Arcoverde x Sertânia (Estádio Odilon Ferreira)

19h Missa

20h30 Apresentação da banda da Escola de Música Demétrio Dias Araujo e corte do bolo

25/05 – sexta

16h Entrega pavimentação das ruas da Nova Sertânia

27/05 – domingo

Corrida de Emancipação Política

Concentração às 7h no pátio da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (Antiga Estação Ferroviária)

Augusto César diz que elegeu Pinheiro do São Miguel e chama Sebastião Oliveira de desagregador político

Por Juliana Lima Em entrevista concedida ao Programa Serra FM Notícias, nesta quinta-feira (01), na Rádio Serra FM, o deputado estadual Augusto César (PTB), comentou a saída do vereador Pinheiro do São Miguel(PTB) do seu grupo político e de Luciano Duque para apoiar Sebastião Oliveira. Falando aos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, o parlamentar aproveitou […]

Por Juliana Lima

Em entrevista concedida ao Programa Serra FM Notícias, nesta quinta-feira (01), na Rádio Serra FM, o deputado estadual Augusto César (PTB), comentou a saída do vereador Pinheiro do São Miguel(PTB) do seu grupo político e de Luciano Duque para apoiar Sebastião Oliveira.

Falando aos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, o parlamentar aproveitou ainda para alfinetar o deputado licenciado e atual secretário de Transportes do estado de Pernambuco. “Serra Talhada sabe que ele (Sebastião) é um desagregador”, disse.

Augusto César disse que respeita a escolha de Pinheiro, mas não que não tem condições de mantê-lo em seu grupo, uma vez que Sebastião Oliveira é o principal adversário político seu e do prefeito Luciano Duque. “Quando ele procurou Sebastião, nós apresentamos outras alternativas que fossem viáveis, mas ele fez uma travessia que não foi boa para o grupo, foi de encontro a tudo que conversamos, tomou uma decisão unilateral; ele poderia apoiar qualquer outro deputado federal da nossa base, exceto Sebastião Oliveira, que é o grande adversário de Luciano e meu, então respeito, mas entendo que essa é uma posição isolada, que não tem nosso apoio”.

O deputado lembrou ainda que Pinheiro precisou dele para se tornar vereador. “Não é tirando o mérito dele como vereador atuante, mas todas as eleições em que ele se elegeu tem a chancela de Augusto César. E ele é um vereador que tem a marca registrada de Augusto César em suas ações e no seu mandato, já que sempre marchamos juntos, pois existia uma parceria e quem o elegeu vereador fomos nós”.

O petebista aproveitou ainda para alfinetar Sebastião Oliveira. “Eu não sei quais foram as promessas que Sebastião fez a ele, mas nós já tivemos uma experiência com ele (Sebastião) no passado quando estivemos acompanhando sua candidatura e percebemos que ele é desagregador muito mais que agrega politicamente com as pessoas que tem mandato; agora ele assumiu esse compromissos com Pinheiro e eu não se se vai cumprir, porque Serra Talhada sabe que ele não tem compromisso político, é uma característica dele, quando eu estava no palanque dele, tinha o compromisso de me apoiar para deputado estadual e não fez, não cumpriu a palavra política para segurar o que assumiu com o grupo”, disparou Augusto César.