Notícias

Mais 150.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz chegam a Pernambuco

Por André Luis

Somente esta semana, o Estado já recebeu mais de 250 mil doses de vacinas, permitindo avançar mais na imunização de grupos prioritários e da população em geral

Uma segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco esta semana. O lote mais recente foi entregue na noite desta quarta-feira (9), com 150.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. 

O avião trazendo os insumos aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 18h50, e o lote seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para checagem e divisão entre os municípios. O envio às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ocorreu na madrugada desta quinta-feira (10).

“Na última terça-feira o Estado recebeu vacinas da Pfizer. Hoje foi a vez de chegar mais um lote da AstraZeneca, totalizando mais de 250 mil doses somente esta semana. É importante que esse fluxo seja mantido, para que possamos avançar na vacinação, protegendo e garantindo a saúde da população de Pernambuco o quanto antes”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As 99.450 doses da Pfizer, recebidas na última terça (8), foram encaminhadas às Geres a partir das 5h da quarta-feira, e às 14h20 todas já tinham recebido seus respectivos quantitativos, que ficam à disposição para retirada pelos gestores municipais. 

“Temos uma logística de distribuição ágil, para que todas as cidades consigam planejar e avançar nas suas ações. De posse da vacina, os municípios precisam atuar para usar as doses também com agilidade, otimizando ao máximo o insumo”, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com as novas remessas recebidas, Pernambuco totaliza 4.520.100 doses para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 241.020 doses são da Pfizer/BioNTech.

Outras Notícias

Deputado que propôs lei contra vacinação obrigatória morre de Covid-19

Parlamentar do Mato Grosso, Silvio Antônio Fávero, de 54 anos, teve caso agravado na madrugada deste sábado após infecção generalizada. O deputado estadual Silvio Antônio Fávero (PSL-MT) morreu no início da tarde deste sábado (13), aos 54 anos, após complicações da Covid-19. A informação é do Metrópoles. De acordo com nota divulgada nas redes sociais […]

Parlamentar do Mato Grosso, Silvio Antônio Fávero, de 54 anos, teve caso agravado na madrugada deste sábado após infecção generalizada.

O deputado estadual Silvio Antônio Fávero (PSL-MT) morreu no início da tarde deste sábado (13), aos 54 anos, após complicações da Covid-19. A informação é do Metrópoles.

De acordo com nota divulgada nas redes sociais do parlamentar, que estava internado desde quinta (11), “o quadro de saúde se agravou nesta madrugada, chegando à infecção generalizada”.

Em fevereiro deste ano, Silvio Fávero apresentou um projeto de lei estadual “para assegurar o direto de o cidadão escolher ou não pela sua vacinação”.

Simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado compartilhava publicações do chefe do Executivo federal e saía em defesa de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19.

Carlos Veras defende candidatura do PT ao Governo de Pernambuco

Na semana passada, o ex-presidente Lula (PT) disse em entrevista coletiva que “se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora” da disputa pelo Governo de Pernambuco.  A questão, no entanto, não está pacificada dentro do diretório petista do estado. No programa Manhã na Clube da última segunda-feira (24), o deputado federal Carlos Veras (PT) […]

Na semana passada, o ex-presidente Lula (PT) disse em entrevista coletiva que “se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora” da disputa pelo Governo de Pernambuco. 

A questão, no entanto, não está pacificada dentro do diretório petista do estado. No programa Manhã na Clube da última segunda-feira (24), o deputado federal Carlos Veras (PT) defendeu a pré-candidatura do correligionário. As informações são do Diario de Pernambuco.

“Nós vamos trabalhar até o último instante para que a Frente Popular e o PSB apoiem o nome de Humberto Costa para o governo do estado. Mesmo o PSB tendo o direito, a prerrogativa política de indicar o seu sucessor, mas o PSB não chegou a um consenso, não tem um nome do PSB para o governo do estado de Pernambuco, para a sucessão de Paulo Câmara”, apontou.

Veras explica que o imbróglio começa no declínio do candidato natural do partido, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, em participar da disputa: “Se o Geraldo tivesse aceitado desde o início, o diretório estadual do PT não teria se apresentado e colocado o seu nome.”

Para o deputado, o nome do senador petista possui viabilidade eleitoral, diferentemente dos nomes que podem ser indicados pela legenda socialista. “Não é uma eleição simples. Não é só chegar e dizer: ‘é fulano, o candidato (ou candidata).’ E acabou, está ganha a eleição para o governo do estado”, ironizou.

Alinhado à postura de Humberto, Veras defende outra composição de chapa, onde o PSB disputaria a vaga para o Senado. De acordo com ele, o governador Paulo Câmara “é um quadro que está pronto para ser vice do presidente Lula ou ser candidato a senador por Pernambuco.” Pelo menos até o momento, o PSB desconsidera essa perspectiva e deve definir a indicação até fevereiro.

A possibilidade de palanque duplo também foi mencionada por Veras, que lembrou a eleição de 2006 no estado – naquele ano, PT e PSB disputaram o executivo estadual, com as candidaturas de Humberto Costa e Eduardo Campos. 

Ao final do primeiro turno, os petistas passaram a apoiar o pessebista contra Mendonça Filho. Ambas as siglas deram espaço para a campanha de Lula à reeleição.

Artur Amorim diz que não quer entrar na política

Eventualmente cotado nos bastidores para entrar na política, Artur Amorim, Secretário de Saúde, disse que não passa por sua cabeça ser candidato a prefeito em 2028. Ele respondeu pergunta desse jornalista no Debate das Dez do Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Não são poucos os que dizem que o município de Afogados da Ingazeira […]

Eventualmente cotado nos bastidores para entrar na política, Artur Amorim, Secretário de Saúde, disse que não passa por sua cabeça ser candidato a prefeito em 2028.

Ele respondeu pergunta desse jornalista no Debate das Dez do Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Não são poucos os que dizem que o município de Afogados da Ingazeira pode viver uma nova ordem ou ganhar um novo nome no pleito municipal de 2028. Agora, a Frente Popular já tem candidato a reeleição: o prefeito Sandrinho Palmeira.

Na oposição, nomes como Danilo Simões são cotados. Arthur disse que sua vida e vocação existem para que que seja técnico na área da saúde, como sanitarista, enfermeiro e especialista em regulação. “Minha vida pública é na área da saúde”.

Afogados: Prefeitura e Ministério Público fazem reunião com mototáxis nesta segunda-feira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Ministério Público convidam todos os mototaxistas para uma reunião nesta segunda-feira (17), às 16h, na AABB, com o objetivo de discutir os protocolos sanitários para a retomada segura da atividade. No último dia 13 de agosto o Governo de Pernambuco, por decisão do Gabinete de Enfrentamento à […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Ministério Público convidam todos os mototaxistas para uma reunião nesta segunda-feira (17), às 16h, na AABB, com o objetivo de discutir os protocolos sanitários para a retomada segura da atividade.

No último dia 13 de agosto o Governo de Pernambuco, por decisão do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, a liberação da atividade com novos protocolos em todo o Estado a partir desta segunda-feira. 

A regulamentação do transporte público de passageiros em motocicleta, entretanto, estará a cargo das prefeituras. 

Os municípios que liberarem a volta dos mototáxis deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à Covid-19. 

Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motociclista.

Também será obrigatória a utilização de máscaras para condutores e passageiros durante o trajeto e a viseira do capacete deve permanecer fechada para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.

Humberto pode estar na convenção de Emídio em Afogados, diz pré-candidato em nota

Na manhã desta quinta-feira (21) o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira Emídio Vasconcelos, foi recebido pelo senador Humberto Costa, em seu escritório político no Recife, para uma reunião. Na pauta o processo eleitoral de Afogados. Humberto e Emídio fizeram uma avaliação política do processo, onde o senador se colocou a disposição para ajudar […]

Emidio-HumbertoCosta

Na manhã desta quinta-feira (21) o pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira Emídio Vasconcelos, foi recebido pelo senador Humberto Costa, em seu escritório político no Recife, para uma reunião. Na pauta o processo eleitoral de Afogados.

Humberto e Emídio fizeram uma avaliação política do processo, onde o senador se colocou a disposição para ajudar no que for possível e se comprometeu em dar apoio político, inclusive havendo a possibilidade de incluir em sua agenda a participação efetiva na campanha.

Humberto se mostrou animado e disse que vai fazer o possível para estar presente na convenção que deve acontecer no dia 30 deste mês, segundo nota de sua assessoria ao blog.