Notícias

Lula depõe nesta terça a juiz do DF para explicar suspeita de obstrução da Lava Jato

Por Nill Júnior

G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento nesta terça-feira (14) ao juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, para explicar a suspeita de que tentou obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Lula é um dos sete réus da ação penal aberta em julho do ano passado para investigar se houve uma tentativa do grupo de convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a não fechar acordo de delação premiada.

Segundo as investigações, Lula, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves – sócio do BTG Pactual –, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, teriam tentado impedir que Cerveró revelasse à Justiça detalhes do esquema de corrupção que atuava na Petrobras em troca de uma redução da pena.

O ex-presidente da República deveria ter sido ouvido pela Justiça Federal de Brasília em fevereiro. Mas o juiz responsável pelo caso adiou o depoimento para esta terça-feira a pedido da defesa de Lula. A mudança foi autorizada em razão da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Os depoimentos dos outros seis réus da ação penal estão marcados para esta sexta-feira (17), também em Brasília.

À época da abertura da ação penal, em julho do ano passado, a defesa do ex-presidente alegou, em nota, que Lula já esclareceu, em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR), que “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.

De acordo com a Justiça Federal do DF, o trânsito na via W2 Norte, na Asa Norte, ficará interditado entre as quadras 509 e 510, em razão do depoimento do ex-presidente. O edifício da 10ª Vara Federal de Brasília fica nessa região.

Ainda de acordo com a assessoria da Justiça Federal, a interdição do trânsito neste trecho foi recomendado pela Polícia Militar, para “evitar grandes manifestações contrárias ou a favor do interrogado”.

Outras Notícias

Prefeito de São José do Egito na posse de Dilma

O Prefeito de São José do Egito Romério Guimarães está em Brasília  para acompanhar a posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que acontece esta tarde. Romério antecipou a ida a Brasília onde está desde o dia 30. Ele passou o Réveillon na Capital Federal. Romério já teve contato com o Senador Humberto Costa,q […]

10906511_820254174679460_5288354586886849968_n

O Prefeito de São José do Egito Romério Guimarães está em Brasília  para acompanhar a posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que acontece esta tarde. Romério antecipou a ida a Brasília onde está desde o dia 30. Ele passou o Réveillon na Capital Federal.

Romério já teve contato com o Senador Humberto Costa,q eu também acompanha a posse, com outros nomes de Pernambuco. “É extremamente natural que Pernambuco queira estar representado nesse processo, oferecendo ideias novas a um novo governo”, afirmou Humberto.

PSB comemora número de prefeitos eleitos em Pernambuco

Mesmo na oposição, partido teve 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 da sigla da governadora Raquel Lyra Mesmo na oposição à atual gestão do Governo de Pernambuco, o PSB  elegeu o maior número de prefeitos e prefeitas no estado. Ao todo, foram 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 do PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, que tem […]

Mesmo na oposição, partido teve 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 da sigla da governadora Raquel Lyra

Mesmo na oposição à atual gestão do Governo de Pernambuco, o PSB  elegeu o maior número de prefeitos e prefeitas no estado.

Ao todo, foram 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 do PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, que tem um resultado sub judice em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, não considerado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Com esse número de prefeituras sob seu comando a partir de 2025, incluindo o Recife, que reelegeu o prefeito João Campos (PSB) com a maior votação da história da cidade, o PSB segue como maior força política do estado e governa o maior número de eleitores”, diz o partido em nota.

Além de vencer no Recife, o PSB obteve vitórias em São Lourenço da Mata, Garanhuns e Panelas, com mais de 70% da preferência do eleitorado. O partido ganhou ainda em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Água Preta, Altinho, Angelim, Betânia, Bonito, Capoeiras, Carnaíba, Cumaru, Ferreiros, Flores, Frei Miguelinho, Iati, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, João Alfredo, Lagoa Grande, Machados, Mirandiba, Primavera, Ribeirão e São José do Belmonte. Solidão e Dormentes tiveram candidaturas únicas, do PSB, e com eleição confirmada no domingo (6). Em Paulista, o partido disputará o segundo turno.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, avalia esse resultado como fruto de um trabalho de base feito ao longo de todo o ano passado e no primeiro semestre deste ano. O dirigente afirma ainda que o fato de o partido seguir sendo a maior força política no estado, mesmo fazendo oposição à governadora, é uma demonstração de que a maior parte da população pernambucana aprova o jeito PSB de governar e deu essa resposta nas urnas.

“O nosso partido tem a maior bancada estadual, a maior bancada federal, vai continuar tendo o maior número de prefeitos do estado e tem o prefeito do Recife, João Campos, que se consolida como uma grande liderança que vai nos orientar a conduzir o partido nos próximos anos”, declarou Sileno.

Prefeitos(as) eleitos(as) pelo PSB em 2024

1 – Abreu e Lima – Flávio Gadelha (reeleito)

2 – Afogados da Ingazeira – Sandrinho Palmeira (reeleito)

3 – Agrestina – Josué Mendes (reeleito)

4 – Água Preta – Miruca (reeleito)

5 – Altinho – Marivaldo Pena

6 – Angelim – Caíque

7 – Betânia – Bebe Água

8 – Bonito – Dr. Ruy

9 – Capoeiras – Nêgo do Mercado (reeleito)

10 – Carnaíba – Berg Gomes

11 – Cumaru – Zeneide Medeiros

12 – Dormentes – Corrinha de Geomarco

13 – Ferreiros – Zé Roberto (reeleito)

14 – Flores – Gilberto Ribeiro

15 – Frei Miguelinho – Lindonaldo da Farinha

16 – Garanhuns – Sivaldo Albino (reeleito)

17 – Iati – Camila Souza

18 – Ingazeira – Luciano Torres (reeleito)

19 – Itacuruba – Juninho Cantarelli

20 – Itapetim – Aline Karina

21 – João Alfredo – Zé Martins

22 – Lagoa Grande – Catharina Garziera

23 – Machados – Juarez da Banana

24 – Mirandiba – Dr. Evaldo

25 – Panelas – Ruben Lima

26 – Primavera – Jeyson Falcão

27 – Recife – João Campos

28 – Ribeirão – Carol Jordão

29 – São José do Belmonte – Vinicius Marques

30 – São Lourenço da Mata – Vinicius Labanca

31 – Solidão – Mayco da Farmácia

2º turno

Paulista – Junior Matuto

Selvageria antes de clássico nas ruas do Recife

Conhecido como “Clássico das Multidões”, o jogo entre Santa Cruz e Sport, que hoje acontece pelo Campeonato Pernambucano, motivou brigas de torcidas uniformizadas, correria e depredação nas ruas do Recife, horas antes da partida, prevista para 16h30 no estádio do Arruda, na Zona Norte da cidade. Vídeos encaminhados ao Canal Globo e postados nas redes […]

Conhecido como “Clássico das Multidões”, o jogo entre Santa Cruz e Sport, que hoje acontece pelo Campeonato Pernambucano, motivou brigas de torcidas uniformizadas, correria e depredação nas ruas do Recife, horas antes da partida, prevista para 16h30 no estádio do Arruda, na Zona Norte da cidade.

Vídeos encaminhados ao Canal Globo e postados nas redes sociais mostram brigas, correria, bombas e depredação em vários bairros da cidade. Vários torcedores carregam pedras e pedaços de paus.

Num dos vídeos é possível ver um homem sendo alcançado e espancado por torcedores do Santa Cruz, que tiram a roupa da vítima. As imagens são fortes. Ele é atingido por diversos socos e pontapés em todo o corpo, por um grupo formado por mais de 10 homens. Um motociclista chega a se juntar ao grupo e jogar a moto na vítima, que estava rendida no chão.

Outras imagens mostram correria, fumaça e sons de fogos de artifício na Rua Real da Torre, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. Supermercados e lojas da região foram saqueadas. Nos bairros da Madalena e da Encruzilhada estabelecimentos comerciais fecharam as portas.

De acordo com o Hospital da Restauração (HR), emergência pública no bairro do Derby, região central do Recife, “12 vítimas de agressão física deram entrada na unidade, até o meio da tarde”.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, com a Polícia Civil e a Polícia Militar questionando sobre as ocorrências vistas nas imagens, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Numa reunião realizada na sede da SDS na tarde de sexta (31), com membros da PM, ficou definido que o jogo teria efetivo de 645 policiais, entre Batalhão de Choque, Rádio Patrulha, Rocam e Cavalaria.

Em comunicado à imprensa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirma que está acompanhando o trabalho das forças de segurança, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). A gestora anunciou ainda que vai se reunir com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público para tratar do caso.

Nas redes sociais, Raquel Lyra postou sobre o assunto. “Estou trabalhando com a equipe do governo desde o primeiro momento, e tomando as devidas providências para punir os vândalos responsáveis pela barbárie vista mais cedo no Recife. Cerca de 700 policiais estão destinados para a missão e os feridos estão sendo atendidos no HR. Os verdadeiros torcedores e a população não podem e não vão ficar acuados pelos que usam o futebol para praticar violência.”

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se manifestou nas redes. “O que vimos hoje foram cenas criminosas no confronto entre vândalos que usam o futebol para praticar violência. É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes! Futebol não é isso”, afirmou.

Clássico mantido

Por volta das 14h30, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que o clássico Santa Cruz x Sport, marcado para as 16h30 no Arruda, não será cancelado.

“Não faz sentido cancelar o jogo porque joga gasolina na fogueira. O jogo tem que acontecer para reduzir a violência”, afirmou, em declaração ao ge.

Segundo Carvalho, somente ele pode determinar o cancelamento da partida, e isto não será feito.

Mais cedo, devido à violência estabelecida, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou, em nota, ter pedido ao governo e à Federação Pernambucana de Futebol o cancelamento da partida. Porto entrou em contato com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, solicitando a suspensão do jogo.

 

Rogério Leão entrega UTI Móvel e respiradores para o Hospam, em Serra Talhada

Na última sexta-feira (18), o deputado estadual Rogério Leão (Avante), esteve em Serra Talhada, onde entregou uma ambulância UTI Móvel e dois respiradores artificiais para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam). O deputado compartilhou o momento em suas redes sociais destacando as suas Emendas Parlamentares “têm melhorado os serviços públicos de saúde oferecidos à […]

Na última sexta-feira (18), o deputado estadual Rogério Leão (Avante), esteve em Serra Talhada, onde entregou uma ambulância UTI Móvel e dois respiradores artificiais para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

O deputado compartilhou o momento em suas redes sociais destacando as suas Emendas Parlamentares “têm melhorado os serviços públicos de saúde oferecidos à população”.

“O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) é uma unidade de atendimento hospitalar muito importante no Sertão e que atende todos os municípios da Xl Geres. Sua localização possibilita o acesso aos serviços de saúde com qualidade e com a chegada desses equipamentos e da UTI Móvel, as pessoas poderão ser atendidas com mais eficiência e rapidez”, destacou Rogério.

Ainda em sua publicação, Rogério Leão agradeceu ao deputado federal, Sebastião Oliveira, ao vereador André Terto, ao diretor da unidade hospitalar, João Antonio e “ao povo de Serra Talhada pela parceria, confiança depositada em nosso trabalho e dizer que estamos empenhados em trabalhar cada vez mais pelo nosso Sertão, pelo nosso estado e por todas as pernambucanas e pernambucanos”.

Pelejas do Pajeú marcam os últimos lançamentos da Cepe Editora em 2021

Na próxima quinta-feira, dia 30, a Cepe Editora lançará no município de Itapetim, Sertão de Pernambuco, três títulos que evidenciam a produção poética nordestina. Dois deles saem pela Coleção Pajeú e remetem a nomes referenciais do repente, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2021: Pedro Amorim (O Poeta dos Vaqueiros) e Dimas Batista (Obras Poéticas). O terceiro livro, O Aventureiro e o Boêmio, tem coautoria do professor do Departamento […]

Na próxima quinta-feira, dia 30, a Cepe Editora lançará no município de Itapetim, Sertão de Pernambuco, três títulos que evidenciam a produção poética nordestina.

Dois deles saem pela Coleção Pajeú e remetem a nomes referenciais do repente, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2021: Pedro Amorim (O Poeta dos Vaqueiros) e Dimas Batista (Obras Poéticas).

O terceiro livro, O Aventureiro e o Boêmio, tem coautoria do professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Nunes e do escritor e advogado Raimundo Patriota, filho de Louro do Pajeú. O lançamento acontece às 19h, na Praça Rogaciano Leite, dentro das comemorações do aniversário da cidade, que completa 68 anos dia 29.

O amor, o vaqueiro aboiador, a vida no Sertão, a saudade dos pais falecidos e a tristeza pela morte prematura de uma filha serviram de mote para Pedro Amorim escrever as poesias e os sonetos que compõem O Poeta dos Vaqueiros, agora relançado pela Cepe Editora. Nascido em Desterro (PB), em 18 de setembro de 1921, Pedro Vieira de Amorim migrou para Itapetim (PE) ainda criança, onde faleceu em 2011. Tinha na agricultura sua atividade principal, mas era famoso pelas poesias, cantorias e o bom humor.

Com 116 páginas, o livro está dividido em duas partes: a primeira tem 18 poesias e a segunda, 12 sonetos. O Poeta dos Vaqueiros, publicado originalmente em 1988, ganha nova impressão com acréscimos de versos que Pedro Amorim fez depois, muitos ainda sob o impacto da perda da filha Cléfira. “Meu pai tinha como sonho a reedição deste livro”, informa Bartira Amorim, em nota de agradecimento na abertura do título.

“O Poeta dos Vaqueiros é a revelação criadora do seu mundo sertanejo, vaqueiro e poeta. Seus versos têm a sonoridade do aboio dos vaqueiros e a virilidade da voz do Sertão”, destaca o advogado José Rabelo de Vasconcelos, no prefácio.

Obras Poéticas – Vindo de uma tradicional família de cantadores, irmão de dois outros nomes estelares da poética sertaneja (Lourival/Louro do Pajeú e Otacílio), Dimas Batista é homenageado pela Coleção Pajeú com a coletânea Obras Poéticas. Cantador, violeiro e repentista admirado por artistas e intelectuais, como Alceu Valença e Ariano Suassuna, foi considerado um metrificador de raro talento e o mais erudito entre os poetas populares.

“Atrevo-me a reputá-lo como o poeta mais caprichoso que Itapetim ofereceu ao mundo até a atualidade. Seu verso era lapidado, feito sob uma medida ímpar, farto em rima e rico em oração, tal era seu capricho na escultura da estrofe”, destaca no prefácio o advogado, poeta e pesquisador itapetinense Saulo Passos.

Dimas Batista nasceu no povoado das Umburanas, hoje Itapetim, em 21 de julho de 1921. Começou na cantoria aos 15 anos de idade, por mais de 15 anos ganhou o mundo e fez fama com sua arte, sendo vencedor em todas as contendas que participou. Conviveu, fazendo duplas, com nomes fundamentais da chamada “Era de Ouro” da poesia popular nordestina. Grande mestre, tinha predileção por alguns gêneros poéticos, como o martelo, o galope à beira-mar e o quadrão trocado, considerado um dos mais difíceis, além de grande glosador.

Aos 50 anos de idade, formou-se em Letras, cursou ainda Direito e Pedagogia. Falava com fluência o inglês, o francês e o espanhol. Abandonou a viola e se tornou professor de literatura e língua portuguesa. Com 265 páginas, o livro Obras Poéticas, Dimas Batista reúne mais de 40 textos, entre poesias, sonetos, versos e trechos de livros publicados ainda em vida. Dimas Batista faleceu aos 65 anos, em Fortaleza, vítima de um acidente vascular cerebral, e foi sepultado em Tabuleiro do Norte (CE), onde residia com a família.

O Aventureiro e o Boêmio – O livro O Aventureiro e o Boêmio tem como principal objetivo registrar a genialidade de dois grandes nomes da poesia popular, Pinto do Monteiro e Louro do Pajeú, que cantaram juntos por mais de meio século. O valor documental do livro é inestimável. Fica guardada na memória a peleja em que os poetas se enfrentavam fazendo ou respondendo a insultos e provocações. “Esses dois poetas não só estão presentes na cultura popular nordestina, mas já foram tema de estudos acadêmicos em grandes universidades, não só no Brasil, mas até no exterior”, diz o professor e escritor Marcos Nunes.

Pinto Velho do Monteiro nasceu em 1895, a 21 de novembro, na então Vila do Monteiro, na Paraíba. Exerceu várias profissões, em diversas regiões. Foi vaqueiro, soldado de Polícia, guarda do serviço contra a malária no Norte do país, auxiliar de enfermagem e vendedor de cuscuz no Recife, antes de se fixar na viola.

Já Lourival Batista Patriota, o Louro do Pajeú, nasceu em 1915, a 6 de janeiro, na Vila de Umburanas, hoje Itapetim. No prefácio, o poeta Joselito Nunes descreve os companheiros de tantas pelejas: “Sempre que eu encontrava Louro em São José do Egito era de sandálias japonesas, camisa aberta ao peito, um cigarro pendente num canto da boca, uma bengala pendurada num dos braços, um pacote de pão num sovaco e um livro no outro. Já de Pinto ficou uma imagem que publiquei no livro e que chama a atenção pelo inusitado. Ele deitado na cama, onde passaria seus últimos dias, tendo ao lado uma mesinha de cabeceira, sem nenhum frasco ou caixa de remédio, mas sim com uma bisnaga de óleo singer. Alguma coisa alusiva a uma possível máquina de fazer versos que ali repousava”.

Os primeiros títulos da Coleção Pajeú, criada pela Cepe para dar mais visibilidade à produção poética sertaneja, foram lançados em junho de 2021: Meu Eu Sertanejo, antologia que reúne 40 poemas do compositor e repentista de Serra Talhada Henrique Brandão; Redes de poesia, primeiro livro do poeta Andrade Lima, com cerca de 170 poemas de temáticas diversas; e Mesas da 1ª Feira de

que registra as poesias declamadas por 19 poetas que participaram das três mesas de glosa realizadas na feira promovida pela Cepe, em São José do Egito, em 2019.

Serviço:

O Poeta dos Vaqueiros (Coleção Pajeú): R$ 30,00

Obras Poéticas (Coleção Pajeú): R$ 45,00

O Aventureiro e o Boêmio: R$ 40,00