Notícias

Luislinda Valois toma posse no novo Ministério dos Direitos Humanos

Por André Luis
O presidente Michel Temer assina o termo de posse da nova ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois (Foto: Beto Barata/Presidência da República)

Filiada ao PSDB, ela atuava como secretária de Promoção da Igualdade Racial no governo Temer; desembargadora aposentada, ministra é considerada a primeira juíza negra do Brasil.

O presidente Michel Temer deu posse nesta sexta-feira (3) à desembargadora aposentada Luislinda Valois como nova ministra dos Direitos Humanos. Antes de assumir a pasta, ela ocupava a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.

Nesta quinta, Temer também deu posse a outros ministros em cerimônia no Palácio do Planalto.

Filiada ao PSDB, Luislinda Valois é considerada a primeira juíza negra do Brasil. Em 2014, foi candidata a deputada federal pelo partido, mas não conseguiu se eleger.

O Ministério dos Direitos Humanos foi criado no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2015, em uma das reformas ministeriais realizadas em sua gestão, Dilma fundiu a pasta com outras duas e criou o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Assim que assumiu, ainda como presidente interino, Temer extinguiu a pasta e transferiu as responsabilidades para o Ministério da Justiça que, na ocasião, passou a ser Ministério da Justiça e Cidadania.

Nesta quinta, o governo anunciou mudanças no ministério:

  • A pasta de Direitos Humanos foi recriada;
  • O Ministério da Justiça e Cidadania passou a ser Ministério da Justiça e da Segurança Pública (o ministro Alexandre de Moraes continua no cargo);
  • Foi recriada a Secretaria Geral da Presidência, com status de ministério. O secretaria existiu até outubro de 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff retirou o status de ministério da pasta e a juntou a outras secretarias que também tinham esse status (como a da Micro e Pequena Empresa), as transformando na Secretaria de Governo;
  • Anunciou o nome de Antônio Imbassahy (PSDB-BA) para o comando da Secretaria de Governo, que também tem status de ministério.

Com a criação dos dois novos ministérios, o governo passa a ter 28 pastas. Quando Temer assumiu, eram 31 ministérios (Dilma havia reduzido de 39 para 31 pastas em 2015). O peemedebista, então, reduziu o número para 25. Posteriormente, recriou o Ministério da Cultura e, agora, as pastas de Direitos Humanos e a Secretaria Geral.

Ao falar do Ministério dos Direitos Humanos, Temer afirmou que a questão “aflige a todos neste momento”, não somente no Brasil, mas também no plano internacional. Como exemplo, citou a situação dos refugiados de guerra e os direitos das minorias.

Temer explicou que o ministério foi recriado porque o tema ultrapassou “as fronteiras de cada país”. “Por isso que resolvemos recuperar o ministério com o título Direitos Humanos, para onde trouxemos a desembargadora Luislinda Valois”, afirmou.

O presidente elogiou a atuação de Luislinda enquanto no Tribunal de Justiça na Bahia dizendo que ela deixou uma “marca” no estado. Segundo Temer, a nova pasta será “amparada” no extenso currículo dela.

“Traz já sua experiência como secretária de igualdade racial e para cá trouxemos todas aquelas atividades pertinentes à cidadania, como a igualdade racial, a questão dos portadores de deficiência, da criança e do adolescente e dos idosos”, ponderou.

Outras Notícias

Morte de médico comove São José do Egito

Faleceu em Natal de parada cardiorrespiratória o Doutor Alexandre Machado. Era filho do casal formado pelo Doutor Soares e Edinólia Patriota. Alexandre tinha 44 anos,  casado com Geiza Leite e tinha duas filhas. Era médico e muito querido pelos seus pacientes pela forma humanizada com que os atendia. Trabalhou em várias cidades e deixou por onde […]

Faleceu em Natal de parada cardiorrespiratória o Doutor Alexandre Machado. Era filho do casal formado pelo Doutor Soares e Edinólia Patriota.

Alexandre tinha 44 anos,  casado com Geiza Leite e tinha duas filhas. Era médico e muito querido pelos seus pacientes pela forma humanizada com que os atendia. Trabalhou em várias cidades e deixou por onde passou, muitos amigos.

Era um Profissional exemplar, diferente, com um atendimento mais humanizado, um modo raro, de muitos outros profissionais, bem provável herdou do pai, um modo simples, humilde ao falar e atender as pessoas, ele tinha um olhar singular, especial, mais cuidadoso, diferenciado.

O corpo de Alexandre está sendo velado no PASC, em São José do Egito. O sepultamento será no final da tarde desta quarta-feira (03), no Cemitério Velho da Capital da Poesia.

Nas Redes Sociais, muitos lamentaram a morte do profissional.  Os prefeitos de São José do Egito, Itapetim e Brejinho decretaram luto oficial por seu falecimento.

Gonzaga Patriota entrega tratores a pequenos produtores rurais de Cabrobó

Duas comunidades rurais de Cabrobó/PE foram contempladas com tratores de emendas do deputado Gonzaga Patriota, no último sábado, dia 06. As comunidades dos Índios e Antônio de Nestor foram beneficiadas e seus líderes afirmaram que as máquinas chegaram numa boa hora, “pois muitas famílias não têm recursos para arar a terra”, declararam. De acordo com […]

Foto ilustrativa

Duas comunidades rurais de Cabrobó/PE foram contempladas com tratores de emendas do deputado Gonzaga Patriota, no último sábado, dia 06. As comunidades dos Índios e Antônio de Nestor foram beneficiadas e seus líderes afirmaram que as máquinas chegaram numa boa hora, “pois muitas famílias não têm recursos para arar a terra”, declararam.

De acordo com Gonzaga, os tratores servem para auxiliar famílias na preparação do solo, “além de ser mais uma oportunidade de aumentar a produção e gerar renda para os produtores rurais da região”, declarou o deputado.

Projeto Mulheres na Caatinga ganha versão on line

Agora o internauta também pode acompanhar tudo que as mulheres do campo do Sertão do Pajeú estão fazendo para preservar o bioma da caatinga na sua região. O projeto que visa fomentar ações de enfrentamento à desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável, divulga suas ações em uma versão na web. […]

caatinga_mulheres

Agora o internauta também pode acompanhar tudo que as mulheres do campo do Sertão do Pajeú estão fazendo para preservar o bioma da caatinga na sua região. O projeto que visa fomentar ações de enfrentamento à desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável, divulga suas ações em uma versão na web.

A Casa da Mulher do Nordeste, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, construiu o sitewww.mulheresnacaatinga.org.br para dar visibilidade ao trabalho que as mulheres rurais estão realizando nos municípios do Pajeú, no Estado de Pernambuco.

Quem o visitar  poderá conhecer mais sobre a caatinga, ver fotos e notícias sobre o tema, além de acompanhar a produção de 46 mil mudas de essências nativas da Caatinga, o fortalecimento e ampliação de viveiros de mudas na região, a construção de 210 fogões agroecológicos, oficinas e seminário de formação em educação ambiental e feminista, entre outras atividades.

Sertânia divulga calendário de pagamentos de dezembro

A Prefeitura de Sertânia divulgou nesta terça-feira (21/12), o calendário de pagamento referente ao salário dos servidores do mês de dezembro de 2021.  O calendário de pagamento será iniciado nesta quarta-feira (22/12), para os servidores de todas as secretarias, exceto da Educação e da Saúde; e na quinta-feira (23/12) é a vez dos servidores da Secretaria de Educação, ficando para […]

A Prefeitura de Sertânia divulgou nesta terça-feira (21/12), o calendário de pagamento referente ao salário dos servidores do mês de dezembro de 2021. 

O calendário de pagamento será iniciado nesta quarta-feira (22/12), para os servidores de todas as secretarias, exceto da Educação e da Saúde; e na quinta-feira (23/12) é a vez dos servidores da Secretaria de Educação, ficando para a sexta-feira (24/12), servidores da Saúde e finalizando o pagamento dia 27/12 com os aposentados e pensionistas.

Calendário

22/12 Servidores de todas as secretarias, exceto Educação e Saúde;

23/12 Servidores da Secretaria de Educação;

24/12 Servidores da Secretaria de Saúde;

27/12 Aposentados e Pensionistas.

Socialista, Prefeito de Paulista anuncia apoio a Mendonça

O candidato a senador, Mendonça Filho (DEM), recebeu nesta sexta-feira(14) o apoio do prefeito de Paulista, Júnior Matuto, do PSB. O encontro no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu num almoço todo o secretariado e vereadores. Mendonça recebeu, também, o apoio do deputado estadual Francismar Pontes, que tem força eleitoral no Recife. Mendonça Filho afirmou […]

O candidato a senador, Mendonça Filho (DEM), recebeu nesta sexta-feira(14) o apoio do prefeito de Paulista, Júnior Matuto, do PSB.

O encontro no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu num almoço todo o secretariado e vereadores. Mendonça recebeu, também, o apoio do deputado estadual Francismar Pontes, que tem força eleitoral no Recife.

Mendonça Filho afirmou que tem travado uma grande luta na campanha e que é vítima de uma campanha mentirosa. “Uma coisa é ter apoio, outra é vestir a camisa e fazer com que as pessoas que acreditam em você possam vestir a minha camisa. Nunca vou esquecer seu gesto”, afirmou.

Mendonça destacou algumas das ações feitas em prol da população de Paulista.

Júnior Matuto agradeceu o apoio e o trabalho de Mendonça Filho no Ministério da Educação para ajudar Paulista, liberando diversas obras para a cidade e aumentando o valor da merenda escolar.

Mendonça Filho conta com apoio de mais de 70 prefeitos da base do governador Paulo Câmara da Frente Popular. Na Região Metropolitana tem apoio dos prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, São Lourenço, Ipojuca e Moreno.