Notícias

Justiça eleitoral espera prefeito de Água Branca para audiência hoje

Por André Luis

Por Anchieta Santos

Em sete de março a chapa vencedora da eleição municipal de 2 de outubro/16 na cidade Paraibana de Água Branca formada pelo prefeito Evertom Firmino Batista, mais conhecido como Tom, e o seu vice José Beroaldo Gomes de Andrade, não compareceu à audiência de instrução na 34ª Zona Eleitoral de Princesa Isabel – PB, sobre suposta captação indevida de recursos eleitorais. Nova audiência foi marcada para hoje.

A audiência se refere à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), interposta pelo ex-vice-prefeito Júlio Cesar Firmino Alves, representante legal da coligação “O Trabalho Não Pode Parar”, formada pelos partidos PSB, PROS, PSDB, PP e DEM. Tom e Beroaldo estão sendo acusados de que teriam ocultado gastos eleitorais que de forma determinante teria influenciado no pleito e utilizado recursos de origem não identificada cujo montante corresponde a R$ 55.270,00 (cinquenta e cinco mil, duzentos e setenta reais), ou seja, 93,35% dos recursos arrecadados e não registrados na prestação de contas apresentada.

A prestação de contas do prefeito eleito de Água Branca e do vice, registrada no último pleito, aponta gastos eleitorais de apenas R$ 3.936,80 (três mil, novecentos e trinta e seis reais e oitenta centavos) declarados à Justiça Eleitoral.

Pela coligação “O Trabalho Não Pode Parar”, atua o advogado Dr. Jorge Marcio. Em defesa do Prefeito e seu vice o Dr. Newton Sobreira. Presidirá a audiência o juiz eleitoral Dr. Michel Rodrigues do Amorim. Expectativa agora para saber se o prefeito Tom vai comparecer a audiência de hoje.

Outras Notícias

Sertão Mais Empreendedor superou expectativas

A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realizou o Sertão Mais Empreendedor, no auditório do Hotel São Cristóvão em Serra Talhada-PE. “O Projeto Sertão Mais Empreendedor busca promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido pernambucano, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias […]

A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realizou o Sertão Mais Empreendedor, no auditório do Hotel São Cristóvão em Serra Talhada-PE.

“O Projeto Sertão Mais Empreendedor busca promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido pernambucano, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência”, explica Pedro Lira, gerente do Sebrae Serra Talhada.

Ainda de acordo com Pedro, “o assédio do público, com relação aos palestrantes, evidencia o sucesso do evento”, completando “trouxemos pessoas importantes no cenário empreendedor e que tem feito diferença no dia a dia dos produtores”.

De acordo com Eudes Santana, mestre de torra da Kaffe Torrefação e Treinamento, foi apresentado no evento uma experiência positiva, já realizada em Triunfo com café gourmet. “Estamos desenvolvendo, na cidade de Triunfo-PE, um projeto socioambiental, com pequenos agricultores, para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Já estamos com uma produção muito boa no município e nosso projeto visa apresentar sabores e aromas intrínsecos, sejam eles caramelizados, frutados, cítricos ou florais”, conta Eudes.

Segundo Raquel Silva, analista do Sebrae de Serra Talhada, a ideia do evento foi mostrar as oportunidades do agronegócio na nossa região. “Diante do que apresentamos no seminário, percebemos a necessidade da criação de uma cooperativa, entre outros desdobramentos para o desenvolvimento da região e já temos produtores nos procurando e pedindo que a gente visite os municípios pra fechar um planejamento, com base no que foi visto, para as ações no próximo ano”, explica Raquel.

O evento, que tinha uma expectativa de público para 200 pessoas, recebeu quase 300 participantes. “Superou nossas expectativas e vemos isso como o reconhecimento de um trabalho sério e positivo desenvolvido pelo Sebrae de Serra Talhada”, conclui Pedro Lira.

Sebrae realiza 4º Movimento Compre do Pequeno Negócio

Na próxima sexta-feira, 05 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, já incluído no calendário oficial de Pernambuco. Para lembrar a data, o Sebrae dá a largada na 4ª edição do Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN), que visa mostrar à população a importância e a expressividade dos pequenos negócios para […]

Na próxima sexta-feira, 05 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, já incluído no calendário oficial de Pernambuco.

Para lembrar a data, o Sebrae dá a largada na 4ª edição do Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN), que visa mostrar à população a importância e a expressividade dos pequenos negócios para as economias local, estadual e nacional, incentivando o consumo de seus produtos e serviços.

Segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas, aquelas que faturam até no máximo 4,8 milhões por ano, somam mais de 98% do total de negócios no Brasil e representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem a função de sensibilizar a população acerca da função socioeconômica desse segmento empresarial.

“Acreditamos que os micro e pequenos têm a chave para a saída da crise e recuperação da economia nacional. Em maior quantidade e espalhados por todo os municípios, são eles que mais geram empregos e possibilidades de crescimento para Pernambuco e para o Brasil”, pontua.

De acordo com o último levantamento do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), feito em agosto deste ano, os pequenos negócios são os responsáveis pela geração do maior número de empregos no país, durante os últimos oito meses consecutivos. Somente em agosto, as micro e pequenas registraram saldo de 70,8 mil vagas, o que representa 64% do total dos postos preenchidos no país com carteira assinada nesse período.

Projeta-se que o número acumulado da geração de emprego por micro e pequenas em 2018 fique entre 550mil e 600mil, o maior dos últimos três anos.

“Com o Movimento Compre do Pequeno Negócio, o Sebrae veste a camisa dos pequenos empreendedores. Investimos nessa campanha em todo o mês de outubro com a intenção de fortalecer esses negócios, tanto com as capacitações e atividades que oferecemos aos empresários, quanto com nosso empenho em mostrar à população a importância dessas empresas para a economia local”, afirma Déborah Guerra, assessora da diretoria do Sebrae em Pernambuco.

Além de chamar atenção da população para a importância de comprar do pequeno, ajudando as empresas que estão em franco crescimento neste momento e, consequentemente, puxando a recuperação financeira local e nacional, o Sebrae também montou um cronograma de atividades para outubro, mês da micro e pequena empresa, em todo o estado de Pernambuco.

A intenção é capacitar os donos da quitanda, do salão de beleza, do pet shop do bairro e outros negócios de mesmo porte e outros segmentos, garantindo que melhorem o atendimento e os serviços oferecidos. Outras informações: 0800 570 0800.

Serra: Presidente do Solidariedade contesta decisão do TRE-PE e promete recorrer

O presidente do Partido Solidariedade em Serra Talhada, Waldir Tenório Júnior, se manifestou oficialmente após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que cassou, por unanimidade, todos os registros e diplomas dos candidatos do partido nas eleições municipais de 2024 por fraude à cota de gênero. Segundo nota divulgada nesta terça-feira (5), Waldir […]

O presidente do Partido Solidariedade em Serra Talhada, Waldir Tenório Júnior, se manifestou oficialmente após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que cassou, por unanimidade, todos os registros e diplomas dos candidatos do partido nas eleições municipais de 2024 por fraude à cota de gênero.

Segundo nota divulgada nesta terça-feira (5), Waldir Tenório reiterou o respeito à Justiça, mas frisou que a decisão não representa o fim do processo. De acordo com o dirigente, o partido está “convicto de que houve um equívoco” e adotará todas as medidas legais cabíveis para restabelecer o que chama de verdade e assegurar o mandato da vereadora Juliana Tenório.

“Esse mandato foi legitimado pela vontade soberana do povo e respaldado pela confiança em uma representante comprometida com Serra Talhada”, afirma a nota.

Com a decisão do TRE-PE, Juliana Tenório perde o mandato e ficará inelegível por oito anos. Além dela, outras duas mulheres apontadas como candidatas fictícias — Jéssica Bianca e Silva e Ana Michele de Barros Silva — também foram declaradas inelegíveis pelo mesmo período. O julgamento reconheceu que ambas não realizaram campanha real nem atos efetivos de divulgação de suas candidaturas.

Segundo a relatora do caso, desembargadora Karina Amorim, houve fraude à cota de gênero, o que, conforme a legislação eleitoral, implica a cassação de toda a chapa proporcional e anulação dos votos recebidos. A decisão determina ainda a recontagem dos votos e a redistribuição das vagas de forma imediata.

Além das três mulheres, também foi decretada a inelegibilidade de Waldir Tenório Júnior, na condição de presidente municipal do Solidariedade e responsável pela homologação das candidaturas consideradas irregulares.

A decisão do TRE-PE ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sem efeito suspensivo. O processo tramita sob o número 0600626-31.2024.6.17.0071.

Presidenciável Valéria Monteiro visita hoje a região do Pajeú

De olho na cadeira do Presidente Michel Temer, a jornalista Valéria Monteiro (PMN) percorre o país divulgando as suas propostas. Valéria Monteiro ficou conhecida como a primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional da Rede Globo. Também pelo período na cadeira do Fantástico. A agenda da presidenciável começa às 8h da manhã com reunião em […]

De olho na cadeira do Presidente Michel Temer, a jornalista Valéria Monteiro (PMN) percorre o país divulgando as suas propostas.

Valéria Monteiro ficou conhecida como a primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional da Rede Globo. Também pelo período na cadeira do Fantástico.

A agenda da presidenciável começa às 8h da manhã com reunião em São José do Egito. O encontro é organizado pelo ex-vereador Rômulo Junior e o Secretário Municipal de Agricultura Marcos Brito.

Às 10h Valéria Monteiro concede entrevista ao radialista Anchieta Santos no Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM de Tabira. Ao meio dia almoça com Jackson Ferreira, filho do vereador Jota Ferreira, e lideranças, no Distrito do Riacho do Meio em São José do Egito.

Colaboradores da Conceps flagrados sob efeito de álcool e direção em Lajedo

Fontes e leitores do blog enviaram o resumo de uma ocorrência envolvendo uma empresa com sede em Afogados da Ingazeira,  a Conceps. A empresa tem a responsabilidade da empresária Evângela Vieira,  que disputou mandato estadual em 2022. Dois homens e uma mulher foram presos na noite da quinta-feira (23), no municipio de Lajedo, no Agreste de […]

Fontes e leitores do blog enviaram o resumo de uma ocorrência envolvendo uma empresa com sede em Afogados da Ingazeira,  a Conceps.

A empresa tem a responsabilidade da empresária Evângela Vieira,  que disputou mandato estadual em 2022.

Dois homens e uma mulher foram presos na noite da quinta-feira (23), no municipio de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

A Polícia Militar informou que realizava rondas, quando foi acionada por populares reclamando de um grupo de pessoas que estavam embriagadas na Praça de Alimentação. Os três são funcionários e estavam em um carro que pertence à empresa. Estavam inclusive com farda da empresa no momento.

Quando os policiais se aproximaram perceberam que eles haviam colocado o carro em cima da calçada da praça, solicitaram que algum habilitado que não estivesse embriagado retirasse o veículo. Foi quando perceberam que todos haviam feito ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Eles passaram a debochar dos militares, ao serem informados que seriam levados para delegacia houve reação e o trio acabou detido, tendo um deles reagido, o outro intimidado os policiais e a mulher que queria continuar bebendo durante a condução a delegacia proferiu palavras de baixo calão.

O trio foi conduzido para delegacia e adotadas as medidas cabíveis.

O comunicador Paulo Fernando, da  Asas FM e do site Agreste Violento, em um áudio que corre as redes sociais,  identificou o trio. Pelo que foi informado,  um funcionário seria efetivo. Os outros dois,  um homem e uma mulher,  seriam contratados especificamente para o evento.