O líder do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que Barbosa deve se juntar ao partido até o final da próxima sexta-feira para filiação partidária – quando termina o prazo de filiações para que se possa participar das eleições –, e muitos membros gostariam de vê-lo no pleito.
Barbosa, de 63 anos, filho de um pedreiro, tornou-se uma figura popular em 2012 por liderar o julgamento de corrupção política mais importante na época, que tratava do mensalão do PT e que levou à prisão de três assessores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um porta-voz de Barbosa disse que as negociações com a liderança do PSB na manhã de quinta-feira “avançaram bem”, mas que o ex-presidente do STF ainda não havia tomado uma decisão final.
Barbosa nunca concorreu a cargos públicos, mas desde que se aposentou do alto escalão em 2014, seu nome aparece regularmente em pesquisas de opinião presidenciais, muitas vezes dentro da margem de erro de candidatos potenciais mais estabelecidos, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Com o establishment político do Brasil abalado por escândalos de corrupção política, os eleitores estão buscando candidatos alternativos, como Barbosa, que sejam honestos e confiáveis, disse Siqueira.
“Acho que este é o momento certo para sua candidatura. Isso se encaixaria no desejo de um forasteiro que propõe uma nova maneira de fazer política”, afirmou Siqueira. “Se a festa o pegar, Barbosa tem uma boa chance de chegar ao segundo turno e disputar a presidência. Ele pode vencer”.
A CDL Tabira, através do seu presidente, Jackson Amaral, deu todos os sinais de que não vê com bons olhos a venda da folha de pagamento do município para a Caixa Econômica Federal. Esse foi o assunto da semana em Tabira. Falando ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, com Júnior Alves, Jackson disse que […]
A CDL Tabira, através do seu presidente, Jackson Amaral, deu todos os sinais de que não vê com bons olhos a venda da folha de pagamento do município para a Caixa Econômica Federal. Esse foi o assunto da semana em Tabira.
Falando ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, com Júnior Alves, Jackson disse que fica com muito temor pelas consequências desse ato, caso tomado pela gestão da prefeita Nicinha Melo.
E citou como exemplo a cidade de São Roque por ser um município que já vinha definhando e com o fechamento da única agência bancária que tinha, encolheu ainda mais. Para Jackson, que falou em nome da CDL que representa o comércio, o governo da prefeita Nicinha deveria olhar para a economia local e até aplicar nas cooperativas que, por sinal, já investiram no município e geram emprego e renda.
“Não vejo porque levar a folha de pagamento para outro município, não enxergo isso com bons olhos. Isso é inaceitável”, disse Jackson, assegurando que vai procurar o governo municipal para debater o tema e mostrar a posição contrária da CDL.
Nesta semana, o secretário de Administração César Pessoa disse que ainda não estava nada definido e que conversas estavam acontecendo, mas a produção do Programa Cidade Alerta teve acesso a um áudio de um membro do alto escalão do governo afirmando que a folha de pagamento já havia sido vendida e tudo já estava concretizado.
PSB e PT já não falam a mesma língua Durou pouco a trégua entre setores do PSB e PT de olho nas eleições de 2020. A aliança, que rifou Marília Arraes e colocou o PT no colo de Paulo Câmara, sendo determinante para a sua reeleição, vai ser posta em prova até o início do […]
Durou pouco a trégua entre setores do PSB e PT de olho nas eleições de 2020. A aliança, que rifou Marília Arraes e colocou o PT no colo de Paulo Câmara, sendo determinante para a sua reeleição, vai ser posta em prova até o início do ano que vem.
Dois corpos políticos não ocupam o mesmo lugar no espaço da sucessão. As recentes declarações de João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) mostram isso. “O PT tem que fazer avaliação interna do que eles querem. O PSB sabe o que quer”, disse Campos, para depois ser debatido por Marília: “A maturidade faz a gente ver que não se faz política na base da ameaça, da intimidação, isso foi à tradução explícita da imaturidade. Sem dúvida”, desabafou Marília.
Trocando um projeto pelo outro, fato é que para o PT que quer trabalhar sua hegemonia política, é determinante ter candidatura própria e êxito na conquista da prefeitura da maior vitrine do Estado. O partido cresceu em 2018, mas precisa de mais prefeituras a partir da capital. Nesse critério, está a anos luz do PSB, que comanda o estado (com sua ajuda), Recife e é hegemônico também no interior.
Curioso é observar a história. O próprio Humberto Costa, criticado por alas do PT pelo adesismo com o PSB, que acabou também por salvar sua pele, teria sido o símbolo de um crescimento do partido que, quem sabe, o colocaria em outro patamar no Estado.
Aqueles 350 mil votos que faltaram a Humberto no primeiro turno das eleições de 2006, quando Eduardo Campos, que começou as eleições discursando em cima de um tamburete, foi ao segundo turno para bater Mendonça Filho, fazem diferença até hoje…
Esticando a corda
Há todo perfil de politico nas nossas cidades, mas o “candidato Bolsa Família” está entre os mais comuns. Geralmente no legislativo, apresenta ao prefeito uma pá de familiares para arrumar nas costas da municipalidade. Os que estão para pular de barco esticam a corda até onde dá para evitar o fim do “auxílio social”.
Zé Maguin
Zé Negão seguiu os passos de Igor Mariano e já perdeu 25 quilos após uma cirurgia de redução de estômago. Quer estar Zé Magrinho, com pique para o processo eleitoral em 2020. É processo pouco invasivo, chamado videolaparoscopia. Mas no caso dele e Igor, pode chamar de “vicelaparoscopia”.
Explica-se
Zé é pré-candidato a prefeito, mas não esconde que com o racha Totonho-Patriota/Sandrinho, chegue a possibilidade de ser candidato a vice na chapa de Valadares. Já Igor costura a vice na chapa do atual, Alessandro Palmeira.
Sem lei, sem ordem
As dificuldades da falta de municipalização no trânsito de cidades como Afogados da Ingazeira, os maus motoristas e a muvuca de algumas vias causam esse tipo de absurdo: esse cidadão pegou dois gelos baianos e isolou sua área de garagem, interferindo numa via pública, na parte alta da Senador Paulo Guerra. E vá achar ruim…
Certezas e dúvidas
Em Sertânia, Ângelo Ferreira deve repetir a chapa com o agrônomo Toinho Almeida para disputar a reeleição. Já na oposição, são cotados o cardiologista Orestes Neves (PT) e Sinval Siqueira (PTB) hoje com 80 anos. Guga Lins quer, mas perdeu terreno.
Silêncio
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) não moveu uma palha ou perdeu gota de saliva para comentar a notícia de que pode até seguir no PT. Na conjuntura atual, ter Lula no palanque de Márcia Conrado não seria nada mal. A nacionalização da campanha não resolve, mas ajuda.
PE 270 urgente
O leitor da Coluna Gustavo Araújo, prova que nem só de PEs 275 e 265 vivem os buracos. Olha a situação da PE 270 entre Itaíba e Tupanatinga. Até Buíque ainda houve um tapa buracos. Mas nos trechos que vão a Itaíba, Manari Ibimirim e Inajá o quadro é esse aí. Uma lástima…
Frase da semana: “O PT tem que fazer avaliação interna do que eles querem. O PSB sabe o que quer”. João Campos, saindo do modo menino bom e ponto uma pimentazinha no debate.
Prezado Nill, Em atenção ao seu conceituado site e vossos numerosos leitores, em relação ao julgamento ocorrido no Tribunal de Contas, que concluiu na necessidade de devolução de recursos por compensações administrativas realizadas no ano de 2009, ou seja há uma década passada, esclareço que se trata de deliberação inicial da Segunda Câmara, em julgamento […]
Em atenção ao seu conceituado site e vossos numerosos leitores, em relação ao julgamento ocorrido no Tribunal de Contas, que concluiu na necessidade de devolução de recursos por compensações administrativas realizadas no ano de 2009, ou seja há uma década passada, esclareço que se trata de deliberação inicial da Segunda Câmara, em julgamento do qual participaram apenas dois conselheiros e que será objeto de recurso para discussão da matéria perante o Plenário da Corte de Contas, na presença de todos os conselheiros.
Continuamos com a mais profunda confiança naquele conceituado Tribunal, pois em análise de casos idênticos, foi afastada a condenação de ex-prefeitos e responsabilizado tão somente o escritório de advocacia Bernardo Vidal, que assim como ocorreu em Arcoverde, levou a erro diversos municípios do país.
Esclareço ainda que essa matéria já foi submetida ao Poder Judiciário, onde após análise aprofundada, foi a Ação de Improbidade Administrativa n.º 0004969-10.2015.8.17.0220,apresentada em meu desfavor pela Procuradoria do Município de Arcoverde, julgada improcedente entendendo que não havia nenhum elemento que justificasse a minha condenação, tendo o Juiz da Segunda Vara Cível de Arcoverde, entendido pela correção dos meus procedimentos como Prefeito e atribuído a culpa exclusiva ao escritório de advocacia.
Por fim, agradeço pelo espaço da divulgação do nosso esclarecimento e agradeço pelas mensagens de apoio e solidariedade que temos recebido de várias pessoas em Arcoverde e no Estado de Pernambuco, que conhecem nossa história marcada pelo trabalho e compromisso com o povo.
Em Itapetim, a festa do padroeiro São Pedro 2015, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, chegou ao fim ontem (28) . Mais uma vez a Praça Rogaciano Leite ficou lotada. A festa começou logo cedo com o 1º Boteco da Poesia, que contou com a participação de grandes poetas e declamadores de […]
Em Itapetim, a festa do padroeiro São Pedro 2015, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, chegou ao fim ontem (28) . Mais uma vez a Praça Rogaciano Leite ficou lotada.
A festa começou logo cedo com o 1º Boteco da Poesia, que contou com a participação de grandes poetas e declamadores de Itapetim e de cidades vizinhas, dentre eles Zé Adalberto.
A banda Forró Novo foi a primeira atração musical a subir ao palco da última noite do São Pedro 2015, seguida da banda Xote do Bem, que animou os forrozeiros com uma mistura de forró e poesia. Depois se apresentou Forró Sereno.
Pinga Fogo foi a quarta atração a se apresentar. A banda Expresso Pau de Arara foi a última atração a se apresentar.
O São Pedro 2015 transcorreu em clima de paz e alegria, segundo nota. Durante todo o evento as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal fizeram a segurança dos forrozeiros.
O prefeito Arquimedes Machado avaliou a festividade como positiva e agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e dos deputados Gonzaga Patriota (Federal) e Ângelo Ferreira (Estadual).
A Frente Popular de Flores, formada pelos partido PT e Avante, fará sua Convenção Partidária no dia 13 de setembro de 2020, das 9h00 às 17h00 horas. A chapa terá Onofre de Souza, como candidato a prefeito e Brasil, do Cecor, como candidato a vice-prefeito, militante do Partido dos Trabalhadores há mais de 30 anos. […]
A Frente Popular de Flores, formada pelos partido PT e Avante, fará sua Convenção Partidária no dia 13 de setembro de 2020, das 9h00 às 17h00 horas.
A chapa terá Onofre de Souza, como candidato a prefeito e Brasil, do Cecor, como candidato a vice-prefeito, militante do Partido dos Trabalhadores há mais de 30 anos.
Onofre é vereador no seu quinto mandato. Ele tem de colocado como nome que “vislumbra grandes chances de emplacar uma vitória política nas próximas eleições”.
Você precisa fazer login para comentar.