Notícias

Em PE, Lula e Padilha visitam obras para expansão de laboratório farmacêutico que produz medicamentos  

Por André Luis

Nesta sexta-feira (13), às 15h, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitam, em Cabo de Santo Agostinho (PE), as obras de expansão de uma fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que produz medicamentos para o SUS. Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a nova unidade deve ampliar sua capacidade de produção, contribuindo para o fortalecimento da soberania sanitária do Brasil.

A agenda integra o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), inserida no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB). O objetivo é aumentar a produção nacional de medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, reduzindo a dependência do mercado internacional.

SERVIÇO

Visita às obras de fábrica do Aché Laboratório Farmacêutico

Com o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha

🗓️ Data: 13/02/2025 (sexta-feira)

⏰ Horário: 15h

📍 Local: Rodovia PE-009, Km 30,8, na Praça do Pedágio P-01, município do Cabo de Santo Agostinho – PE.

Outras Notícias

Serrita encerra hoje a 52ª Missa do Vaqueiro

Acontece neste domingo (24) o encerramento da programação da 52ª Missa do Vaqueiro em Serrita, no Sertão pernambucano. Durante a manhã houve celebração eucarística, show com o Coral Aboios e o tradicional desfile dos vaqueiros, no Parque Municipal João Câncio.  A cerimônia é uma homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em 8 de julho de 1854, no Sítio […]

Acontece neste domingo (24) o encerramento da programação da 52ª Missa do Vaqueiro em Serrita, no Sertão pernambucano.

Durante a manhã houve celebração eucarística, show com o Coral Aboios e o tradicional desfile dos vaqueiros, no Parque Municipal João Câncio. 

A cerimônia é uma homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em 8 de julho de 1854, no Sítio Lajes. A missa foi idealizada pelo padre vaqueiro, João Câncio, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, primo de Raimundo Jacó, e o poeta Pedro Bandeira.

O cantor João Gomes é a grande atração de hoje à noite, último dia da festa. Antes devem apresentar-se Luka Bass, John John, Douglas Parente, Forró Kapricho, Luan Cardoso, Xote Federal e Luan Silva.

Côrte Real diz que PTB fará grande número de prefeitos‏ no Estado

Petebista visitou os municípios de Brejão, Saloá e Paranatama nesta sexta-feira (8), ao lado do ministro Armando Monteiro Neto e lideranças da região Com o objetivo de fortalecer o PTB nas eleições deste ano, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) visitou municípios do Agreste pernambucano nesta sexta-feira (8). Acompanhando o ministro do Desenvolvimento, Indústria […]

Saloá

Petebista visitou os municípios de Brejão, Saloá e Paranatama nesta sexta-feira (8), ao lado do ministro Armando Monteiro Neto e lideranças da região

Com o objetivo de fortalecer o PTB nas eleições deste ano, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) visitou municípios do Agreste pernambucano nesta sexta-feira (8). Acompanhando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, o presidente estadual do PTB, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti, e lideranças locais, Côrte Real participou de reuniões com pré-candidatos do partido das cidades de Brejão, Saloá e Paranatama. Entusiasmado com o potencial eleitoral da legenda neste pleito, o parlamentar destacou que o PTB será uma das agremiações que conquistará o maior número de prefeituras em 2016.

A primeira parada da comitiva petebista foi no município de Brejão. Lá, o ministro Armando Monteiro Neto, o deputado Jorge Côrte Real, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) e lideranças da região prestigiaram o lançamento da pré-candidatura do empresário Janduhy Bezerra à Prefeitura. Em seguida, os petebistas tiveram um encontro com o grupo do ex-prefeito de Saloá, Gilvan Pereira e o seu filho, Girlan, cotado para disputar o Executivo municipal. Os petebistas reuniram-se ainda com a pré-candidata de Paranatama, Enilda Leonel.

Para o deputado Jorge Côrte Real, o PTB tem uma expressiva representação na região do Agreste e mostra-se com grande potencial para ampliar a base política. “O PTB tem serviços prestados, tem administrações exitosas e isso nos credencia como um partido que, legitimamente, pode lutar e brigar por várias prefeituras nessa região”, afirmou o parlamentar. “É com esse apoio que nós vamos vencer as eleições. Mas não é só vencer as eleições, é mudar a realidade e a condição de vida do povo do agreste”, completou o petebista.

Dando sequência a agenda de visitas a cidades do Agreste pernambucano, neste sábado (9) o deputado Jorge Côrte Real e a comitiva do PTB vão a Bonito. No município, o petebista prestigia o lançamento da pré-candidatura de Walter Maroja (PTB) à Prefeitura.

Representantes de três países latino-americanos visitarão comunidades rurais do Semiárido brasileiro

Evento de 12 dias percorrerá Pernambuco e Paraíba, destacando soluções inovadoras de adaptação climática em zonas secas Entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro, Pernambuco e Paraíba receberão um intercâmbio internacional focado em soluções climáticas no Semiárido brasileiro. A iniciativa contará com a participação de 11 representantes de El Salvador, Guatemala e […]

Evento de 12 dias percorrerá Pernambuco e Paraíba, destacando soluções inovadoras de adaptação climática em zonas secas

Entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro, Pernambuco e Paraíba receberão um intercâmbio internacional focado em soluções climáticas no Semiárido brasileiro. A iniciativa contará com a participação de 11 representantes de El Salvador, Guatemala e Colômbia, incluindo jovens, mulheres e agricultores envolvidos em projetos apoiados pela agência de cooperação internacional Terre des Hommes Schweiz. O objetivo é promover a troca de experiências sobre práticas de adaptação climática e justiça ambiental entre diferentes países latino-americanos.

Os intercambistas serão recebidos no Recife, capital pernambucana, de onde visitarão comunidades rurais no interior do estado para conhecer diversas experiências. No Sertão do Pajeú, conhecerão sistemas de produção conectados às feiras agroecológicas. 

Na região do Agreste, as tecnologias sociais de convivência com o Semiárido serão conferidas de perto, como as cisternas, os sistemas de reuso de águas cinzas, entre outras. O grupo também fará uma vivência junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST para compreender o processo de luta pela terra dos campesinos no Brasil. Em seguida, visitarão o Polo da Borborema, na Paraíba, para vivenciar outras iniciativas que promovem o empoderamento econômico de agricultores, a exemplo do Fundo Rotativo Solidário.

As experiências observadas no intercâmbio servirão de referência tanto para representantes do Brasil quanto de outros países. Cada prática identificada será discutida em detalhes, visando eliminar dúvidas e gerar informações que possam ser replicadas nas regiões de origem dos participantes.

A proposta do intercâmbio é destacar o Semiárido brasileiro como um exemplo global de resiliência. Carlos Magno Morais, coordenador de mobilização social do Centro Sabiá e representante da Plataforma Semiáridos América Latina no Brasil, reforça que “as comunidades do Semiárido, que historicamente enfrentam secas extremas, acumulam um conhecimento valioso que pode ser compartilhado com outros biomas ao redor do mundo. Este intercâmbio reforça a importância de colocar o Semiárido no centro das discussões climáticas globais”.

Morais também ressalta que ‘a justiça climática deve ser uma prioridade’. As populações do Semiárido contribuíram pouco para as emissões de carbono, mas estão entre as mais afetadas pelas mudanças climáticas. Esse intercâmbio fortalece a troca de saberes e soluções que podem promover justiça e resiliência em escala global.

O evento é organizado pelo Centro Sabiá e pela Plataforma Semiáridos América Latina, com o apoio de Terre des Hommes Schweiz, em parceria com a AS-PTA e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Duas mortes registradas no Alto Pajeú

No Planalto, São José do Egito, Joeslen Rodrigo Costa Souza, 24 anos, foi morto a facadas. O corpo levado para o IML. Testemunhas disseram que ele se desentendeu com o assassino,  já identificado. Em Santa Terezinha, o homicídio foi registrado perto de uma conveniência, no centro da cidade. Hyago Araújo, idade não informada, foi alvejado por disparo […]

No Planalto, São José do Egito, Joeslen Rodrigo Costa Souza, 24 anos, foi morto a facadas. O corpo levado para o IML.

Testemunhas disseram que ele se desentendeu com o assassino,  já identificado.

Em Santa Terezinha, o homicídio foi registrado perto de uma conveniência, no centro da cidade.

Hyago Araújo, idade não informada, foi alvejado por disparo de arma de fogo. Chegou a ser socorrido mas não resistiu e veio à óbito.

O pai de Hyago trabalha na prefeitura como Agente de Saúde. O corpo foi levado para o IML de Caruaru. A Polícia Civil está investigando a motivação e a autoria do crime.

Prefeito Patriota recebe Paulo Câmara e Eduardo sábado para comício regional em Afogados

do Blog do Magno Afogados da Ingazeira e Araripina são palcos dos primeiros comícios regionais da Frente Popular, no próximo sábado (12), para embalar a candidatura de Paulo Câmara a governador, tendo como principais atrações Eduardo Campos e Marina Silva, que disputam a corrida presidencial. O Prefeito José Patriota já inicia a semana fazendo os […]

patriota-eduardo

do Blog do Magno

Afogados da Ingazeira e Araripina são palcos dos primeiros comícios regionais da Frente Popular, no próximo sábado (12), para embalar a candidatura de Paulo Câmara a governador, tendo como principais atrações Eduardo Campos e Marina Silva, que disputam a corrida presidencial.

O Prefeito José Patriota já inicia a semana fazendo os preparativos para promover um grande evento.