João Campos exalta Lula e lembra o pai, em evento na Refinaria Abreu e Lima
Por Nill Júnior
Blog da Folha
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), exaltou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento em que foi assinada a construção do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco.
O gestor recifense destacou a decisão de Lula de implantar a refinaria em Pernambuco.
“A história do nosso estado é uma história antes e depois do presidente Lula. A decisão de fazer a refinaria em Pernambuco, trazer geração de emprego e renda é uma decisão que se não fosse um nordestino, pernambucano na presidência do Brasil, certamente a gente não estaria vivendo esse tempo”, enfatizou.
Na presença da governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito relembrou a atuação do pai, o ex-governadora Eduardo Campos (1965-2014) durante o período de implantação da indústria.
“Vi meu pai tantas vezes vir aqui fazer o início das obras da refinaria, do estaleiro, do polo industrial de Suape. O Brasil passou pelo risco de perder essa conquista e precisou o presidente Lula voltar para reafirmar que o Nordeste é parte da solução do Brasil”, declarou Campos.
A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Agricultura, está fazendo a recuperação das estradas vicinais do município. A ação beneficia diretamente os agricultores, melhorando o acesso e a segurança para o tráfego nas vias. As estradas vicinais são muito importantes para o desenvolvimento econômico do município, pois é através […]
A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Agricultura, está fazendo a recuperação das estradas vicinais do município.
A ação beneficia diretamente os agricultores, melhorando o acesso e a segurança para o tráfego nas vias.
As estradas vicinais são muito importantes para o desenvolvimento econômico do município, pois é através delas que os trabalhadores do campo fazem o escoamento da sua produção agrícola.
Coluna Poder – Folha O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou neste sábado (24) nas redes sociais o primeiro vídeo de sua pré-campanha à Presidência. Em pouco mais de 50 segundos, há apenas uma frase do pré-candidato: “Vamos construir um projeto dizendo a verdade para as pessoas e o respeito à família brasileira.” O vídeo, cuja […]
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), em sua residência oficial, em Brasília. Foto: Mateus Bonomi/Folhapress
Coluna Poder – Folha
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou neste sábado (24) nas redes sociais o primeiro vídeo de sua pré-campanha à Presidência.
Em pouco mais de 50 segundos, há apenas uma frase do pré-candidato: “Vamos construir um projeto dizendo a verdade para as pessoas e o respeito à família brasileira.”
O vídeo, cuja trilha sonora é o hino nacional, mostra Maia em evento do Democratas em Mato Grosso e destaca a faixa “Rodrigo Maia presidente”.
Na mensagem publicada no Instagram, Maia diz que é “muito bom viajar pelo Brasil e poder ouvir e conversar de perto com as pessoas”. Diz, ainda, que o partido está “mostrando a sua força em cada região do nosso país”.
Na sexta-feira (23), ao chegar ao encontro do Democratas em Cuiabá, Maia afirmou que manterá a sua candidatura à Presidência da República e sua independência em relação ao presidente Michel Temer (MDB).
“Submissão e ser refém do jogo político do MDB não me interessam”, disse.
Em entrevista à Folha, o novo presidente do DEM, ACM Neto, afirmou que a candidatura de Maia ao Palácio do Planalto “não será uma candidatura de governo”. Disse, ainda, que o partido participou de um momento de transição e indica que a parceria com Temer “se encerra em 2018”.
O gerente regional de articulação política da Casa Civil, Edson Henrique, fez um balanço das ações do governo Raquel Lyra e apontou as principais prioridades para o Sertão do Pajeú em 2026 durante entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (5). Em quase uma hora de conversa, o representante do governo estadual […]
O gerente regional de articulação política da Casa Civil, Edson Henrique, fez um balanço das ações do governo Raquel Lyra e apontou as principais prioridades para o Sertão do Pajeú em 2026 durante entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (5). Em quase uma hora de conversa, o representante do governo estadual abordou investimentos, obras estruturadoras, abastecimento de água, cenário político regional e expectativas para os próximos anos.
Logo na abertura, Edson Henrique destacou que os três primeiros anos da gestão Raquel Lyra foram marcados pela reorganização administrativa e financeira do Estado. Segundo ele, a governadora assumiu Pernambuco em um cenário de indicadores negativos e priorizou “resgatar a esperança dos pernambucanos”, com ações distribuídas em todas as áreas. “Não dá para citar apenas um setor. O Estado vem sendo atendido na saúde, infraestrutura, segurança, mobilidade, agricultura e assistência social, sempre com investimentos reais e recursos garantidos em conta”, afirmou.
Rodovias, agricultura e assistência social
Entre os principais números apresentados, Edson Henrique ressaltou mais de R$ 5 bilhões investidos em rodovias em Pernambuco. No Pajeú, ele citou obras estratégicas como a PE-304, ligando Tabira a Água Branca; a PE-263, entre Itapetim e a divisa com a Paraíba; a PE-350, em Triunfo; e a PE-348, em Ibitiranga. Duas dessas estradas, segundo ele, já estão prontas para inauguração.
Na agricultura, o gerente regional destacou o anúncio de R$ 92,8 milhões em investimentos feitos recentemente em Serra Talhada, além de políticas voltadas à convivência com o semiárido. Na área social, afirmou que mais de 6.300 mulheres são beneficiadas por programas de auxílio em todo o Estado e que Pernambuco seguirá, pelo terceiro ano consecutivo, com a menor alíquota de IPVA do Nordeste em 2026. Edson também lembrou que o Estado fechou 2025 como líder em geração de empregos na região.
Concessão da Compesa e abastecimento de água
Um dos pontos mais aguardados da entrevista foi a concessão da Compesa, tema recorrente de reclamações no Pajeú. Edson Henrique confirmou que a concessão foi efetivada no fim de 2025, com aporte superior a R$ 23 bilhões da iniciativa privada. Pelo modelo adotado, a Compesa permanece responsável pela produção e coleta da água, enquanto a distribuição passa a ser feita pela empresa concessionária.
De acordo com ele, os primeiros efeitos práticos devem começar a ser percebidos a partir de março. “Com o investimento privado, haverá troca de tubulações antigas e o fim gradual dos calendários de abastecimento”, explicou. No Pajeú, as situações mais críticas estão em Afogados da Ingazeira e Tabira. Para esse cenário, ele destacou a licitação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tabira, que deve desafogar o sistema e melhorar o abastecimento em Afogados.
Para a zona rural, Edson citou os programas SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) e Prosa (Programa de Saneamento Rural) voltados ao financiamento e à capacitação do abastecimento, além da instalação de dessalinizadores. O governo estadual prevê a implantação de 400 novos equipamentos em Pernambuco. Somente em 2025, mais de 4.600 pessoas do Pajeú passaram a ter acesso à água potável em municípios como Afogados da Ingazeira, Tabira, Itapetim e Tuparetama.
Articulação política e relação institucional
À frente da gerência regional desde outubro, Edson Henrique afirmou que sua missão é aproximar os municípios do governo estadual. Segundo ele, o trabalho tem sido pautado pelo diálogo com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, independentemente de alinhamento partidário. “O que nos move são as cores da bandeira de Pernambuco”, disse, ao defender uma atuação institucional.
Questionado sobre a relação política em Afogados da Ingazeira, Edson destacou que a governadora tem mantido diálogo com as lideranças locais e valorizado quadros da cidade, citando também a nomeação de Edjane Gomes para a Gerência Regional de Educação (GRE). Ele ressaltou que Raquel Lyra tem como característica não prometer o que não pode cumprir.
Sobre críticas e especulações envolvendo sua atuação em Serra Talhada, Edson negou qualquer conflito político e afirmou que o evento do governo estadual realizado no município, no fim de dezembro, contou com ampla participação regional. Segundo ele, oito prefeitos do Pajeú estiveram presentes, além de lideranças de outras regiões do Sertão.
Obras e novos equipamentos
Entre as entregas previstas para o Pajeú, Edson Henrique citou a inauguração de rodovias, avanços no Hospital Regional de Serra Talhada, a ordem de serviço para o IML do município — que evitará deslocamentos para Caruaru ou Recife —, além da maternidade, novas sedes do Corpo de Bombeiros em Afogados da Ingazeira e São José do Egito, creches e cozinhas comunitárias. A expectativa, segundo ele, é que a governadora retorne à região entre janeiro e fevereiro para inaugurações.
Cenário político e expectativas eleitorais
Ao comentar a pesquisa Múltipla divulgada em Afogados da Ingazeira, que aponta vantagem do prefeito do Recife, João Campos, sobre Raquel Lyra, Edson afirmou que o ano eleitoral está apenas começando e destacou que a governadora tem aprovação de 57%. Ele citou investimentos em saúde, como recursos no Hospital da Restauração, a inauguração do Hospital da Mulher no Agreste e obras em hospitais regionais, além de R$ 1 bilhão investido no programa Juntos pela Segurança.
Sobre o cenário local de 2028, Edson avaliou que o nome de Danilo Simões aparece fortalecido e preserva a votação de 2024. Para ele, uma eventual reeleição de Raquel Lyra em 2026 pode impulsionar o projeto político do grupo em Afogados da Ingazeira. Já sobre a possibilidade de eleição suplementar no município, Edson afirmou acreditar na cassação, citando investigações por corrupção eleitoral, caixa dois e captação ilícita de sufrágio, com expectativa de desdobramentos após o fim do recesso forense. Assista abaixo a íntegra da entrevista:
Estado entra em atenção após acumulados superiores a 140 mm em 24 horas A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as regiões de Pernambuco nesta quarta-feira (1º). O aviso vale para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão, que estão […]
Estado entra em atenção após acumulados superiores a 140 mm em 24 horas
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as regiões de Pernambuco nesta quarta-feira (1º). O aviso vale para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão, que estão em estado de atenção durante todo o dia.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em:
Cabo de Santo Agostinho: 142,9 mm; Ipojuca: 103,0 mm; Itapissuma: 100,0 mm; Camaragibe: 91,4 mm; Igarassu: 91,3 mm; Recife: 86,4 mm, segundo a Apac.
Inmet mantém avisos de perigo para Sertão e Agreste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas emitidos na terça-feira e publicou novo aviso de chuvas intensas, na classificação laranja (perigo), para o Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco, válido até 23h59 desta quarta-feira.
Nessa faixa de alerta, o Inmet prevê: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia; ventos intensos de 60 a 100 km/h; riscos: corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Há também um alerta amarelo para o Agreste, com: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O prefeito Adelmo Moura realizou uma reunião na Prefeitura com toda a equipe do Governo Municipal, envolvendo secretários, diretores e pessoal. Adelmo assinou um decreto que aumenta o salário mínimo de R$ 954 para R$ 1.006, em Itapetim. O valor é R$ 8 reais a mais que o salário mínimo oficial, definitivo pelo presidente Jair […]
O prefeito Adelmo Moura realizou uma reunião na Prefeitura com toda a equipe do Governo Municipal, envolvendo secretários, diretores e pessoal.
Adelmo assinou um decreto que aumenta o salário mínimo de R$ 954 para R$ 1.006, em Itapetim. O valor é R$ 8 reais a mais que o salário mínimo oficial, definitivo pelo presidente Jair Bolsonaro.
Também foram discutidas as metas, diretrizes e planejamento para 2019 com toda a equipe de todas as secretarias.
Adelmo demonstrou confiança em um 2019 menos desafiador para o município e com mais conquistas nas diversas áreas. “Vamos juntos lutar por cada vez mais melhorias para o nosso município”, disse o
Você precisa fazer login para comentar.