Isabelly Moreira, a Belinha, é homenageada em São José do Egito
Por Nill Júnior
O Programa Cultura Viva, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de São José do Egito, homenageou mais uma importante figura da Terra da Poesia. Isabelly Moreira ganhou um totem em praça pública.
O monumento foi instalado na rua João Pessoa, em frente a Câmara de Vereadores e já é o nono desse tipo colocado, em ruas e avenidas da cidade, além do povoado de Curralinho.
Natural de São José do Egito, Sertão do Pajeú, a jovem escritora sempre se interessou pelas tradições poéticas cultivadas na sua região. Integrante do grupo musical As Severinas, também trabalha como produtora cultural e ministra oficinas sobre a cultura sertaneja. Em 2015 foi premiada com o segundo lugar na edição do concurso de poesia Recitata, em Recife.
O livro “Canta Dores” já foi lançado em várias cidades, inclusive na cidade natal da poetisa, São José do Egito, além de Arcoverde, Serra Talhada e durante a Bienal Internacional do Livro, no Recife.
A iniciativa é do Governo Municipal, mais adotada em parceria com empresas privadas que custeiam o totem. Assim o poder público não gasta dinheiro, mas valoriza de forma direta a cultura do município. O monumento em homenagem a Belinha, foi patrocinado pela Granja da Graça.
A Prefeitura de Carnaíba está promovendo uma expansão significativa nos programas de capacitação para profissionais que trabalham com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa inclui a realização da I Formação para Profissionais do Centro de Reabilitação de Carnaíba, um evento que também conta com a participação de coordenadores da Atenção Básica, […]
A Prefeitura de Carnaíba está promovendo uma expansão significativa nos programas de capacitação para profissionais que trabalham com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa inclui a realização da I Formação para Profissionais do Centro de Reabilitação de Carnaíba, um evento que também conta com a participação de coordenadores da Atenção Básica, CAPS e NASF.
A formação, especializada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA), está sendo conduzida pelo Núcleo de Intervenção Comportamental (NIC), uma entidade com sede em São Paulo e reconhecida por sua expertise em ABA. O NIC tem um histórico de colaboração com a Rede Municipal de Ensino, onde irá realizar dias 8 e 9 a 4ª formação para professores, coordenadores e apoios pedagógicos.
O programa de capacitação teve início de forma on-line na segunda-feira, 29 de abril, e prosseguirá até a sexta-feira, 3 de maio. Além disso, estão programados módulos presenciais para os dias 6 e 7 de maio, proporcionando uma oportunidade de aprendizado intensivo e interativo para os profissionais envolvidos.
Por André Luis Nesta terça-feira (11), o gerente regional da Compesa, Igor Galindo e o coordenador regional, Eduardo Brito, falaram ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, sobre o aumento das reclamações relacionadas ao abastecimento de água em Afogados da Ingazeira e cidades da região, como Tabira. Questionado sobre a falta de regularidade […]
Nesta terça-feira (11), o gerente regional da Compesa, Igor Galindo e o coordenador regional, Eduardo Brito, falaram ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, sobre o aumento das reclamações relacionadas ao abastecimento de água em Afogados da Ingazeira e cidades da região, como Tabira.
Questionado sobre a falta de regularidade no abastecimento, Igor justificou informando que há muito furto de água no ramal da Adutora do Pajeú. “Além disso, tem o aumento no consumo devido as altas temperaturas na região e o vandalismo”, explicou.
Ainda segundo o gerente regional, os bairros: São Brás, Sobreira e São Cristóvão são abastecidos exclusivamente pelos poços Zé Dantas. “Deu um problema em uma bomba de um dos poços e isso reduz a vazão, o que gera as mudanças no calendário e o aumento do rodízio”, justificou.
Outro problema relatado é relacionado a estouramentos. “Quando acontece um estouramento desses, como o da Rua 15 de Novembro que os ouvintes denunciaram desde ontem, é preciso desligar a rede para fazer o conserto. Só que esse desligamento prejudica outras partes. O Padre Pedro Pereira, por exemplo estava recebendo água hoje, mas agora teve uma parada, justamente por conta do desligamento para o conserto do estouramento da Rua 15”, explicou afirmando que ainda nesta terça-feira o bairro volta a ser abastecido.
Segundo Eduardo os estouramentos, os furtos, o vandalismo e as quebras de bombas como a de Zé Dantas, também influenciam no calendário de abastecimento.
“Quando acontece qualquer um desses problemas o calendário é alterado, por isso o motivo das mudanças. Quando acontece um estouramento, por exemplo, temos que desligar o abastecimento do local para realizar o conserto, se demorar para resolver o problema já altera o calendário”, justificou.
Igor informou que os moradores do São Brás, Sobreira e São Cristóvão, terão que aguentar um pouco mais para terem o abastecimento regularizado. “A previsão é de que até o dia 20 de outubro se resolva o problema da bomba de Zé Dantas, aí teremos a volta da vazão normal e conseguiremos fazer um abastecimento melhor”, afirmou.
Questionado por um ouvinte sobre as mesmas justificativas de sempre, Galindo voltou a falar do projeto de redução de perdas que será gradativamente implantando em Afogados da Ingazeira.
“Esse problema irá acabar a partir do ano que vem, com a execução do projeto para instalação de válvulas de pressão, setorização da cidade, pressão e vazão, substituição de rede, que é o projeto de redução de perdas”, afirmou Igor Galindo, destacando que para colocar o projeto em andamento são necessários R$ 25 milhões.
“Também é importante lembrar que esse projeto tem um prazo de cinco anos para ser realizado, não será de uma vez”, lembrou.
Em Afogados da Ingazeira, uma cadela que vivia nas ruas e foi atropelada mobilizou as atenções e foi o assunto do dia. Como alvo da questão, apareceu um nome que se envolveu em algumas polêmicas na sua trajetória politica, mesmo sendo gente do bem, algo que pode ser classificado como alguém que tem um chama […]
Luiz Odon: caso da cadela atropelada rendeu esta manhã na Rádio Pajeú
Em Afogados da Ingazeira, uma cadela que vivia nas ruas e foi atropelada mobilizou as atenções e foi o assunto do dia. Como alvo da questão, apareceu um nome que se envolveu em algumas polêmicas na sua trajetória politica, mesmo sendo gente do bem, algo que pode ser classificado como alguém que tem um chama pra polêmicas, como se diz no Sertão Estamos falando do ex-vereador Luiz Odon, hoje diretor do Centro de Comercialização de Animais, que anda precisando de benzedeira ou banho de sal grosso.
Odon já foi notícia quando, em sessão secreta, sem comunicar à imprensa e para atender um pedido do então prefeito Totonho Valadares e da Celpe, colocou em votação o projeto que criou a famigerada CIP – Contribuição de Iluminação Pública. A Câmara costumava realizar suas sessões a tarde e o projeto foi colocado em votação 11 da manhã. Sobraram críticas ao vereador, que presidia a casa.
Em outro episódio, de repercussão estadual, Luiz Odon, revoltado com o péssimo estado do trevo da PE 320 que liga à Carnaíba e Tabira, além de levar à recém criada PE 380, para Ibitiranga, resolveu por contra própria contratar trabalhadores para fazer o serviço no local. O gesto foi considerado uma afronta pelo então Secretário de Transportes Sebastião Oliveira, em sua primeira passagem pela pasta. Como não é atribuição particular intervir em obra pública, Odon foi acionado na Justiça pelo Secretário, mesmo tendo seu gesto apoiado pela opinião pública.
Agora, Odon foi alvo de questionamentos por parte de ativistas de defesa dos animais por, segundo uma testemunha, ter atropelado ontem a cadela em rua central da cidade. O relato de Karol Silva, aos prantos pelo atropelamento, correu as redes sociais. “Minha maior raiva é porque ele não parou o carro. Gritei muito. Todos que estavam no local saíram para saber o que era. Então acredito que atropelou por maldade sim. Ele atravessou a rua para entrar no carro. Dava para ele ver ela na frente do carro ”.
Imagem ilustrativa
Na Rádio Pajeú, a população se dividiu entre os que condenaram e os que defenderam o ex-vereador. “Acho que ele não fez por mal. Não tenho procuração para falar em nome dele, porém, o conheço e sua postura nunca deu margem para esse tipo de acusações. Trabalha no Centro de Comercialização. Nunca houve relato de mau trato contra animal ”, disse Anchieta Mascena.
“Foi pelo menos negligência da parte dele. Devia ter, ao percebido o problema depois dos gritos da jovem socorrido o animal ”, afirmou Tamires Silva, ativista serra-talhadense que reforçou as críticas. Procurado pra falar, Odon não foi localizado esta manhã.
O caso acabou levantado debate sobre a grande quantidade de cães soltos na cidade, muitos doentes, a ineficiência da Vigilância Sanitária Municipal para reduzir esse número, a falta de consciência de pessoas que ajuda a aumentar essa população e a ausência de condições e apoio para abrigos e ativistas que lidam com a causa.
O Antagonista Lula deu mais uma entrevista à imprensa amiga, a primeira depois do vazamento das mensagens privadas de Sergio Moro, exibida hoje pela emissora sindical TVT. “Ele (Moro) estava condenado a me condenar porque a mentira havia ido muito longe”, disse o hóspede da carceragem da PF em Curitiba. Lula afirmou ainda, conforme o […]
Lula deu mais uma entrevista à imprensa amiga, a primeira depois do vazamento das mensagens privadas de Sergio Moro, exibida hoje pela emissora sindical TVT.
“Ele (Moro) estava condenado a me condenar porque a mentira havia ido muito longe”, disse o hóspede da carceragem da PF em Curitiba.
Lula afirmou ainda, conforme o relato do UOL, que tanto Moro quanto Deltan Dallagnol são “mentirosos”, e o procurador “deveria ter sido preso”.
“Eu estou mais tranquilo hoje, porque a minha tranquilidade é daquele que sabe que é honesto. Que sabe que Deus sabe que eu sou honesto. O Moro sabe que eu sou honesto”, declarou o condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Tendo como grandes homenageados o músico Beto da OARA, que comemora 90 anos de idade; os 40 anos de jornalismo de Magno Martins e os 31 anos da TV Tribuna/Banda, a 13ª Edição do Prêmio Persona Pernambuco, ocorrido sábado (28/01), no SESC Arcoverde, foi marcada pela beleza, glamour e dezenas de homenageados de todo o […]
Tendo como grandes homenageados o músico Beto da OARA, que comemora 90 anos de idade; os 40 anos de jornalismo de Magno Martins e os 31 anos da TV Tribuna/Banda, a 13ª Edição do Prêmio Persona Pernambuco, ocorrido sábado (28/01), no SESC Arcoverde, foi marcada pela beleza, glamour e dezenas de homenageados de todo o estado.
Prefeitos e prefeitas, vereadores, empresários, empresárias, empreendedores que se superaram em 2022 foram homenageados ao som da orquestra Maktub que deu um show numa noite de superação.
“Foi sem dúvida uma noite inesquecível, marcada pela emoção, a alegria e a participação de personalidades do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral que lotaram as dependências do SESC, numa decoração belíssima de nosso amigo Wedson Marques (Cafuça), de Belo Jardim.
Só temos a agradecer a Deus, a todos que se empenharam para que tivéssemos uma grande festa e melhor ainda, poder homenagear essas duas figuras ícones em suas áreas, Beto da OARA e Magno Martins. Somos só gratidão”, afirmou Adriano Ferreira, da Senso Eventos.
Um dos grandes momentos da festa foi sem dúvida a homenagem a Beto da OARA, que foi aplaudido de pé por todos os presentes. Ao lado da esposa, filho e nora, Beto recebeu das mãos de Adriano Ferreira o troféu do Persona Pernambuco e uma placa em homenagem a sua história levando o nome de Arcoverde aos quatro cantos do mundo.
Em seguida, foi a vez do jornalista Magno Martins ser homenageado pelo apresentador, que aproveitou para agradecer o reconhecimento dos arcoverdenses e pernambucanos ao seu trabalho.
Com uma super estrutura da empresa Flávio’s Produções, com telão de alta resolução, piso Paris, iluminação e um som de alto padrão, o Persona Pernambuco 2022, teve como homenageados especiais vários prefeitos, vereadores e Secretários municipais, como: Edilson Tavares (Toritama), Wellington Maciel (Arcoverde), Regina Cunha (Itaíba), Emerson Vasconcelos (Poção), Fabiano Marques (Petrolândia), Sávio Torres (Tuparetama), Marcelo de Alberto (Inajá), Vereador Siqueirinha (Presidente da Câmara de Arcoverde).
Ainda: Felinho da Serrinha (Presidente da Câmara de Buíque), Vereador Nadilson Nunes (1º Secretário da Câmara de Tacaimbó), Maurílio Almeida (vice-prefeito de Alagoinha), Socorro Vidal (Secretária de Saúde de Arcoverde), Aldy Regis (Secretário de Agricultura de Buíque), Arnon Vieira (Secretário Ação Social Itaíba) e Pedro Teotônio (Secretário de Saúde de Itaíba).
Na área empresarial, se destacaram o empresário Júnior da Inforcell, o Grupo JW/Caza Nobre de Tacaimbó, Flávio’s Produções e Eventos, Grupo Santa Terezinha, Dra. Ana Cláudia Tenório, Educandário Raio de Luz (Itaíba), Grupo JVS, Excellent Centro Odontológico, Trevo Água e Gás, Dra. Janise Valença, empresária Ana Luiza (Canhotinho), Auto Escola Cristo Rei (Lajedo) e Revista Jurema Brasil. Além deles, mais de 90 empresas, empreendedores e empreendedoras de todos os recantos do estado foram homenageados.
O evento foi um dos mais cobertos pela mídia regional, sendo transmitido e com a cobertura das páginas como a Agreste TV, Folha das Cidades, Giro das Cidades, Arcoverde Online, TV Arcoverde, Giro Social B, Rede Vale, Choque Cultural (Buíque), entre outros.
Você precisa fazer login para comentar.