Notícias

Intoxicação doméstica foi tema de palestra para população em Santa Cruz da Baixa Verde

Por André Luis

A população de Santa Cruz da Baixa Verde recebeu nesta semana informações importantes sobre a intoxicação por produtos de limpeza, através de palestras que envolveram professores e estudantes do 8° período do curso de Farmácia, da Faculdade de Integração do Sertão (FIS).

A professora Gabriela Cavalcante ressaltou a importância de orientar a comunidade sobre os riscos que esses produtos podem trazer à saúde.

 “É perigoso e poucas pessoas compreendem ou tem noção do tamanho do risco de intoxicação que pode ocorrer dentro de casa, esse tipo de ocorrência é terceiro maior registro nas estatísticas de casos de intoxicação, perdendo apenas para intoxicação por medicamentos e animais peçonhentos”.

A professora destacou ainda “A importância de manter os produtos nas suas embalagens originais, como identificar produtos clandestinos, armazenados e comercializados em embalagens alimentícias, como por exemplo, desinfetantes, que acondicionados em garrafas pets”.

A palestra destacou ainda “Os riscos que podem acarretar quando ingerido este tipo de produto, inalando ou entrado em contato com a pele e mucosa, principalmente crianças”. Ressaltou uma estudante. As donas de casa receberam também informações sobre formas corretas de armazenamento destes produtos em casa.

Os participantes da palestra receberam ainda informações sobre o número de atendimento do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (CEATOX), que é o 0800 722 6001, com atendimento 24 horas por dia.

Outras Notícias

Paulo defende maior controle das fronteiras para impedir entrada de drogas e armas

O governador Paulo Câmara defendeu hoje (27.10) que o Governo Federal volte a reforçar as fronteiras brasileiras para impedir a entrada de drogas e armamentos que alimentam o crime nos Estados e municípios. Paulo participou, na capital acreana, do Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle de Fronteiras. “Não existe explicação razoável […]

O governador Paulo Câmara defendeu hoje (27.10) que o Governo Federal volte a reforçar as fronteiras brasileiras para impedir a entrada de drogas e armamentos que alimentam o crime nos Estados e municípios. Paulo participou, na capital acreana, do Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle de Fronteiras.

“Não existe explicação razoável para o fato de o Governo Federal reduzir em mais de 50%, entre 2016 e 2017, o efetivo das Forças Armadas para coibir o crime nas nossas fronteiras”, alertou Paulo.

O governador pernambucano lembrou que o Brasil faz fronteira com três dos maiores produtores de cocaína do mundo: Bolívia, Peru e Colômbia. “Com drogas e armamento pesado entrando com facilidade, o trabalho dos Estados é dificultado ainda mais. O crack já não está restrito apenas às grandes cidades. E cerca de 70% dos homicídios cometidos em Pernambuco decorrem do tráfico”, explicou Paulo Câmara, acrescentando que, sem trabalho integrado, o desafio se torna maior.

O pernambucano também cobrou efetividade dos Planos Nacionais de Segurança, que são lançados a cada nova crise de segurança desde o início dos anos 2000. “De 2000 para cá, todos os presidentes da República lançaram um plano próprio, mas o que tivemos, de fato, foi um aprofundamento da crise de segurança em todo o País. Passou da hora desse desafio ser enfrentado de forma conjunta, integrada, com responsabilidades claras de cada um dos entes da Federação, União, Estados e Municípios. Não há solução fácil para esse problema”, registrou.

Nessa direção, Paulo Câmara foi favorável a criação de um Fundo Nacional de Segurança, que viabilize os recursos necessários para esse trabalho unificado, sugestão que é compartilhada pelos governadores presentes no encontro do Acre.

Entre ações pontuais apontadas por Paulo Câmara está, por exemplo, o fortalecimento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, já há alguns anos, vem sendo esvaziada, o que dificulta o policiamento das rodovias federais.

Pernambuco está com 81% das UTIs de covid-19 ocupadas

O alerta segue aceso em Pernambuco devido à pandemia de covid-19. O boletim epidemiológico divulgado pelo governo estadual na noite deste sábado (7/11) confirmou, mais uma vez, o aumento gradativo da doença, que vem sendo percebido pelas unidades de saúde há pelo menos duas semanas. O boletim aponta que 81% das Unidades de Terapia Intensiva […]

O alerta segue aceso em Pernambuco devido à pandemia de covid-19.

O boletim epidemiológico divulgado pelo governo estadual na noite deste sábado (7/11) confirmou, mais uma vez, o aumento gradativo da doença, que vem sendo percebido pelas unidades de saúde há pelo menos duas semanas.

O boletim aponta que 81% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública estão ocupadas por pacientes e que a ocupação dos leitos de enfermaria está em 54%.

De forma geral, no sábado o Estado tinha 1.611 leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo os casos suspeitos e os confirmados da covid-19.

Eram 780 leitos de UTI e 831 de enfermaria. Segundo o governo de Pernambuco, a média de ocupação dos leitos estava em 67%. Na sexta-feira (6/11), a ocupação das UTIs estava em 79%. Já a ocupação de leitos de enfermaria foi um pouco maior do que a registrada no sábado: 55%.

Por outro lado, Pernambuco confirmou mais 649 novos casos de covid-19, um número menor do que os 1.051 computados na sexta-feira, depois de 38 dias registrando infecções abaixo dessa marca.

Agora, Pernambuco totaliza 165.922 casos confirmados da doença, sendo 27.334 graves e 138.588 leves. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do total confirmado neste sábado, 81 (12%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 568 (88%) são leves.

Também foram confirmados 13 novos óbitos, ocorridos desde 12 de agosto. Do total de mortes, oito ocorreram neste mês de novembro.

Os outros cinco registros ocorreram entre os dias 12/08 e 31/10. Com isso, o Estado totaliza 8.724 mortes pela Covid-19.

Gonzaga Patriota questionado no Fantástico: Deputado emite nota

Como o blog noticiou, o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) foi um dos alvos de matéria do Fantástico da Rede Globo, neste domingo. A reportagem tratou de brasileiros que fiscalizam os gastos de parlamentares com itens como refeições acima da média, que costumam se reembolsados,  além dos vencimentos já pagos pelo contribuinte. Gonzaga Patriota foi questionado […]

Como o blog noticiou, o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) foi um dos alvos de matéria do Fantástico da Rede Globo, neste domingo. A reportagem tratou de brasileiros que fiscalizam os gastos de parlamentares com itens como refeições acima da média, que costumam se reembolsados,  além dos vencimentos já pagos pelo contribuinte.

Gonzaga Patriota foi questionado pelas despesas no restaurante Geraldo do Bode Assado. O recibo é de R$ 1.493,00, referente a refeições nos períodos de 1 a 15 de janeiro e 4 a 6 e 11 a 13 de fevereiro de 2011. “Minha residência é em Petrolina também, mas lá não tem quem faça comida”, explica Gonzaga quando perguntado.

O Deputado emitiu nota ao blog: “A TV Globo, no programa Fantástico, deste domingo dia 05/11, me incluiu na relação de deputados que gastaram acima do limite, dizendo que fiz refeição no valor de R$ 1.493,00 o que não é verdade. Não se trata de uma refeição e sim, de 18 refeições, nos meses de janeiro e fevereiro do ano de 2011”, argumenta.

Gonzaga afirmou que a questão foi verificada no recesso parlamentar, “em atividades políticas no município de Petrolina e região, tudo de acordo com a legislação da Câmara dos Deputados, que, há época, permitia a acumulação de despesas”.

Tenor Igor Alves fará parte da peregrinação em homenagem aos 40 anos da Fazenda da Esperança na Itália

Expectativa do Tenor do Sertão, como é conhecido é cantar para o Papa Francisco Por André Luis Uma emocionante peregrinação está prestes a acontecer de 24 de setembro a 3 de outubro de 2023 em comemoração aos 40 anos da Fazenda da Esperança. Nesse contexto, o renomado Tenor Igor Alves, natural da cidade de Triunfo, […]

Expectativa do Tenor do Sertão, como é conhecido é cantar para o Papa Francisco

Por André Luis

Uma emocionante peregrinação está prestes a acontecer de 24 de setembro a 3 de outubro de 2023 em comemoração aos 40 anos da Fazenda da Esperança. Nesse contexto, o renomado Tenor Igor Alves, natural da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, teve a oportunidade de enviar uma carta ao Papa Francisco por meio de Dom Bernardino Marchió, Bispo emérito da Diocese de Caruaru.

Em meio a essa festividade de peregrinação, o Tenor Igor Alves se unirá aos fiéis para celebrar esse marco importante. A expectativa é que ele participe de um dos dias do evento, em uma audiência pública com o Grupo Quem Sabe. Nessa ocasião especial, o Tenor Triunfense, conhecido como o Tenor do Sertão, espera ter a honra de cantar para Sua Santidade, o Santo Padre, o Papa Francisco.

Essa oportunidade única é motivo de grande orgulho para o Tenor Igor Alves, que espera compartilhar seu talento e sua arte com o líder máximo da Igreja Católica. Sua participação promete trazer ainda mais emoção e significado para o evento de peregrinação, que reúne pessoas de diferentes lugares em um momento de reflexão, espiritualidade e renovação de fé.

A Fazenda da Esperança, reconhecida por seu trabalho de recuperação de dependentes químicos e reinserção social, completa quatro décadas de existência. A peregrinação que será realizada em homenagem a essa trajetória de esperança e transformação contará com diversos momentos de celebração, oração e testemunhos de vida.

PE 275: prefeitura realiza ação educativa com donos de animais

Nesta quinta-feira (04), a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de lguaracy intensificou uma ação educativa e de fiscalização nas propriedades rurais às margens da PE 275. A ação teve o objetivo de orientações aos criadores de gado para o risco potencial de acidentes na rodovia ocasionado por animais soltos nas vias públicas. […]

Nesta quinta-feira (04), a equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de lguaracy intensificou uma ação educativa e de fiscalização nas propriedades rurais às margens da PE 275.

A ação teve o objetivo de orientações aos criadores de gado para o risco potencial de acidentes na rodovia ocasionado por animais soltos nas vias públicas.

Destacando a possibilidade de responsabilização legal por eventuais danos causados por estes animais.

Esta semana, o blog recebeu muitos relatos de acidentes acontecendo por conta de animais soltos nessa estrada.

“Essa irresponsabilidade tem causado muitos riscos à vida de quem passa por ali de moto ou carro”.

Isso sem falar em uma cerca no final da PE 292, no entroncamento com a via, colocada por um particular, sem nenhuma ação do DER ou MP.