Hospital de Tuparetama moderniza exames com digitalização do Raio-X
Por André Luis
Com o objetivo de modernizar e agilizar o atendimento à população, o Hospital Municipal Severino Souto de Siqueira acaba de implantar o sistema de digitalização do raio-X. Essa nova tecnologia permite que os exames sejam impressos diretamente em papel, eliminando o uso de filmes radiográficos e reduzindo o impacto ambiental.
O prefeito Sávio Torres visitou o hospital para conferir de perto o funcionamento do novo sistema, acompanhado da secretária de Saúde, Raquel Torres, da ex-secretária, Elisabeth Gomes, da diretora do Hospital, Andréa Lopes e do médico Ortopedista, Dr. Diego Castro.
“Estamos constantemente investindo em melhorias para a saúde municipal, e a chegada do raio-X digital é um passo importante para tornar nossos serviços mais eficientes e sustentáveis.”, destacou o prefeito.
Ele faleceu por complicações da Covid-19. Município decretou luto oficial. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento. Vanin é o primeiro gestor municipal a falecer vítima da doença. Políticos lamentam morte de Vanin de Danda. Por André Luis O blogueiro Marcelo Patriota, informou ao comunicador Anchieta Santos, durante o programa Rádio Vivo da Rádio […]
Ele faleceu por complicações da Covid-19. Município decretou luto oficial. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento.
Vanin é o primeiro gestor municipal a falecer vítima da doença.
Políticos lamentam morte de Vanin de Danda.
Por André Luis
O blogueiro Marcelo Patriota, informou ao comunicador Anchieta Santos, durante o programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, desta sexta-feira (20), que o prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda, não resistiu as complicações causadas pela Covid-19, vindo a falecer nesta madrugada, no Hospital Alfa, no Recife, onde estava internado desde o dia 5 de novembro.
Vanin tinha 51 anos, e concorreu à reeleição no pleito deste ano, perdendo a disputa para Delson Lustosa do Podemos.
Segundo Marcelo, a família do prefeito está em deslocamento para o Recife para as medidas cabíveis. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Vanin de Danda é o primeiro prefeito de Pernambuco a falecer em decorrência da Covid-19.
Na quarta-feira (18), o boletim médico já informava que o quadro de saúde do prefeito era gravíssimo. Coração, pulmões e rins haviam paralisado.
Ainda na manhã da quarta-feira, o atual vice-prefeito de Santa Terezinha, Adarivan Santos (Avante) foi empossado como prefeito interino.
Nas redes sociais, familiares e amigos formaram uma corrente de orações pela recuperação da saúde do gestor, que travou uma batalha de 18 dias pela vida, mas infelizmente não resistiu.
Vanin deu entrada na manhã da segunda-feira (02.11), na Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha, reclamando de falta de ar e dificuldades de respirar. Ele passou mal na noite do domingo (01.11). Também apresentou o diabetes muito alto.
Ele foi transferido para a Ala Covid, em São José do Egito, ainda no final da tarde daquele dia, como precaução, visto que em São José teria maior suporte, caso fosse necessário. Vanin saiu caminhando. Na manhã da terça-feira (03.11), voltou a ter complicações em seu quadro de saúde, mas os médicos conseguiram estabilizar.
Na terça-feira (03.11), uma transferência para o Recife chegou a ser ventilada, mas segundo o Irmão de Vanin, Franklin Martins, a recomendação médica foi de que o paciente permanecesse em São José do Egito.
Na noite da quinta-feira (05.11), o prefeito de Santa Terezinha foi transferido para o Hospital Alfa, no Recife.
Vanin saiu consciente e chegou a conversar e a acenar para as pessoas que estavam presentes no momento em que foi colocado na ambulância. A transferência se deu em busca de mais recursos para o tratamento.
No último dia 9 de novembro, Vanin ainda estava precisando do auxílio da máscara para respirar e estava com os pulmões bem comprometidos.
Luto oficial: o prefeito Adarivan Santos e o Presidente da Câmara de Vereadores, Doutor Júnior , decretaram luto oficial por seu falecimento. “Nos solidarizamos com todos os familiares nesse momento triste em nossa história “, disse o presidente da Câmara. Leia abaixo o decreto da Câmara:
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Sr. Adalberto Gonçalves de Brito Júnior no uso de suas atribuições Legais, e considerando o falecimento do Senhor Geovane Martins, Prefeito Constitucional deste Município na gestão 2017/2020.
DECRETA
Art. 1º – Luto Oficial na Câmara Municipal nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2020 na Câmara Municipal de Santa Terezinha – PE, por motivo do falecimento do Senhor Geovane Martins.
Art. 2º – O Presente decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, em 20 de novembro de 2020.
Adalberto Gonçalves de Brito Júnior
Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha
POLÍTICOS, INSTITUIÇÕES E EMPRESA LAMENTAM MORTE DE VANIN DE DANDA
Em nome da AMUPE e do municipalismo Pernambucano, venho expressar o nosso pesar pelo falecimento de Geovane Martins, o nosso Vanin de Danda, Prefeito de Santa Terezinha, em decorrência da COVID-19.
Que Deus o receba em sua infinita morada e conforte os amigos e familiares nesse momento de perda irreparável e dolorosa.
José Patriota
Presidente da AMUPE
Prefeito de Afogados da Ingazeira-PE
O Poder Legislativo de Tuparetama se solidariza com o povo de Santa Terezinha pelo falecimento de Geovane Martins (Vaninho de Danda).
Vaninho enquanto homem público exerceu seus mandatos com o coração cheio de amor ao próximo sempre fazendo o bem pelo seu povo.
Na oportunidade enviamos votos de profundo pesar aos familiares em nome de seu irmão Vereador José Martins (Neguinho de Danda) e seu Filho Lucas Martins.
Danilo Augusto Oliveira Pereira Nunes
Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama-PE
A disputa eleitoral não é maior que a perda de um filho da terra e prefeito constitucional do nosso município. Vale aqui lamentar profundamente a morte do senhor Geovane Martins e me solidarizar com familiares e amigos.
Delson Lustosa
Prefeito eleito de Santa Terezinha-PE
Foi com imenso pesar que há pouco recebi a triste notícia do falecimento do prefeito de Santa Terezinha, Geovani Martins, o companheiro Vanin de Danda, vítima de complicações oriundas da Covid-19.
Neste momento difícil, expresso minhas condolências à família, aos amigos e a todo o povo de Santa Terezinha, na expectativa de que encontrem conforto.
Carnaíba, 20 de novembro de 2020.
Anchieta Patriota
Prefeito de Carnaíba-PE
São José do Egito se solidariza com a família, amigos e o povo terezinhense, pela perda precoce do prefeito Geovane Martins.
Vaninho de Danda, sempre foi um homem público que procurou fazer o melhor por sua gente.
Que Deus o receba na sua morada eterna, e conforte a todos.
Evandro Perazzo Valadares
Prefeito de São José do Egito-PE
É uma perda muito significativa, tanto pelo lado político quanto pelo lado humano”. Nesse momento, quero estender minha solidariedade aos familiares de Vaninho de Danda, amigos e a população de Santa Terezinha.
Luciano Torres
Prefeito eleito de Ingazeira-PE
Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha. A defesa permanente pelos interesses do povo da sua cidade se transformou no seu grande ideal de vida. Companheiro fiel de várias jornadas, Vaninho representava muito mais do que um aliado. Era meu amigo. Oro a Deus que neste momento de dor conforte o coração dos seus familiares e dos inúmeros amigos e admiradores. O seu legado ficará para sempre.
Sebastião Oliveira
Deputado Federal
É com muito pesar e grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do meu querido amigo e colega Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha-PE.
Deixa saudades eternas e muitos corações tristes, mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com sua ausência.
Meus sentimentos aos familiares e amigos
Marconi Santana
Prefeito de Flores
Nem sempre somos capazes de entender e até aceitar a vontade de Deus, mas devemos tentar e procurar conforto na certeza que apenas Ele sabe o que é melhor para nós.
Os meus pêsames aos familiares e a população de Santa Terezinha, que busque forças no amor de Deus para superar este momento difícil.
Adelmo Moura
Prefeito de Itapetim-PE
Recebi a notícia do falecimento do amigo prefeito Vaninho de Danda, é com tristeza e não poderia deixar de enviar palavras de força e encorajamento aos seus familiares.
Os meus sentimentos pela perda deste grande político e homem íntegro.
Zeinha Torres
Prefeito de Iguaracy-PE
As minhas condolências pela perda do amigo e colega prefeito Vaninho de Danda.
Lamento muito aos seus familiares e amigos, que estão passando por este momento tão difícil e de grande sofrimento.
Lino Morais
Prefeito da Ingazeira-PE
Quero apresentar minha solidariedade e meus sinceros sentimentos pela morte do prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda. Vaninho sempre se dedicou com amor e determinação a todas atividades públicas que exerceu. Temos a certeza de que seu exemplo de homem público seguirá inspirando o povo de Santa Terezinha e especialmente todos aqueles que trabalham por Pernambuco. Minha solidariedade ao seus familiares, amigos e admiradore”.
Rogério Leão
Deputado Estadual de Pernambuco
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, mais conhecido como Vaninho de Danda. Um homem íntegro, humano que lutou por grandes causas, especialmente na área social.
Sem dúvida ele foi um político exemplar e um cidadão honrado, que ficará sempre marcado na história do seu município e da nossa região.
Guardaremos as lembranças da dedicação, disposição e alegria de nosso querido Vaninho.
A Só Mídia Digital se solidariza e presta sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.
Lamento profundamente o prematuro falecimento do colega e amigo, o prefeito da cidade de Santa Terezinha, Geovane Martins, conhecido por Vaninho de Danda, mais uma vítima do Covid-19.
Presto minha total solidariedade ao povo terezinhense, aos familiares e amigos que choram consternados e se despedem desta grande figura que engrandeceu a cena política do Sertão do Pajeú. Que Deus assegure seu lugar no Reino dos Céus!
Sávio Torres
Prefeito de Tuparetama
Neste momento de perda, venho externar condolências aos familiares do meu amigo Geovani Martins.
Vanin de Danda deixou marcada sua trajetória pelo grande trabalho desenvolvido em Santa Terezinha, lugar que tanto amava.
Que o Criador o receba em sua nova morada e ampare familiares e amigos dando a força necessária neste momento de tanta dor.
José Marcos de Lima
Com muita tristeza recebi a noticia do falecimento do Prefeito de Santa Terezinha, Geovani Martins (Vanin de Danda), nosso companheiro na luta por dias melhores para nossas cidades, ele foi mais uma vítima da pandemia do novo coronavírus.
Em nome de todos os solidanenses presto nossa solidariedade à família, amigos e ao povo de Santa Terezinha. Quero externar nossos sentimentos de pesar e desejamos que Deus dê força e serenidade para que todos possam superar a dor da perda.
O deputado federal Sílvio Costa (Avante), um dos pré-candidatos ao Senado, é o convidado do Debate das Dez desta segunda, na Rádio Pajeú. Sílvio tem defendido que a oposição estadual lance várias candidaturas ao governo do Estado, assegurando assim o 2º turno nas eleições de outubro deste ano. Ele defende Armando Monteiro, mas está em […]
O deputado federal Sílvio Costa (Avante), um dos pré-candidatos ao Senado, é o convidado do Debate das Dez desta segunda, na Rádio Pajeú.
Sílvio tem defendido que a oposição estadual lance várias candidaturas ao governo do Estado, assegurando assim o 2º turno nas eleições de outubro deste ano.
Ele defende Armando Monteiro, mas está em uma sinuca de bico. O Senador petebista é aliado de ex-ministros de Temer, como Bezerra Coelho, Bruno Araújo e Mendonça Filho, com quem diz não subir no palanque. Prova disso é de que não estará no lançamento das candidaturas do Pernambuco quer Mudar, essa manhã.
Tido como polêmico, Sílvio foi um dos protagonistas do debate contra o impeachment de Dilma. Foi um dos únicos que visitou o ex-presidente Lula na PF em Curitiba.
O Debate vai ao ar às 10h, dentro do programa Manhã Total. Você pode ouvir sintonizando AM 1500, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213.
Às 5:30 horas, da manhã de ontem sexta-feira (1º de abril), no quilômetro 27,5 da BR-428, entre o povoado da Mãe Rosa e a ponte sobre o canal da transposição no município de Cabrobó, aconteceu uma colisão entre um veículo Voyage com placa de Petrolina e um Fiat Uno da prefeitura de Santa Maria da Boa […]
Às 5:30 horas, da manhã de ontem sexta-feira (1º de abril), no quilômetro 27,5 da BR-428, entre o povoado da Mãe Rosa e a ponte sobre o canal da transposição no município de Cabrobó, aconteceu uma colisão entre um veículo Voyage com placa de Petrolina e um Fiat Uno da prefeitura de Santa Maria da Boa Vista.
O acidente matou a Conselheira Tutelar Severina Avelina da Silva 55 anos e o motorista do Fiat conhecido como Celso. O acidente deixou feridas as Conselheiras Maria da Conceição Gomes Soares e Edivania Cavalcanti Lira, ambas natural de Santa Maria da Boa Vista.
As Conselheiras viajavam até Serra Talhada para participarem do Curso como Ser Conselheiro Tutelar, que acontece uma vez por semana.
Operativa da SDS conta com 636 lançamentos extraordinários para atendimento à população, nos principais polos de eventos da capital e do interior A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) reforçou as equipes para realizar atendimento à população pernambucana e turistas, durante a Operação Semana Santa 2025, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desde o dia 11 […]
Operativa da SDS conta com 636 lançamentos extraordinários para atendimento à população, nos principais polos de eventos da capital e do interior
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) reforçou as equipes para realizar atendimento à população pernambucana e turistas, durante a Operação Semana Santa 2025, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Desde o dia 11 de abril, equipes da PCPE, formadas por delegados, agentes e escrivães, estão atuando nos principais polos de eventos da capital e do interior do Estado. Integrando o esquema especial de segurança preparado pela pasta de Defesa Social, a operativa da SDS conta com 636 lançamentos extraordinários durante todo o período da Operação, que se estende até o próximo domingo, dia 20 de abril.
Na tradicional Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, a PCPE está presente por meio de uma Delegacia Móvel instalada na entrada principal do maior teatro ao ar livre do mundo, com profissionais a postos para o registro de Boletins de Ocorrência, de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) ou ainda para fornecer orientações aos visitantes, bem como prestar apoio às demais operativas nas dependências do teatro. A cada dia, o funcionamento ocorre das 15h até o término do espetáculo. Também está instalada uma delegacia fixa de plantão na vila de Fazenda Nova, que funciona 24 horas nos finais de semana e feriados, e no horário das 19h às 7h nos dias de semana.
Em Gravatá, a Delegacia Móvel está instalada no pátio de eventos, enquanto a delegacia de plantão do município funciona 24 horas. “Na Capital do Agreste, a delegacia do município funciona 24 horas todos os dias, enquanto na chamada Parada Obrigatória, quando os turistas a caminho de Fazenda Nova fazem parada estratégica na feira de Caruaru, há uma equipe de policiais prestando atendimento ao público, numa estrutura montada na Associação dos Artesãos e Comerciantes da Feira de Artesanato de Caruaru, das 7h às 19h”, esclareceu a chefe da Unidade de Planejamento e Coordenação de Eventos (UNICEV) da PCPE, delegada Martha Virgínia.
A Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, por sua vez, funciona 24 horas nos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, o horário é das 19h às 7h e, durante o dia, a delegacia do distrito realiza o atendimento. Para a Paixão de Cristo do Sítio Trindade, está funcionando uma estrutura de delegacia provisória no local, no horário do evento, das 17h à 0h, enquanto para a Paixão de Cristo do Recife, no Marco Zero, que seguirá até o dia 21 de abril, os procedimentos policiais acontecem na Delegacia da Rio Branco.
TECNOLOGIA E REFORÇO NO POLICIAMENTO – A Operação Semana Santa 2025 conta com investimentos de R$ 1.449.720,00 para o lançamento de 8.054 jornadas extras de profissionais, um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior, quando foram empregados 7.268 postos de trabalho. As ações estão ocorrendo nos principais destinos turísticos da capital e do interior, nas rodovias estaduais e praias de norte a sul de Pernambuco. As estratégias das forças de segurança incluem monitoramento, uso de tecnologia e reforço no policiamento.
A segunda rodada da pesquisa Simplex/CBN com os candidatos a governador foi divulgada na noite desta quinta-feira (25). Assim como no primeiro levantamento, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) aparece na liderança com 24,1% das intenções de voto. O segundo posto sofreu alteração, e agora tem Anderson Ferreira (PL), com 12%. Raquel Lyra (PSDB) pontuou com […]
A segunda rodada da pesquisa Simplex/CBN com os candidatos a governador foi divulgada na noite desta quinta-feira (25). Assim como no primeiro levantamento, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) aparece na liderança com 24,1% das intenções de voto. O segundo posto sofreu alteração, e agora tem Anderson Ferreira (PL), com 12%.
Raquel Lyra (PSDB) pontuou com 9,4%, ficando em terceiro lugar, seguida por Miguel Coelho (União Brasil), que teve 8,6%. Danilo Cabral (PSB) registrou 7,5%. Anderson, Raquel, Miguel e Danilo estão empatados tecnicamente pela margem de erro, que é de 3%.
Em relação à primeira pesquisa, Anderson, Miguel e Danilo registraram crescimento. O candidato do PL tinha 10,2%, enquanto Miguel registrou 5,3% e Danilo, 4,9%. Já Marília oscilou pouco, pois tinha 23,5%. Por sua vez, Raquel perdeu o patamar anterior, que era de 10,7% naquela ocasião.
Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto. O número de indecisos caiu de 30% para 25,2%, enquanto os votos brancos e nulos variaram de 11,6% para 11,5%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o código PE- 03189/2022, e foi realizada por telefone entre os dias 11 a 17 de agosto, em 100 cidades pernambucanas. Foram realizadas 1.067 entrevistas nesse período. O grau de confiabilidade é de 95%. As informações são do Blog do Elielson.
Você precisa fazer login para comentar.