Notícias

Grupos contra e pró-governo se hostilizam no salão verde da Câmara

Por Nill Júnior

LM_Briga_Foto_Lula_Marques_04112015_003

G1

Manifestantes contrários e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff se hostilizaram nesta segunda-feira (28) no salão verde da Câmara dos Deputados. No tumulto, teve início uma espécie de “guerra de palavras de ordem”.

Parte dos manifestantes foi à Câmara prostestar contra o pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da entidade dos advogados, Claudio Lamachia, deve formalizar o pedido de afastamento da presidente na tarde desta segunda no departamento de protocolo da Câmara.

De um lado, simpatizantes do governo repetiam a frase “A verdade é dura, a OAB apoiou a ditadura”. No outro lado, opositores da gestão petista gritava “Fora, PT” e “Lula, ladrão”. Apesar de os grupos terem ficado frente a frente, não há registro de agressões.

O grupo pró-Dilma conta com a partipação de deputados e senadores do PT, entre os quais o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PE).

Enquanto o grupo favorável ao governo protestava no Salão Verde aos gritos de “Não, vai ter golpe”, pessoas que defedem o afastamento de Dilme, dentre as quais vários servidores sa Câmara e deputados da oposição, se agruparam no mesmo local para pedir a saída da presidente.

Outras Notícias

MPPE prorroga por mais um ano investigação sobre suposta servidora fantasma em Afogados 

De acordo com informações publicadas com exclusividade pelo site Causos & Causas, nesta quinta-feira (16), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu prorrogar por mais um ano as investigações sobre uma suposta servidora fantasma na Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. O processo administrativo segue em sigilo. Segundo o site, […]

De acordo com informações publicadas com exclusividade pelo site Causos & Causas, nesta quinta-feira (16), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu prorrogar por mais um ano as investigações sobre uma suposta servidora fantasma na Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

O processo administrativo segue em sigilo.

Segundo o site, o inquérito civil, instaurado em 2024, apura a possível ausência de prestação de serviços de servidora junto à pasta.

A prorrogação, assinada pelo promotor de Justiça Thiago Barbosa Bernardo no último dia 2 de outubro, foi motivada pela necessidade de diligências complementares para a conclusão das apurações.

Ainda conforme o Causos & Causas, o Ministério Público destacou que é imprescindível obter informações da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar sobre o andamento do processo administrativo movido contra a servidora. 

O objetivo do inquérito, segundo o site, é “apurar possível dano ao erário” decorrente do suposto recebimento de salários sem a devida prestação de serviços à Secretaria de Educação. A prorrogação de 12 meses está amparada no artigo 9º da Resolução 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público, que regula o prazo de inquéritos dessa natureza.

Com a prorrogação autorizada, o MPPE deverá: solicitar novas informações à Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar; realizar diligências complementares; designar o assessor de membro Jairon Machado Ferraz para secretariar o processo.

O site lembra ainda que a investigação segue em sigilo, até a conclusão das diligências necessárias para esclarecer a possível irregularidade na gestão pública municipal.

Silvio Costa Filho destina emenda para Pernambuco combater o Coronavírus

Preocupado com o sistema de saúde de Pernambuco e com os efeitos que a pandemia do coronavírus podem causar na economia do Estado, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) vai destinar R$ 1 milhão em emendas parlamentares para auxiliar na saúde. Os recursos, destinados para a Secretaria Estadual Saúde, serão utilizados para a compra […]

Preocupado com o sistema de saúde de Pernambuco e com os efeitos que a pandemia do coronavírus podem causar na economia do Estado, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) vai destinar R$ 1 milhão em emendas parlamentares para auxiliar na saúde.

Os recursos, destinados para a Secretaria Estadual Saúde, serão utilizados para a compra de novos equipamentos e auxiliar no atendimento aos pacientes acometidos pela doença.

Silvio destaca a importância de investir na saúde e cuidados com a população. “Essa pandemia tem preocupado a todos nós. Entendo que o momento é de unidade. Precisamos ter um olhar especial para a saúde dos pernambucanos. Por isso, já comunicamos ao secretário da Casa Civil do Estado, José Neto, e nos colocamos à disposição do governador Paulo Câmara, para ajudar onde puder dentro das nossas limitações. O governador e o prefeito Geraldo Júlio estão realizando ações importantes no enfrentamento ao Covid-19, por isso precisamos ajudar nesse momento desafiador de Pernambuco e do Brasil. Vamos focar todas as nossas energias para apresentar propostas que auxiliem no combate ao coronavírus”, pontuou o parlamentar.

Costa Filho também tem trabalhado ao lado da Confederação Nacional de Municípios, CNM, apresentando propostas ao Governo Federal. O objetivo é que sejam apresentadas ações que possam preservar a saúde financeira dos municípios e que eles continuem provendo de forma eficaz serviços de saúde, segurança, educação, além de programas sociais.

Solidão: Djalma Alves faz reunião para implantação de sistema de monitoramento

O Prefeito do município de Solidão, Djalma Alves, realizou na última segunda – feira, (23) a primeira reunião para implantação do sistema de monitoramento e avaliar os primeiros dias da sua gestão. Participaram do encontro todos os secretários municipais e equipe de apoio do governo. A reunião aconteceu na sede da secretaria municipal de educação […]

O Prefeito do município de Solidão, Djalma Alves, realizou na última segunda – feira, (23) a primeira reunião para implantação do sistema de monitoramento e avaliar os primeiros dias da sua gestão.

Participaram do encontro todos os secretários municipais e equipe de apoio do governo. A reunião aconteceu na sede da secretaria municipal de educação e foi avaliada como de extrema importância para um governo que quer fazer a diferença no município.

A implantação do sistema de monitoramento contou com o apoio da Secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, e sua equipe em visita realizada a sede da secretaria de Afogados, pelos Secretários de Administração, Maurício Batista, e pela Secretária de Educação, Aparecida Ramos.

Tabira: Genedy Brito fala à imprensa sobre reunião com TCE para denunciar prefeito

Na terça-feira (02) da semana passada a vereadora Genedy Brito esteve reunida no Recife com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdeci Pascoal, oficializando as denúncias apresentadas por duas ações populares contra a administração do Prefeito Sebastião Dias. Na quarta (03) o encontro foi com os vereadores. Hoje ás 10hs, Genedy concede entrevista […]

PicsArt_1406901580344

Na terça-feira (02) da semana passada a vereadora Genedy Brito esteve reunida no Recife com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdeci Pascoal, oficializando as denúncias apresentadas por duas ações populares contra a administração do Prefeito Sebastião Dias.

Na quarta (03) o encontro foi com os vereadores. Hoje ás 10hs, Genedy concede entrevista ao comunicador Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM, abordando os temas tratados nas duas reuniões e o que espera acontecer de agora em diante contra o governo tabirense.

Em São José do Egito, prefeitura promete pagar aposentados com atraso

A Prefeitura de São José do Egito enviou nota ao blog informando que o prefeito Evandro Valadares já fez em 45 dias 3 reuniões com servidores inativos do município para tratar sobre questões de pagamentos referentes ao mês de dezembro e ao 13º salário. Na nota, a Prefeitura informou ainda que a gestão anterior não […]

A Prefeitura de São José do Egito enviou nota ao blog informando que o prefeito Evandro Valadares já fez em 45 dias 3 reuniões com servidores inativos do município para tratar sobre questões de pagamentos referentes ao mês de dezembro e ao 13º salário. Na nota, a Prefeitura informou ainda que a gestão anterior não realizou esses pagamentos.

Ainda segundo informações contidas na nota, em conversa com os aposentados na manhã dessa Quinta (16), o prefeito anunciou o pagamento do 13º salário até a próxima segunda feira (20), disse também que fará todo possível para pagar dentro do mês e não mais no mês seguinte como era feito pela antiga gestão.

A nota também informa que em 45 dias Valadares já autorizou 3 pagamentos para os aposentados, colocando em dia todo debito existente da gestão passada com os inativos.