Notícias

Grupo Fé e Política da Diocese entrega máquina de prensar a catadores

Por Nill Júnior

fe-e-politica-3dioceseafogadosdaingazeira.com.br

Na manhã desta terça (27) houve a entrega de uma prensa para produtos recicláveis e de uma máquina para produção de vassouras com garrafas pet doadas pelo Grupo Fé e Política da Diocese de Afogados da Ingazeira em parceria com a Diaconia e do Governo Municipal.

O município está realizando um trabalho com ex-catadores do lixão, coordenados por um Grupo de Trabalho em um projeto reciclagem inicialmente com papelão e garrafas pet.

Na ocasião, o bispo diocesano, dom Egídio Bisol, falou da importância da ação e das famílias que estão participando do projeto. Presenças do prefeito, vereadores, secretários e membros do Grupo Fé e Política. Os recursos para adquirir o maquinário vieram através de arrecadação da Campanha da Fraternidade deste ano.

Outras Notícias

Iguaracy promove evento de conscientização sobre o autismo

Na manhã desta segunda-feira (31), a Prefeitura Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, realizou um evento especial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação contou com a participação de alunos, profissionais da educação e saúde, além de autoridades locais, reforçando a importância […]

Na manhã desta segunda-feira (31), a Prefeitura Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Saúde, realizou um evento especial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação contou com a participação de alunos, profissionais da educação e saúde, além de autoridades locais, reforçando a importância do tema.

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve presente e acompanhou as atividades junto às crianças e demais participantes. Durante o evento, os alunos interagiram em atividades lúdicas e educativas, destacando a relevância da inclusão e do respeito às pessoas autistas. A iniciativa faz parte das ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

“Este evento foi cuidadosamente programado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria de Saúde, com total apoio da gestão municipal. Nosso objetivo é fortalecer a conscientização e promover um ambiente mais inclusivo para todas as pessoas com TEA”, afirmou o prefeito Pedro Alves.

A ação teve por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Além disso, reforça o compromisso da administração municipal com a inclusão e o bem-estar da população, incentivando o debate e a sensibilização sobre o autismo na sociedade. Outras atividades voltadas à temática estão previstas para os próximos dias, ampliando o alcance da campanha de conscientização.

“Está se pagando o preço por essa onda negacionista, por essa coisa anticiência”, diz André Longo

Secretário de Saúde destacou que a cada cinco pacientes que morrem pela Covid-19, quatro estão sem o ciclo vacinal completo  Por André Luis Nesta quinta-feira (10), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou em entrevista a uma rádio da capital pernambucana, a importância da vacinação contra Covid-19. Longo informou que de cada cinco […]

Secretário de Saúde destacou que a cada cinco pacientes que morrem pela Covid-19, quatro estão sem o ciclo vacinal completo 

Por André Luis

Nesta quinta-feira (10), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou em entrevista a uma rádio da capital pernambucana, a importância da vacinação contra Covid-19.

Longo informou que de cada cinco pacientes que morrem pela doença, quatro estão sem o ciclo vacinal completo.

O secretário também destacou que o fato tem criado um gargalo na rede hospitalar. “Essa questão aí dos hospitais, ela é fortemente impactada pelas pessoas que não se vacinaram. Está muito claro. A gente tem 85% das pessoas que podiam se vacinar com a primeira dose, vacinadas, mas só 75% com a segunda dose e com a terceira dose que é a de reforço, algo em torno de 30%. Então, precisamos avançar na vacinação, porque hoje, quatro de cada cinco pernambucanos que estão hospitalizados não tomaram as vacinas que deviam ter tomado”, destacou o secretário.

Segundo Longo, o cenário pandêmico que o Estado vive hoje é justamente causado por essa defasagem na procura por vacinas por parte da população. “Então é preciso que a população entenda que isso que a gente tá vivendo hoje, ainda é fruto também na negligência de parte da sociedade que não colaborou com a saúde pública. Isso é preciso ficar muito claro para a população. Quem não tomou a vacina quando devia ter tomado é negligente e responsável pelo cenário que a gente ainda tá vivendo”, alertou.

André Longo informou também que o Estado estuda a possibilidade de uma quarta dose paras as pessoas mais idosas. “Porque são essas que, infelizmente, mesmo tendo tomado todas as vacinas… aí estou me referindo a esse um dos cinco, que tinha tomado todas as vacinas e mesmo assim precisaram se internar”, informou.

Para o secretário, após um ano de vacinação, “a rigor, está se pagando o preço por essa onda negacionista, por essa coisa anticiência, que se implantou aqui, especialmente estimulada pelo Governo Federal, que sabotou em muitos aspectos a pandemia aqui, no Estado e no Brasil”, pontuou Longo.

Tentativa de chacina é registrada em Patos

Uma tentativa de chacina foi registrada na noite deste sábado (9), na Rua Poeta José Monteiro, bairro do Jatobá, setor sul de Patos, resultando em uma vítima fatal e dois feridos. Um jovem identificado por Thiago Silva, idade não informada, foi morto no local. Outros dois foram baleados e socorridos pelo Samu para o complexo […]

Uma tentativa de chacina foi registrada na noite deste sábado (9), na Rua Poeta José Monteiro, bairro do Jatobá, setor sul de Patos, resultando em uma vítima fatal e dois feridos.

Um jovem identificado por Thiago Silva, idade não informada, foi morto no local. Outros dois foram baleados e socorridos pelo Samu para o complexo hospitalar de Patos, porém em condições de saúde preocupantes, segundo o Patos On Line.

As vítimas socorridas foram: Fabiano Caique da Silva, 22 anos e Alan Silva, 23 anos.

As informações chegadas à redação apontam que os atiradores chegaram andando e começaram a atirar nas vítimas que estavam conversando.

Quadro das demais vítimas de acidente é estável, diz Secretário de Saúde

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, está a caminho do local do grave acidente na BR 232, entre Belo Jardim e Pesqueira. Ele atualizou o estado das demais vítimas do acidente. Disse também que essas são as informações de momento e que nesses casos , não estão descartadas reviravoltas. Todas as […]

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Arthur Amorim, está a caminho do local do grave acidente na BR 232, entre Belo Jardim e Pesqueira.

Ele atualizou o estado das demais vítimas do acidente. Disse também que essas são as informações de momento e que nesses casos , não estão descartadas reviravoltas. Todas as vítimas e o motorista do carro que causou o acidente – esse sem vida – foram levadas para uma Upa 24 Horas de Belo Jardim. De lá, três foram transferidos para o Hospital Regional do Agreste.

William, o motorista que guiava o carro da Saúde, está bem e não teve ferimentos graves.

Jorge Augusto, da Vigilância em Saúde, teve fratura de face, mas está orientado e não corre risco de morte.

Neucimar, também da equipe da Saúde, irmã de Mery da Oficina, teve uma pancada na cabeça. Como teve episódio de vômito, foi levada em observação. Mas está consciente e orientada.

A Coordenadora do CRAS, Socorro Martins, morreu na hora, e ficou presa às ferragens. Após a retirada do corpo do local, será levado para o IML Caruaru e em seguida, liberado. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira trabalha para dar celeridade à liberação.

Dos familiares, Augusto Martins e o filho Luiz Augusto estão em Afogados, amparados por familiares e amigos. A filha Olga, está em Caruaru, de onde deve atuar na liberação do corpo e vir com o Secretário de Saúde a Afogados. Ainda não há previsão de velório e sepultamento.

O motorista do carro que teria provocado o acidente foi identificado como Marcos Silva, idade não informada. Seria de Pesqueira. Ele também morreu com o impacto.

A placa da zoada e o debate do fim do mundo

Esse foi o registro ao final do Debate das Dez de hoje sobre a história da placa colocada no colo da estátua de Manoel Arão na Praça Padre Cottart. O debate foi muito acalorado, principalmente entre eu e o Secretário Ney Quidute. Ainda participaram o chefe da Guarda, Marcos Galdino, e o Guarda Municipal de […]

Esse foi o registro ao final do Debate das Dez de hoje sobre a história da placa colocada no colo da estátua de Manoel Arão na Praça Padre Cottart.

O debate foi muito acalorado, principalmente entre eu e o Secretário Ney Quidute. Ainda participaram o chefe da Guarda, Marcos Galdino, e o Guarda Municipal de Tabira, Luan Lima.

Como não sei dizer nada diferente do que sinto, mantenho minhas críticas, todas registradas e a disposição no YouTube da emissora. Não são exclusivamente minhas, mas têm por base os questionamentos que recebo da opinião pública nos meus espaços e na Rádio Pajeú. A opinião pública continua questionando o trabalho da guarda e cobrando concurso público, compromisso firmado pelo prefeito Sandrinho. Também que a contratação sem concurso atende critérios políticos e não gera compromisso com o serviço público e sim com o famoso “QI”, “Quem Indica”. E que parte da sociedade reclama a perpetuação de alguns nomes nos governos da Frente Popular há 20 anos.

Ney alega que há um superdimensionamento das críticas, que “criticar dá Ibope”, que a guarda faz seu papel e que não pode haver uma cultura punitiva aos profissionais por serem pais de família. Que no caso da placa não há como cravar que houve vandalismo e pode ter havido queda por má fixação.

São críticas administrativas e políticas. Nunca pessoais. Até porque não tenho nada pessoal contra nenhum dos convidados, muito menos Ney Quidute. No mais, debate próprio de quem quer impor sua narrativa sobre o outro e vice-versa. Importante é que o serviço melhore cada vez mais, para o bem da coletividade.