Notícias

Governo convoca 461 concursados para a Saúde

Por Nill Júnior

hospamA Secretaria Estadual de Saúde iniciou a convocação de mais 461 profissionais de várias áreas aprovados em concurso público. A chamada foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10.01) – www.cepe.com.br. Entre 2015 e 2016, mais de 3,3 mil concursados já haviam sido convocados para fortalecer as escalas de plantão de serviços de saúde espalhados por todo o Estado.

Dos convocados, 140 são médicos, das especialidades de cardiologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, UTI adulto, traumatologia, pediatria, psiquiatria, clínica médica e otorrinolaringologia. Os demais 321 vão exercer as funções de enfermeiro (obstetra, assistencial, intensivista), assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta (motor e respiratório), fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, biomédico, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico de radiologia e técnico de imobilização.

“Fortalecer as escalas de plantões das unidades de saúde vai qualificar e garantir o atendimento aos pernambucanos. Essa convocação mostra o compromisso do Governo do Estado em continuar avançando com as conquistas da saúde em Pernambuco, o que reflete diretamente na assistência oferecida à população”, comenta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

Nos próximos dias, os profissionais convocados serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades na unidade em que for lotado.

hr-de-afogadosOs profissionais serão lotados nos hospitais Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, da Restauração, Agamenon Magalhães, Geral de Areias, Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Correia Picanço, todos no Recife.

No interior, no Jaboatão Prazeres, (Jaboatão dos Guararapes), Fernandes Salsa (Limoeiro), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Inácio de Sá (Salgueiro), Prof. Agamenon Magalhães (Serra Talhada), Belarmino Correia (Goiana) e Emília Câmara (Afogados da Ingazeira).

Concursos – Com essa nova chamada, sobe para mais de 3,8 mil o número de profissionais convocados dos concursos para médicos e profissionais de saúde, realizados em 2013 e 2014, respectivamente – a maior convocação da história do setor no Estado.

Outras Notícias

IPTU Premiado vai sortear carro e moto

Dando continuidade a uma campanha que foi sucesso o ano passado, a Prefeitura de Afogados vai sortear, com os contribuintes em dia com seus tributos, um Fiat Mobi zero quilômetro, uma moto Honda Start, também zero quilômetro, duas geladeiras e dois televisores em LED. O sorteio já está agendado para o dia dois de fevereiro do […]

Dando continuidade a uma campanha que foi sucesso o ano passado, a Prefeitura de Afogados vai sortear, com os contribuintes em dia com seus tributos, um Fiat Mobi zero quilômetro, uma moto Honda Start, também zero quilômetro, duas geladeiras e dois televisores em LED.

O sorteio já está agendado para o dia dois de fevereiro do ano que vem, uma vez que o prazo de pagamento para quem parcelou o débito é 31 de dezembro.

Quem desejar pagar em parcela única, ou fazer o parcelamento, o prazo termina hoje (31). Os interessados devem procurar o setor de tributação da Prefeitura, no andar térreo.

“Ficamos muito felizes em poder retribuir com serviços todo o apoio que a população tem nos dado. Todos os investimentos, mesmo os conveniados, só são possíveis graças aos recursos do tesouro, uma vez que precisamos dar contrapartidas, e o IPTU é uma fonte importante desses tributos,” afirmou Ney Quidute, Secretário de Finanças de Afogados.

Ele desta que, para concorrer, o contribuinte precisar estar em dia com todos os tributos, e não apenas com o IPTU.

Beto da OARA será um dos homenageados do Prêmio Persona

A 13ª edição da premiação também homenageará o jornalista Magno Martins e a TV Tribuna No próximo dia 14 de janeiro de 2023, o salão de festas do SESC Arcoverde vai receber os vencedores e homenageados do Prêmio Persona Pernambuco, os destaques de 2022.  Os grandes homenageados serão o músico Beto da OARA, o jornalista […]

A 13ª edição da premiação também homenageará o jornalista Magno Martins e a TV Tribuna

No próximo dia 14 de janeiro de 2023, o salão de festas do SESC Arcoverde vai receber os vencedores e homenageados do Prêmio Persona Pernambuco, os destaques de 2022. 

Os grandes homenageados serão o músico Beto da OARA, o jornalista Magno Martins e a TV Tribuna/Band. O evento que chega aos seus 13 anos de sucesso e credibilidade promete uma grande noite com as presenças de personalidades e empresas que se destacaram ao longo do ano. 

“Depois de homenagearmos importantes expressões sociais, políticas e empresariais na edição de 2021, agora vamos render homenagens a três grandes ícones de Pernambuco, cada um em sua área: na música (Beto da OARA), no jornalismo (Magno Martins) e na comunicação (TV Tribuna). 

Será com certeza uma grande noite de glamour quando empresas e personalidades de todo o estado vão estar aqui, em Arcoverde, no Persona Pernambuco”, afirmou Adriano Ferreira, da Senso Eventos, um dos organizadores do evento. 

Mais de 70 empresas, políticos, personalidades da sociedade, profissionais liberais já confirmaram presenças e ao longo das próximas semanas a Senso estará divulgando os primeiros homenageados que subirão ao palco da festa no sábado, 14 de janeiro, a partir das 20h00. A expectativa de mais de 100 homenageados.

Organizado pela Senso Eventos e Pesquisas e a Ânima Comunicação, a 13ª edição do Prêmio Persona Pernambuco terá como um dos seus grandes homenageados o maestro e criador da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – OARA, Egerton Verçosa do Amaral, Beto da OARA, que celebra seus 90 anos de vida. 

Natural de Carnaíba, Sertão do Pajeú, Beto fez história na Terra do Cardeal. Ainda muito jovem, foi ao Rio de Janeiro atraído pela música. 

Voltou a sua terra natal por dois motivos: assumir um emprego de “agente arrecadador” e para se casar com “Dona” Marlí, com quem vive até hoje e dividiu a criação dos dez filhos, muitos deles também seguiram a carreira da música. 

Hoje, aos 90 anos, traz no currículo, além da música, a política onde foi vereador e vice-prefeito de Arcoverde. 

Já o jornalista Magno Martins, natural de Afogados da Ingazeira, também no Pajeú, chega à marca de 40 anos da trajetória profissional. Já passou pela redação do Correio Brasiliense, O Globo, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, entre outros. 

O jornalista também criou a Agência Nordeste de Notícias, que transmite o Programa Frente a Frente; autor de vários livros, entre eles “Reféns da Seca”, “O Nordeste Que Deu Certo” e “Perto do Coração” atua como âncora do programa político transmitido diariamente para mais de 40 emissoras. 

Em 2022, comemorou também os 16 anos do Blog do Magno, o blog de política mais lido do Nordeste. 

O terceiro grande homenageado é a TV Tribuna/Band, no ar desde novembro de 1991, portanto há 31 anos. Começou a transmitir seu sinal digital em Recife em 6 de janeiro de 2012, através do canal 20 UHF. Porém, apenas em 28 de junho de 2021 passou a transmitir sua programação local em alta definição. 

Hoje possui retransmissoras com sinal digital em Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns e analógico em todo o estado.

“Não promovemos no Persona Pernambuco o melhor, mas os destaques, aqueles que ao longo do ano conseguiram enfrentar as adversidades, e superaram, inovaram em seus métodos, seja no campo empresarial, social ou político e estão chegando ao final de 2022 com o sabor da vitória, mesmo em meio a tantas dificuldades e desafios. 

É um coroamento de lutas, trabalho e dedicação aquilo que se faz em cada segmento. Um reconhecimento que torna-se um importante instrumento de marketing para começar 2023 com o pé direito”, ressaltou Adriano Ferreira.

Edilson Silva vem ao Pajeú

O deputado estadual Edilson Silva (Psol) estará nesta quinta (09) em Afogados da Ingazeira. O parlamentar que é Presidente da Executiva Estadual do Psol se reúne com filiados e simpatizantes da legenda da região. O Psol promete ter candidatos majoritários e proporcionais nas cidades de Afogados da Ingazeira, Triunfo, Serra Talhada, Flores, São José do […]

73ea1492304fd013cf3044adc68081db

O deputado estadual Edilson Silva (Psol) estará nesta quinta (09) em Afogados da Ingazeira. O parlamentar que é Presidente da Executiva Estadual do Psol se reúne com filiados e simpatizantes da legenda da região.

O Psol promete ter candidatos majoritários e proporcionais nas cidades de Afogados da Ingazeira, Triunfo, Serra Talhada, Flores, São José do Belmonte, Tabira, Iguaraci, Itapetim, Brejinho, Tuparetama, Ingazeira, Custódia e Santa Cruz da Baixa Verde.

Fernando Moraes no Psol: Na ocasião, o deputado abonará a filiação partidária do bancário e ex-candidato a vice-prefeito Fernando Moraes.

Projeto que obriga realização de plebiscito para privatização do setor elétrico aguarda votação

2017 terminou com o assunto “privatização do setor elétrico” novamente no centro das discussões. Em novembro, o presidente Michel Temer assinou um decreto criando um regime especial para a venda de ativos das estatais para a iniciativa privada. No mesmo mês, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o parecer a um Projeto […]

2017 terminou com o assunto “privatização do setor elétrico” novamente no centro das discussões. Em novembro, o presidente Michel Temer assinou um decreto criando um regime especial para a venda de ativos das estatais para a iniciativa privada. No mesmo mês, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o parecer a um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 948/01) do Senado que estabelece a necessidade de consulta popular para concretizar a transferência de empresas públicas para o setor privado. O projeto original se referia apenas à CHESF, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, e determinava que haveria um plebiscito, que é a consulta prévia. O texto alternativo do relator na CCJ, Danilo Cabral, do PSB de Pernambuco, ampliou a proposta para qualquer venda de empresas do sistema Eletrobras e mudou o plebiscito para referendo, que é a consulta posterior.

Os defensores das privatizações dizem que a venda das estatais deixaria o governo livre para se colocar em áreas prioritárias e dar mais rapidez a projetos em setores estratégicos, como o de infraestrutura. Para o deputado Júlio Lopes, do PP do Rio de Janeiro, o governo deveria concentrar seus esforços em setores como saúde, educação e segurança pública.

“Não tem porquê, numa sociedade competitiva e capaz como é a sociedade brasileira, com um empresariado forte, com uma economia dinâmica, nós mantermos a atividade do governo, a atividade de empreendimento do setor elétrico ou em qualquer outro setor”.

Os opositores ao processo de privatização temem possíveis aumentos de tarifas, a presença de grupos estrangeiros em setores estratégicos e a redução de investimentos em áreas mais isoladas do País. A deputada Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, diz que a venda de empresas do sistema Eletrobras é uma questão de soberania nacional.

“Nós temos, em um país continental, uma empresa estatal que possibilita que nós tenhamos energia em todos os lugares, ainda que não tenha retorno financeiro. Uma empresa privada vai fazer isso?”

O professor de Administração Pública da Universidade de Brasília, José Matias-Pereira, lembra que o País tem 150 empresas estatais e precisa caminhar na direção da privatização. Ele reconhece que o caso do setor elétrico é mais complexo e recomenda que a venda seja preparada com cuidado.

“Ela vai ser extremamente benéfica para o contribuinte, pra sociedade, porque essas empresas, elas têm servido muito mais de instrumento político e de forma de arrecadação de recursos para financiamento de campanhas políticas e de interesses políticos de grupos ou de pessoas do que efetivamente orientadas pra atender aquilo que é importante pra sociedade”.

O projeto de decreto legislativo que obriga o governo a consultar a população antes de vender estatais de energia elétrica já está pronto para ser votado em Plenário. Como ele foi modificado na Câmara, se for aprovado, precisa voltar ao Senado.

Brejinho comemora 61 anos de emancipação política

No próximo sábado (22), a cidade de Brejinho completa 61 anos de Emancipação Política e comemorará oficialmente em uma nova data. O fato ocorre, após uma pesquisa que revelou que o evento histórico não se deu em 31 de março, como anteriormente celebrado. A revisão documental trouxe à tona a verdadeira data da conquista da […]

No próximo sábado (22), a cidade de Brejinho completa 61 anos de Emancipação Política e comemorará oficialmente em uma nova data. O fato ocorre, após uma pesquisa que revelou que o evento histórico não se deu em 31 de março, como anteriormente celebrado. A revisão documental trouxe à tona a verdadeira data da conquista da autonomia do município, proporcionando uma celebração mais autêntica e fiel à história local.

A programação festiva para marcar essa data contará com uma série de eventos que englobam momentos religiosos, cívicos, sociais e culturais. As atividades terão início às 8h com uma missa na Paróquia de São Sebastião, seguida pelo hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura Municipal às 9h. Logo após, às 9h30, ocorrerá o corte do bolo comemorativo na Câmara Municipal.

Durante toda a manhã, a população poderá usufruir de serviços oferecidos pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação no Pátio da Feira Livre.

A partir das 16h, a festa ganha um tom ainda mais animado com o Bloco da Emancipação, que contará com um trio elétrico e as atrações musicais Everton Freiras e Padú Frajola. A concentração sairá em frente à Câmara Municipal em direção ao Pátio de Eventos.

O prefeito Gilson Bento destacou a importância desse momento para a cidade, reforçando que a comemoração é uma oportunidade de fortalecer a identidade local e incentivar o orgulho de ser brejinhense. “A correção da data nos permite celebrar nossa história com ainda mais propriedade. Queremos que essa data fique marcada como um momento de união e valorização de nossa terra e de nosso povo”, afirmou o gestor municipal.