Notícias

Governadores do Nordeste definem pauta para retomar crescimento

Por Nill Júnior

Os governadores do Nordeste fizeram nesta quarta (29) o primeiro encontro do ano para discutir temas de interesse da região. “Entendemos que todas essas medidas são fundamentais para que a gente possa retomar a criação de empregos e a redução das desigualdades históricas no Nordeste”, disse o governador Paulo Câmara sobre a pauta do encontro.

A reunião contou com as presenças do anfitrião, Camilo Santana, e dos governadores Wellington Dias (Piauí), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Renan Filho (Alagoas) e Ricardo Coutinho (Paraíba) e do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. Paulo participou com os secretários Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão) e Marcelo Barros (Fazenda).

Na “Carta de Fortaleza”, os líderes dos Estados nordestinos relacionaram temas de interesse regional: a obtenção imediata do alongamento das dívidas do BNDES sem diferenciação de fontes, incorporando todas as linhas de financiamento; liberação dos empréstimos já autorizados em 2016; a convalidação dos incentivos fiscais, fazendo a transição para um sistema que acelere o crescimento econômico das regiões Norte-Nordeste; apoio à Emenda Constitucional que autoriza a securitização da Dívida Ativa do setor público brasileiro.

Ainda o não-contingenciamento das obras hídricas no orçamento do Governo Federal; ampliação das fontes de financiamento à saúde, assegurando aos menos favorecidos o direito garantido pela Constituição Federal; definição de uma estratégia nacional de enfrentamento da questão da segurança pública; liberação da bolsa estiagem e também a suspensão dos pagamentos das dívidas dos agricultores afetados pela seca; garanti a  imediata realização dos leilões de energia solar e eólica suspensos em dezembro de 2016.

“O Brasil é um país muito grande. Não dá para discutir um tema da seriedade, da importância da Reforma da Previdência sem ter um olhar para a peculiaridade regional. Precisamos separar a Previdência da Seguridade Social. Todos sabemos, por exemplo, que o maior contigente de trabalhadores rurais está na nossa região. São pessoas que precisam de um tratamento diferenciado”, avaliou Paulo, ao falar sobre a Reforma da Previdência.

Outras Notícias

Armando defende redução de impostos em caminhada

Em caminhadas pelos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado 1º, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) propôs um conjunto de ações para a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “O Estado está […]

Em caminhadas pelos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado 1º, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB) propôs um conjunto de ações para a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

“O Estado está parado. É preciso que nós busquemos no apoio aos pequenos negócios e no oferecimento de qualificação para os jovens a saída para esta letargia que tomou conta de Pernambuco nos últimos quatro anos”, afirmou Armando, após ouvir queixas de moradores e comerciantes dos bairros.

O dia começou às 8h30, com um café da manhã no Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Acompanhado do seu vice, vereador Fred Ferreira (PSC), e dos candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), Armando caminhou na feira livre e no comércio do populoso bairro da Zona Norte e criticou a ausência de políticas estruturadoras para impulsionar os pequenos negócios.

Na última quinta-feira, Armando anunciou uma série de propostas para a retomada do crescimento, entre elas a redução da carga tributária sobre as mais de 100 mil micro e pequenas empresas em funcionamento hoje no Estado, diminuindo a informalidade.

No Ibura, Armando contou com a presença do deputado federal Daniel Coelho (PPS) na caminhada pelas ruas da UR-5.

À tarde, Armando e seus companheiros de chapa têm atividades nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana, e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. No domingo, é a vez de Caruaru, São Joaquim do Monte e Lajedo, no Agreste.

Flores ganha galeria de ex-prefeitos e museu

Ainda dentro das comemorações dos 125 anos de Emancipação Política de Flores, o prefeito de Flores, Marconi Santana reabriu na última na última sexta-feira (10), a galeria dos ex-prefeitos, inaugurou museu e galeria de fotos antigas de famílias tradicionais do município. O evento foi prestigiado, por autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e religiosas, além de […]

Foto: Wellington Júnior

Ainda dentro das comemorações dos 125 anos de Emancipação Política de Flores, o prefeito de Flores, Marconi Santana reabriu na última na última sexta-feira (10), a galeria dos ex-prefeitos, inaugurou museu e galeria de fotos antigas de famílias tradicionais do município.

O evento foi prestigiado, por autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e religiosas, além de empresários e sociedade civil.

Os três espaços foram montados, no imponente prédio, outrora Câmara Municipal, Cadeia Pública e Sede do Governo Municipal e que teve sua construção iniciada no ano de 1872 do século XIX, pelo Tenente Coronel Pedro Pessoa de Siqueira Campos.

O museu ganhou dois bustos: um do saudoso deputado estadual, Wilson Florentino Santana e outro de Manoel de Souza Santana (Neco), Manoel de Souza Santana (Neco), que chegara ao Pajeú das Flores, nos anos 20 do século XX. Neco fora de grande influência na Política Estadual.

Sob sua liderança política, seus filhos, Dr. Nezinho e Dr. Edilton Santana foram eleitos prefeitos. Já Wilson Florentino Santana, Deputado Estadual em 1962.

Além dos bustos, móveis e documentos de ex-prefeitos estão expostos no museu.

Em Serra Talhada, prefeitura interdita Bradesco por promover aglomeração

A Prefeitura de Serra Talhada informou em nota que a Vigilância Sanitária Municipal assinou nesta segunda-feira, 07 de junho, o Termo de Interdição da Agência do Banco Bradesco, localizado na Rua Enock Ignácio de Oliveira, Centro. Motivo, o não cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 50.561, de 23 de abril de 2021 […]

A Prefeitura de Serra Talhada informou em nota que a Vigilância Sanitária Municipal assinou nesta segunda-feira, 07 de junho, o Termo de Interdição da Agência do Banco Bradesco, localizado na Rua Enock Ignácio de Oliveira, Centro.

Motivo, o não cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 50.561, de 23 de abril de 2021 e Decreto Municipal Nº 3.309, de 26 de abril de 2021, referentes à pandemia da Covid-19.

“Os decretos estadual e municipal determinam que é dever das agências bancárias observar, na organização das filas, a manutenção de distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre os clientes em atendimento, inclusive aqueles que aguardam na parte externa das agências, devendo-se utilizar sinalização disciplinadora, com disponibilização de funcionários em quantidades suficientes e necessárias”, diz o município.

“Nesse sentindo, considerando as imagens que circulam nas redes sociais e meios de comunicação das aglomerações produzidas nas filas do Banco Bradesco e a fiscalização realizada no local pela equipe da Vigilância Sanitária, a agencia bancária deverá ficar fechada até que promova a organização das filas, como determina os respectivos decretos”, segue.

A vigilância Sanitária esclareceu ainda que a fiscalização será mantida em todas as agências bancárias da cidade, com o intuito de coibir aglomerações.

“É importante salientar que a Prefeitura Municipal vem fazendo a sua parte no combate ao novo coronavírus, promovendo regularmente a sanitização das agências bancárias e disponibilizando testagem rápida para os servidores bancários sempre que há solicitação, além do município ter feito cronograma de pagamento escalonado para ajudar a evitar aglomeração nas filas das agências bancárias. Desta forma, o município necessita que as agencias bancárias cumpram o seu papel no enfrentamento à Covid-19”, conclui a nota.

João Campos em Serra Talhada: veja detalhes da agenda

O encontro político de João Campos com aliados em Serra Talhada vai começar às 18 horas desta quarta-feira. O evento terá como principais anfitriões a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo. O local escolhido foi a Casa de Recepção Maria’s, localizada no bairro AABB. Pela articulação de […]

O encontro político de João Campos com aliados em Serra Talhada vai começar às 18 horas desta quarta-feira.

O evento terá como principais anfitriões a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

O local escolhido foi a Casa de Recepção Maria’s, localizada no bairro AABB.

Pela articulação de bastidores,  Márcia e Breno querem mostrar força política e reunir um bom número de aliados. Lideranças da região também estão confirmando presença.

Sábado,  Campos voltará ao Pajeú,  com agendas programadas para Afogados da Ingazeira e Carnaíba.

Serra: Marcos Oliveira deixa Câmara lamentando engavetamento de projeto que acabava recesso junino

O vereador Marcos Oliveira fez sua despedida ontem na Câmara de Vereadores de Serra Talhada sem ver aprovado o projeto que rendeu mais repercussão ao seu curto mandato: o que pretendia acabar com o recesso de meio de ano na casa legislativa. Vencido pelo corporativismo e pela decisão do presidente Agenor de Melo, o projeto está […]

posse-marcos-1-540x400O vereador Marcos Oliveira fez sua despedida ontem na Câmara de Vereadores de Serra Talhada sem ver aprovado o projeto que rendeu mais repercussão ao seu curto mandato: o que pretendia acabar com o recesso de meio de ano na casa legislativa.

Vencido pelo corporativismo e pela decisão do presidente Agenor de Melo, o projeto está engavetado, tirando da Câmara a oportunidade de colar em uma agenda positiva, pouco depois de aprovar o aumento no número de parlamentares. Marcos tem que deixar a casa para retorno do vereador Zé Raimundo, que deixa a Secretaria de Esportes e reassume sua vaga.

O acordo entre os dois foi costurado com o prefeito Luciano Duque, com Marcos a época migrando do bloco oposicionista para a base da gestão. No seu discurso de despedida, Oliveira quase que parafraseou Paulo, o apóstolo, no trecho bíblico que trata de quem “combateu o bom combate”.

Ele lamentou que seu projeto tenha sido engavetado, lembrou que Afogados da Ingazeira saiu na frente e aprovou projeto similar primeiro e disse que caberá à casa serra-talhadense dar uma resposta à população.