Notícias

Fundação Altino Ventura fecha parcerias para cirurgias de catarata em São José do Egito

Por Nill Júnior

Nessa terça (26) o Secretário de Saúde Paulo de Tarso acompanhado do chefe de gabinete do Deputado Federal Tadeu Alencar, foram recebidos pelo Presidente da Fundação Altino Ventura, Drº Marcelo Ventura, em Recife.

O Presidente da Fundação se comprometeu para em novembro realizar triagem para diagnostico de catarata para maiores de 50 anos, e após a triagem realizar as cirurgias de catarata.

O prefeito Evandro Valadares solicitou ao presidente da fundação o tratamento para a bebê Agatha, cuja família apelou para o gestor,  que precisa de uma cirurgia para cuidar de uma catarata congênita. O pedido foi  atendido, já marcando a data para atendimento nesta quinta, dia 28 de setembro.

Foram solicitados junto a Fundação Altino Ventura a possibilidade de um projeto de visão para os alunos da rede municipal de ensino da Terra dos Poetas, que será avaliado pela Fundação.

Outras Notícias

Serra Talhada proíbe fogueiras e fogos de artifício durante período junino

A prefeitura de Serra Talhada emitiu decreto nesta quarta-feira (16), com novas medidas para combater a proliferação da Covid-19 no município durante o período junino. O decreto proíbe a comercialização ou distribuição de lenha destinada à construção de fogueiras juninas, e assemelhados, bem como a respectiva construção, montagem ou queima. Além desta medida, a prefeitura […]

A prefeitura de Serra Talhada emitiu decreto nesta quarta-feira (16), com novas medidas para combater a proliferação da Covid-19 no município durante o período junino.

O decreto proíbe a comercialização ou distribuição de lenha destinada à construção de fogueiras juninas, e assemelhados, bem como a respectiva construção, montagem ou queima.

Além desta medida, a prefeitura proibiu também, a comercialização, distribuição, doação e utilização de fogos de artifício, e assemelhados.

O decreto considera a proximidade dos festejos juninos, período em que, tradicionalmente, se realiza a queima de fogueiras e fogos de artifício.

Considera ainda que a queima de fogueiras e fogos de artifício causa dispersão de fumaça, que é prejudicial à saúde e pode agravar os efeitos das síndromes respiratórias causadas pela Covid-19. Leia aqui a íntegra do decreto.

IFPE campus Afogados tem 8 medalhistas na Olimpíada de Astronomia

Alunos levaram 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze Oito estudantes do IFPE Afogados da Ingazeira conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica – OBA 2020, que em 2020, foi realizada excepcionalmente de forma virtual, nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado dos medalhistas da OBA foi […]

Alunos levaram 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze

Oito estudantes do IFPE Afogados da Ingazeira conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica – OBA 2020, que em 2020, foi realizada excepcionalmente de forma virtual, nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado dos medalhistas da OBA foi divulgado ainda no domingo (13).

No total, o Campus teve 17 estudantes participando, que alcançaram notas que chegaram a 9,75, com três medalhistas de ouro, quatro de prata e um de bronze. Entre os medalhistas do Campus Afogados, os que apresentaram melhor desempenho na Olimpíada estão ainda concorrendo a bolsas de graduação nos Estados Unidos, o resultado será divulgado pela OBA após o dia 22 de dezembro.

“Espero que haja mais engajamento, que os alunos possam perceber que participar de tais olimpíadas pode até mesmo levá-los às universidades sem a necessidade, a priori, de fazer o ENEM, e mais além, pode até acarretar em oportunidades no exterior”, avalia Elidimário Alves de Souza Júnior, medalhista ouro da OBA e estudante do Curso Integrado de Informática do IFPE Afogados.

A preparação e participação do grupo de estudantes teve à frente as professoras de Física Valdilene Oliveira da Silva (representante) e Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes (colaboradora).

A iniciativa faz parte das atividades do Clube de Ciências do Campus, criado em março de 2019 e que, atualmente, está em processo de implantação oficial. O objetivo do Clube é popularizar a ciência, incentivando a participação em competições regionais e nacionais, promovendo a divulgação científica nas áreas da física, astronomia e química, entre outras. O Clube atualmente é coordenado pelos professores Alexsandro Cavalcanti e Joacy Oliveira.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado desde 1998 nas escolas brasileiras previamente cadastradas pela Sociedade Astronômica Brasileira. A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira passou também a participar da organização, e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Lista de estudantes medalhistas OBA 2020: Alisson da Cunha Souza | Medalha: Ouro; Elidimário Alves de Souza Júnior | Medalha: Ouro; Luis Gustavo Paiva Alves | Medalha: Ouro; Bruno Vinicius da Silva | Medalha: Prata; Claudia Lays Viana da Silva | Medalha: Prata; João Thiago Rodrigues da Silva | Medalha: Prata; Maria Eduarda da Costa Moraes | Medalha: Prata; Evely Rituânia Bezerra de Amorim | Medalha: Bronze.

Miguel Coelho volta a criticar nacionalização do debate eleitoral em Pernambuco

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, voltou a criticar a nacionalização do debate eleitoral em Pernambuco e alertou para indicações feitas por conveniência, os chamados “postes”.  Ao defender o foco nas discussões sobre os problemas e soluções para Pernambuco, Miguel lembrou que o Recife ostenta o título de “capital da miséria do Brasil” […]

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, voltou a criticar a nacionalização do debate eleitoral em Pernambuco e alertou para indicações feitas por conveniência, os chamados “postes”. 

Ao defender o foco nas discussões sobre os problemas e soluções para Pernambuco, Miguel lembrou que o Recife ostenta o título de “capital da miséria do Brasil” e elencou os desafios do próximo governador. 

“A gente tem que ter muito cuidado para não ficar votando em poste, em pessoas sem história e sem capacidade de trabalho, senão Pernambuco vai continuar neste marasmo, parado no tempo. O meu foco é que a gente possa debater os problemas de Pernambuco”, disse o pré-candidato em entrevista à rádio Araripina FM nesta terça-feira (12).

Segundo Miguel Coelho, a população de Pernambuco precisa de um governador que olhe para todas as regiões com a mesma responsabilidade e compromisso. Hoje, afirmou, o estado governa de costas para o Sertão quando deveria potencializar todas as regiões.

“O povo quer saber do próximo governador como vai resolver o problema da falta de segurança, como vai ampliar o serviço de saúde para que ninguém precise passar pela humilhação de ir à capital por um TFD, porque falta serviço na sua regional, além do problema da educação e da capacitação dos nossos jovens para a economia do presente e do futuro. Não tem miséria só na capital, não. As pessoas estão passando fome no interior do nosso estado. E como é que nós vamos amparar essas famílias, essas pessoas que passam por necessidade, esses são os problemas e os desafios do próximo governador.”

Luciano Duque é eleito o deputado mais atuante do Pajeú no Prêmio Excelência 2024

Parlamentar foi representado pelo chefe de gabinete Helmo Neves Na noite de ontem (29), em Afogados da Ingazeira, o deputado estadual Luciano Duque foi homenageado com o Prêmio Excelência 2024, promovido pela agência MV4, sendo reconhecido como o deputado mais atuante da região do Pajeú. A premiação avalia anualmente o desempenho de políticos e gestores […]

Parlamentar foi representado pelo chefe de gabinete Helmo Neves

Na noite de ontem (29), em Afogados da Ingazeira, o deputado estadual Luciano Duque foi homenageado com o Prêmio Excelência 2024, promovido pela agência MV4, sendo reconhecido como o deputado mais atuante da região do Pajeú.

A premiação avalia anualmente o desempenho de políticos e gestores públicos em diversas categorias, com base em critérios como produtividade parlamentar, transparência e impacto social das ações desenvolvidas.

Natural de Serra Talhada e com forte atuação no Sertão, Duque tem se destacado pela defesa dos interesses da população sertaneja e pelas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região. “Recebo esse reconhecimento com muita alegria e gratidão. Sou sertanejo, filho de Serra, e meu compromisso é seguir lutando pelo bem do nosso povo e pelas transformações que o Sertão precisa”, afirmou o deputado.

Representando Luciano Duque na solenidade, o chefe de gabinete Helmo Neves foi quem recebeu o troféu em seu nome. “Esse prêmio é reflexo do trabalho sério e comprometido que Luciano vem fazendo. É o reconhecimento da confiança e da esperança do povo sertanejo em sua atuação”, destacou.

O Prêmio Excelência já se consolidou como uma importante referência no cenário político regional, destacando boas práticas e incentivando a qualidade na gestão pública.

Sem solenidade por conta das chuvas, governo entrega de frota de ambulâncias a unidades

As chuvas que caíram em Recife esta manhã impediram a realização da solenidade de  entrega oficial que o governador Paulo Câmara faria de 17 novas ambulâncias, que vão atender 15 unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior do Estado. Com isso, os veículos foram entregues, sem isto formal e falatório. Os veículos são equipados com […]

As chuvas que caíram em Recife esta manhã impediram a realização da solenidade de  entrega oficial que o governador Paulo Câmara faria de 17 novas ambulâncias, que vão atender 15 unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior do Estado. Com isso, os veículos foram entregues, sem isto formal e falatório.

Os veículos são equipados com UTI, integram o plano de renovação da frota da Secretaria Estadual de Saúde, que, desde o ano passado, já substituiu 157 veículos da rede. A renovação contempla Unidades Móveis de Suporte Básico (USB) e Unidades Móveis de Suporte Avançado (USA).

As novas ambulâncias serão destinadas a unidades de saúde especializadas como os hospitais Ulysses Pernambucano, Geral de Areias, Correia Picanço e Pelópidas Silveira, no Recife; Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; e Mirueira, no Paulista. Além disso, também serão destinadas aos hospitais regionais: Belarmino Correia, em Goiana; José Fernandes Salsa, em Limoeiro; Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata; Sílvio Magalhães, em Palmares; Jesus Nazareno, em Caruaru; Dom Moura, em Garanhuns; Ruy de Barros Correia, em Arcoverde; Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada; e Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.