Forças Armadas e entidade civil observadora marcam presença na preparação de urnas do TRE-PE
O procedimento deve durar oito dias até a instalação dos dados em cada seção de votação
No segundo dia de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 2022 (20/10), o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE de Pernambuco, George Maciel, recebeu as visitas de representantes do Exército brasileiro e da ONG Transparência Eleitoral Brasil.
“Convidamos para participar desse momento que é público, além dos cidadãos em geral, os partidos políticos e as diversas instituições fiscalizadoras das eleições, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público”, ressaltou Maciel, destacando a importância dessa etapa para o processo eleitoral.
O secretário ainda falou sobre a expectativa para o segundo turno das eleições em Pernambuco. “No primeiro turno, tivemos uma eleição tranquila e um índice baixíssimo de substituição de urnas, e estamos com uma equipe bem preparada, bem treinada, por isso nossa expectativa é que ocorra tudo de forma bem tranquila também”, disse.
A comitiva do Exército que acompanhou o trabalho de preparação de urnas foi formada por dois oficiais: o assessor parlamentar do Comando Militar do Nordeste, coronel Flávio de Souza Andrade, e o coronel Helio Salmon, da equipe de fiscalização das Forças Armadas.
“A organização está excelente, impecável. Percebemos a dedicação do trabalho de todos os colaboradores que garantem eleições seguras para todos nós”, afirmou Salmon. Ele ainda deduziu que o processo é muito minucioso e cercado de cuidados. “Nesse momento de lacração das urnas podemos ver o quanto elas são seguras”, revelou.
Ana Cláudia Santano, coordenadora da ONG Transparência Eleitoral Brasil, entidade observadora da sociedade civil, também acompanhou o processo, afirmando que todo eleitor tem o direito de saber como funcionam as urnas e como a Justiça Eleitoral prepara as eleições.
“ Nós estamos em todo Brasil acompanhando as preparações dos TREs nos 27 estados. Somos gratos por termos acesso a esses espaços para poder levar à sociedade toda essa informação. Em nome da transparência e em nome da força do sistema eleitoral brasileiro é que todos e todas precisam participar como votantes ou como acompanhantes do processo eleitoral.”
Todas as 24 mil urnas lacradas dos 18 polos, posteriormente, serão transportadas para os locais de votação na sexta-feira e sábado, véspera das eleições.